O que fazer com chuva em Veneza, na Itália

por Elaine Cerqueira

O que fazer com chuva em Veneza, na Itália

Pode soar meio estranho, mas enfrentar dias de chuva em Veneza, não é tão ruim quanto parece! Mas afinal, o que fazer em Veneza com chuva? A cidade mais romântica da Itália é linda, encantadora e muito charmosa, mesmo em dias chuvosos, cinzentos e frios. Entretanto, é imprescindível estar devidamente paramentado, para evitar contratempos. Afinal, ninguém quer ficar resfriado ou estragar um equipamento fotográfico durante a viagem.

E se Vivaldi, ao compor “As Quatro Estações” se inspirou em Veneza, significa que La Sereníssima, como é conhecida entre os italianos, tem muito a oferecer em qualquer época do ano, basta o viajante ter o espírito desbravador e curioso, saber experimentar cada detalhe e assim descobrirá novas formas de viver essa maravilhosa cidade.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza

Seguro viagem para Itália »

 

Chuva em Veneza: o que fazer na cidade

Ao planejar sua viagem para Veneza, você certamente terá que avaliar a melhor época, os custos que cada período exigirá e o que você fará durante sua estadia. Para qualquer viagem, sugiro que haja também um plano, pois imprevistos acontecem e por isso, saber flexibilizar é característica fundamental para um bom viajante.

Pensando nisso, separei algumas dicas sobre o que fazer, se acontecer de você chegar com chuva em Veneza.

  • Visitar as Basílica e Igrejas
  • Ponte de Rialto
  • Palazzo Ducale
  • Ponte dei Sospiri
  • Visitar os Museus
  • La Fenice de Veneza
  • Espaço Cultural Louis Vuitton
  • Casino di Venezia
  • Danceterias, Bares e Restaurantes
  • Fotografar Veneza
  • Terrazo da Fondaco dei Tedeschi

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

 

Dicas para dias chuvosos em Veneza

O que fazer com chuva em Veneza, na Itália
Mesmo em dias de chuva, Veneza segue sendo fabulosa para visitar.

E aí, você finalmente chegou na cidade para viver aqueles momentos tão sonhados, mas deu de cara com a chuva em Veneza. Não se aborreça!

Saque um guarda-chuva da bolsa, coloque uma capa e separe um par de sapatos impermeáveis (pela cidade você encontrará barraquinhas que vendem tanto as capas, protetores plásticos para os sapatos, quanto guarda-chuva, caso você não esteja preparado), que são os itens obrigatórios para essa aventura.

E não se assuste, Veneza alagada não tem nada de anormal, pois essa é a única cidade do mundo em que lidar com água em excesso é algo muito natural. Isso vale tanto para o momento doo trânsito de pedestres, quanto para o de barcos; claro que exigirá um grau de paciência um pouco maior para circular, mas nada que tire o brilho do momento.

Agende => Passeios imperdíveis em Veneza

 

Visitar Basílicas e Igrejas

lugares para visitar em Veneza fechados
Basílica de San Marco é uma das mais belas construções de Veneza.

Além de um belo passeio, a maioria desses locais é aberto à visitação de forma gratuita, permitindo o acesso dos visitantes à incríveis obras de arte. Descubra todos os passeios gratuitos em Veneza. Abaixo relacionei as que achei mais interessantes:

Basílica di San Marco: Construída no século XVI para abrigar os restos mortais do Santo e Patrono da cidade, San Marco, esta basílica é considerada uma verdadeira obra-prima da arquitetura e das artes plásticas.

Sempre presente nos cartões postais de Veneza, seu interior é belíssimo, além das tradicionais missas o viajante irá se deparar com diversas esculturas, mosaicos, afrescos e peças de arte Bizantina, patrimônio artístico e cultural de grande valor histórico.

Em dias de eventos religiosos, pode ser que as visitas turísticas sejam temporariamente suspensas, é possível verificar essas datas com antecedência no site da basílica. Detalhe importante: é proibido tirar fotos/filmar dentro da Basílica.

  • Aberto: Segunda a sábado: 09h30 às 17h (último acesso às 16h45)
    Domingo: 14h às 16h (último acesso às 15h45)

Basílica di Santa Maria della Salute: Construída por doações feitas pelos habitantes de Veneza, essa basílica representa o sentimento de gratidão por terem sobrevivido à peste que assolou a Europa, no passado.

  • Endereço: Dorsoduro, 1, 30123, Campo della Salute
  • Aberto: todos os dias, das 9h às 12h e das 15h às 17h30

Ingressos => Entrada para a Basílica de San Marco em Veneza

 

Ponte Rialto

Capa de chuva em Veneza
Ponte Rialto liga os dois lados separados pelo Grande Canal.

A ponte mais famosa de Veneza é também a mais antiga e um dos pontos privilegiados para se admirar a cidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ela não é coberta, mas se a chuva não estiver forte, pode ser uma boa opção, já que nela também é possível encontrar várias lojinhas, onde se pode comprar diversas lembrancinhas, ou regalini, como chamam os italianos. Aprenda como chegar em Veneza e se locomover na cidade.

O mais legal é que esse é um passeio gratuito e imperdível para os apaixonados, que independente das condições climáticas, escolhem a Ponte Rialto para trocarem suas juras de amor.

Fácil => Transfer do aeroporto de Veneza para o hotel

 

Palazzo Ducale

Museus na Itália para ver em dias de chuva
Fachada do Ca`Pesaro nos canais de Veneza | Foto: Wolfgang Moroder, via Wikimedia Commons.

O Palazzo Ducale é uma das edificações mais singulares e marcantes de Veneza. Durante anos foi moradia dos Doges de Veneza (Duques). Obra prima do estilo Gótico Veneziano, serviu também como fortaleza e prisão.

Ele está localizado na Piazza San Marco e é de uma beleza encantadora, principalmente se pensar no ano em que iniciou sua construção, 1309, e quando terminou, em 1424.

Por ser a casa do dirigente máximo da República de Veneza, foi palco de grandes decisões e cenário da vida pública da cidade, por concentrar a maioria dos serviços à população, desde denúncias de crimes, até o recebimento de importantes autoridades da época.

  • Aberto: 08h30 às 13h30 (até às 19h de abril a outubro)
  • Entrada: 20 euros (adultos); 13 euros (estudantes); Grátis (crianças de 0 a 5 anos)

Prático => Entrada prioritária para o Palácio Ducale

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Ponte dei Sospiri

Lugares românticos da Itália
Ponte dos Suspiros é um dos pontos mais românticos de Veneza.

Em dias de chuva na cidade, pode ser que não seja possível passar sob a Ponte dos Suspiros – um dos principais pontos turísticos de Veneza – para cumprir a tradição de beijar o seu amor, para garantir que a relação dure para sempre.

Mas será possível conhecer sua história e vivenciar a atmosfera inquietante do lugar, que servia de passagem para os prisioneiros a caminho da prisão, após serem condenados nos julgamentos que aconteciam no Palazzo Ducale.

A ponte ligava o Palácio aos calabouços de onde jamais sairiam, ou não deveriam sair, até que Casanova jogou por terra a segurança do lugar, escapando sem deixar pistas.

Vale muito à pena e o passeio está incluso na visita ao Palazzo Ducale.

Romântico => Passeio de gôndola em Veneza

 

Visitar os Museus

Quando chove em Veneza?
Entrada do Ca`Rezzonico em Veneza | Foto: Didier Descounens, via Wikimedia Commons.

Como toda cidade italiana, Veneza é praticamente um museu a céu aberto, mas em dias de chuva, dedicar algumas horas para visitar os principais museus da cidade é uma excelente opção, principalmente pela oportunidade de ampliar o conhecimento e a paixão pela arte.

No post, Melhores Museus de Veneza, relaciono aqueles que mais chamam atenção, mas se você quiser saber sobre outros, no site Venice Museum, é muito fácil escolher aquele que você deseja visitar e adquirir um pass que além de dar acesso, pode permitir que você não perca tempo em filas para a visitação.

Incrível => Passe para os museus de Veneza

 

La Fenice di Venezia

Treatros mais famosos da Itália
Luxuoso teatro La Fenice em Veneza | Foto: Youflavio, via Wikimedia Commons.

Para os amantes de espetáculos teatrais, como Óperas por exemplo, esta é uma maravilhosa e luxuosa opção. Conhecido com a Joia de Veneza, a beleza e suntuosidade do teatro reportam ao requinte e ao luxo da época em que foi inaugurado, em 1792; por isso, em noites de espetáculo os trajes são de puro glamour, sendo esta a orientação dos organizadores!

Você pode verificar toda a programação no site oficial do teatro, incluindo as recomendações dos trajes. Caso a grana esteja curta, só a visita já vale à pena.

Aproveite => Ingresso sem fila para o teatro La Fenice

 

Espaço Cultural Louis Vuitton

O que fazer na Itália alagada
Uma das galerias do Louis Vitton | Foto: Jean-Pierrre, via Wikimedia Commons.

Outra experiência interessante, mas não menos glamourosa, é conhecer o Espaço Cultural Louis Vuitton. Lá você vai admirar o antigo e o moderno, a beleza dos contrastes; é onde tudo está voltado para os amantes da moda e também do belo; claro que se a ideia for fazer compras, esteja preparado para desembolsar alguns euros além do previsto. Esclareça suas dúvidas através do email [email protected]

Imperdível => Tour guiado a pé por Veneza

 

Casino di Venezia

Lugares para conhecer em Veneza com chuva
Fachada do Casino di Venezia| Foto: roadmap, via Wikimedia Commons.

O Cassino di Venezia é o mais antigo do mundo e fica, mais precisamente, no Lido de Veneza, uma de suas inúmeras ilhas. Ele continua em atividade, retratando lindamente a suntuosidade, elegância e sofisticação de outrora.

Bom para quem quiser fazer umas apostas sem medo de ser feliz! Ou então, apenas admirar sua magnifica estrutura e decoração.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Desfrute => Cruzeiro Grande Canal em Veneza

 

Danceterias, Bares e Restaurantes

Dicas de lazer na Itália
Restaurantes a beira do Grande Canal são um show a parte em Veneza.

Outra opção legal para fazer quando tem chuva em Veneza é sair para dançar ou escolher um belo restaurante ou barezinho, os chamados Bacari, bem aconchegante para fechar a noite.

Existem alguns lugares muito interessantes que valem à pena conferir e que se adaptam a todos os bolsos. Para saber todos os restaurantes, confira o post sobre os restaurantes em Veneza.

Já no artigo Veneza à noite, é possível escolher dentre as várias opções que separei para você curtir essa cidade que mistura todas as tribos e permite uma jornada no passado e no presente, basta saber aproveitá-la ao máximo!

 

Fotografar Veneza

Fotografar em Veneza
Veneza é linda também na chuva.

Claro, por que não? A atmosfera de Veneza é beleza pura, com sol ou com chuva. Para os amantes dos grandes ângulos, dos detalhes, do mistério, do intrigante, da história, enfim, para quem não perde a oportunidade de garantir que seu próprio olhar fique registrado para sempre, Veneza é um prato cheio!

Proteja sua câmera de acordo com as instruções do fabricante e divirta-se!

 

Terrazzo da Fondaco dei Tedeschi

Galerias de arte na Itália
Fondaco dei Tedeschi situa-se no Grande Canal | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Está é uma elegante galeria construída em um prédio onde antes servia como alojamento para os comerciantes alemãs (tedeschi), o Fondaco dei Tedeschi.

Você pode visitar os quatro andares de lindas lojas, a maioria de grife, e se a chuva der uma trégua, admirar Veneza do alto do terraço, que oferece uma vista deslumbrante da cidade.

As visitas ao terraço devem ser agendadas pelo site ou na hora, porém você pode correr o risco de enfrentar filas. O tempo de permanência no terraço é de 15 min.

  • Endereço: Calle del Fontego dei Tedeschi, 30124 – Próximo à Ponte di Rialto
  • Aberto: Segunda a Domingo – 10h às 20h

 

Desfrute do charme e romantismo de Veneza

Descubra Veneza, essa cidade anfíbia, cheia de opções e absolutamente charmosa, que te convida à tantas sensações, como um quentinho e delicioso café, ou ao sensual sabor de um bom vinho em excelente companhia, enquanto a chuva cai lá fora.

E, se preferir, confira também os arredores de Veneza com lugares e cidades incríveis para visitar e conheça os melhores hotéis da Itália para desfrutar desse destino.

Buon Viaggio!

E você, já visitou ou planeja visitar Veneza? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *