Pontos turísticos de Verona: mapa dos 10 principais na cidade italiana

por Clycia Gracioso

Pontos turísticos de Verona: mapa dos 10 principais na cidade italiana

Visitar os pontos turísticos de Verona é uma experiência que nos transporta para outras épocas e histórias que estão presentes em nosso imaginário.

O motivo principal é que Verona serviu de cenário para o romance trágico Romeu e Julieta, escrito pelo dramaturgo britânico William Shakespeare, ganhando, inclusive, o apelido de “Cidade dos Namorados”.

Mas, esse não é o único motivo para essa imersão histórica, artística e cultural de quem visita a cidade. É que Verona preserva muitos monumentos e exala cultura, o que fez com se tornasse Patrimônio da Humanidade pela Unesco, sendo uma parada obrigatória no roteiro de quem viaja pela Itália.

Verona está localizada na região do Vêneto, há cerca de 120 quilômetros da capital da região, Veneza, e é banhada pelo Rio Ádige. Devido à grande preservação monumental e urbana, a cidade ostenta imperdíveis atrativos turísticos e proporciona ao viajante experiências culturais e artísticas inesquecíveis.

Veja a seguir uma seleção imperdível de alguns dos melhores pontos turísticos de Verona com fotos e dicas para você aproveitar ao máximo os seus atrativos.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Verona

Seguro viagem para a Itália » 

 

Pontos turísticos de Verona

  1. Arena de Verona
  2. Casa di Giulietta
  3. Piazza dei Signori
  4. Torre dei Lamberti
  5. Ponte Pietra
  6. Castelvecchio
  7. Basílica de São Zeno
  8. Catedral de Verona
  9. Basílica de Santa Anastácia
  10. Museu Arqueológico e Teatro Romano

CLIQUE AQUI para conhecer os melhores passeios em Verona »

 

O que fazer em Verona

Verona concentra tudo o que um viajante pode esperar de uma cidade da Itália: monumentos de diversos períodos, arquitetura excepcional, arte, gastronomia e ruas nas quais se perder não é, de forma alguma, um problema.

Muitas vezes a cidade fica de fora de roteiros mais enxutos, mas neste artigo lhe apresentarei ótimos motivos para incluir Verona em seu cronograma de viagem. Tenho certeza que você de não irá se arrepender! Confira.

 

Arena de Verona

Turismo em Verona
Arena de Verona.

Esta lista não poderia começar de outra forma que não fosse citando a imponente Arena de Verona. Construída no século I de nossa era, esse anfiteatro romano é o terceiro maior da Itália e o mais bem conservado, sendo palco, ainda hoje, de grandes óperas, festivais e concertos de rock.

Durante a viagem você pode apenas visitar o interior da Arena e conhecer sua estrutura e onde aconteciam as batalhas de gladiadores ou assistir aos espetáculos. Para isso, fique de olho na agenda do local para ver se há algum concerto ou festival na data de sua viagem. Confira uma entrada prioritária na Arena de Verona.

A Arena está situada na Piazza Bra, a praça mais famosa de Verona e onde fica o Portonni della Bra, um portal que possui um relógio, e o Palazzo Barbieri.

  • Horário de funcionamento: a Arena funciona às segundas 13h30 às 19h30 e de terça-feira a domingo das 08h30 às 19h30.
  • Preço: 10 euros.
  • Dica: de outubro a maio, o bilhete custa 1 euro em todos os primeiros domingos do mês (exceto em dias de mostras, nos quais o valor praticado é o de 10 euros).

Descubra => Clima e melhor época para ir à Itália

 

Casa di Giulietta

Dicas de turismo em Verona
Casa di Giulietta e a famosa sacada descrita por Shakespeare.

Próxima à Arena de Verona, na Via Capello, 23, está a Casa di Giulietta. Diz a lenda que Julieta, a que inspirou a história de Shakespeare morava naquela casa. Com isso, o local tornou-se ponto de peregrinação para os viajantes fascinados pela história de amor entre Romeu e Julieta, sendo uma espécie de santuário para os românticos. O local faz parte da excursão Romeu e Julieta por Verona.

Tanto, que no pátio há diversas cartas e bilhetes com declarações de amor deixadas pelos viajantes apaixonados e próximo a entrada da casa, cadeados representando a união dos casais. A casa abriga hoje um museu e quem quiser pode conhecer o seu interior e a famosa sacada, onde Julieta permanecia escutando as juras de amor de Romeu.

Uma alternativa para quem não estiver disposto a entrar no museu é conhecer somente o pátio da casa, que tem acesso livre, onde está a estátua de Julieta. De acordo com as lendas sobre a história, tocar no seio direito da estátua traz sorte no amor.

  • Horário de Funcionamento: A Cada di Giulietta funciona às segundas das 13h30 às 19h30 e de terça-feira a domingo das 08h30 às 19h30.
  • Preço: 6 euros
  • Dica: De outubro a maio, o bilhete custa 1 euro em todos os primeiros domingos do mês.

Saiba mais => Eventos e feriados na Itália

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Piazza dei Signori

Dicas de viagem em Verona, na Itália
Estátua de Alighieri na Piazza dei Signori | Foto: Lo Scaligero, via Wikimedia Commons.

Após sair da Casa di Giulietta, você pode caminhar até a Piazza dei Signori, considerada a praça mais importante de Verona, uma vez que abriga diversos edifícios cívicos e monumentos. Como o Palácio do Conselho dos Juízes, a Assembleia, entre outros, e a estátua do poeta Dante Alighieri. Ela está incluída em um tour a pé em Verona.

A praça é chamada de “Praça dos Senhores” já que em diversos momentos da história de Verona as famílias poderosas escolhiam o local para viver. Assim, a Piazza dei Signori é um local imperdível pois concentra diversos edifícios construídos por volta do ano 1.400 e que muito dizem sobre a história da cidade.

Dica: durante o período natalino, acontece na Piazza dei Signori o Mercatino di Natale di Verona. Essa feira gastronômica de tradição alemã ocorre há muitos anos na cidade e atrai muitos turistas e locais anualmente.

Conheça => Tudo sobre a gastronomia italiana

 

Torre dei Lamberti

Mapa dos pontos turísticos de Verona
Torre dei Lamberti | Foto: Fabio Becchelli, via Wikimedia Commons.

Localizada na Piazza dei Signori, a Torre dei Lamberti é aquele local cobiçado pelos amantes da fotografia que costumam procurar os pontos mais altos para ter aquele panorama incrível da cidade. A construção dessa torre data do período da Idade Média, encomendada pela família Lamberti. Confira um ingresso sem fila para a Torre Lamberti em Verona.

Atualmente, a Torre dei Lamberti possui cerca de 84 metros e são 368 degraus para chegar até a parte mais alta. A torre é aberta para visitação e possui um elevador como alternativa à longuíssima escadaria. A vista do alto da torre é belíssima.

  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas; sábado, domingo e feriados das 11 às 19 horas.
  • Preço: 5 euros às segundas-feiras e 8 euros nos demais dias. O preço do ingresso compreende também a visita à Galeria de Arte Moderna, que não funciona na segunda-feira.

Veja => Alta temporada na Itália

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Ponte Pietra

Roteiro de viagem pela Itália
Ponte Pietra.

A Ponte Pietra, que em italiano significa Ponte de Pedra, foi construída no ano 100 a.C. sobre o Rio Ádige, sendo a ponte mais antiga de Verona. Além de ser o caminho para adentrar no Centro Histórico da cidade, sendo que naquela época dava acesso aos moradores da margem direita do rio ao Teatro Romano.

Construída com influência romana, possui vários arcos. Mas as características arquitetônicas se perderam ao longo dos anos, uma vez que quatro arcos da ponte foram explodidos quando as tropas alemãs se retiraram da Itália no fim da 2ª Guerra Mundial.

Embora tenha sido reconstruído em 1957 com materiais originais, ao longo dos anos vários consertos e reformas alteraram suas características. Apesar disso, a ponte continua linda e fotogênica e com um bela vista de vários pontos turísticos da cidade, que são paradas do ônibus turístico de Verona.

Como comprar? => Passagens de trem na Itália

 

Castelvecchio

Roteiro em Verona, na Itália
Castelvecchio e Ponte Scaligero | Foto: Fabio Becchelli, via Wikimedia Commons.

O Castelvecchio foi construído pela família mais importante de Verona durante a Idade Média: a família Della Scala. Mesmo após a queda da família, o castelo teve grande importância militar e política para a cidade durante muitos séculos.

Atualmente, o Castelvecchio funciona como um museu cívico que abriga diversas obras de escultura e pintura de artistas da região. Saindo do Castelvecchio e passando pelo Rio Ádige, está localizada a Ponte Scaligero, também construída com tijolo vermelho, assim como o castelo. Participe de um walking tour em Verona.

A ponte é uma atração à parte graças à sua arquitetura e extensão, que permite uma bela caminhada. Nesta ponte, há espécies de janelas que rendem boas fotos do rio. Além disso, na ponte os casais apaixonados colocam cadeados simbolizando a união.

  • Horário de funcionamento: Segunda-feira das 13h30 às 19h30 e de terça-feira a domingo das 08h30 às 19h30.
  • Preço: 6 euros
  • Dica: De outubro a maio, o bilhete custa 1 euro em todos os primeiros domingos do mês.

Dúvida => Visto para Itália

 

Basílica de São Zeno

Turismo religioso na Itália
Basília de São Zeno | Foto: Manfred Heyde, via Wikimedia Commons.

Dedicada ao padroeiro de Verona e conhecida por ser o lugar onde se casaram Romeu e Julieta, a Basílica de São Zeno é um dos principais símbolos da cidade e que pode ser conhecido durante um passeio de segway em Verona.

É impossível chegar na basílica e não se encantar com sua arquitetura em estilo românico do século XII. Além disso, há belíssimos afrescos em seu interior.

  • Horário de funcionamento: de novembro a fevereiro está aberta de segunda a sábado das 10 às 13 horas e das 13h30 às 17 horas e aos domingos das 12h30 às 17 horas. Já entre março e outubro está aberta de segunda a sábado, das 08h30 às 18 horas e domingo, entre 12h30 e 18 horas.
  • Preço: o ingresso custa 6 euros e dá direito também à visita à Catedral de Verona e à Basílica de Santa Anastácia.

Dúvida => Qual moeda para levar para a Itália

 

Catedral de Verona

Roteiro de 7 dias em Verona
Catedral de Verona | Foto: Jean-Christophe BENOIST, via Wikimedia Commons.

A Catedral de Verona (Duomo di Verona) é a principal igreja da cidade e é dedicada à Santa Maria Matricolare. O local onde a catedral foi construída, por volta do século XII, abrigava anteriormente duas igrejas do período paleocristão, mas que foram destruídas por um terremoto na Idade Média (em 1117).

Assim, foi construída na área uma nova catedral construída em estilo românico, inaugurada em 1187. O Duomo di Verona abriga também a sede episcopal da Diocese de Verona e sua biblioteca, que é uma das bibliotecas mais antigas do mundo ainda em funcionamento. Se você gosta de arte, confira também um bilhete para ópera em Verona.

  • Horário de funcionamento: a catedral fica aberta todos os dias das 06h45 às 11h30 e das 16 às 19h30, e nos feriados das 07 às 13h30 e das 17 às 19h30.
  • Preço: o ingresso custa 6 euros e dá direito também à visita à Basílica de São Zeno e à Basílica de Santa Anastácia.

Interessante => Curiosidades da Itália

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Basílica de Santa Anastácia

Roteiro de 5 dias em Verona
Basílica di Sant´Anastasia | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Localizada na parte mais antiga da cidade, a Basílica di Sant’Anastasia chama bastante atenção pelo seu estilo gótico e seu ar imponente nas fotografias da cidade. A construção da igreja começou no século XIII (1290), mas só foi concluída na virada para o século XV (1471).

Hoje, a basílica atrai muitos viajantes interessados em sua arquitetura gótica e também nos ornamentos em seu interior, com esculturas e afrescos, colunas de mármore branco, o órgão revestido de ouro e a estátua do corcunda, que sustenta a pia com água benta.

Se você se interessa por passeios diferentes pode fazer o tour sobre os mitos de Verona.

  • Horário de funcionamento: de novembro a fevereiro funciona de segunda a sábado entre 10h30 e 13h e entre 13h30 e 17 horas, e aos domingos e feriados das 13 às 17 horas. Já de março a outubro funciona de segunda a sábado das 09 às 18 horas e aos domingos das 13 às 18 horas.
  • Preço: o ingresso custa 6 euros e dá direito também à visita à Catedral de Verona e à Basílica de São Zeno.

Confira => Dicas de viagem barata para Itália

 

Museu Arqueológico e Teatro Romano

O que ver em Verona
Entrada do Museu Arqueológico e do Teatro Romano.

Além do Anfiteatro Romano, Verona também possui um teatro romano, que data do século I a.C., mas que está muito bem preservado. Ali também fica o Museu Arqueológico, onde é possível ver diversos artefatos romanos que foram encontrados na cidade.

Por se localizar em uma colina, o local ainda conta com uma vista bastante privilegiada de Verona. Apesar de se localizar um pouco distante do centro da cidade, a visita a esse ponto turístico vale muito a pena.

É que nesse tour você conhecerá um típico teatro romano, tem a possibilidade de conhecer um museu arqueológico e, para completar, tem a incrível vista da cidade, o que é uma excelente oportunidade para fazer aquela foto sem tantos viajantes perto.

  • Horário de funcionamento: o anfiteatro está aberto de segunda-feira das 13h30 às 19h30 e de terça-feira a domingo das 08h30 às 19h30.
  • Preço: 4,50 euros
  • Dica: de outubro a maio, o bilhete custa 1 euro em todos os primeiros domingos do mês, exceto em dias de mostras quando o valor volta para o preço normal.

Útil => Aplicativos úteis para uma viagem pela Europa

 

Conheça os pontos turísticos de Verona

O que fazer em Verona
Vista de Verona.

Verona é daquelas cidades que encantam justamente por não ser tão óbvia em um roteiro mais enxuto de quem visita a Itália, mas que surpreende a cada esquina, ou melhor, a cada Bacio di Giulietta (um doce típico da cidade, que em português quer dizer beijo de Julieta).

Seja para tomar um ótimo Aperol Spritz, comer um Pandoro, ou escrever cartas à Julieta, uma passada pelos pontos turísticos de Verona é uma excelente pedida para todos aqueles que querem conhecer mais da cultura italiana.

E, para confirmar tudo que falei neste artigo há posts que incluem Verona entre as cidades mais bonitas da Itália, e neste com os pontos turísticos da Itália. Para organizar tudo, veja também este artigo que ajuda a planejar a primeira viagem pela Itália e, depois, é só arrumar a mala!

Veja mais dessa cidade nesse vídeo com imagens incríveis de Verona, publicado na página oficial de Turismo em Verona:

Gostou das dicas? Qual ponto turístico de Verona você mais se encantou? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Clycia Gracioso

ESCRITO POR

Clycia Gracioso

Clycia tem 28 anos, está no fim da graduação em Arquitetura e Urbanismo e é professora particular de língua italiana. Nasceu e mora em Belo Horizonte, mas já viveu na Itália, em Florença, e tem um carinho enorme pela terra do gelato. Apaixonada por trekking, camping e por viajar sozinha, passa boa parte do tempo lendo e escrevendo sobre experiências de viagens, cidades e dinâmicas urbanas.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *