Carnaval em Veneza e outros eventos importantes na cidade

Carnaval em Veneza e outros eventos importantes na cidade

O Carnaval em Veneza é uma experiência única, completamente diferente de todo e qualquer conceito que temos sobre o que é carnaval. Para compreender sua beleza é preciso entender um pouquinho de história da festa, que começou no século XVI.

Além disso, mergulhar na magia desse evento é se transportar para um tempo onde a arte se refletia nos figurinos, nos gestos, nas músicas de estilo medieval e nos segredos escondidos por trás das máscaras.

Para dar um gostinho, podemos dizer que o Carnaval de Veneza começou com uma necessidade de permitir que a população mais pobre da cidade tivesse um pouco de diversão. A festa começava depois do Natal e durava seis semanas.

Os nobres curiosos por experimentarem o modo do povo se divertir, se disfarçavam com máscaras e iam às ruas. Naquele período, não havia nenhum controle e o resultado foram excessos de toda ordem, com o aumento de crimes e doenças sexualmente transmissíveis.

Por isso, houve intervenção do governo, que inicialmente proibiu a utilização de máscaras, até a total proibição da festa em 1797, por Napoleão Bonaparte, voltando a ser celebrada quase dois séculos depois, em 1979. Hoje, a festa atrai milhares de visitantes e é um dos eventos mais bacanas de Veneza. Confira mais agora.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza

Seguro viagem para Itália »

 

Como é o Carnaval em Veneza

Festas típicas de Veneza
Carnaval de Veneza tem desfiles de máscaras e fantasias.

O Carnaval de Veneza é uma verdadeira viagem no tempo, apesar de ser tão famoso quanto o Carnaval do Brasil, porém, é totalmente diferente.

Se você acha que vai encontrar trios elétricos ou desfile de carros alegóricos, tire seu cavalinho da chuva, porque lá o estilo é outro, a começar pelo clima, pois acontece no mês mais frio do ano, na Europa.

A principal característica é o uso de máscaras (cada uma mais linda do que a outra) e figurinos que buscam reproduzir o estilo dos nobres que viveram nos séculos XVII e XVIII, e também, retratar os personagens da Commedia Dell’Arte – figuras teatrais muito populares na Itália e por toda a Europa do século XVI até a metade do século XVIII, os mais famosos são os pierrôs, colombinas e arlequins.

A brincadeira acontece ao ar livre por toda a cidade, com desfile de máscaras e fantasias, shows com Djs, dança, apresentações de teatro de rua, desfile de barcos, o que caracteriza a festa do povo, enquanto bailes requintados, são promovidas pela elite veneziana nos hotéis, castelos e teatros, da cidade.

A Piazza San Marco é o ponto central da festa, que tem seu maior movimento nos finais de semana. Mas por toda a cidade é possível vivenciar a festividade com comemorações em praças, restaurantes, bares e na própria Laguna, onde barcos e gôndolas decorados dão um colorido especial à paisagem.

Agende => Passeios imperdíveis em Veneza

 

Quando e onde é o Carnaval de Veneza

Festas populares de Veneza
Várias celebrações fazem parte do Carnaval veneziano.

O Carnaval de Veneza, na Itália, é pura tradição, por isso as celebrações terão momentos específicos que se repetem todos os anos, para não perder nenhum, verifique no site da cidade e as datas, no período da sua viagem, já que em cada ano o Carnaval ocorre em dias diferentes. Aproveite e saiba como chegar a Veneza.

Abertura Corteo Acqueo (Desfile na Água): A Laguna recebe um desfile de gôndolas, barcos, com muita música, show de luzes e fogos de artifício. Acontece no sábado de Carnaval, no bairro de Cannaregio.

2º Corteo Acqueo (2º Desfile na Água): O segundo desfile na água acontece no domingo de Carnaval, no Grand Canale e vai até o rio de Cannaregio. Ao final do desfile uma série de barraquinhas típicas ficam à disposição dos visitantes para saborearem as comidinhas típicas de Veneza, como Cicheti (petiscos) e os doces famosos da cidade.

Cortejo das Marias: O cortejo das Marias é um evento que acontece tradicionalmente, partindo da Via Garibaldi até a chegada na Piazza San Marco, e se caracteriza pelo desfile de 12 moças, dentre elas será escolhida a mais bela, aquela que será a Colombina do Carnaval.

O que fazer no Carnaval em Veneza
Voo do anjo | Foto: fotogoocom, via Wikimedia Commons.

Volo dell’Angelo (Voo do anjo): Esse é o momento da abertura oficial do Carnaval, no qual a Colombina do ano anterior, sai do Campanário “voando” até chegar no pátio do Palazzo Ducale.

Voo da Águia: O Voo da Águia marca a escolha da nova Maria, que também partirá do alto do Campanário, porém com destino à Piazza San Marco para ser anunciada como a Colombina do Carnaval.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Premiazione della Maria (Premiação da Maria) e o Voo do Leão: Esse é o momento em que a Maria escolhida receberá sua premiação, mais ou menos como a coroação da rainha do carnaval, e na sequência, a bandeira com o símbolo da cidade, o Leão Alado de São Marcos, é erguida como símbolo do encerramento do Carnaval.

Fácil => Ingresso da Basílica de São Marcos em Veneza

 

Curiosidades do Carnaval em Veneza

Curiosidades do Carnaval em Veneza
Fantasiados não falam, apenas gesticulam.

O mais encantador de descobrir novas culturas é vivenciar experiências com as quais não estamos acostumados. Isso é o que enriquece a nossa viagem.

Embora, minha expectativa como carioca não fosse encontrar um Carnaval como o do Rio de Janeiro (a começar pelo frio), confesso que fui surpreendida com a folia veneziana que não deixa nada a desejar em beleza, organização, tranquilidade, segurança, boa comida e muita, muita diversão. Saiba também sobre os restaurantes em Veneza.

Algumas curiosidades ficarão para sempre registradas na minha memória, são elas:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  • Os mascarados quase nunca falam, apenas gesticulam, de forma que você não distingue o personagem da pessoa que está por trás da máscara, e isso foi encantador!
  • O ponto mais importante da festa é o Cortejo das Marias, um desfile das 12 moças mais bonitas da cidade. A tradição remonta à época medieval, em que moças pobres e bonitas recebiam joias, vestidos e dotes para que pudessem se casar com jovens ricos. Pensar nas Marias daquela época me causou um certo desconforto. Por falar em dinheiro, confira qual moeda levar para Itália.
  • Nas escolas de samba temos o enredo, no Carnaval em Veneza temos o tema, quando você estiver preparando sua viagem, busque saber o tema que será festejado e prepare sua fantasia.
  • A beleza das roupas e das máscaras são um detalhe à parte, elegância e muita pompa, para representar os nobres dos carnavais de outrora. Os bailes privados são puro luxo e somente uma parcela da população consegue participar.
Compras em Veneza
Você pode alugar uma fantasia ou comprar uma máscara em lojas e barracas na cidade.
  • Você pode alugar uma fantasia, porém, para participar dos bailes privados além de ter que desembolsar uma grana, vai precisar conhecer alguém que te indique. Algumas dicas de locais para o aluguel: Atelier Mareta e Atelier Tiepolo.
  • Atualmente, por conta da segurança contra o terrorismo, em alguns pontos turísticos de Veneza não é possível acessar com máscaras, esteja atento para não correr o risco de ser parado pelos Carabinieri, a polícia italiana.
  • Alguns doces típicos italianos são preparados apenas durante o Carnaval, na região do Vêneto, onde está Veneza. Os mais famosos são o Krapfen, de origem austríaca, parece com o nosso Sonho, porém, com recheio de damasco, as Castagnole Fritte ou Tortelli que parecem rosquinhas recheadas, cobertas de açúcar e a Frittella, doce eleito como símbolo de Veneza.
  • Existe um site que fala somente sobre o Carnavale Venezia.

Incrível => Walking tour em Veneza

 

Outros eventos em Veneza

Eventos em Veneza
Regata de Befana acontece no Grande Canal.

Em uma cidade em que a tradição é uma das suas marcas principais, claro que Veneza oferecerá ao viajante várias outras oportunidades de comemorar alguma data importante. Selecionamos algumas, bem interessantes, além do Carnaval, e dos tradicionais feriados na Itália.

 

Auguri di Capodanno

Como em outras cidades europeias, no dia primeiro de janeiro, mesmo com um frio de lascar do inverno na Europa, algumas pessoas decidem se banhar nos rios ou lagos gelados. Em Veneza, acontece isso também! Para comemorar a chegada do novo ano, mergulham nas águas do Lido di Veneza.

 

Regata da Befana

Enquanto no Brasil, comemoramos o dia de Reis (os três reis magos), na Itália é comemorado o dia da Befana. Ela seria uma velhinha (ou bruxa) que, como a fada do dente, passa para ver se as crianças se comportaram bem durante o ano anterior. Se sim, ganham doces, do contrário, ganham carvão.

Em Veneza, neste dia, acontece a Regata da Befana, que é quando homens vestidos de velhinhas, disputam uma corrida de barco, no Grande Canal. Conheça mais sobre as curiosidades da Itália.

Aproveite => Ingresso sem fila para o teatro La Fenicee em Veneza

 

Festa de São Marcos e Festa do Bòcolo

Passeios gratuitos em Veneza
Festa de São Marcos tem procissão na Piazza San Marcos.

No dia 25 de abril, em plena primavera, é comemorado o dia do padroeiro da cidade, São Marcos. É quando acontece a procissão na Piazza San Marco em homenagem ao santo.

Neste mesmo dia, acontece a Festa del Bocolo, uma romântica festa durante a qual os homens apaixonados dão um botão de rosa vermelha à sua amada.

A história del Bòcolo é bela, mas triste. Diz a lenda que uma jovem, filha do Doge de Veneza se apaixona por um rapaz pobre de Veneza. E claro, esse romance não era aprovado pelo seu pai. Para convencê-lo a dar a mão de sua filha, o jovem se oferece como soldado e segue Carlos Magno em batalha.

Querendo mostrar ser digno do amor da filha do Doge, o jovem rapaz se torna o mais glorioso soldado, e sua fama corre por toda Veneza.

Mas, ele morre durante uma das batalhas e quando seu batalhão volta para cidade, a jovem corre para encontrá-lo, mas recebe apenas um botão de rosa vermelha, representando o sangue do rapaz pelo amor dela.

Experiência => Tour guiado a pé por Veneza

 

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Bienal de Veneza

Um dos maiores eventos da cidade, acontece do final de maio até a metade de novembro e atrai artistas do mundo todo. As exposições ficam espalhadas por toda a cidade.

 

Festa do Redentor

Dicas de passeios em Veneza
Festa do Redentor | Foto: Luukas, via Wikimedia Commons.

Outra festa muito aguardada em Veneza é a festa do Redentor, na qual se comemora o fim da peste, que assolou Veneza em meados do século XVI. A comemorações são feitas com muitos fogos de artifícios e comidas típicas.

Veja também => Ingresso para o Museu Leonardo da Vinci em Veneza

 

Veneza Jazz Festival

O Festival de Jazz de Veneza convida os amantes do jazz para esse grande evento. A cidade fica repleta de pessoas para curtirem os shows nas praças, teatros e museus. E se você gosta de música, confira o post com um roteiro cultural com as cidades que respiram ritmos.

 

Festival de Cinema de Veneza

O Festival de Cinema acontece no final do verão e é uma excelente oportunidade de ver várias celebridades circulando por Veneza. No Palácio do Cinema, que fica no Lido, são exibidas as mostras de filmes. E para economizar, não deixe de ler sobre os passeios gratuitos em Veneza.

 

Festa della Salute

Turismo religioso em Veneza
Festa acontece na Basília della Salute.

Como a festa do Redentor, a festa da Salute é uma forma de agradecimento ao fim da peste. Porém, essa festa ocorre na Basílica della Salute, igreja construída com doações feitas pelos habitantes de Veneza.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Tudo sobre o Carnaval em Veneza

Como se pode ver, Veneza é um convite à história, à tradição e ao encantamento, visitar essa cidade é mais do que conhecer um famoso roteiro turístico, é mergulhar em um passado riquíssimo de um povo que soube fazer de sua história, um espetáculo para as novas gerações. Venha visitar Veneza!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar para Veneza e conhece o mundo!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *