Onde comer em Florença: restaurantes e pratos típicos da Toscana

Onde comer em Florença: restaurantes e pratos típicos da Toscana

A capital da Toscana é um prato cheio (com o perdão do clichê) de cultura, arte, natureza e boa comida. Reuni neste post as dicas sobre onde comer em Florença e os pratos típicos da cozinha Toscana. São comidas bem tradicionais da culinária italiana, em restaurantes que realmente vale a pena visitar.

Tem um jeito bem gostoso de conhecer a cultura de um lugar: comendo! E na Itália não poderia ser de outro modo. O país oferece um cardápio tão rico que vai desde os temperos especiais, passando pelas tradicionais massas até as deliciosas sobremesas, como os gelatos. E Florença é um ótimo lugar para apreciar uma ótima viagem e a gastronomia firenze.

Planeje sua viagem => Seguro viagem Itália »

Onde ficar em Florença »

 

11 pratos típicos da cozinha toscana

Dicas de restaurantes em Florença
Bistecca alla Fiorentina.
  1. Panzanella
  2. Bruschetta
  3. Tábuas de Frios
  4. Papa al Pomodoro
  5. Ribolitta
  6. Lasanha
  7. Ravioli ou nhochetti
  8. Bistecca alla Fiorentina
  9. Tripa à Florentina
  10. Pães ou Pan
  11. Castanheira ou Castagnaccio

Antes de conhecer as comidas típicas de Florença, na Itália, Europa, e preparações da cozinha toscana, vamos entender melhor o menu florentino.

A maioria dos estabelecimentos que serve comida em Florença são chamados trattorias, que são ambientes simples, geralmente administrados por uma família com poucos funcionários.

Além deles, existem as osterias, que costumam ter uma boa carta de vinhos a disposição dos clientes. E os ristorantes, que são lugares mais arrojados e formais.

Os preços variam bastante de menu para menu, e é possível comer bem até mesmo na rua. Outro detalhe importante é que nos restaurantes de Florença (e na Itália em geral) existe a cobrança do coperto, que se paga por sentar nas mesas. Ou seja, se você preferir comer no balcão vai pagar menos por não ter utilizado os serviços dos garçons. Uma releitura dos 10% brasileiro.

Os cardápios florentinos possuem uma sequência de pratos estabelecidas: antepasto (antipasto em italiano), primeiro prato (primi), segundo prato (secondi) e a sobremesa (desserts).

Alguns lugares também incluem o contorni, uma espécie de acompanhamento do segundo prato. Conheça agora quais são os pratos típicos de Florença e como eles se apresentam.

CLIQUE AQUI para encontrar os melhores passeios em Florença »

 

1. Antepasto ou Antipasto

Geralmente, o antepasto é como uma entrada. Mas, não confunda o antepasto com os pães que geralmente ficam à mesa. Esses últimos são sem sal e servem para acompanhar os pratos que virão na sequência.

O que comer em Florença
Foto: Walimai73, via Wikimedia Commons.

Panzanella: o antepasto mais tradicional é o Panzanella, um prato típico da Toscana e super leve. Ele é feito com pão envelhecido, manjericão, pepino, sal, pimenta, cebola, azeite e vinagre de vinho branco. Nenhum ingrediente vai ao fogo, são todos servidos ao natural. O pão passa por um processo no qual ele é embebido no vinagre e no vinho, mas não chega a ficar mole, apenas macio por dentro e crocante por fora.

Imperdível =>  Walking Tour pela Florença medieval e renascentista

 

Pratos da cozinha toscana
Foto: Raboe001, via Wikimedia Commons.

Bruschetta: esse tipo de antepasto também usa pão na sua receita. Ele pode ser torrado ou ao natural acompanhado de azeite ou molho de ervas, cogumelos, queijos, presunto cru ou linguiça.

 

Cozinha toscana
Foto: Gnu, via Wikipedia Commons.

Tábuas de Frios: alguns restaurantes oferecem como antepasto tábuas de frios que podem ser montadas pelo cliente. As opções são vastas: diferentes tipos de queijos, presuntos crus e salames.

Dicas =>  Como ir do aeroporto para o centro de Florença

 

2) Primeiro prato ou primi

Pode ser uma opção mais leve como uma sopa, creme ou caldo, mas também uma massa acompanhada de queijos e molhos especiais.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Papa al Pomodoro: esse é um prato típico de Florença. É uma sopa feita com tomate, pão, manjericão, azeite, pimenta e sal.

Aproveite =>  Excursão a pé em Florença

 

Comida típica de Florença, região da Toscana
Ribolitta | Foto: Nemo bis, via Wikipedia Commons.

Ribolitta: é outra variação de sopa, sendo que o principal ingrediente é o feijão acompanhado por pão e temperos da região da Toscana.

 

Culinária da Toscana
Foto: Docteur Cosmos, via Wikimedia Commons.

Lasanha: é bem tradicional por aqui, mas o prato tipicamente italiano é bem melhor em Florença. Ele é feito geralmente com camadas de massa fresca, queijo e molho.

Viagem =>  Roteiro em Florença

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Comidas italianas da região da Toscana
Foto: Cyclonebill, via Wikimedia Commons.

Ravioli ou nhochetti: são massas servidas com espinafre ou cogumelos, ricota, queijo parmesão ou outro tipo de queijo.

Sensacional =>   Bilhete do ônibus turístico em Florença

 

3) Segundo prato ou secondi

O segundo prato ou secondi é reservado às proteínas, ou seja, à carne. Tem opções com boi, porco, ovos e frutos do mar.

Pratos típicos de Florença
Foto: Louis Garden, via Wikipedia Commons.

Bistecca alla Fiorentina: é de longe o mais famoso prato de Florença. A bisteca é retirada de uma raça de bois chamada Chianina. A carne é assada na brasa e o ponto é mal passado.

Tripa à Florentina: a tripa é também muito tradicional em Florença. Ela costuma ser temperada com molho de tomate e vem dentro de um pão.

 

4) Sobremesa ou Desserts

Para mim é a parte mais divertida! Amoooo sobremesas e quero provar todas! Os doces típicos de Florença são os bolos recheados com grãos e castanhas.

Doces típicos de Florença
Foto: Ewan Munro, via Wikimedia Commons.

Pães ou Pan: no Brasil, os pães levam sal e alguns açúcar. Em Florença, os pães não levam sal. São assim, desde a idade média quando o tempero era muito caro para ser incluído nas receitas caseiras. A tradição permaneceu e os pães atualmente permanecem sem a iguaria. Em compensação, os pães doces são tratados como sobremesa. Eles costumam levar alecrim e passas.

 

Onde comer na Toscana
Foto: Winedharma, via Wikimedia Commons.

Castanheira ou Castagnaccio: é um bolo feito com farinha de castanha, água, azeite de oliva, passas, nozes e outras frutas oleaginosas, como pinhões e amêndoas.

Turismo =>  O que fazer em Florença

 

Onde comer em Florença?

  1. Enoteca Pinchiorri
  2. Borgo San Jacopo
  3. Trattoria Mario
  4. L’Osteria Di Giovanni
  5. SandwiChic
  6. All’ Antico Vinaio
  7. Grom

Ficou com água na boca? Veja onde você pode experimentar esses e outros pratos típicos de Florença nos melhores restaurantes da capital da Toscana.

Delicie-se =>  Tour de degustação de vinhos Chianti pela Toscana em Florença

 

Melhores restaurantes de Florença (Guia Michelin)

Restaurantes em Florença do Guia Michelin
Foto: Enoteca Pinchiorri.

Enoteca Pinchiorri: esse restaurante ostenta três estrelas no tradicional Guia Michelin. Fica em um palácio muito charmoso, localizado na Via Ghibellina, 87, a sete minutos da Duomo e nove da Ponte Vecchio. O menu degustação sai por 325 euros por pessoa com vinho incluso. Um privilégio para poucos! Essa redondeza também é um ótimo lugar para fazer compras em Florença.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Dicas =>  Excursão sem filas a Galeria Uffizi em Florença

 

Melhores lugares para comer em Florença
Foto: Borgo San Jacopo.

Borgo San Jacopo: partindo para uma realidade mais possível, vamos para este restaurante, que possui uma estrela no Guia Michelin e você pode experimentar uma refeição completa com entrada, primeiro e segundo pratos e sobremesa por 100 euros. Localizado dentro do Hotel Lungarno, é possível ver a Ponte Vecchio da varanda, um dos principais cartões postais de Florença. Endereço: Borgo San Jacopo, 62/R.

Transporte =>  Como se locomover em Florença

 

Restaurantes em Florença bons e baratos

– Trattoria Mario: essa trattoria é um espaço simples que serve comida tipicamente italiana com toque caseiro. Fica bem próximo à Estação Central de Santa Maria Novella, na Via Rosina, 2r. Com 30 euros, duas pessoas comem o melhor da casa.

Restaurantes bons e baratos de Florença
Foto: Osteria di Giovanni.

L’Osteria Di Giovanni: localizada próxima ao Rio Arno, em San Lorenzo, na Via del Moro, 22, a L’Osteria Di Giovanni tem uma boa avaliação dos clientes. Por conta da procura, é preciso fazer reserva pelo telefone: 055 284897 ou pelo site (link na legenda da foto).

– SandwiChic: essa lanchonete serve todo tipo de sanduíches. Eles são feitos na hora e estão classificados como um dos melhores lugares para se comer comida de rua em Florença. Os preços variam mas, em média, cada lanche sai por 5 euros. Endereço: Via San Gallo 3/R.

Diversão =>  Excursão gastronômica à noite em Florença

 

Onde comer em Florença
Foto: All’ Antico Vinaio.

All’ Antico Vinaio: os pães vendidos nesse lugar são divinos. Acompanham diversos recheios, sempre tem fila nos horários mais concorridos. Fica na Via Dei Neri 74 R.

 

Sobremesas típicas de Florença
Foto: Grom.

– Grom: uma das sorveterias de Florença mais queridinhas. Usa ingredientes frescos, típicos italianos e sem glúten. Oferecem ainda uma boa quantidade de sabores sem lactose. Localizada na Via del Campanile, bem próximo à Duomo, um dos principais pontos turísticos de Florença.

Não perca =>  Visita oficial guiada ao Duomo sem filas em Florença

 

Dicas de pratos e restaurantes em Florença

Com tantas opções de lugares e de pratos típicos, fica impossível não desejar uma visita a bela Florença! Por isso, não deixe de inclui-la no seu roteiro na Itália, seja ele de carro na Toscana ou nos trens italianos.

E você, também gosta de descobrir lugares especiais para comer durante suas viagens? Deixe um comentário! Adoraria saber quais foram as suas melhores experiências gastronômicas!

 

ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *