Roteiro de carro na Itália: paradas obrigatórias

por Elaine Cerqueira

Roteiro de carro na Itália: paradas obrigatórias

Se a sua ideia for elaborar um roteiro de carro na Itália, prepare-se para ver cenários de intensa beleza e encantamento, dignos de inspirarem os mais tímidos admiradores.

A sensação é a de que por todo lado existe uma tela a ser pintada, uma história a ser contada, tamanha a profusão de paisagens, muito mais belas do que aquelas vistas e romantizadas nas novelas. Difícil será saber por onde começar!

Uma boa dica é saber o que você quer realmente ver e sentir nesta experiência. Prefere curtir praias banham a Europa ou fazer uma rota mais clássica?

Quer visitar uma vinícola ou está mais para o lado do turismo religioso? Pretende incluir experiências gastronômicas ou o roteiro precisa ser aquele sonhado para a lua de mel?

A Itália oferece tudo isso e muito mais! Afinal, ela é conhecida como o “berço da civilização” e dependendo do tempo que você tiver disponível, facilmente conseguirá viver todas estas experiências e outras que somente esse país incrível, pode te proporcionar!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Itália

Seguro viagem Itália »

 

Roteiro de carro na Itália: organização

5 dias na Itália

5 dias na Itália
Coliseo, de Roma.

Para um roteiro de carro na Itália, com apenas 5 dias disponíveis é pouco. No entanto, nada que com organização não seja possível de ser feito.

Se for sua primeira vez no país, comece por Roma, com dois dias é possível conhecer suas pontos turísticos de Roma como o Vaticano, o Coliseu, Via dei Fori Imperiali, o Pantheon, a Fontana di Trevi, Piazza Venezia, Piazza Navona e Piazza di Spagna.

Porém lembre-se, dentro do Centro Histórico não é possível entrar com carros particulares, apenas transporte público.

Considere as filas para entrar nas atrações para não perder tempo e, se for necessário, flexibilize: você pode conhecer a Basílica de San Pietro (Vaticano) e deixar o museu para uma outra oportunidade, por exemplo. Aproveite e contrate o pacote para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino.

Você também pode reservar uma visita autoguiada à Basílica de São Pedro e visita à Capela Cistina e museus do Vaticano.

Nos próximos três dias pegue o carro e viagem para o Sul, em direção à Nápoles, a ideia é ver o Vesúvio da estrada, fazer um giro pelo centro e comer a deliciosa pizza napolitana.

Você pode se hospedar em Nápoles ou escolher uma das cidades da Costa Amalfitana como Amalfi, Ravello e Positano, que são lindas e bem próximas uma da outra.

Se o tempo estiver bom, você pode ir até Sorrento conhecer o Centro Histórico e de lá, pegar um barco para dar uma chegadinha em Capri, o passeio até a ilha dura cerca de 20 minutos.

Se não for sua primeira vez no país, seu roteiro de carro na Itália pode começar por Milão (Milano). Com um dia você pode visitar os principais pontos turísticos de Milão, como o Duomo, Castelo Sforzesco e a Galeria Vittorio Emanuelle.

Depois siga para Verona, onde poderá se hospedar e explorar a cidade, além disso será possível fazer um bate-volta à Veneza e Pádua (Padova).

Só não esqueça que carros não circulam em Veneza e pagar estacionamento é bem caro, veja como chegar em Veneza e se locomover pela cidade.

CLIQUE AQUI para alugar carro barato na Itália »

 

7 dias na Itália

Roteiro de carro na Itália
Sorrento.

Com dois dias a mais no seu roteiro de carro na Itália significa que você tem um pouco mais de tempo para a observação dos detalhes, por isso eu incluiria um dia a mais em Roma, para que você possa curtir seus inúmeros monumentos e museus.

Veja também a sugestão de roteiro em Roma, além das dicas de o que fazer em Roma e como se locomover em Roma.

Isso significa usar como referência o roteiro para 5 dias na Itália, aumentando em um dia a estadia em Roma, com direito a almoço em Frascatti ou Castel Gandolfo, além de um dia a mais no sul.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aproveite e dê uma esticadinha até Sorrento para provar o famoso licor “limoncello”, conheça a cidade que é de pura delicadeza e por fim, assista a um lindo pôr do sol.

Se escolher chegar pelo Norte, inicie por Veneza (veja os passeios gratuitos em Veneza) e inclua Firenze (Florença) em seu roteiro. Veja aqui os pontos turísticos de Florença.

Agende => Excursão Romeu e Julieta por Verona

 

10 dias na Itália

10 dias na Itália
Grande Canal, em Veneza.

Dez dias já nos permite cruzar mais algumas das 20 regiões no roteiro de carro na Itália. Dessa vez, uma boa pedida é começar pela Toscana.

Para um roteiro de carro, essa região italiana é convite a fotografias maravilhosas, além de um colírio para os olhos de todo viajante. Como opção, confira o post sobre transporte público e como se locomover em Florença.

Visite uma vinícola ou banhe-se nas águas medicinais das Termas de Saturnia, cuja lenda conta que o local foi criado por um raio lançado por Júpiter, durante uma briga com seu pai Saturno.

A primeira parada é Firenze ou Florença, em dois dias nessa encantadora cidade conheça os pontos turísticos de Florença como o Duomo, a Ponte Del Vecchio e o centro histórico.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Deleite-se com a beleza do Giardino Bardini, um jardim com vista panorâmica de Firenze e que tem mais de 500 anos de história, hospede-se na cidade, pois essa é uma das melhores regiões onde ficar em Florença.

Reserve um dia para Pisa e outro para Siena, chegue cedo para aproveitar o dia nas cidades. Confira também

De Siena também é possível dar uma esticadinha a San Gimignano para provar um gelato (sorvete) da gelateria eleita a melhor do mundo, a Gelateria Dondoli, ou, se você for amante dos vinhos, visite Chianti, nesse caso, deixe o carro no estacionamento e faça uma excursão para degustar vinhos Montalcino, Pienza e Montepulciano.

Veja => Internet na Itália

 

Roteiro Florença
Firenze (ou Florença)

No quinto dia, vá até Veneza. Para não pagar uma fortuna de estacionamento, hospede-se em Mestre, de lá é só pegar um trem para o centro de Veneza.

Com dois dias você conhecerá outros dos principais pontos turísticos da Itália e ficará com aquele gostinho de quero mais. Veja o roteiro em Veneza para que você organize sua visita na cidade.

No sétimo dia pegue o carro de Veneza até Padova (Pádua), cerca de 40 min, passe a manhã por lá, depois do almoço, siga para Bologna, mais uma hora e meia de viagem.

A cidade é um agito só, devido ao grande número de estudantes, e você poderá curtir a noite saboreando o autêntico macarrão à Bolognese!

Vale passar a manhã por lá também, afinal, Bologna tem muita coisa interessante como a Biblioteca Salaborsa, que além de ser linda é uma das mais modernas do mundo, localizada sobre ruínas da antiga Roma e a brincadeira do telefone sem fio na Il Voltone del Podestà.

Almoce e siga para Roma, assim você chegará ainda de dia e terá o fim da tarde e o início da noite para ver o efeito das luzes sobre os diversos monumentos.

Aproveite para comer uma bela pizza em uma das muitas Trattorias, espalhadas pelos becos (vícoli) da cidade. Confira também outras sugestões de onde comer em Roma.

Dica => Passeios imperdíveis em Veneza

 

15 dias na Itália

15 dias na Itália
Torre e Duomo de Pisa, na Piazza dei Miracoli.

Um roteiro de carro na Itália de 15 dias, ainda pode não ser o suficiente para quem como eu, ama aquele país.

Porém, é ideal para que você possa viver algumas das maravilhas que ele tem para oferecer, desde a diversidade de patrimônio artístico e paisagens fulgurantes, até a culinária saborosíssima!

Nesse roteiro é interessante começar pelo Norte, por Veneza. Com três dias na cidade muita coisa pode ser vista não apenas em Veneza como nos arredores de Veneza.

No quarto dia será o momento de sair da região do Veneto e seguir para a Toscana. Tenha como base a cidade de Firenze, pois de lá será fácil o deslocamento para cidades vizinhas como Siena, Pisa, Lucca, San Gimignano e Chianti.

Três dias pela cidade está de bom tamanho para fazer um bom roteiro em Toscana (você vai discordar de mim depois!).

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Aproveite => Passeio de Barco em Florença

 

Onde ir de carro na Itália
Peruggia.

No sétimo dia saia cedo, o destino é Peruggia e depois Assis, na região da Úmbria. Pernoite em Assis porque além de uma singela beleza, possui uma atmosfera de emoção e paz.

No oitavo dia siga para Roma após o almoço, com cerca de duas horas e meia, você já estará na Cidade Eterna. Reserve os próximos 4 dias para ela.

Deixe os últimos 4 dias de viagem para descobrir a beleza indescritível do Sul da Itália. Vá em direção à Nápoles, passeie pelo centro, pelo litoral e saboreie a melhor mozzarella di búfala do mundo!

Visite as ruínas de Pompeia, conheça a belíssima Costa Amalfitana, onde se localizam Amalfi, Ravello e Positano.

Esse é o ponto da viagem em você precisa deixar o tempo parar, entre em sintonia com as maravilhas desses lugares especiais, pois é hora de recarregar as energias para voltar para casa.

Imperdível => San Gimignano ao pôr do sol: jantar de vinho na Adega Barrique

 

Dicas para quem viaja de carro

Como viajar pela Europa de carro
Estradas na Itália são muito boas.

Passear pela Itália, ver de perto os vestígios de um passado glorioso e também cheio de derrotas e tristezas, é realmente um sonho.

Mas fazer um roteiro de carro na Itália pode trazer alguns inconvenientes que sem planejamento, pode transformar sua viagem em um verdadeiro fiasco:

  • Em algumas cidades, para visitar o centro histórico o acesso é feito apenas com os transportes públicos (metrô/ônibus), ou a pé, carros particulares são impedidos, são as ZTL – Zonas de Tráfico Limitado, preste atenção nas placas, porque a multa é bem alta;
  • Estacionar, principalmente nas cidades mais turísticas da Itália pode ser um pouco confuso, pois as vagas são demarcadas por cores. As faixas brancas significam estacionamento livre, as azuis a pagamento e as amarelas para veículos autorizados (as duas últimas sujeitas a reboque). Entretanto, é raro, mas pode acontecer de você se deparar com zonas sem nenhuma faixa, mas em condições de estacionar, verifique as sinalizações e na dúvida, se informe;
  • Verifique a documentação exigida para dirigir na Itália, você precisará da CNH e da PIB – Permissão Internacional para Dirigir, de preferência traduzida para o italiano. Verifique no site do Detran do seu Estado como proceder;
  • Se pretende aproveitar o verão na Itália, lembre-se que as cidades litorâneas ficam lotadas, tenha paciência e atenção às sinalizações, pois na Itália faixa de pedestre tem a mesma função que semáforo, isto é, ao ver uma, pare;
  • Prepare-se, os italianos dirigem de forma bem louca no trânsito, esteja atento, mas respeite a velocidade máxima estipulada, os controles de velocidade (Autovelox), funcionam e muito bem! Confira também o artigo sobre aluguel de carro na Itália.
  • As estradas italianas são ótimas para dirigir, isso se deve aos inúmeros pedágios, inclua esta despesa em seu orçamento. Leia mais no artigo que conta como viajar de carro pela Europa.
  • Evite deixar malas e objetos de valor no interior dos veículos, não é só no Brasil que furtos a veículos acontecem.

Recomendo => Visita guiada ao Panteão em Roma

 

Roteiro de carro na Itália: dicas

A Itália é um país lindíssimo e fazer um roteiro de carro nesse país é ainda mais interessante, uma vez que, além de você poder conhecer as cidades mais bonitas da Itália e os pontos turísticos obrigatórios na viagem, o trajeto já vai te trazer um enorme encantamento.

Como há várias cidades a se visitar, leia o artigo, pesquise as atrações e organize seu roteiro com calma.

Não se esqueça de todos os documentos necessários e de ter sempre mapas, seja em papel ou em aplicativos, para você poder se deslocar com mais certeza. E, na dúvida, pergunte sem medo.

Você está com planos de viajar de carro na Itália? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *