Onde ficar em Florença: 2 melhores bairros para se hospedar
Está planejando sua viagem pela Itália e quer saber onde ficar em Florença? Neste artigo você encontrará dicas de hotéis e descobrirá a melhor região da cidade para se hospedar, sempre pensando nos hotéis mais bem localizados.
Na hora de procurar hospedagem na Europa, eu sempre uso a mesma fórmula: ou escolho um hotel bem perto dos principais pontos turísticos ou muito próximo à principal estação de trem da cidade. É batata. Eu sei que existem os prós e os contras dessas duas escolhas clássicas. Mas em geral, funciona bem.
Portanto, confira agora onde se hospedar barato em Florença (quando possível) e as melhores opções para dormir com conforto e boa localização.
Planeje sua viagem => Internet na Itália
Vá direto ao ponto
Onde se hospedar em Florença?
Antes de te explicar quais os melhores bairros e hotéis para ficar em Florença, na Itália, Europa, você deve levar em consideração três questões super relevantes:
1) Sem carro
Há quanto tempo você não pensa como pedestre? Quando você vai planejar sua viagem pela Europa precisa pensar como um. Exceto se você for alugar um carro na Europa, suas pernas serão o seu melhor transporte. Além dos veículos públicos como metrô, trem e ônibus. Por mais legal que seja se perder pelas belas ruas italianas, você não pode se cansar demais a ponto de deixar de aproveitar ao máximo a inebriante Toscana.
Atenção: não é permitido o tráfego de automóveis nas microrregiões do centro turístico de Florença! Se você estiver de carro, terá que deixá-lo em um estacionamento disponível ou pensar em alguma opção de hospedagem que tenha estacionamento.
2) Seu tempo
A maioria dos brasileiros que visita Florença, reserva para ela três dias, no máximo. Isso porque, tem tantas cidades maravilhosas para conhecer em uma viagem à Itália, que o seu roteiro acaba ficando mais apertado. Quando eu estive na cidade, passei apenas dois dias e a última coisa que eu pretendia era perder tempo com deslocamentos mais longos.
3) Economia
Pagar mais caro por um hotel vizinho aos principais pontos turísticos de Florença, no final das contas pode sair mais barato. Em uma viagem internacional de curta duração (afinal, temos que voltar para bater o cartão na ‘firma’), a economia de tempo e o seu prazer são prioridades absolutas.
CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Florença »
Bairros para se hospedar em Florença
Minha duas regiões preferidas para dormir em Florença, são:
- Centro
- Santa Maria Novella
Hotéis em Florença: no Centro
As regiões centrais da Europa geralmente são bem seguras. Digo isso, pois nas grandes cidades brasileiras acontece justamente o contrário e quando fui reservar pela primeira vez hotéis na Europa fiquei meio desconfiada.
Então, sem pânico. Se hospedar no centro de Florença é, de longe, a melhor opção. É uma região pequena, facilmente de ser percorrida a pé e concentra os principais pontos turísticos. Veja tudo o que fazer em Florença.
Então, listo três opções de hospedagem para diferentes perfis de viajante. Mas, lembre-se: são apenas referências e pontos de partida para você iniciar sua pesquisa. Ninguém sabe melhor quais são as suas preferências do que você!
As minhas são sempre: localização, custo-benefício, café da manhã (me julgem!), wi-fi, cancelamento gratuito (para imprevistos) e ótima avaliação dos hóspedes anteriores (nota maior que 8).
Hotel Pendini
Com 40 quartos, o Hotel Pendini fica a 300 metros da Duomo de Florença, bem na Piazza della Repubblica. A Galeria Uffizi e a Ponte Vecchio estão a 2 minutos de caminhada. Diferencial: tem recepção 24h (acredite, quase fiquei na rua por não observar esse detalhe).
B&B Le Stanze del Duomo
O B&B Le Stanze del Duomo é uma pousada, estilo Bed and Breakfast (em português, cama e café). São estabelecimentos administrados por moradores locais e anfitriões. Como posso explicar? É algo mais intimista do que um hotel, entende?
A vantagem é que os quartos possuem uma cozinha compacta (Oba! Vamos visitar os mercados!). A desvantagem é que o café acontece em um restaurante parceiro localizado à 3 minutos. Mas, economizando no hotel, sobre mais orçamento para fazer compras em Florença.
Calzaioli Apartment
O Calzaioli é um apartamento composto por quarto com cama de casal, sala com TV de tela plana e sofá-cama, cozinha completa e banheiro. Possui wi-fi. Localizado bem no coração do centro histórico de Florença, à 400 metros da Ponte Vecchio e 5 minutos a pé da Galeria Uffizi. Inclusive, recomendo uma excursão sem filas a Galeria Uffizi em Florença.
Hotéis em Florença: Santa Maria Novella
A segunda opção é se hospedar na região de Santa Maria Novella. Na prática, ficar próximo à principal estação de trem de Florença é uma mão na roda. Digo isso, pois provavelmente você chegará na cidade por meio dela e, certamente, vai partir também.
Por dia, são mais de 400 trens que passam pelo local, fazendo trechos regionais e internacionais. De lá, é possível pegar ônibus, táxis ou seguir para as outras duas estações que cortam a cidade: Campo di Marte e Firenze Rifredi. Confira como funciona o transporte e como se locomover em Florença.
O bairro não tem outros pontos turísticos famosos, além da lindíssima Igreja de Santa Maria Novella. Mas não deixa de ser um dos melhores bairros para se hospedar em Florença. Uma média de 150 hotéis estão localizados nas proximidades, que também oferece preços mais acessíveis nas diárias. Ele está a menos de 1km do centro.
Para chegar você pode fazer o trajeto de oito minutos nos ônibus elétricos ou tram, ou ir caminhando por cerca de 10 minutos.
Hotel Londra Firenze
Localizado a 200 metros da Estação de Trem Santa Maria Novella, o Hotel Londra Firenza ostenta quatro estrelas e é bem moderno. Oferece academia, wi-fi, estacionamento gratuito, aceita animais e possui isolamento acústico.
O diferencial? Serve o café da manhã um pouco antes que os demais, às 6h30, o que ajuda se você for sair cedo.
B&B La Nannina
Classificado no sistema B&B (bed and breakfast), o B&B La Nannina recebeu nota 9,5 dos hóspedes. Ou seja, ele é considerado excepcional.
Todas as comodidades estão inclusas: café da manhã, wi-fi, aquecimento, etc. Desvantagem: só possui quartos para uma ou duas pessoas.
Hostel Archi Rossi
O Hostel Archi Rossi possui boa avaliação dos hóspedes (nota 8,8) e está localizado a 250 metros da estação de trem Santa Maria Novella.
Possui café da manhã incluso na diária, além de banheiro privativo, ar condicionado, wi-fi, lavanderia e um belo jardim. Tem opções de quarto duplo, triplo ou quadruplo, além de quartos compartilhados para quem viaja sozinho.
Onde dormir em Florença
Essas são as dicas iniciais dos melhores bairros e hotéis de Florença, mas aproveite para desvendar outras opções e compartilhar aqui com a gente.
Florença é apenas uma das joias desse belo país, aproveite a viagem e desbrave o mapa da Itália seja fazendo um roteiro de carro na Itália ou até nos trens italianos. E veja mais dicas para organizar seu roteiro em Florença.
Adoraria saber quais foram suas experiências de hospedagem em Florença! Comente!
Maria Norma Ribeiro
Já morei em Florença e estive lá por 15 dias nesse início de abril. Os bairros fora do centro também são uma ótima opção para hospedagem e o preço compensa. Aluguei um apartamento pelo Airbnb completo com dois quartos, sala, cozinha completa, banho. Com wi-fi TV etc por 80 euros já com todas as taxas inclusas. Para o centro histórico pegava apenas um ônibus e chegava em dez minutos. Adorei a experiência. Recomendo essas opções fora do circuito turístico.
Guilherme Tetamanti
Oi Maria Norma, Muuuuito obrigado por relatar sua experiência :) Ajuda bastante! Abraços