Dolomitas, na Itália: tudo sobre essa região nos Alpes

por Hayuni Schramm

Dolomitas, na Itália: tudo sobre essa região nos Alpes

Dolomitas, na Itália, fica na região montanhosa dos Alpes italianos que está localizada no nordeste do país, próxima da fronteira com a Áustria.

É uma das regiões mais bonitas da Itália, mas pouco explorada por brasileiros. A área é repleta de lagos e trilhas incríveis para quem adora aproveitar uma viagem junto à natureza.

As Dolomitas são divididas em várias sub-regiões de acordo com seus picos montanhosos, sendo Marmolada o ponto mais alto, com 3.343 metros de altitude.

Além de Marmolada, outras sub-regiões conhecidas e interessantes para explorar são o Passo Giau, Tre Cime Lavaredo, Alpi di Siusi, Passo Gardena e Odle, no Val di Funes. Além das principais cidades como Cortina D’Ampezzo e Bolzano, ideais para servir de base para os passeios.

Pela proximidade com a Áustria, com a Suíça alemã e com a própria Alemanha, muitos lugares falam mais o alemão do que o idioma italiano. Justamente por terem muitos imigrantes e receberem uma quantidade enorme de turistas de língua alemã. Em alguns lugares, inclusive, até as placas de rua estão apenas escritas em alemão.

E para que você saiba tudo sobre essa região, preparei este post com um roteiro nas Dolomitas, na Itália, considerando os seus lagos e trilhas para trekking, onde se hospedar e como chegar a esta região encantadora.

Além de dicas para você aproveitar a região no inverno e praticar esportes típicos da estação.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para Itália »

 

Tudo sobre Dolomitas, na Itália

Trilha Lago Sorapis
Paisagens impressionantes nas Dolomitas | Foto: Hayuni Schramm.

Como citei acima, a Dolomitas está na região dos Alpes italianos que está localizada no nordeste do país, na Europa. Para você conhecer tudo sobre as Dolomitas, neste artigo falarei sobre:

  • Como chegar nas Dolomitas
  • Cidades perto das Dolomitas
  • Passeios nas Dolomitas
  • Onde ficar nas Dolomitas

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios nas Dolomitas »

 

Como chegar nas Dolomitas

Viagem de carro Itália
Alugar um carro é a melhor forma de chegar até as Dolomitas.

O aeroporto mais próximo das Dolomitas é o Aeroporto Internacional Marco Polo, em Veneza. A cidade de Cortina D’Ampezzo, fica a 148 km do aeroporto de Veneza.

É possível também chegar por Milão, tanto pelo Aeroporto de Milão-Malpensa, quanto pelo de Milão-Linate.

A cidade de Bolzano, que é a cidade das Dolomitas mais próxima a Milão, fica a 275 km da capital da moda.

Entretanto, se você chegar por Milão, considere fazer um roteiro pelo norte da Itália que vá além das Dolomitas. Apenas Milão-Malpensa recebe voos diretos do Brasil, saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Portanto, se chegar pelo aeroporto de Veneza ou Milão-Linate, você terá que fazer conexão em Roma ou outra cidade europeia.

Já no país, recomendo que você alugue um carro na Itália, pois é muito mais fácil de se locomover pelas Dolomitas.

Você terá mais flexibilidade para fazer os passeios e conhecer a região. Sem contar que desta forma poderá parar onde quiser para apreciar a paisagem. E eu te garanto que você vai querer fazer isso a cada 100 metros para tirar uma foto!

Divertido => Passeio na famosa pista de trenó nas Dolomitas

 

De Veneza para Dolomitas

Estrada Cortina D'Ampezzo
Paisagens da viagem até Cortina já são de tirar o fôlego.

A cidade base nas Dolomitas mais próxima de Veneza é Cortina D’Ampezzo e uma boa opção é ir de Veneza para Dolomitas de carro.

Você já pode alugar um carro no aeroporto de Veneza. É importante ressaltar que a maior parte da estrada é muito boa, com duas ou três pistas.

Entretanto, quando estiver chegando na região alpina, você pegará várias subidas e uma estrada estreita com bastante curvas.

Por isso, para sua segurança, recomendo que faça o trajeto durante o dia. O caminho tem 148 km e você levará cerca de 2 horas no volante.

Já o acesso a Bolzano é um pouco mais fácil e simples, pois é feito totalmente por estradas mais regulares e com duas ou três pistas.

Você levará cerca de 2h45 no volante num trajeto de 274 km. Nesse carro, alugue um carro em Bolzano.

Estação de Trem Veneza
Ônibus e trens saem da Estação Veneza-Mestre | Foto: Mister No, via Wikimedia Commons.

Também é possível pegar um ônibus saindo de Veneza para Cortina D’Ampezzo. O trajeto inclui algumas paradas, porém não é necessário fazer troca de transporte.

Você pode pegar o ônibus na estação central de Veneza, em Mestre ou no aeroporto. O trajeto levará cerca de 2h45. Há um ônibus expresso de Veneza a Cortina D’Ampezzo como opção. Já de Bolzano, o tempo de viagem será de cerca de 4 horas.

Não existem opções de trem de Veneza para Cortina D’Ampezzo, porém para Bolzano sim, sendo possível pegar o trem na estação Venezia-St. Lucia. Após algumas paradas e 2h40 de percurso, você chegará ao seu destino.

Coração das Dolomitas => Excursão particular de carro para Dolomitas

 

Cidades perto das Dolomitas

A extensão da região das Dolomitas, na Itália, é relativamente grande e por isso é importante escolher bem os passeios que deseja fazer para então definir qual a melhor cidade base para se hospedar.

As principais são Bolzano e Cortina D’Ampezzo, entretanto é possível buscar por boas hospedagens fora dessas localidades. Entre elas existem vários vilarejos com ótimas opções de hospedagem.

E por conta de não ter muita estrutura para alimentação, principalmente à noite, os hotéis, em sua maioria, oferecem serviço de café da manhã e jantar incluídos nas diárias.

Um destes vilarejos é Ortisei, que fica localizado entre Bolzano e Cortina D’Ampezzo, bem no centro do Alpe di Siusi, uma sub-região linda das Dolomitas.

Excursão => Dolomitas saindo de Veneza

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Bolzano

Pontos turísticos de Bolzano
Bolzano | Foto:Creator-bz, via Wikimedia Commons.

Bolzano é um pedacinho da Áustria na Itália. Uma cidade super charmosa, com alguns pontos turísticos interessantes.

E, como na maioria das pequenas cidades europeias, você pode começar conhecendo a praça central, no Centro Histórico.

Você pode fazer uma excursão a pé pelo Centro Histórico de Bolzano em tour guiado ou explorar sozinho mesmo.

A Piazza Walther, que está cercada por belos cafés, abriga no inverno o encantador Mercado de Natal de Bolzano. Ainda na praça está a imponente catedral em estilo gótico, o Duomo di Bolzano.

Seguindo a rua lateral da catedral você chegará a Pizza Domenicani, onde está a Chiesa dei Domenicani.

O interior desta igreja é incrível! Retornando à Praça Walther, siga até a Piazza del Grano e então vá caminhando pela Via dei Portici.

dicas italia
Piazza Walther | Foto: Benreis, via Wikimedia Commons.

Esta rua era o coração da antiga vila mercante e agora é o principal endereço de compras de Bolzano. Se estiver buscando por lembrancinhas para seus familiares e amigos, você chegou ao lugar certo. A rua é perfeita para um passeio, por isso preste atenção e admire as fachadas das belas construções.

Seguindo a esquerda, na Via dei Portici, você chegará a Piazza delle Erbe, onde acontece um mercado, estilo feira de rua.

Aproveite para apreciar alguns produtos locais. Continuando na via, chegará a Via Museo, onde você pode visitar o Museu Arqueológico, o Museu Cívico e a Biblioteca da cidade.

Além destes passeios, a cidade possui o Castelo Roncolo, que é um verdadeiro museu. E, por último, você pode fazer um passeio no bondinho Funivia del Colle, que é o mais antigo da cidade, construído em 1908. Para aproveitar mais a cidade, veja os hotéis em Bolzano.

Dica => Excursão Particular de Bolzano para Estrada das Dolomitas

 

Cortina D’Ampezzo

Dolomitas cidades
Cortina D’Ampezzo.

Cortina D’Ampezzo tem o apelido de “Rainha das Dolomitas” e é conhecida por ter a principal estação de ski da região, portanto é perfeita para uma viagem de inverno para as Dolomitas. Aliás, a cidade é um dos principais destinos de inverno da Itália.

Portanto, se for nessa época, recomendo que faça de Cortina D’Ampezzo sua cidade base e aproveite para praticar esportes invernais. A cidade está rodeada por vários picos rochosos da região, o que torna sua paisagem ainda mais linda.

E, além de admirar as belas vistas, você poderá conhecer o Centro que é pequeno e charmoso. Em sua rua principal, a Corso Itália, você encontra várias lojas, restaurantes, cafés e bares.

Perfeito para uma pausa para um chocolate quente ou para degustar a gastronomia local, que tem muita influência germânica.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A cidade tem alguns museus também, como a galeria de arte moderna, museus paleontológico e etnográfico. Você pode visitar também o Estádio de Gelo.

Como Cortina D’Ampezzo foi sede para os Jogos Olímpicos de Inverno em 1956, a estrutura construída para os jogos atualmente é aberta ao público e você pode praticar diversos esportes.

Você pode aproveitar a cidade ficando em um dos hotéis de Cortina D´Ampezzo e fazendo passeios como a excursão para a estação de esqui de Cortina D´Ampezzo ou de Cortina para a Fanes Cachoeira.

Opção => Excursão pelas Dolomitas saindo do Lago de Garda

 

Passeios nas Dolomitas

Dicas da Itália
Dolomitas.

A verdade é que as Dolomitas estão recheadas de trilhas incríveis que te levam a lugares e lagos maravilhosos, com vistas surreais das cadeias de montanhas rochosas da região.

Quanto mais pesquisamos, mais encontramos passeios diferentes e confesso que foi super difícil decidir quais trilhas fazer e quais lagos visitar.

Optei por curtir as Dolomitas em meio à natureza e, por isso, o roteiro de 4 dias foi baseado principalmente em fazer algumas trilhas e conhecer alguns lagos da região.

Muitas destas trilhas são interligadas umas às outras e se você tiver disposição, é possível praticar trekking tanto sozinho quanto com uma agência.

As trilhas são bem demarcadas e sinalizadas e existem muitos refúgios onde quem está fazendo trekking pode parar para pernoitar ou fazer uma refeição completa. Dito isto, indico que você considere fazer pelo menos essas 3 trilhas:

  • Trilha para o Rifuggio delle Odle
  • Trilha para o Lago Sorapis
  • Trilha no Parco Naturale Tre Cime – parque dos três picos

Além destas trilhas, indico também que você conheça os seguintes lagos:

  • Lago Misurina
  • Lago di Braies
  • Lago di Fedaia

De Bolzano => Trenó noturno e lua cheia nas Dolomitas

 

O que fazer nas Dolomitas

Riffugio delle Odle ou Geisleralm

Dolomitas trilhas
Rifugio Delle Odle, aos pés das Dolomitas | Foto: Hayuni Schramm.

Para chegar ao refúgio existem várias opções de trilha, porém, indico a que tem início ao lado do Restaurante Waldschenke, no Val di Funes, na cidade de St. Madalena.

Este restaurante fica localizado ao lado da Chiesetta di San Giovanni in Ranui, que é uma igrejinha em meio a um gramado enorme. Ela tem vista para as montanhas do Parque Nacional de Odle, onde fica o Geisleralm. E vale muito a parada para apreciar a paisagem e tirar belas fotos!

Iniciada a trilha, que é tranquila, com algumas subidas e descidas, você levará cerca de 1h30 de caminhada até chegar ao refúgio, lugar que te deixará de boca aberta.

O refúgio está aos pés das montanhas do Odle e tem uma vista panorâmica de seus mais de 10 cumes. Impressionante!

No refúgio, existem algumas espreguiçadeiras para você deitar, descansar um pouco e apenas curtir o visual. Além do mais, o local conta com um restaurante delicioso e os pratos tem ótimos preços. Vale a pena uma pausa para almoço ou café da tarde.

Veja => Turismo religioso na Itália

 

Trilha para o Lago Sorapis

Lagos Dolomitas
Belíssimo Lago Sorapis | Foto: Hayuni Schramm.

Esta trilha é um pouquinho mais complexa, porém, ainda considerada fácil. Em alguns momentos fica bem estreita e próxima a algumas ladeiras, além de ter pontes e escadas no meio do caminho, que para aqueles que tem medo de altura pode ser bastante desafiador.

A trilha tem início na Strada Regionale 48, que liga Cortina D’Ampezzo a Misurina e são 5,5km, com duração de aproximada de 1h30 até o Lago Sorapis.

Próximo ao lago há também o Rifugio Vandelli. Eles servem almoço, portanto, se for de seu interesse, faça a trilha pela manhã.

O Lago Sorapis é indescritível e diferente dos outros, pois ele tem uma cor bem peculiar, um azul super claro e vibrante devido ao solo do local. Além do lago em si, ao longo de todo o caminho da trilha você ficará encantado com a paisagem.

Como ter? => Internet na Itália

 

Trilhas no Parco Naturale Tre Cime

Trilhas nas Dolomitas
Parco Tre Cime Lavaredo | Foto: Hayuni Schramm.

Existem algumas trilhas possíveis para se fazer neste parque. E você pode optar pela que tem início em Misurina, no Rifugio Auronzo.

Dali você pode escolher entre ir até o Rigufio Locatelli, que está junto ao Lago del Piani e curtir o visual, ou por continuar seguindo a trilha até o pé dos Três Picos.

A ideia é curtir a natureza e apreciar as belas paisagens que essa região tem para oferecer. Você pode mesclar esse passeio seguido da parada no Lago Misurina, que fica bem na beira da estrada que sobe para o Rifugio Auronzo.

Tem uma bela construção em uma das extremidades do lago que deixa sua paisagem ainda mais incrível. O mirante fica logo ao lado da estrada para o refúgio e o estacionamento é gratuito.

Dicas​ => Como usar WhatsApp na Europa

 

Lagos di Braies e di Fedaia

Lagos nas Dolomitas
Visual do Lago Di Braies é incrível | Foto: Hayuni Schramm.

O Lago di Braies é sem dúvida o local mais famoso e fotografado das Dolomitas. Inclusive, foi por ele que eu tomei conhecimento desta maravilhosa região.

E é, de fato, uma parada obrigatória. Ele está em meio a várias montanhas e é possível fazer um passeio de barco pelo lago tanto no verão, quanto na primavera e no outono.

Normalmente não tem fila para alugar o barco, porém, se você quiser apenas tirar uma foto no barco com o lago e as montanhas ao fundo, prepare-se para encarar uma fila de turistas ansiosos pela famosa foto.

O acesso ao lago é bem fácil, já que você pode chegar de carro e estacionar em um dos estacionamentos próximos a entrada do parque.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Entretanto, é importante ressaltar que por conta do fácil acesso e por ser um lago bem famoso, o local vive cheio de turistas.

Recomendo que vá logo no início do dia se quiser passear pelo local mais vazio. É possível dar uma volta completa pela pista que beira o lago.

Já o Lago di Fedaia fica no vilarejo de Romeno e é outro famoso lago da região das Dolomitas, na Itália.

Sua vista da Marmolada é impressionante, além de a estrada estar bem aos pés do lago, tornando o passeio de carro pela região especial. Você também pode estacionar o carro por ali e aproveitar para curtir uma volta pelo lago a pé.

Sugestões => Roteiro na Itália

 

Onde ficar nas Dolomitas

A grande maioria dos hotéis nas Dolomitas é no estilo fazenda, com muita madeira e aquele ar rústico. Entretanto existem muitos hotéis incríveis na região.

E é em Cortina D’Ampezzo e suas redondezas que estão localizados os melhores. Bolzano também tem boas opções, principalmente pelo fato de você poder mesclar sua viagem de natureza com um pouco de cultura e história da cidade.

Descubra => Booking é confiável?

 

Hotéis em Bolzano

Hotéis em Bolzano
Art & Design Hotel Napura tem uma linda vista para as Dolomitas | Foto: Booking.

Em Bolzano, recomendo o Art & Design Hotel Napura. O hotel, além de ter uma vista linda das Dolomitas, tem um ótimo custo-benefício e fica a 10 minutos de carro do centro da cidade.

Um pouco mais simples, com um estilo de hotel executivo, o Hotel Regina está localizado a apenas 200 metros do Centro da cidade de Bolzano. Com quartos simples e confortáveis, é uma boa opção.

Outra opção incrível em Bolzano é o Parkhotel Laurin, um elegante e tradicional hotel, construído em 1910 em estilo Art Nouveau. Localizado no Centro, fica a 200 metros da catedral.

 

Hotéis em Cortina D’Ampezzo

Hotéis Dolomitas, na Itália
Rosapetra é uma opção de hospedagem de luxo | Foto: Booking.

Um pouquinho afastado do Centro de Cortina D’Ampezzo, uma ótima opção é o Rosapetra SPA Resort.

O hotel possui spa, um ótimo restaurante que serve comida típica local e transfer gratuito para as pistas de ski de Faloria, que fica no Centro.

Outra ótima opção é o Boutique Hotel Villa Blu Cortina. Um pouco mais simples que o hotel anterior, fica localizado a 1 km do centrinho da cidade e ao lado de outras duas pistas de ski.

Indico também o Hotel Villa Alpina, localizado a 400 metros a pé do centro de Cortina D’Ampezzo, o hotel tem um ótimo custo-benefício.

 

Dica bônus de hotel espetacular

Onde ficar nas Dolomitas
Este hotel incrível é bastante procurado | Foto: Booking.

Deixo aqui uma dica bônus de hotel, que é um dos mais incríveis e luxuosos das Dolomitas e que está localizado próximo ao Lago di Braies, o mais famoso da região.

O Hotel Hubertus, fica entre as belas montanhas das Dolomitas e tem uma vista de tirar o fôlego de qualquer um.

Além de tudo, tem uma piscina suspensa e com borda infinita no último andar da construção, o que deixa o visual ainda mais incrível!

Porém, se você tiver interesse em se hospedar nele, saiba que é muito concorrido e vive lotado. Sem contar que é necessário passar pelo menos 3 diárias no hotel.

Excursão => Tour Guiado em Bressanone e Vale de Funes saindo de Bolzano

 

Dicas das Dolomitas, na Itália

Tenho certeza que, assim como eu, você já está ansioso para começar a programar sua viagem para as Dolomitas.

Suas belas paisagens, trilhas e lagos ainda pouco desbravados pelos brasileiros encantam qualquer um. Se possível, alugue um carro e explora a região com calma.

O que fiz e recomendo a todos que também faça é se permitir perder-se pelas estradas. São paisagens e visuais incríveis e só pelo fato de você estar dirigindo sem rumo e parando onde tiver vontade, sua viagem já valerá muito a pena.

Eu explorei a região em 4 dias, com bastante calma e curtindo cada cantinho que tive a oportunidade de visitar. E por isso, recomendo que não fique menos de 3 dias.

Depois de terminado meu roteiro nas Dolomitas, confesso que gostaria de ter programado ainda mais dias para conhecer a região. Entretanto, agora já tenho uma desculpa para voltar e explorar novamente os encantos deste lugar.

Gostou das dicas para explorar as Dolomitas, na Itália? Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Hayuni Schramm

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

Hayuni, formada em turismo e hotelaria e pós-graduada em gestão empresarial e marketing. Mora no Rio de Janeiro e tem alma viajante. É sonhadora, curiosa, inquieta e adora explorar novas culturas. Tem também seu blog de viagens, o Slow Travel World, onde compartilha dicas e oferece Roteiros Personalizados. Siga também nas redes sociais: @nunypelomundo e @slowtravel.world

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *