Pontos turísticos de Veneza: 10 principais atrações na cidade italiana

por Elaine Cerqueira

Pontos turísticos de Veneza: 10 principais atrações na cidade italiana

Os pontos turísticos de Veneza, na Itália, são um convite a experiências espetaculares na vida de qualquer pessoa, principalmente se estivermos falando dos românticos e apaixonados, que encontram na cidade condições de viverem inesquecíveis momentos a dois.

A Cidade do Amor é de beleza singular e arquitetura incomparável. Ela foi construída sobre as águas do Mar Adriático e oferece uma paisagem marcante que impressiona a todos que circulam pelos seus canais, pontes e pequenas ilhas, nas quais sua magnífica estrutura encontra-se apoiada.

Para viver esta experiência é natural que o viajante queira conhecer também um pouco de sua história e importância, principalmente, quando Veneza se tornou uma das principais e mais prósperas cidades de livre comércio na rota entre o Oriente e o Ocidente na Europa, juntamente com a cidade de Gênova.

Mas saiba que Veneza tem muito mais para contar! E você vai se impressionar ao descobrir! Confira agora os lugares imperdíveis em Veneza para conhecer.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza

Seguro viagem para Itália »

 

Mapa dos pontos turísticos de Veneza

  1. Piazza San Marco
  2. Basílica de San Marco
  3. Campanille – Torre del Campanário
  4. Torre dell’Orologgio – Torre do Relógio
  5. Ponte de Rialto
  6. Grande Canal
  7. Palazzo Ducale – Palácio Ducal
  8. Ponte dei Sospiri – Ponte dos Suspiros
  9. Passeio de Gôndola
  10. Carnaval de Veneza

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

 

O que fazer em Veneza?

Conhecer os principais pontos turísticos de Veneza pode não ser tão caro como muitos pensam. Com planejamento, não será difícil viver essa experiência incrível, gastando pouco. Veja agora os principais pontos turísticos de Veneza, pois muitos deles são de graça.

Prático => Transfer do aeroporto de Marco Polo para o hotel em Veneza

 

Piazza San Marco – Praça São Marcos

Turismo em Veneza
Piazza San Marcos  é linda.

A Piazza San Marco é um dos principais pontos turísticos de Veneza, onde moradores e visitantes circulam diariamente, seja para trabalhar ou aproveitar as diversas opções de lazer do entorno.

Reserve umas horinhas do dia para relaxar ouvindo música ao vivo em um dos encantadores cafés ao ar livre, imaginando quantos acontecimentos importantes ocorreram ali no passado, como na época da República da Veneza, um estado independente, entre os séculos IX e XVIII, que tinha a cidade como capital. Se quiser, tem tours guiados baratos em Veneza que passam pela Praça San Marco.

Há quem prefira alimentar os pombos, observar o vai e vem de gôndolas e barcos nas águas azuis da Laguna ou deixe-se levar pelos encantos das luzes refletidas ao entardecer nas águas do Grande Canal.

Muitos dizem que visitar a Piazza San Marco durante o dia não é a mesma coisa que visitá-la à noite. Posso dizer que eles têm razão, pois são sensações bem diferentes de se experimentar, principalmente no inverno, quando faz muito frio.

Agende => Passeios imperdíveis em Veneza

 

Basílica de San Marco

Dicas de Veneza
Basília San Marco | Foto: Gary Houston, via Wikimedia Commons.

A Basílica de San Marco, localizada na Piazza San Marcos, foi construída no século XI para abrigar os restos mortais de São Marcos, o Patrono da Cidade. É considerada uma obra-prima da arquitetura e das artes plásticas, devido às esculturas, mosaicos, afrescos e peças de arte Bizantina.

As visitas à basílica são gratuitas, entretanto, para se visitar o Museu de São Marcos e a Cúpula da Basílica, de onde se tem uma vista linda da Praça de São Marcos, o viajante pagará um ingresso que custa 3 euros. Ou, você pode fazer um passeio que você economiza tempo com um ingresso com entrada prioritária da Basílica de São Marcos em Veneza.

É importante saber que é proibido tirar fotos ou filmar dentro da Basílica. A Basílica de San Marcos funciona de segunda a sábado das 9h30 às 17 horas (sendo que o último horário para entrada é às 16h45) e aos domingo das 14 às 16 horas (sendo que o último horário para entrada é às 15h45).

Roteiro => Turismo religioso na Itália

 

Campanile – Torre do Campanário

Dicas de viagem em Veneza
Campanille é o ponto mais alto de Veneza.

Com um pouco mais de 98 metros de altura, a Torre do Campanário, o ponto mais alto de Veneza, faz parte da Basília de San Marcos. Tem sua história marcada por dois desmoronamentos e descobertas – em 1498 e em 1745 teve partes destruídas por raio, em 1902 houve um desmoronamento.

Além de ter servido como farol aos navegantes, possui em seu interior, uma belíssima estátua dourada do Arcanjo Gabriel e 5 sinos que de acordo com o toque serviam como campainhas para convocar a população da época, à diferentes eventos e compromissos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Do alto, onde se chega de elevador, se tem uma visão deslumbrante da cidade de Veneza e algumas de suas ilhas – dizem que em dias claros, dá para ver os alpes italianos. A Torre do Campanário também ficou conhecida na história como o lugar em que Galileu Galilei testou seu telescópio e o apresentou ao governante de Veneza.

Para conhecer melhor toda essa história, recomendo o tour guiado pelo Campanário de São Marcos em Veneza.

A Campanile está aberta para visitação todos os dias, mas os horários variam em cada época do ano: outubro/novembro das 9 às 19 horas; novembro/abril das 9h30 às 15h45; abril/junho das 9 às 19 horas; julho/setembro das 9 às 21 horas. A entrada custa 8 euros (inteira); 4 euros (6 a 8 anos); Grátis (0 a 5 anos). Por 5 euros você pode adquirir um áudio-guia em português.

Descubra => Clima na Itália

 

Torre dell’Orologio – Torre do Relógio

Roteiro na Itália
Torre do relógio foi construída há mais de 500 anos.

Localizada na Praça de São Marcos, a Torre do Relógio representa um período de grande movimentação na cidade de Veneza, época em que o comércio marítimo expandia os primórdios do capitalismo.

Construído há mais de 500 anos, o relógio servia para marcar as horas, mas indicava também os signos correspondentes à cada fase da lua, uma forma de identificar o movimento das marés durante todo o ano. Ele é uma das paradas do walking tour em Veneza.

Além disso, passou a ser um referencial para a população, tornando-se o relógio oficial de Veneza, pelo qual todos os demais relógios da cidade deveriam se guiar. É o mais curioso dos pontos turísticos de Veneza e você poderá admirá-lo tomando um gelato (sorvete) na praça.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se você gosta de história e curiosidades, sugiro que você também adquira um ingresso para o Museu Leonardo da Vinci em Veneza.

Confira => Tipos de visto para Itália

 

Ponte de Rialto

Roteiro por Veneza, na Itália
Ponte Rialto liga as margens do Grande Canal.

A mais antiga e famosa ponte de Veneza foi construída com a função de ligar as duas margens do Grande Canal e dar acesso ao Mercado do Rialto, que funciona até hoje. Por se repleta de lojas, esta ponte de arquitetura belíssima, pode ser considerada um dos mais badalados pontos turísticos de Veneza. Você pode conhecê-la em um tour guiado a pé por Veneza. Imperdível.

Programa gratuito e imperdível, principalmente para os apaixonados, que poderão trocar juras de amor eterno durante o pôr do sol, e claro, para os fotógrafos de plantão, pois é um dos melhores lugares para se fazer fotos lindíssimas ao entardecer.

Imperdível => Regiões produtoras de vinho na Itália

 

Grande Canal

Roteiro de 7 dias em Veneza
Grande Canal de Veneza.

Sendo uma cidade construída sobre as águas, La Sereníssima, como Veneza é conhecida entre os italianos, possui diversos canais que funcionam como ruas, interligando as pequenas ilhas que a compõem. O maior e mais importante deles é o Grande Canal, principal via de circulação da cidade.

Através do ir e vir dos vaporettos (embarcações a vapor que funcionam como meio de transporte da população), gôndolas e outras embarcações, podemos experimentar uma nova sensação, ao observar a arquitetura da cidade.

Para passear de vaporetto o ingresso custa 6,50 euros. Já para o Tessera Venezia (cartão de embarque). Os valores variam de 20 a 60 euros e o viajante pode utilizá-los por até 7 dias. A Tessera pode ser adquirida na Stazione Santa Lucia (estação de trem).

Delícia => Culinária da Itália

 

Palazzo Ducale – Palácio Ducal

Roteiro de 5 dias em Veneza?
Palazzo Ducale.

Antiga moradia dos Duques (ou Doges) de Veneza por quase 1000 anos, já serviu como fortaleza e como prisão. O Palazzo Ducale está localizado na Praça San Marco e possui arquitetura inconfundível, herança dos períodos bizantinos, góticos e renascentistas, que deixaram impressos em cada detalhe as riquezas da época e sua história.

Uma curiosidade sobre o Palácio dos Duques? Apesar de importante fortaleza no seu tempo, foi de lá que o sedutor Casanova (que já foi tema de filme e livros) escapou, no ano de 1756.

O Palazzo Ducale funciona das 08h30 às 13h30, estendendo até às 19h de abril a outubro. A entrada custa 20 euros (adultos); 13 euros (estudantes); e é grátis para crianças de 0 a 5 anos. Você pode agendar um ticket para o Palácio Ducal de Veneza ou ainda um passeio guiado exclusivo em Veneza, para ver segredos, quartos especiais e o local exato onde Casanova foi preso.

Confira => Qual moeda levar para Itália

 

Ponte dei Sospiri – Ponte dos Suspiros

Roteiro de 3 dias em Veneza
Ponte dos Suspiros.

De estilo barroco e fachada feita de rocha calcária branca, a Ponte dos Suspiros é um dos pontos turísticos de Veneza que chamam atenção pelas lendas que contam ao seu respeito. Construída sobre o Rio di Palazzo, tinha como função conectar a sala de interrogatórios do Palácio Ducal aos calabouços.

Alguns dizem que o nome se deve aos suspiros que os prisioneiros condenados davam ao passar por ela, sabendo que não mais sairiam da prisão. Outros, que se um casal apaixonado se beijar ao passar por debaixo dela, terá amor e felicidade eternos.

O passeio à Ponte dos Suspiros está incluso na visita ao Palácio Ducal e é inquietante se colocar no lugar dos prisioneiros que passaram um dia pelo lugar. Confira um passeio de barco turístico em Veneza, com várias paradas.

Mapa => Pontos turísticos da Itália

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Passeio de Gôndola

Passeios imperdíveis em Veneza
Passeio de gôndola é uma atração imperdível na cidade.

Você pode perguntar: é possível ir à Veneza e não fazer um passeio de Gôndola? Claro que é! Mas você vai perder a oportunidade de viver aquele momento romântico com o “mozão”, tendo um gondoleiro cantando ao fundo? Claro que não! Por isso, ainda que seja um passeio caro, navegar Canais de Veneza é simplesmente incrível!

Eu sei que o passeio de gôndola em Veneza não é um ponto turístico comum, mas sim, uma atividade. Mas não custa indicar, pois é fundamental na sua lista sobre o que fazer em Veneza.

Dica interessante, se você for bom de papo e o gondoleiro estiver de bom humor, pode ser que você consiga um desconto no passeio, que custa 80 euros por pessoa para um passeio de 30 minutos.

Para comprar o ingresso, basta procurar um dos gondoleiros, que vendem seus serviços na Praça San Marco, super fácil de encontrá-los ou agende antecipadamente um passeio de gôndola em Veneza.

Trem => Como comprar passagens de trem na Itália

 

Carnaval de Veneza

O que ver em Veneza?
Fantasias no Carnaval de Veneza.

Se você acha que vai cantar marchinhas ou que vai pipocar atrás de um trio elétrico, está bem enganado. O Carnaval em Veneza é diferente do que estamos acostumados pelo Brasil, mas é excitante, é único! Começando pelo clima frio, devido ao período do ano em que ele acontece (entre fevereiro e março). Para saber mais leia sobre Europa no inverno e destinos de inverno na Itália.

Esse também não é um ponto turístico, mas um evento turístico que atrai muita gente para Veneza e recomendo que um dia você participe.

A diversão é garantida mesmo que você não tenha condições de comprar um ingresso para o baile, que custa em média, 1000 euros, mas com criatividade, você poderá comprar, em lojinhas e barracas espalhadas pela cidade, uma série de itens para montar seu look e entrar na folia, que em italiano significa brincadeira!

Inclusive, existe até um passeio diferente em Veneza, onde você faz a sua própria máscara!

Importante => Dicas de viagem para Itália

 

Dicas dos pontos turísticos de Veneza

A Cidade do Amor e das Águas é também a cidade das emoções, do jantar à luz de velas, das paisagens pitorescas, da magia e do encantamento. Visitar os pontos turísticos de Veneza ou simplesmente passear pelos seus becos e vielas é surpreender-se a cada momento.

E é também manter na memória o registro de uma experiência que, para a maioria das pessoas, é simplesmente inesquecível!

Por isso, quando estiver fazendo seu roteiro pela Itália, não deixe Veneza de fora do seu roteiro e, se possível, dedique alguns dias ou mesmo uma viagem só para a cidade curtindo os melhores hotéis da Itália

Muitas informações sobre a cidade e seu pontos turísticos estão disponíveis no site da cidade de Veneza.

Veja também esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Itália onde aparece não só Veneza, mas outros lugares incríveis do país. Vale a pena assistir:

Gostou das dicas? Conte nos comentários qual ponto turístico você mais curtiu ou indique o seu preferido.

 

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. ADRIANA

    Veneza é realmente uma cidade sensacional, com uma aura singular. Parabéns a autora da matéria que permite ao leitor se transportar para os principais pontos turísticos, conhecer um pouco desse lugar tão mágico e planejar uma visita.

  2. Polly Batista

    Oi, Adriana! Tudo bem?! Veneza é incrível mesmo! Muito obg pelo comentário!

  3. Gabrielle Valente

    Que texto maravilhoso! Já tava pensando em ir p Itália mas ainda não havia decidido por quais lugares iria passar. Agora Veneza está no meu roteiro!!! Ameeeeei

  4. Polly Batista

    Oi, Gabrielle! Que bom que gostou! Veneza é parada obrigatória!!! Você vai amar!!!! Boa viagem!