Veneza com crianças: o que fazer em 9 lugares na cidade italiana

por Elaine Cerqueira

Veneza com crianças: o que fazer em 9 lugares na cidade italiana

Você tem dúvidas em vir para Veneza com crianças? Tire já isso da sua cabeça! Se a cidade já encanta os adultos pela sua singularidade, imagina o quão diferente e divertido será para as crianças.

A não ser, é claro, que o objetivo dos pais for um passeio romântico. Assim, pode ser que eles não consigam vivenciar plenamente essa experiência. Por outro lado, irão aproveitar a cidade com outro olhar.

Veneza também não é uma cidade fácil para se transitar com carrinhos de bebê, pois é cheia de pontes, escadas, becos estreitos e muita gente. No entanto, nada disso vai atrapalhar o passeio, principalmente se ele se basear em descobertas.

Você verá que será possível organizar uma viagem inesquecível para os pequenos e contar de forma lúdica o porquê das ruas de Veneza serem feitas de água e não de asfalto! Aproveite todas as atrações para despertar em suas crianças o amor pelo conhecimento e pela cultura. Será inesquecível!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza

Seguro viagem para Itália »

 

O que fazer em Veneza com crianças

  1. Passeio pela Piazza San Marco
  2. Passeio de Gôndola ou Vaporetto
  3. Visita ao Museu de História Natural
  4. Ir à Praia – Lido de Veneza
  5. Visitar Murano e Burano
  6. Kids Day no Museu Peggy Guggenheim
  7. Loja Pistache e Chocolate
  8. Mercatino dell’Antiquariato
  9. Piquenique – Giardini Pubblici

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

 

Atividades para crianças em Veneza

Passeio pela Piazza San Marco

Passeios gratuitos em Veneza
Piazza San Marcos.

Essa pode ser a primeira parada, pois é onde parte dos principais pontos turísticos de Veneza estão localizados. O “grande salão da Europa” como é conhecida a Piazza San Marco, é cheio de visitantes, por isso o vai e vem é intenso, mas é imprescindível passar por lá.

A praça é cheia de monumentos enormes e ponto de partida para vários passeios muito legais. A dica é que você deixe para visitá-la com as crianças no final da tarde, quando o movimento estará menor e o sol menos forte, caso você vá no verão. Porém, se decidirem por fazer visitas internas, observem os horários das atrações:

  • Basílica de San Marco – Segunda a sábado: 09h30 às 17h (último acesso às 16h45); Domingo: 14 às 16 horas (último acesso às 15h45). Preço: 3 euros
  • Torre do Campanário – Horário de visitas: 08h30 às 20h45, Entrada: 8 euros (inteira); 4 euros (de 6 a 8 anos de idade); Grátis (crianças de 0 a 5 anos). Os pais podem adquirir um áudio guia em português e contar de forma lúdica para os pequenos, tudo o que estão vendo e ouvindo.
  • Torre dell’Orologio – Observar esse relógio tão diferente, renderá excelentes histórias e isso pode ser feito a qualquer hora do dia, de graça.

Prático => Entrada do Palácio Ducal em Veneza

 

Mais sobre Praça São Marcos em Veneza

Passeios com crianças em Veneza
Há estátuas de leões pela cidade.

Outra dica importante é não alimentar os pombos. Esses bichinhos transmitem uma doença grave através de suas fezes e sua reprodução afeta a manutenção dos monumentos da cidade.

Uma sugestão de brincadeira por lá é: brinque de Caça aos Leões! O leão alado é o símbolo de San Marco, o patrono da cidade. Por isso ele está por toda a cidade e de formas diferentes, com ou sem asas. Os leões com asas possuem um livro sob sua pata.

Se esse livro estiver aberto significa que, naquele período, Veneza estava em paz, se estivesse fechado, em guerra. Essa brincadeira além de divertida, fará com que as crianças tenham a curiosidade aguçada e a observação apurada dos monumentos da cidade, na Piazza será uma brincadeira muito gostosa.

Confira => Excursão guiada na Basílica São Marcos

 

Passeio de gôndola ou Vaporetto

Dicas de passeios com criança em Veneza
Passeio de gôndola no Grande Canal.

Passear de barco já é algo excitante para as crianças, imagina um passeio de gôndola, com os pais explicando que estão navegando sobre as “ruas” de Veneza! Que incrível passar por debaixo de pontes e observar as casas dos moradores cujas portas e janelas dão para os canais e que ao invés de garagens, eles têm cais.

Não esqueça a máquina fotográfica porque as reações dos pequenos precisarão ser registradas! Só tome cuidado para que eles não brinquem com o equipamento e ele caia na água.

Incrível => Passeios de gôndola em Veneza

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Visita ao Museu de História Natural de Veneza

Museus em Veneza
Museu de História Natural | Foto: Gunnar Klack, via Wikimedia Commons.

O Museu de História Natural de Veneza é uma ótima opção de passeio para quem está em Veneza com crianças. Ver de perto múmias, esqueletos, animais empalhados são só algumas das atrações que, com certeza, farão com que os pequenos curtam muito o passeio pelo local.

Informações: O museu fica na Salizada del Fontego dei Turchi, 1750, Veneza, Itália. Ele funciona de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas. Entrada: 8 euros ou compre um passe para os museus de Veneza.

Incrível => Barco turístico em Veneza

 

Ir à Praia – Lido de Veneza

Praias em Veneza
Farol na Ilha de Lido.

Se você estiver em Veneza no verão, levar os pequenos para tomar um solzinho e brincar na areia da praia também pode ser uma boa opção. A ilha do Lido fica na parte mais residencial de Veneza e embora fique bem cheia na alta estação, chegando cedo, é possível aproveitar as águas calmas do Mar Adriático. É um dos passeios gratuitos em Veneza.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Informações: Para chega, pegue o vaporetto – linhas 1, 2, 51, 52, 62, N ou LN. O vaporetto custa 15 euros, ida e volta, por pessoa.

Divertido => Passeio diferente em Veneza

 

Visitar Murano e Burano

Passeios nos arredores de Veneza
Casas coloridas na Ilha Burano.

Essas duas simpáticas ilhas também são uma alternativa divertida e interessante para os pequenos. Além do passeio do vaporetto para chegar até elas. Em Murano, as crianças poderão conhecer todo o processo para confecção dos famosos cristais, através do uso de grandes fornalhas para derretimento e modelagem do vidro. É um dos passeios nos arredores de Veneza mais incríveis.

Já em Burano o charme e as cores das casinhas construídas por lá vão inspirar excelentes histórias e brincadeiras para os pais mais criativos! Também será muito legal contar que as mulheres que moravam ali no passado, faziam as rendas que enfeitavam as roupas dos reis e rainhas da Europa.

Informações: Para chegar às duas ilhas é possível contratar um passeio que dura uma manhã, na estação do vaporetto na Piazza San Marco, por cerca de 25 euros.

Prático => Translado do aeroporto para hotel em Veneza

 

Kids Day no Museu Peggy Guggenheim

Dicas de tours para crianças em Veneza
Museu Peggy Guggenheim.

Você acha que em uma cidade como Veneza, cheia de história e arte, não tem uma atividade que estimule isso no universo infantil? O Kids Day do Museu Peggy Guggenheim é um programa educativo que tem como objetivo introduzir as crianças ao mundo da arte moderna e contemporânea de modo simples e interessante.

Neste dia eles tem a possibilidade de conhecer e experimentar, interagindo com a temática do acervo do museu ou de exposições que estiverem ocorrendo no período. Conheça também os melhores museus de Veneza.

A experiência inicia com uma visita guiada, seguida de uma atividade que servirá para pôr em prática tudo o que observaram durante a visita, que pode ser feita em outros idiomas, além do italiano, pelos guias do museu, em alguns dias da semana. Uma vez ao mês a visita é totalmente em inglês.

Informações: O museu Peggy Guggenheim fica no bairro do Dorsoduro 701, 30123 e o Kids Day acontece todos os domingos, de 15 às 16h30, mas precisa reservar através do site ou enviando email para o museu: [email protected]

Conheça => Ingresso da Basílica de São Marcos em Veneza

 

Loja Pistache e Chocolate

Compras em Veneza
Cannaregio | Foto: Didier Descouens, via Wikimedia Commons.

Ir à Veneza com crianças e não dar uma passada na linda loja de doces mais popular da cidade é um verdadeiro pecado! A loja é uma gracinha, fundada em 1902 e fica no bairro de Canareggio, ótimo lugar para comprinhas básicas para toda a família. As crianças vão adorar.

Imperdível => Passeio de barco pelas ilhas próximas a Veneza

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Mercatino dell’Antiquariato

Tudo sobre veneza com crianças
Campo San Maurizio | Foto: San Maurizio, via Wikimedia Commons.

Outro lugar para aguçar a curiosidade das crianças e estimular o espirito criativo dos pais. Conhecido como o “Mercado de Pulgas”, claro, não vende pulgas, mas vende uma série de objetos antigos e interessantes para se mostrar aos pequenos. Objetos esses que contam muito da história de Veneza.

Informações: Ele está localizado, no Campo de San Maurizio, próximo à Piazza San Marco e funciona no último domingo de cada mês.

Dica => Passeios imperdíveis em Veneza

 

Piquenique – Giardini Pubblici

Passeio ao ar livre em Veneza
Jardim público | Foto: Catirianna, via Wikimedia Commons.

Para os pais que não abrem mão de deixar os filhos correrem por aí, fazer um piquenique no Giardini Pubblici (Jardins Públicos) é uma excelente opção.  O lugar é lindo, cheio de esculturas e canteiros de flores, com grama para as crianças correrem, um parque infantil com brinquedos e uma falsa gruta.

Sente-se à sombra e observe as crianças correndo. Antes de ir, você pode comprar tudo o que precisar para comer durante o piquenique, no mercado da Via Garibaldi, entre o Arsenale e o jardim público.

Informações: Siga pela Fondamenta à esquerda, ao longo do Grande Canal a partir do palácio do Doge, passe pelo Arsenale (um bom lugar para caçar leões) e pronto! Você chegou ao Giardini Pubblici. Outra opção é pegar o vaporetto na parada San Zaccaria perto da Piazza San Marco até a entrada do Giardini.

Fácil => Passeio de barco até Torcello

 

Cuidados essenciais com crianças em Veneza

Cuidados em Veneza com crianças
Não há proteção no cais, por isso, cuidado com as crianças.
  1. Sendo uma cidade construída sobre as águas, a maior parte dos deslocamentos é feita de barco, e isso exige habilidade da família para entrar e sair deles;
  2. Veneza possui muitas pontes e escadas, se for levar carrinho de bebê, tenha paciência e disposição, para não se estressar quando estiver passeando pela cidade;
  3. Dificilmente você encontrará proteção entre as calçadas e os canais, portanto, a atenção dos pais deve ser redobrada para que a criança não caia na água;
  4. Perder-se nos labirintos de Veneza é algo comum para os adultos que giram por lá, inclusive muitas pessoas aconselham esta experiência, mas um filho perdido não é nada bom, estejam atentos;
  5. Por ser uma cidade secular, a maioria dos prédios de Veneza não possui elevador, portanto, tenham isso em mente na hora de reservar a hospedagem, pois as escadas costuma ser estreitas e íngremes;
  6. Durante o fenômeno da “acqua alta” que costuma ocorrer entre os meses de outubro e novembro – o nível da água da Laguna aumenta muito e grande parte da cidade fica inundada por algumas horas. A prefeitura costuma construir pontes de madeira para permitir o acesso dos turistas, porém é um obstáculo a mais para passeios com crianças.

Imperdível => Excursão para Verona saindo de Veneza

 

Vale a pena ir para Veneza com crianças?

Veneza é uma cidade lindíssima e interessante, além de ser riquíssima culturalmente e, por isso, ir para Veneza com crianças irá agregar em muito para o conhecimento e desenvolvimento dos pequenos. Além de ser super divertido passear em um local que as ruas são de água e os carros são barcos.

Mas, ao planejar sua viagem a Veneza com crianças é preciso um pouco mais de atenção ao roteiro. Prepare cada detalhe, consulte os melhores hotéis da Itália e dedique o seu tempo a um passeio com calma e sem atropelos, lembre-se de ter consigo tudo que tornará a viagem de todos confortável e boa viagem!!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em conhecer Veneza e viajar o mundo!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *