Arredores de Veneza: 6 lugares e cidades perto para visitar

por Elaine Cerqueira

Arredores de Veneza: 6 lugares e cidades perto para visitar

Se você puder ficar mais de três noites na Itália, não se esqueça de conhecer os arredores de Veneza e incluir no seu roteiro outras cidades maravilhosas da região do Vêneto. Embora o país seja uma explosão de descobertas e novas experiências, nada é mais singular e, ao mesmo tempo, tão diversificada quanto essa fascinante região.

Muitos visitantes, depois de circularem exaustivamente pelos becos e vielas, fazem diversos passeios do tipo “bate e volta”, buscado conhecer os arredores de Veneza. O objetivo é ampliar suas percepções, afinal, estar em Veneza é algo tão marcante, que passear pelos seus arredores significa prolongar esta sensação.

Sair do burburinho do centro faz o visitante descobrir uma cidade mais tranquila, com recantos onde o tempo parece ter parado. Mas isso não significa que seja algo menos encantador nem tedioso, e sim que uma nova perspectiva, um novo olhar, novos sabores, novos sons e novas cores poderão ser descobertas. Conheça agora as belezas incríveis dos lugares próximos de Veneza.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Veneza

Seguro viagem para Itália »

 

Lugares nos arredores de Veneza para visitar

  • Murano
  • Burano
  • Torcello
  • Lido de Veneza
  • Pádua
  • Verona

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

 

Murano

Arredores de Veneza
Fundada pelos romanos, a ilha de Murano também teve grande importância no passado.

Certamente, você já ouviu falar dos Vidros de Murano ou Cristais de Murano, pois foram as esculturas feitas por diversos artesãos da cidade, que deram popularidade a este lugar, chamado de A Ilha de Vidro. Fundada pelos romanos, a ilha de Murano também teve grande importância no passado, devido ao seu porto e produção de sal.

O trabalho, desenvolvido pelos artesãos locais, conserva ainda hoje a tradição de utilizar grandes fornalhas, que funcionam com altíssimo grau de temperatura, para o derretimento e modelagem do vidro.

Por essa razão, no final do Século XIII, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a se mudarem para Murano, pois sua atividade foi considerada um risco para a cidade, devido à fumaça e pela frequente ocorrência de incêndios.

Dizem as más línguas que tudo isso era balela, pois o que se pretendia era o isolamento dos artesãos para proteção dos segredos da fabricação dos vidros e assim garantir a soberania nas exportações. Verdade ou não, com o aumento das exportações, após a transferência dos artesãos para Murano, a ilha foi considerada o maior produtor de cristais da Europa.

Aliás, era tão importante garantir tais segredos que até hoje o nome Murano é protegido por DOC (Denominação de Origem Controlada), isto é, só pode receber este nome as peças produzidas na Ilha de Murano.

Dica => Passeios imperdíveis em Veneza

Igrejas perto de Veneza
Você também poderá conhecer a Igreja de Santa Maria e São Donato.

Para o viajante explorador dos arredores de Veneza, Murano é aquele passeio pertinho (cerca de 1,5km), imperdível! Você poderá visitar as fábricas de cristais e assistir de perto a confecção de uma peça e, quem sabe, até participar de uma aula para fazer cristais em Murano.

Também pode optar por visitar o Museu do Vidro, com um acervo interessantíssimo. Além disso, o viajante também poderá conhecer a Igreja de Santa Maria e São Donato e a Igreja de São Pedro Mártire.

Como chegar:

  • Vaporetto saindo da Piazza San Marco – Linhas 12, 41 e 42 – o trajeto dura cerca de 30 minutos – cerca de 15 euros (ida/volta)
  • Através de passeios saindo do centro de Veneza – Cerca de 25 euros 

Imperdível => Passeio de barco pelas ilhas próximas a Veneza

 

Burano

Verona e arredores
Ilha é muito conhecida por suas casas coloridas e pela produção de rendas.

Essa pequena ilha localizada nos arredores de Veneza (cerca de 7 quilômetros ao norte) é muito conhecida por suas casas coloridas e pela produção de rendas, que outrora atendia à realeza, com seus delicados desenhos chamados de Merletto Buranese, que formam paisagens, barcos… tudo feito pelas mulheres da região.

Embora não haja muita coisa para se visitar em Burano, o viajante atencioso descobrirá que em um passeio, que não dura mais de três horas, pode se revelar bem interessante. Você encontrará muito da gastronomia veneziana de forma tradicional e vai se deleitar com os famosos biscoitos venezianos, experimente o mais tradicional deles: a bussolà buranelli!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Porém, para os amantes da fotografia, como eu, Burano é uma oportunidade deliciosa de luzes e cores vibrantes! Dizem que as casas são pintadas assim para servirem como guia para os pescadores, no retorno aos seus lares em dias de muita neblina.

Mas vamos combinar, não deve ser uma delícia retornar de um dia de trabalho com uma vista assim? Cada habitante deve pedir autorização e respeitar as cores estabelecidas pelo Comune, uma espécie de Prefeitura, de Burano. E se você gosta de saber fatos curiosos como esse, leia o post sobre as curiosidades da Itália.

Como chegar:

  • Vaporetto saindo de Fondamenta Nuove ou San Zaccaria – Linha LN – o trajeto dura cerca de 45 minutos – cerca de 15 euros (ida/volta)
  • Através de passeios saindo do centro de Veneza – Cerca de 25 euros

Conheça => Excursão guiada por Burano

 

Torcello

Cidade italiana no Veneto
Esta é a ilha mais antiga de Veneza, herdeira de histórias e lendas.

Rústica e silenciosa, a ilha mais antiga de Veneza, herdeira de histórias e lendas da época em que Átila, o rei dos Hunos, passou por lá. Naquele período, a população de Veneza Continental se viu ameaçada por Átila e refugiou-se em Torcello, que é a ilha mais distante. Aqui permaneceram em segurança já que os Hunos nada conheciam sobre navegação e não sabiam nadar, sendo impedidos de alcançá-los.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Era em Torcello a localização do Porto no qual as grandes embarcações aportavam saindo da Europa com destino à China. Por essa razão, a Ilha foi marcada por grande movimentação de pessoas e, no passado, se tornou a ilha de Veneza com o maior número de habitantes. Entretanto, sua população foi praticamente dizimada por uma epidemia de malária no século XV.

Em Torcello, o que eu mais gostei de fazer foi o passeio ao ar livre para observar as ruínas do grandes palácios da época do Império Romano, mas você poderá visitar a Catedral de Santa Maria Assunta, que possui uma belíssima arquitetura da era bizantina e, bem pertinho dela, a igreja da Santa Fosca.

Outros pontos interessantes são a cadeira de mármore que, segundo a lenda, pertenceu ao Átila (como, se eles não sabiam nadar e nem chegaram lá?), a Ponte del Diavolo e o Museu Arqueológico. Ah, e lembre-se que para conhecer tudo isso é fundamental você saber quais são tipos de visto para Itália aplicados para brasileiros.

Geralmente, as pessoas optam por contratar os passeios ou excursões que levam cerca de 4 horas para visitar as três ilhas: Murano, Burano e Torcello. Considerando a ideia de um giro do tipo bate e volta, acho que é muito mais interessante porque você vai economizar dinheiro e tempo.

Como chegar:

  • Vaporetto saindo de Burano – Linha LN – o trajeto dura cerca de 5 min (partindo de Burano e 50min (Partindo de Veneza) – cerca de 15 euros (ida/volta)
  • Através de passeios saindo do centro de Veneza – Cerca de 25 euros

Fácil => Passeio de barco até Torcello

 

Lido de Veneza

Blog Veneza
Ela possui mais de 15 quilômetros de praia e separa a lagoa do mar Adriático.

Essa é a ilha sensação do verão em Veneza por ser a mais próxima do centro. Ela possui mais de 15 quilômetros de praia e separa a lagoa do mar Adriático. Pode-se dizer que é a área mais residencial e chique de Veneza.

Entretanto, na alta temporada na Itália é invadida por turistas ávidos para se refrescarem e aproveitarem suas praias, já que em outras épocas do ano o viajante poderá encontrá-las fechadas. Inclusive, confira o post sobre o verão na Itália, com dicas de destinos imperdíveis.

De arquitetura moderna, difere da atmosfera de Veneza, mas nem por isso deixa de ser encantadora e muito usada para quem quer economizar no orçamento, fugindo dos altos preços de hospedagem em Veneza.

Além de poder curtir suas praias maravilhosas, o viajante poderá visitar o Festival de Cinema de Veneza, que ocorre no final do verão (setembro) ou fazer uma aposta no Cassino Venezia, o mais antigo do mundo.

Como chegar:

  • Vaporetto – linhas 1, 2, 51, 52, 62, N e LN

Descubra => Tour tesouros de Veneza

 

Pádua

O que fazer nos arredores de Veneza
Pádua também é conhecida pelo turismo religioso.

Pádua ou Padova (em italiano) é mundialmente conhecida por sua notória Universidade, uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Pádua. Esse status faz da cidade um recanto de jovens universitários, com toda a estrutura para atender a esse público.

Também é conhecida pelo turismo religioso na Itália, pois foi onde viveu e morreu o frei franciscano português, Antônio de Lisboa, que depois de canonizado se tornou Santo Antônio de Pádua. Sim, ele mesmo, o santo casamenteiro e das mulheres grávidas!

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Pádua é uma cidade que merece entrar em seu roteiro na Itália, conhecendo os arredores de Veneza. Pode-se começar pelo centro histórico, depois visitar a maior praça da Itália, a Prato del Valle e suas 78 estátuas de figuras importantes da história da cidade.

E ainda conhecer a Basílica di Sant’Antonio, na qual encontram-se os restos mortais do santo e o Caffè Pedrocchi, que já foi um ponto de encontro de muitos intelectuais do século XIX.

Para quem curte observar o estilo de vida local, passear pelo mercado da Piazza delle Erbe e o Palazzo della Ragione é uma boa pedida.

Como chegar:

Prático => Cruzeiro de Veneza para Pádua

 

Verona

Melhores cidades perto de Veneza
Verona é parada obrigatória para os românticos e apaixonados.

Conhecida como a Cidade dos Namorados, Verona é parada obrigatória para os românticos e apaixonados que visitam os arredores de Veneza, principalmente se estão em lua de mel. A cidade é belíssima! Para conferir, veja esse post sobre os pontos turísticos de Verona.

Não foi à toa que William Shakespeare escolheu seus cenários para escrever “Romeu e Julieta”. Aliás, por toda a cidade você encontrará referências ao romance escrito pelo dramaturgo inglês.

Prepare a máquina fotográfica porque Verona possui paisagens e ângulos de extrema beleza e que você não encontrará em nenhum outro lugar. Ao chegar, visite a casa de Julieta e não esqueça de deixar na parede os votos trocados com o seu amor. Diz a lenda que isso fará com que o sentimento de vocês dure para sempre!

Para um passeio bate e volta, é interessante saber que em Verona existe um bilhete único, o Verona Card, que permite o acesso a passeios por 4 igrejas: Basílica di San Zeno Maggiore, Basílica di San Fermo, Duomo di Verona e Santa Anastácia. O bilhete de 24 horas custa 18 euros e o de 48 horas custa 22 euros.

Imperdível => Excursão para Verona saindo de Veneza

 

Como aproveitar os arredores de Verona

Enfim, conhecer os arredores de Veneza é tão interessante quanto ficar na própria cidade em alguns dos melhores hotéis da Itália, pois, com um pouco mais de tempo, é possível vivenciar experiências tão incríveis, que ficarão para sempre guardadas em nossa memória.

Aproveite para descobrir qual é o clima na Itália para viajar na época certa. E, claro, confira  esse vídeo incrível sobre Burano, produzido pelo site oficial de turismo de Burano. Encantador:

Quer visitar os arredores de Verona? Qual cidade você mais gostou? Comente a sua resposta!

 

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *