Roteiro no sul da Itália: o que fazer em 5 a 15 dias

por Elaine Cerqueira

Roteiro no sul da Itália: o que fazer em 5 a 15 dias

Um roteiro no Sul da Itália pode significar um momento de relax, muito romântico ou até mesmo um momento de aventura. Isso dependerá da sua vibe, o que fazer nas cidades que escolher visitar e quantos dias pretende ficar na região. Conheça as cidades que merecem a visita e veja a nossa sugestão de roteiro de turismo no Sul da Itália, de 5 a 15 dias.

A Itália é linda de ponta a ponta, isso é indiscutível! No Sul, entretanto, a combinação entre beleza histórica, arquitetura, arte e natureza é simplesmente perfeita. O que faz da região um destino certo de muitos turistas.

Por isso, você precisar dar a devida atenção a alguns detalhes básicos como o período do ano para viajar, por exemplo. Assim, tenta evitar a alta temporada e, com ela os custos altos de hospedagem, as estradas mais movimentadas e passagens mais caras.

Então, saber em que época do ano você quer ir, selecionar o que você quer conhecer e como se deslocar são as primeiras informações a se pesquisar. Assim, nada irá atrapalhar os dias maravilhosos que você estará prestes a viver!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Itália

Seguro viagem Itália »

 

Roteiros no Sul da Itália

O que fazer em 5 dias no Sul da Itália

Roteiro no Sul da Itália
Nápoles.

Se o tempo está curto para fazer um roteiro pela Itália mais completo e você deseja ir para o Sul, comece pelo básico, principalmente se for sua primeira vez na Itália.

Mas nada impede que você escolha outros caminhos, seja pela costa do Mar Adriático, do Mar Tirreno ou Mediterrâneo. Escolher uma local base é fundamental, pois você deixará a bagagem e poderá fazer saídas bate-volta.

Só os melhores => Passeios na Itália

 

Roteiro de 5 dias no Sul da Itália

2 dias em Nápoles: Maior cidade do Sul da Itália e onde fica o vulcão mais famoso do mundo, o Vesúvio. Conheça as ruínas de Pompeia e Herculano, o Museu Arqueológico Nacional ou o Museo Capella. Passeie pelo bairro Espanhol e vá a um restaurantes às margens da Baía de Nápoles para saborear a pizza napoletana. Veja aqui os melhores passeios guiados de Napóles.

1 dia Sorrento: Hospede-se nesta encantadora cidade, onde ficam os viajantes que desejam conhecer a Costa Amalfitana. Sorrento possui três museus: Correale, TarsiaLignea e Villa Fiorentino, uma variedade de lojinhas e boutiques, a Corso Itália, e o agito da Piazza Tasso, onde você deve tomar um delicioso limoncello (licor feito de limão siciliano).

2 dias em Costa Amalfitana: Um dos lugares mais românticos do país, a Costa Amalfitana fica às margens do Mar Mediterrâneo e tem como referência a cidade de Amalfi, que tem como principais atrativos o Duomo de Sant’Andrea, e claro, a praia! Próxima de Amalfi estão as cidades da Itália de Positano e Ravello, com uma vista deslumbrante do Mediterrâneo. Veja esta excursão para Costa Amalfitana.

Confira => Internet rápida na Europa

 

O que fazer em 7 dias no Sul na Itália

Dicas da Itália
Sorrento.

Se você planeja viajar no verão para curtir praia, então ligue o modo zen da viagem e relaxe! Um roteiro de 7 dias é bem parecido com o de cinco, entretanto sugiro incluir uma visita às ilhas do sul da Itália, neste caso, Capri.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro de 7 dias no Sul da Itália

2 dias em Nápoles: Em Nápoles não esqueça de visitar a Piazza del Plebiscito, a Galeria Umberto e apreciar a vista da Baía de Nápoles, a partir da colina de Posillipo. Saboteir a muçarela de búfala e, se tiver um tempinho, faça um passeio ao Vesúvio. Faça uma excursão com arqueólogo em Pompeia.

1 dia em Sorrento: A cidade de Sorrento é a parte medieval desse roteiro, por isso, conhecer o Centro Histórico é fascinante. Ainda hoje ele é cercado pelos muros que defendiam a cidade no passado, você verá a Catedral e a Basílica de Sant’Antonino. Na cidade, você pode fazer um tour para aprender a culinária local.

Cidades turísticas do sul da Itália
Capri.

2 dias em Capri: De Sorrento para Capri são uns 30 minutos de barco (apenas carros de moradores podem entrar na ilha). Saia cedo e separe um dia para as principais atrações e outro dia para passear ao redor dela. Você pode escolher entre pernoitar em Capri ou voltar para Sorrento.

Ainda em Capri, visite as ruínas da Villa Jovis construída no século 1 a.C, o Monastério de San Giacomo e a Piazza Umberto I, conhecida como Piazetta. Você pode fazer um passeio de barco pela ilha com parada na Gruta Azul, os Faraglioni di Capri (três rochas fincadas no meio do mar) e a Marina Grande, um point de águas calmas e transparentes, de onde não se tem vontade de sair!

2 dias na Costa Amalfitana: Neste roteiro, a beleza da Costa Amalfitana fica por último, para que você possa reduzir a velocidade, curtindo o pôr do sol. Se gostar, pode fazer um passeio de barco de 1 dia na Costa Amalfitana.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Fique sabendo => Vistos para a Itália

 

O que fazer em 10 dias na Itália

Turismo em Puglia
Alberobello.

A dica é manter a ordem do roteiro anterior, para que você possa conhecer outra região do mapa da Itália, a Puglia. Essa região é de uma beleza incrível e foi muito importante no passado, já que por ela passava a rota utilizada pelos antigos romanos, ligando o lado oeste do sul da Itália à Costa do Mar Adriático.

Como funciona? => Aluguel de carro na Itália

 

Roteiro de 10 dias no Sul da Itália

3 dias em Puglia: Hospede-se em Polignano a Mare e você estará agora no calcanhar da “bota”! Essa cidade é conhecida como a “Joia da Puglia”, também pudera, ela possui paisagens de tirar o fôlego, está construída sobre as rochas, é charmosa e romântica.

Além de ser cheia de lojinhas com artesanato local, tem uma gastronomia italiana maravilhosa e à beira do mar, uma verdadeira joia para admirar e se apaixonar. De Polignano a Mare é possível fazer os passeios bate-volta a Alberobello – um vilarejo com construções interessantes, as “trullis”, casinhas típicas da região em cor branca e telhados em formato de cone.

Para conhecer as trullis, há um passeio guiado em Alberobello. De Polignano também é possível conhecer lugarejos como Monopoli, Locorotondo, Ostuni e Praia Pilone, estão todos pertinho um do outro. Se couber no orçamento, encerre sua estadia em Polignano jantando em uma gruta, é algo fascinante, além de extremamente romântico.

Veja => Hotéis em Polignano a Mare

 

O que fazer em 15 dias na Itália

Cidades litorâneas da Itália
Calábria.

Agora você tem 15 dias à sua disposição para conhecer o Sul da Itália, porém devo dizer que ainda é pouco. Mantenha o roteiro anterior e aproveite os últimos cinco dias da seguinte forma.

 

Roteiro de 15 dias no Sul da Itália

3 dias na Calábria: Após conhecer a Puglia, minha sugestão é que o seu destino seja a Calábria, reserve pelo menos três dias para explorar essa região de beleza sem igual! A região sofreu influência de vários povos ao longo dos séculos, como gregos, romanos, bizantinos, normandos e aragoneses.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ela também sofreu a influência do Reino das Duas Sicílias, até ser libertada com a unificação da Itália. Assim, viajar pela Calábria significa testemunhar as influências que esses povos deixaram na região.

Hospede-se em Reggio Calabria, cidade que concentra as belezas históricas, arquitetônicas e naturais. Por toda a Itália a Reggio Calabria é conhecida pela sua orla espetacular e pelo Corso Garibaldi, que é uma rua cheia de lojas, bares e restaurantes.

Lá também há um museu que contém os famosos bronzes de Riace: as duas estátuas de bronze de origem grega preservadas até hoje, consideradas obras-primas da escultura grega arcaica. Uma sugestão é fazer uma excursão por Reggio Calabria e Scilla.

Viagem de carro pela catânia
Vulcão Etna, em Catânia.

Outro local que você deve visitar é Cosenza. Entre os pontos turísticos da cidade estão o Duomo; o Castelo Suábio; o Palazzo Arnone, que abriga a Nossa Senhora de Pilerio (padroeira da cidade); e a Stauroteca, uma relíquia que contém um pedacinho da cruz de Cristo que foi doada para a cidade por Frederico II.

Entre as belezas dessa região, existe ainda alguns lugarejos que valem à pena pela sutileza histórica: Altomonte, Morano Calabro, Gerace, Bova e Scilla; Tropea (super famosa); Stilo (famosa pela igreja católica); Santa Severina e Amantea; Scalea; Scilla. Saiba mais também sobre turismo religioso na Itália.

2 dias na Catânia: A cidade que fica aos pés do Monte Etna e conhecida no passado pelas ações da máfia, oferece uma história que mistura lenda e realidade. Não deixe de visitar o Castelo Ursino, a Piazza del Duomo com a Catedral e o Elefante de Lava Negra, o Teatro Romano, o Mercado de Peixe e seu Centro Histórico. Se o vulcão não estiver em atividade, é possível fazer fotos incríveis de sua cratera.

Economia => Hotéis em oferta em Reggio Calabria

 

Dicas de roteiro no Sul da Itália

Conhecer o Sul da Itália é carimbar de forma indelével o amor por este país de histórias magníficas, belezas exuberantes e de um patrimônio cultural difícil de se encontrar em qualquer outra parte do mundo.

Lembre-se que se a sua viagem for no verão, alta temporada no país, os preços estarão mais alto. Por isso, planeje bem seu roteiro de turismo pelo Sul da Itália.

Pesquise bastante, de preferência com antecedência, para conseguir as melhores opções de preço. Depois, com o roteiro pronto prepare-se para viver dias incríveis e buon viaggio!! Confira mais sobre a região da Calábria nesse vídeo do site oficial de turismo da Itália:

Você está com planos de viajar pelo Sul da Itália? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *