Como chegar em Veneza e dicas de transporte para se locomover

por Elaine Cerqueira

Como chegar em Veneza e dicas de transporte para se locomover

Quando planejam viajar para a Itália, muitas pessoas têm dúvidas sobre como chegar em Veneza e isso é perfeitamente natural, porque grande parte delas imagina que a cidade está localizada em um ilha, o que não é verdade.

Os encantos de Veneza se devem, exatamente, pela sua formação peculiar e, ao mesmo tempo, complexa.

Ela é formada por mais de 100 pequenas ilhas, entrelaçadas pelos seus diversos canais e ligadas entre si por cerca de 400 pontes.

É interessante saber ainda que Veneza é dividida em duas partes: a continental, chamada Veneza-Mestre, e a insular, o Centro de Veneza.

Descobrir o melhor jeito de como chegar em Veneza não é difícil, na verdade, escolher o caminho para conhecer La Sereníssima, como ela é conhecida pelos italianos, será como ela mesma, surpreendente!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza

Seguro viagem para Itália »

 

Como chegar em Veneza

Veneza-Mestre

  • Avião
  • Navio
  • Trem
  • Transfer
  • Carro particular

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

 

Tipos de transportes para chegar em Veneza

Avião

Como chegar em Veneza
Veneza tem dois aeroportos.

O viajante que decidir chegar em Veneza de avião, poderá optar por dois aeroportos. O que fica mais próximo do Centro é o Aeroporto Marco Polo (cerca de 13 quilômetros), o outro é o Aeroporto de Treviso (aproximadamente 40 quilômetros).

O primeiro tem um maior número de operações internacionais e o segundo, mais utilizado pelas companhias aéreas que fazem os voos Low Cost (saiba como são as viagens de low cost na Europa). Desembarcando em qualquer um dos aeroportos, o viajante poderá chegar em Veneza, com tranquilidade, de ônibus, transfer ou táxi aquático.

Dica => Passeios imperdíveis em Veneza

 

Do aeroporto para o centro de Veneza

Opções de transporte em Veneza
Ônibus do aeroporto ao Centro | Foto: Kihij, via Wikimedia Commons.

Chegando no Aeroporto Marco Polo você encontrará há duas linhas de ônibus operam no trajeto entre o aeroporto e o centro de Veneza. A passagem da empresa ATVO custa cerca de 8 euros e a da ACTV custa 7 euros. O bilhete pode ser adquirido em diversos terminais no aeroporto e a viagem dura cerca de 20 minutos direto até Piazzale Roma.

Se a escolha for chegar em Veneza de barco, o viajante pagará cerca de 15 euros o bilhete individual da empresa Alilaguna. A Linha Laranja (Linea Arancio) tem saída a cada 15 minutos.

No Aeroporto de Treviso (ou Aeroporto Canova) também há uma linha de ônibus da ATVO, com tarifas que custam cerca de 22 euros.

Além dela, existe a opção do ônibus expresso, que leva aproximadamente 40 minutos para chegar em Veneza (Tronchetto ou Mestre). Quem opera é a empresa Barzi Service e o bilhete custa 11 euros. De lá será necessário pegar outra condução para chegar em Veneza.

Dica =>  Tours guiados baratos em Veneza

 

Navio

Cruzeiro em Veneza, na Itália
Navio de cruzeiro no porto de Veneza.

Para o viajante que chegar em Veneza de navio (há viajantes com destino às Ilhas Gregas, por exemplo, que seu navio tem parada em Veneza programada no roteiro), sua embarcação ficará ancorada no Porto de Veneza – Marítima.

 

Do porto para o centro de Veneza

Para chegar no centro após aportar em Veneza, você pode utilizar um trem elétrico da People Mover. É um transporte bem simpático, cujo bilhete custa 1,50 euros e tem como destino a Piazzale Roma.

Outras opções são ônibus (com baldeação em Tronchetto); transfer (muitas vezes oferecidos pela própria companhia marítima), táxi (média de 50 euros a corrida para 3 pessoas) ou táxi aquático. É bem diferente pegar um táxi na água, mas Veneza proporciona esse tipo de experiência. Saiba mais sobre as curiosidades e costumes da Itália.

Conheça => Ingresso da Basílica de São Marcos em Veneza

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Trem

Dicas de transporte para chegar a Veneza
Trem na estação Santa Lúcia | Foto: Andrzej Otrębski, via Wikimedia Commons.

Essa é a melhor alternativa para se chegar em Veneza porque, se viajar de trem pela Europa já é incrível, imagina com destino à Cidade das Águas! Além disso, os trens europeus são de modo geral, limpos, confortáveis e seguros. E o mais importante, eles dificilmente atrasam!

 

Da estação ferroviária para o centro de Veneza

Saindo dos aeroportos, além dos horários tradicionais, existe a possibilidade de se pegar o Trem Noturno com tarifas mais econômicas, que variam entre 7 e 12 euros pela empresa Trenitalia. Aproveite e saiba como comprar passagens de trem na Itália.

Quem vem de cidades mais distantes, deve descer em Veneza-Mestre e pegar um outro trem até a estação Central–Stazione Venezia Santa Lucia. No site da Trenitalia tem os valores dos trens que circulam pela Itália com destino à Veneza, seus horários e promoções.

Economia => Passagem de trem na Europa em oferta

 

Carro

Opções de transporte para Veneza
Carro é uma opção para chegar a Veneza, mas não é possível circular pelo centro.

Há quem prefira utilizar o carro para chegar em Veneza. Essa modalidade de transporte, de aluguel de carro, é muito comum na Europa, porém, como no centro de Veneza ele não poderá ser utilizado, o viajante deverá considerar o tempo de permanência na cidade para estimar os custos com estacionamento.

As diárias mais baratas para o estacionamento são em Veneza-Mestre, custam cerca de 15 euros. Depois, o viajante deverá pegar o trem para o centro. Outra opção é deixar seu carro em Tronchetto, onde o estacionamento custa cerca de 20 euros a diária e de lá pegar o People Mover para Piazzale Roma.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se a ideia for deixar o carro nos estacionamentos próximos à Stazione Santa Lucia, a média de preços da diária gira em torno de 35 euros. No site Parclick é possível simular o valor do estacionamento, de acordo com a data da viagem.

Como funciona​ => Aluguel de carro na Itália

 

Transfer

Transfer para Veneza
No site é possível simular o preço do transfer.

Alguns hotéis possuem vans particulares que podem pegar o viajante no aeroporto ou ainda barcos privativos para buscá-los no porto ou na estação. Também existem empresas particulares que realizam este serviço, como a Sun Transfers. No site, você pode simular o valor do transfer. Uma viagem do aeroporto Marco Polo para Veneza-Mestre, por exemplo, foi simulado em 46 euros.

Já no Get Your Guide, existem mais opções!

Prático => Translado do aeroporto para hotel em Veneza

 

Como se locomover em Veneza

Você escolheu seu meio de transporte favorito e pronto chegou em Veneza! E, mais especificamente, ao centro da cidade, lugar onde suas expectativas estão prestes a serem satisfeitas, ou melhor, superadas! Veneza é pequena e dependendo da localização do seu hotel,  é possível ir até a pé.

Como citei no artigo, carro não é uma opção para se locomover em Veneza. Afinal, suas ruas são formadas por canais, todo o transporte é feito pela água. Por isso, durante sua estadia na cidade irá se locomover por outros meios de transporte.

Prático => Tour guiado pelo Campanário de São Marcos em Veneza

 

Vaporettos

Transportes no centro de veneza
Vaporettos são os ônibus de Veneza.

Os vaporettos são os ônibus de Veneza. Eles possuem vários pontos de parada (fermatta), e você pode combinar a compra de bilhete com ônibus ou trem (CityPass). O valor vai variar de acordo com o período que o viajante pretende girar pela cidade, sendo que o bilhete simples custa 7 euros e pode ser utilizado por 60 minutos, a partir da validação.

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas existentes em todas as estações e também nas bancas de revistas. Em último caso, dá para comprar o bilhete dentro do vaporetto, mas você pode não encontrar o funcionário     responsável.

As principais linhas para o viajante são a 1 e 2, que percorrem todo o Grande Canal. Além de você poder admirar Veneza por diversos ângulos, é uma experiência interessante.

E, se você for bom observador, conseguirá sentir a atmosfera de quem vive em Veneza, descobrindo a cidade pelos olhos de sua gente. É fascinante e rende boas histórias para contar.

Dúvida => Como usar WhatsApp no exterior

 

Táxi Aquático

Tipos de transporte no centro de Veneza, na Itália
Táxi aquático é confortável, mas caro.

O táxi aquático é de longe a opção mais confortável, porque diferente do Vaporetto, ele não faz paradas e circula por toda a cidade, deixando o viajante no ponto em que ele quiser (e puder). No entanto, os preços são bastante salgados.

Existe um acordo entre taxistas e o Comune de Veneza (Prefeitura) para estabelecimento das tarifas baseadas no trajeto. O taxímetro inicia com 15 euros e a cada minuto são acrescidos 2 euros ao valor. Assim, as viagens ficam em  média entre 60 e 135 euros.

Pode valer à pena economizar aproveitando o táxi aquático em grupo, considerando que ele pode comportar até 10 pessoas.

Planejamento​ => Roteiro no sul da Itália

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Traghetto

Dicas de viagem em Veneza
Traghetto comporta até 8 pessoas | Foto: Gary Houston, via Wikimedia Commons.

O Traghetto é um barco muito parecido com a tradicional gôndola, que também serve como meio de transporte. Ele comporta até 8 pessoas, todas em pé, o que requer uma certa habilidade já que balança bastante. Se quiser outra opção, confira um passeio de barco turístico em Veneza, com várias paradas.

É uma opção com pouquíssimo conforto, se pensarmos no romantismo das gôndolas tradicionais. Além disso ele só passa por canais onde não há pontes. A vantagem é que para cruzar o Grande Canal você pagará cerca de 1 euro e ainda pode tirar fotos com os gondoleiros.

Tipos de => Vistos para a Itália

 

Gôndolas

Passeios em Veneza
Gôndolas é um cartão portal e transporte na cidade.

As gôndolas são o primeiro cartão-postal de Veneza e o símbolo mais romântico da cidade. Elas comportam até 4 pessoas, por isso, se você não quiser um passeio romântico e mais privado pode economizar compartilhando com mais pessoas.

Os preços não são nada convidativos, cerca de 80 euros por pessoa para um passeio de mais ou menos 40 minutos, mas o viajante poderá negociar com o gondoleiro, de acordo com o trajeto que desejar seguir. Se preferir já agende antecipadamente um passeio de gôndola em Veneza.

E por falar neles, pode-se dizer que os gondoleiros são um show à parte! Charmosos e sedutores, são facilmente encontrados pela cidade com seus trajes típicos. Eles cantam durante todo o percurso, tornando o passeio de gôndola ainda mais especial.

Curiosidades => Culinária da Itália

 

Caminhar

Passeios a pé em Veneza
Caminhar é uma opção para quem quer se surpreender com a cidade.

Caminhar é a experiência mais encantadora e surpreendente para quem pretende se locomover em Veneza. E o melhor é que não custa nada! Para os fotógrafos, que como eu adoram descobrir novos ângulos, é um prato cheio. Você pode também participar de um tour guiado a pé por Veneza. Imperdível!

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Dicas de como chegar e se mover em Veneza

Dito tudo isso, chegar e se locomover em Veneza não parece ser assim tão difícil. Diferente de algumas cidades turísticas não há alta ou baixa temporada, Veneza é fervilhante em qualquer época do ano, por isso se planejar com antecedência é essencial para conseguir boas promoções.

Além disso, é fundamental observar os horários de saída e chegada, já que eles podem mudar durante o inverno e no verão. É importante saber que em muitos países da Europa, inclusive na Itália, não há catraca para validação do bilhete em trens, ônibus ou metrô. O viajante deve validar o ticket no terminal, evitando constrangimentos e multa.

Chegando, é só aproveitar a atmosfera de Veneza, os melhores hotéis da Itália, seus cafés charmosíssimos, arquitetura, suas cores e sua gente. Já ouvi falar o quanto é bom “se perder” em Veneza. De fato, quando você caminha na cidade entende sua história e se depara com uma nova paisagem. É, na verdade, é fácil se perder, no tempo e no espaço!

E por falar em tempo, dá uma olhada neste vídeo incrível do carnaval em Veneza, feito pelo site oficial de turismo da cidade. Preste atenção das panorâmicas da cidade, que coisa linda! Parece realmente uma volta ao tempos medievais:

Gostou das dicas? Já utilizou algum desses meios de transporte em Veneza? Conte nos comentários.

 

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *