Viajar barato: quanto gasto em Veneza com hotéis, comida, etc
Quanto gasto em Veneza? Quanto um turista gasta por dia? Quanto custa comer em Veneza? Quanto custa viajar para Itália? Certamente, esses são alguns dos primeiros pensamentos do viajante que sonha em conhecer a Cidade das Águas. Afinal, os pacotes para Veneza têm fama de caros, quando comparados a outras cidades da Europa.
Se esse é realmente seu sonho, com um bom planejamento, a fama de Veneza não irá te assustar. Muito pelo contrário, estudar os detalhes da sua viagem não só a tornará cada vez mais possível, como também te permitirá decidir com segurança sobre o roteiro, quando viajar e quanto levar.
Além disso, esse momento, o do planejamento, é tão emocionante quanto a própria viagem, porque é quando o seu sonho começa a tomar forma, começa a ser palpável. É quando você percebe que ele está prestes a se tornar realidade!
Seja sua viagem de lua de mel em Veneza ou um passeio para toda família ou solitário, aproveite essas dicas a seguir e programe-se!
Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália
Vá direto ao ponto
Quanto custa viajar para Veneza?

Antes de mais nada, relacione as despesas básicas, necessárias à viagem. Lembre-se de que a Itália é país membro da União Europeia, logo saiba qual moeda levar para a Itália. E esse é um detalhe de extrema importância, já que o Euro vale quase cinco vezes mais que o Real.
E vale lembrar que as despesas podem ficar ainda maiores, dependendo do clima da Itália. Se você for no inverno na Itália terá despesas com vestuário e calçados (quando fui a primeira vez, pedi tudo emprestado), porém os preços de hospedagem estão mais acessíveis. E, pensando nisso, leia também o post sobre o que fazer em com chuva em Veneza.
Se for no verão na Itália ou no carnaval em Veneza, na alta temporada, os valores serão mais altos também, porém, com disposição você pode economizar no transporte, substituindo por caminhadas a pé.
Pense também no seu orçamento, a partir dele você conseguirá ajustar o tempo de permanência na cidade.
Dica => Passeios imperdíveis em Veneza
Quais despesas terei em Veneza?

Seguro Viagem para Veneza
Primeiro item da lista porque o seguro viagem é obrigatório na Europa. A cobertura deverá ser de no mínimo de 30 mil euros.
Dessa maneira, além de você estar dentro das leis aplicáveis aos turistas, terá a tranquilidade de saber que, em qualquer eventualidade, seja com relação a sua saúde e a da sua família ou outros problemas como extravio de malas, por exemplo, será facilmente resolvido.
A maneira mais prática de saber o custo do seu seguro viagem é acessando o site Seguros Promo. Através dele, você poderá comparar os planos das melhores seguradoras do Brasil e estimar o seguro com melhor custo-benefício. Saiba se a Seguros Promo é confiável.
Confira => Internet portátil e rápida na Europa
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Passagem aérea para Veneza
Atualmente, é possível conseguir boas promoções de passagens aéreas, esse item pode parecer um dos mais altos, mas se você comprar com antecedência, garantirá bons preços e até parcelamentos.
Avalie somente se você pegará um avião que te deixará em Veneza, ou se pretende passar por outros lugares antes de chegar na cidade, pois neste último caso, você deverá incluir na lista o custo com esse deslocamento.
Porém, falando em economia, os voos mais baratos costumam ser para cidades mais bonitas da Itália e/ou maiores, como Milão ou Roma.
Minha dica é: em caso de promoções, dê preferência a Milão, que é bem mais próxima de Veneza. Contudo, você não encontrará dificuldades em se deslocar internamente pelo país, graças ao sistema ferroviário que funciona muito bem.
Na Alitália você pode, inclusive, parcelar em 10 vezes sem juros a sua viagem. Em média, a passagem em classe econômica gira em torno de 800 euros, ida e volta. Há também a Latam que também voa para o país e inúmeras outras cias europeias que oferecem voos.
Descubra => Ticket para o Palácio Ducal de Veneza
Hotéis em Veneza

Esse sim é o item mais caro do seu gasto em Veneza, por isso a escolha do período da viagem e da proximidade entre o hotel e os principais pontos turísticos de Veneza, precisa ser feita com atenção.
No post sobre onde ficar em Veneza você encontrará sobre as melhores regiões de Veneza para turistas e ressalto a importância de pensar nas peculiaridades da cidade na hora de escolher a melhor localização para ficar.
Estimei aqui alguns os valores de diárias mais baratas, de acordo com os bairros de Veneza, após pesquisa no site Booking.com, durante a Primavera: Cannaregio (90 euros), San marco (95 euros), Castello (70 euros), San Polo (100 euros), Santa Croce (110 euros), Dorsoduro (110 euros), La Giudecca (65 euros), Mestre (60 euros).
Confira => Barco turístico em Veneza
Se locomover em Veneza
Outro gasto em Veneza que merece nossa atenção é com os transportes. A cidade também é conhecida por ter o transporte público mais caro da Europa, o Vaporetto.
Provavelmente, optando por pernoitar na cidade e levando-se em conta que os hotéis mais econômicos estão fora do Centro, o custo de locomoção deverá ser considerado com atenção. Você encontrará detalhes sobre isso no post sobre como chegar em Veneza e se locomover na cidade.
Chegando no Aeroporto Internacional Marco Polo, você precisará pegar um trem (12 euros), um ônibus (8 euros) ou um barco (15 euros) até o Centro de Veneza (Estação Santa Lucia) ou Mestre.
As ruas de Veneza são seus canais, para qualquer direção que se pretenda ir no Centro, o viajante gastará em média com táxi aquáticos (60 euros), Tragheto (1 euro; você fica em pé em um barco tipo as gôndolas com outras 7 pessoas), gôndolas (80 euros) e o vaporetto que custa cerca de 7 euros (bilhete simples) por pessoa e você pode utilizá-lo por até 75min.
Caso fique mais tempo na cidade pode optar por tickets turísticos com validade de 24h, 48h, 72h ou para 7 dias. Os valores variam de 20 euros a 60 euros.
Para comprar o bilhete do vaporetto, vá diretamente na parada do vaporetto, nas edicolas (banca de revista) ou em alguns bares.
Lembre-se de validar o bilhete antes de embarcar, pois não há cobrador a bordo e, caso haja vistoria por parte da polícia local, você pode receber uma multa por não ter validado o bilhete.
Se a ideia for fazer o aluguel de carro na Itália, lembre-se que ele deverá permanecer estacionado, durante todo o tempo de sua estadia. As diárias do estacionamento custam em média 15 euros em Mestre, 20 euros em Tronchetto e 35 euros próximo à estação de trem de Santa Lucia.
A não ser que você decida ficar mais de um dia na cidade e conhecer os arredores de Veneza, deslocar-se a pé será sempre a melhor opção para se economizar em Veneza. Aproveite para fazer as descobertas que todos os viajantes comentam ao se perderem por suas vielas.
Conheça também => Passeio diferente em Veneza
Alimentação em Veneza

Esse item vai depender muito do perfil do viajante e do seu orçamento. Afinal, pode ser que você não se importe em trocar uma refeição em um restaurante, por um lanchinho rápido e de pé que custa cerca de 6 euros, sem a bebida, (os famosos tramezzini são uma excelente opção de lanche assim). Sem dúvida alguma, custará mais barato do que comer em um restaurante que está afastado do Centro.
O que encarece, e muito, o valor de tudo em Veneza é o famoso Coperto (taxa para se sentar à mesa e usar a louça do local) e a taxa de imposto (servizio), que varia entre 10% e 15%, sobre as refeições. O imposto, em alguns estabelecimentos, já está incluído nos preços e em outros não, então, é bom estar atento.
Indico a seguir alguns restaurantes com boa relação custo-benefício para uma refeição; os preços variam entre 10 euros e 15 euros, sem a bebida:
- Il Mercante Cocktail Bar – De ambiente acolhedor, além de poder saborear bons pratos, oferece várias opções de drinks. Onde encontrar: San Polo 2564 | Fondamenta dei Frari, 30125 Veneza, Itália;
- La Tecia Vegana – Uma excelente opção para o público vegano, localizado longe da badalação do Centro de Veneza. Onde encontrar: Calle dei Sechi Dorsoduro 2104 | Sestiere Dorsoduro 2104, 30123 Veneza, Itália;
- Trattoria Bar Pontini – Conhecido por suas generosas porções, oferece um ambiente familiar com uma boa relação custo/benefício para o viajante. Onde encontrar: Fondamenta Cannaregio, 1268, 30121 Veneza, Itália.
Outras opções interessantes você poderá encontrar no post sobre restaurantes em Veneza.
Prático => Tour guiado pelo Campanário de São Marcos
Passeios em Veneza

Veneza é uma cidade que, por si só, já é um excelente passeio. Muitos viajantes que chegam à cidade com a intenção de passar apenas algumas horas, se deleitam com as belas paisagens e a beleza da sua arquitetura, antes mesmo de visitar qualquer outra atração turística.
Algumas delas, como a Piazza San Marco, a Torre dell”Orologio, Ponte de Rialto e alguns museus de Veneza são passeios gratuitos em Veneza e que você pode desfrutar sem gastar muito.
Outros como a Basílica San Marco (3 euros), a Torre do Campanário (8 euros), o Palazzo Ducale (20 euros), ou o passeio pelas Ilhas Burano, Murano e Torcello (25 euros), e ainda o passeio de Gôndola (80 euros), e muitos passeios em Veneza com crianças são todas opções em que você terá que arcar com custos.
No post sobre o que fazer em Veneza à noite, você encontra outras dicas de passeios e seus custos, para você poder incluir no seu roteiro.
Prático => Translado do aeroporto para hotel em Veneza
Programe-se para o gasto em Veneza
Uma vez feito todos esses levantamentos e definido o roteiro, será fácil estimar quanto você precisará para sua viagem. Logo, as dúvidas iniciais estarão todas solucionadas.
De forma geral, apenas considerando os itens abordados neste post e incluindo 50 euros para despesas extras (sorvete, água, compras em Veneza de lembrancinha, etc.), para uma pessoa passar 3 dias em Veneza, sem extravagâncias, estimamos o valor de 1.380 euros (arredondando), o que equivale na média do câmbio de hoje em dia (4,31), R$ 5.947,80, ou seja, em valor arrendondado, R$ 6.000,00.
Claro que esse valor pode variar, para mais ou menos, de acordo com a época do ano (alta e baixa temporada na Itália), o roteiro que for escolhido, local onde vai se hospedar, e o próprio estilo do viajante.
Também é importante frisar que esses valores têm como referência o ano de 2019, e por isso é necessária nova pesquisa à época da sua viagem.
E você, qual a sua experiência com gastos em Veneza? Compartilhe nos comentários!
Até + !!!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *