Roteiro de trem na Itália: cidades e destinos imperdíveis

por Elaine Cerqueira
4.7/5 - (3 votes)

Roteiro de trem na Itália: cidades e destinos imperdíveis

Se você optar por um roteiro de trem na Itália, não tenha dúvida, será algo inesquecível e prazeroso. Isso porque de trem é possível cruzar o país inteiro apreciando as suas 20 regiões e escolhendo o melhor de cada uma delas.

Sem contar que você tem a vantagem de economizar tempo e não ter que se preocupar com estacionamentos. Além de que viajando de trem, você pode aproveitar as belezas cinematográficas da Itália.

Se por um lado, observar essas belezas é maravilhoso, por outro não é fácil para o viajante é decidir por onde começar a viagem de trem na Itália, principalmente se for a primeira vez no país.

São muitas atrações ao longo das regiões italianas e uma diversidade incrível de paisagens e sabores! Minha dica é, sempre que possível, chegue pelo Norte do país, onde se concentram algumas das cidades mais famosas da Itália e onde as tradições italianas estão mais preservadas.

Depois de ler o artigo espero que consiga fazer seu roteiro de 7 dias, 9 dias, 21 dias, 25 dias ou quantos dias você tiver disponível para viajar de trem na Itália, seja no inverno ou verão. Vamos lá?

Planeje sua viagem => Hotéis imperdíveis na Itália

Contratar seguro viagem para a Itália »

 

Roteiro de trem na Itália: 5 dias

Como um bom vinho, uma viagem pela Itália deve ser “saboreada” aos poucos. Mas se você só tem cinco dias, aproveite ao máximo e visite as principais atrações – não se esqueça de adquirir seus bilhetes com antecedência, evitando filas e até conseguindo preços melhores.

A porta de entrada, neste caso, é Veneza. A romântica cidade com as “ruas” formadas por canais de cor verde esmeralda, oferece uma beleza arquitetônica singular e histórica particular, além de um passado de grande importância.

Em um dia na cidade visite os principais pontos turísticos de Veneza, como a Piazza San Marco, que concentra o maior número de atrações.

Reserve o segundo dia para sair cedo e conhecer outras duas cidades lindíssimas, Padova (Pádua, em português) e Verona. Padova, a Cidade de Santo Antônio (aquele mesmo, o casamenteiro), que fica a 40 minutos de Veneza. A principal atração, a Basílica de Santo Antônio que é um dos mais importantes locais de peregrinação católica do mundo.

roteiro de trem na Itália
Passear de barco é atividade turística “obrigatória” em Veneza.

Conheça também Verona, a Cidade dos Namorados que inspirou Shakespeare a escrever a sobre o amor de Romeu e Julieta. A cidade tem mais de dois mil anos e foi declarada Patrimônio Histórico da Unesco. Se estiver à procura do seu amor, não deixe de passar na Casa de Julieta para atrair boa sorte!

Conheça os pontos turísticos mais visitados de Verona para aproveitar seu dia na cidade. Saiba que existem ótimos restaurantes para experimentar as comidas típicas italianas. No final do dia pegue o trem e vá para Firenze, conhecida no Brasil, Florença.

Com uma hora e meia de viagem, você já estará na cidade. Desça na estação Santa Maria Novella, onde terá melhor acesso ao centro e principais atrações de Florença como o Duomo, Palazzo Pitti, Ponte Del Vecchio e Piazzale Michelangelo, de onde você pode ver a vista mais linda da cidade.

Não esqueça de saborear um gelato, na minha opinião, os de Firenze são os melhores!

roteiro italia 7 dias
Basílica de Santo Antônio em Padova | Foto: P tasso, via Wikimedia Commons.

Deixe os dois últimos dias para Roma, a capital italiana. A Cidade Eterna reserva maravilhas, mesmo aos que estão com pressa. O Coliseu, Piazza Navona, Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Piazza del Popolo, o Fórum Romano e Piazza Venezia, são algumas das atrações principais.

Inclusive, antes de viajar você já pode comprar um ingresso antecipado para o Coliseu, fazer um passeio de bicicleta pela Via Appia Antica ou uma visita guiada ao Panteão, entre outras opções que você pode ver na lista com passeios imperdíveis em Roma.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na Itália »

 

Roteiro de trem de 7 dias na Itália

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para um roteiro de trem com sete dias disponíveis, você pode utilizar como referência o roteiro anterior: Veneza, Padova, Verona, Firenze (Florença) e Roma, optando por permanecer um dia a mais em Veneza e um dia a mais em Firenze.

Com um dia a mais em Veneza será possível conhecer não só seu Centro Histórico, onde etão os principais pontos turísticos citados no roteiro acima, mas também visitar os principais museus de Veneza, como a casa da família Querini Stampalia, o  Museo di Palazzo Mocenigo, o Museu Histórico Naval, o Palazzo Ducal, entre outros.

Recomendo um tour pelo Palazzo Ducale, fazer o famoso passeio de Gôndola e mesmo um tour guiado a pé por Veneza. E também conhecer os arredores de Veneza, você poderá saber, por exemplo, onde ir para saber como se produz o Cristal de Murano.

roteiro italia inverno
Cartão-postal da cidade, a Torre Pisa é inclinada para o sudeste.

Antes de chegar em Verona você já pode comprar um ingresso e agendar o tour a pé em Verona. Assim, você já seleciona o que quer ver e não corre o risco de perder tempo com fila.

Já com um dia a mais em Firenze, além de conhecer mais da cidade, você pode fazer um bate-volta para conhecer as atrações de Pisa, charmosa cidade italiana que ficou famosa por seu cartão-postal inclinado.

Neste roteiro de 7 dias de trem na Itália, inclua a bela Siena. Se a sua viagem for nos meses de julho ou agosto, você poderá ver o Palio di Siena, a corrida de cavalo mais antiga do mundo, que acontece na Piazza del Campo, em homenagem a Nossa Senhora.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Passear pela cidade nesta época e acompanhar o movimento dessa festividade já será fascinante! Mas há outros passeios, como uma visita guiada pela Siena Histórica, um fazer uma excursão culinária e até já comprar o bilhete com entrada rápida para a Catedral.

Por fim, Roma possui uma lista quase infinita de atividades, como a visita aos pontos turísticos citados no roteiro acima e passeios para o Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro.

 

Roteiro de trem de 10 dias na Itália

No roteiro de trem na Itália com 10 dias de viagem, sugiro mudar o início incluindo uma cidade inédita até então. Desta vez comece por Milão, na região da Lombardia. Reserve um dia para um tour rápido, assim será possível visitar os principais pontos turísticos de Milão.

Entre eles, a chiquérrima Galeria Vittorio Emanuele II, que liga a Piazza Duomo à Piazza Scala; tomar um café ali é bem caro, mas fazer fotos não paga nada, então tire muitas! E já que você estará perto do Duomo, aproveite seu roteiro em Milão e conheça La Rinascente, uma loja de 7 andares que abriga as grandes marcas da moda.

O locala também possui um restaurante que funciona 24 horas; excelente pedida para quem deseja bater pernas o dia todo pelo Centro. Se desejar conhecer um lugar histórico e ter uma vista panorâmica da cidade, recomendo um tour na Catedral de Milão.

Use o dia seguinte para passear pelas proximidades de Milão. Inclui todas essas cidades no mapa para que você possa avaliar as distâncias e escolha onde ir, já que é possível visitar Veneza, Verona ou Padova. Também dá para seguir para um destino pouco explorado pelos brasileiros: a linda cidade de Bergamo.

Pontos turísticos de Milão
Piazza del Duomo é um dos pontos turísticos de Milão.

Em Bergamo você pode fazer um tour privado pela Cidade Alta ou um tour privado pela Cidade Baixa, conhecendo assim os diferentes lados da cidade.

No terceiro dia, siga para Parma, a terra do famoso queijo, conhecido no Brasil como Parmesão, e do Prosciutto di Parma, um tipo de presunto cru, muito saboroso. Uma sugestão é fazer uma excursão gastronômica em Parma. Ao final do dia, pegue o trem em direção à Firenze.

Na manhã do quarto dia já planeje o que fazer em Florença. Saiba que tudo será fantástico, porque se tem uma paisagem linda de se apreciar é o amanhecer na Toscana, parece que o sol é mais dourado! Recomendo três dias em Firenze, com direito à bate-volta à Pisa, Siena e Arezzo.

Nesta última o destaque vai para a Piazza Grande, que funciona como o coração da cidade, cheia de lojinhas e bares. É onde acontece também a Giostra del Saracino, um espetáculo que retrata duelos medievais entre várias equipes.

No sétimo dia siga para Roma. Em quatro dias na cidade, além de ter tempo para visitar internamente atrações como os Museus do Vaticano e o Coliseu ou fazer um passeio a pé pela Roma antiga, também será possível conhecer seus arredores.

Tivoli é famosa por suas águas termais; em Castel Gandolfo está a residência de férias do Papa e Frascatti possui um vinho de mesmo nome que é divino. As três cidades são comunas que pertencem a província de Roma, na região do Lácio.

 

Roteiro de trem de 15 dias na Itália

Principalmente se esta for sua primeira vez na Itália, o ideal é que comece por Roma, pois além da capital ser imperdível, está em uma região central e servirá de base para que você tenha mais opções de saídas, podendo circular entre o norte e o sul do país.

Para que os 15 dias na Itália sejam muito bem aproveitados, escolha as principais cidades, nas quais a chegada de trem não exigirá novos deslocamentos ou baldeações. A estação é a Termini, para o giro no país e até para outros países.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Novamente coloquei todas as cidades que você poderia conhecer em um bate-volta, assim você analisa as distâncias em escolhe onde quer ir. Para começar, desfrute Roma e suas maravilhas por três dias, saindo na manhã seguinte para o Sul.

   

Nápoles será sua próxima parada, saia cedo para curtir a cidade que será bem familiar aos olhos dos brasileiros, pois suas características são bem ressaltadas em nossas novelas, como as roupas penduradas nas cordas do lado de fora dos prédios e o jeito exagerado (e alto) de falar, dos napolitanos.

Lugares para conhecer de trem na Itália
Capital Roma é um lugar estratégico para iniciar um roteiro mais longo.

Para quem gosta de museus, uma visita guiada ao Museu Arqueológico Nacional é uma boa pedida! Mas, você também pode comprar um ingresso para as galerias subterrâneas em Nápoles ou fazer uma excursão de barco para o Golfo de Nápoles. Confira todas as opções de passeios em Nápoles.

Se tiver com disposição para pegar um trem comum em Nápoles, desça na estação Pompei e vá conhecer as escavações históricas de Pompéia. Para não correr o risco de pegar fila, já adquira um bilhete de entrada prioritária para a Pompéia.

Através do passeio guiado é muito mais fácil visitar a cidade, porque a área de visitas às ruínas fecha cedo e costuma ter filas enormes para entrar. Ao girar por Nápoles, fique atento às bolsas e carteiras, mas não saia de lá sem comer a pizza Napolitana. Depois de curtir a região, retorne a Roma.

Principais cidades da Itália
Gênova é uma das maiores cidades da Itália e conta com belezas naturais.

A partir do quinto dia siga para a Toscana e hospede-se em Firenze, belíssima cidade cheia de riquezas a céu aberto e povoada pelas obras de Michelangelo. Faça um bate-volta à Bologna, Pisa, Lucca ou Siena – são cerca de 1 a 2 horas de viagem.

Nesse tour pela Toscana, sugiro ficar quatro dias. Depois, vá para Milão, e nos quatro dias seguintes você poderá conhecer a cidade e fazer mais passeios bate-volta, desta vez para Veneza Verona. Outra possibilidade é incluir Gênova no roteiro. Quer conhecer melhor o povo italiano? Então confira as principais curiosidades da Itália.

Conhecida como a Capital da Arquitetura Moderna, Gênova, juntamente com Veneza, foi de fundamental importância para a Itália. Não deixe de visitar o Farol de Gênova e de explorar a cidade, seja sozinho ou fazendo um walking tour por Gênova com guia local.

Após a experiência no Norte, inicie seu regresso à Roma. Voltando à cidade você ainda terá oportunidade de fazer um bate-volta a Assis para fechar esse roteiro repleto de lugares fantásticos.

 

Dicas para um roteiro de trem na Itália

As principais companhias de trens na Itália são a Trenitália e a ItalIo. A diferença entre elas é que a Italo oferece serviços mais sofisticados, como sala VIP de espera e vagões de luxo. Neste artigo há dicas de como comprar passagens na Itália.

Verifique sempre se os trens partem da cidade onde você está, evitando deslocamentos por outros meios de transportes. E, lembre-se que de trem não é possível fazer paradas na estrada para conhecer pequenos vilarejos do caminho.

Por outro lado, as paisagens são incríveis, ajuste seu foco e dispare os clicks. Leia também sobre o mapa das regiões na Itália, com detalhes que irão enriquecer ainda mais o seu roteiro.

Por fim, chegue sempre com antecedência às estações, pois alguns bilhetes de trem precisam ser validados nas plataformas antes do embarque, mantenha-os em mãos para apresentar ao fiscal, se necessário. Explorar a Itália será sempre uma experiência inesquecível, escolha o roteiro e buon viaggio!

E você, planeja fazer um roteiro de quantos dias na Itália? Quais cidades deseja conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Rosely Maria Bessa e Souza

    Parabéns , Guilherme ! Seus posts são ótimo, claros e objetivos! Gostaria de saber se vc pode me ajudar: preciso de uma agência de viagens na Itália que tenha guias que falam português . Vamos ficar 15 dias na Itália pra visitar o norte até Florença, numa viagem calma . Como não sabemos a língua estamos inseguras de viajar sem guia , de trem . Pode me sugerir alguma?

  2. Polly Batista

    Oi, Rosely. Recomendo a leitura do post com passeios na Itália. Mas viajar de trem na Itália é bem tranquilo. Se você tiver internet no celular, pode traduzir tudo, sem muito preocupação. Boa sorte!