Onde ficar em Veneza: melhores bairros e hotéis para se hospedar

por Elaine Cerqueira

Onde ficar em Veneza: melhores bairros e hotéis para se hospedar

Escolher onde ficar em Veneza, na Itália, pode parecer uma tarefa fácil, afinal, uma cidade turística como La Sereníssima, certamente, oferecerá opções para se hospedar de todos os gostos e bolsos.

Porém, se pensarmos nas peculiaridades da cidade, identificar a melhor localização para ficar fará uma grande diferença do momento em que você chegar, até a hora que decidir bater pernas pela cidade ou ir embora.

Veneza possui uma parte continental e outra insular, que é o Centro de Veneza, o lugar onde tudo acontece. Ou seja, a primeira, é a região metropolitana da cidade e a segunda, a região turística.

Detalhando um pouco mais cada uma dessas partes, existe na região insular, a Ilha de Veneza (com seus seis bairros e suas ilhotas ao redor); no litoral, as cidades do Lido e Pellestrina; e na parte continental, as cidades de Mestre e Campalto, dentre outras. Saiba os melhores bairros onde ficar em Veneza e dicas hotéis.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para Itália »

 

Onde ficar em Veneza

Dicas de hotéis em Veneza
Veneza tem diversas opções de hospedagens.

Se a ideia é economizar, a melhor região onde ficar em Veneza é próxima à Estação Santa Lucia, pois ali é possível fazer praticamente tudo a pé e você. No post sobre como chegar em Veneza e se locomover na cidade, falo rapidamente sobre como é a organização da cidade.

Além do acesso fácil, tanto à parte continental quanto à insular da cidade e isso significa uma grande economia com transporte. Porém, outros pontos da cidade possuem excelentes acomodações e representam a romântica Veneza, muito bem.

  • Cannaregio
  • San Marco
  • Castello
  • San Polo
  • Santa Croce
  • Dorsoduro
  • La Giudecca
  • Mestre e arredores

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Veneza »

 

Bairros para se hospedar em Veneza

Os arredores da Estação Santa Lucia é a melhor região para ficar. Lá está a porta de entrada de Veneza insular e é a única parte da ilha onde se permite a circulação de carros e ônibus. É onde também ficam os pontos de referências e orientações aos turistas, embarque e desembarque de ônibus e trens, guarda bagagem, estacionamento privativo, etc.

Seja qual for a direção que você decida tomar, aqui é o melhor ponto de partida, principalmente, se desejar ir a um dos seis sestieres (bairros) da ilha. Mas analisar bairro a bairro é ideal, para atender às suas expectativas, sejam elas financeiras ou não.

Dica => Passeios imperdíveis em Veneza

 

Cannaregio

Hoteis em Cannaregio, Veneza
Ca´ Sagredo é um hotel de alto padrão em Cannaregio.

Cannaregio é o bairro onde está localizada a estação de trem Santa Lucia é também a ligação das ilhas com o continente, via Ponte della Libertà, o que facilita o deslocamento dos viajantes pela cidade a pé, ou por meio de transporte.

Considerado o segundo maior bairro de Veneza, é bem mais tranquilo e onde grande parte da população reside, o que o torna uma excelente opção para muitos viajantes, que optam por se hospedar por lá.

Hotéis em Canareggio:

Hotel Ca’ Sagredo Hotel ($$$$$) | Privilegiado pela excelente localização, possui alto padrão de atendimento aos hóspedes, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, quartos espaçosos e vista para o Grande Canal.

Al Mascaron Ridente ($$$) | Considerado fantástico pela avaliação de seus hóspedes, possui nota 9,0.

Hotel Mezzo Pozzo ($$) | Com decoração tipicamente veneziana, café da manhã incluído, muito boa localização. Possui uma excelente relação custo/benefício.



Booking.com


Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

San Marco

Hoteis em San Marco, Veneza
Baglioni tem vista da Laguna.

O menor bairro de Veneza, também é o de maior concentração de visitantes, pois nele encontram-se os principais pontos turísticos de Veneza. Hospedar-se em San Marco facilita como referência, já que por toda Veneza, as placas apontam para lá, diminuindo as chances de você ficar perdido procurando seu hotel. A desvantagem é que por tratar-se de um bairro turístico e, por isso, os preços de hospedagem são bem mais caros.

Hotéis em San Marco:

Baglioni Hotel Luna – The Leading Hotels of the World ($$$$$) | Este hotel além de extremamente elegante e espaçoso, possui uma vista deslumbrante da Laguna. Pode se chegar de táxi aquático, gôndola ou caminhando, pois, o ponto de ônibus aquático San Marco-Vallaresso fica a apenas 50 metros de distância.

Hotel Becher ($$$) | A 200 metros do Teatro La Fenice, este hotel ainda oferece a opção de quartos com vista para o canal. Possui um cais privativo para você chegar de táxi aquático ou gôndola.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Hotel Sereníssima ($$) | Possui excelente localização, fica a 5 min a pé da Piazza San Marco, para chegar, basta pegar o ônibus aquático e descer na estação Rialto. Café da manhã incluído na diária.



Booking.com


Confira => Barco turístico em Veneza

 

Castello

Hoteis em Castello, Veneza
Metropole tem decoração oriental e restaurante premiado.

O Castello é um bairro limítrofe com San Marco, mas não tão agitado, apesar de ser o local onde há parques e acontece a Bienal de Arte de Veneza. Sendo uma região turística mais afastada do Centro, conta com boas opções de hospedagem. Mas não se esqueça que estando mais distante, o deslocamento entre o hotel e os principais pontos demanda gastos com transporte e incômodo com as malas.

Hotéis em Castello:

Hotel Metrópole ($$$$$) | Possui decoração em estilo oriental, muito bem avaliado pelo conforto de suas camas e premiado pela Michelin, devido à boa comida de seu restaurante, o Met Restaurant. Está a 5 minutos da Ponte dei Sospiri.

Palazzo Vitturi ($$$) | Boa localização e acomodações amplas e confortáveis. Oferece equipe multilíngue. A Ponte de Rialto e o ponto de ônibus aquático Rialto ficam a apenas 5 minutos a pé do estabelecimento.

La Residenza Hotel ($$) | Possui uma excelente relação custo/benefício. Localizado a 700 metros da Piazza San Marcos e a 2 minutos do ponto de ônibus aquático.



Booking.com


Conheça também => Passeio diferente em Veneza

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

San Polo

Hoteis em San Polo, em Veneza
L´Orologio tem quartos com vista para o canal.

Essa é uma das áreas mais antigas da cidade: existe desde 1097. Por estar próxima a San Marco e Rialto é uma região que sempre vai estar lotada de viajantes, com alguns dos melhores restaurantes em Veneza e boas opções de hotel para quem busca economia, bem no centro da cidade. É cheio de lojas, mercados e lugares interessantes para interagir com os moradores da cidade.

Hotéis em San Polo:

Hotel L’Orologio ($$$$) | Com ambientes mais modernos que a maioria dos hotéis de Veneza, possui quartos com vista para o canal e está a 5 minutos a pé da Ponte de Rialto.

Riva del Vin Boutique Hotel ($$$) | Excelente relação custo benefício, este hotel além de charmoso, possui uma excelente localização, com opções vegetarianas e veganas no café da manhã, que está incluído na diária.

Hotel Iris Venice ($$) | Simples, mas aconchegante, oferece café da manhã e bem próximo à Ponte de Rialto.



Booking.com


Prático => Translado do aeroporto para hotel em Veneza

 

Santa Croce

Hoteis em Santa Croce, Veneza
Papadopoli tem cais privativo.

Com hospedagens a preço bastante razoáveis, o sestiero Santa Croce também é uma das portas de entrada de Veneza, onde fica a Piazzale Roma, a estação de ônibus. De lá também saem os shutters para o aeroporto. A distância do Centro de Veneza deve ser considerada, uma vez que o transporte público será necessário para se deslocar nessa região.

Hotéis em Santa Croce:

Hotel Papadopoli Venezia – Mgallery by Sofitel ($$$$) – Amplo e confortável, possui uma atmosfera de requinte e bom gosto, fica a 2 minutos a pé da Piazzale Roma e 300 metros da Estação de Santa Lucia. Também dispõe de cais privativo e restaurante com música ao vivo.

Hotel Palazzo Martinelli Dolfin ($$$) – A 200 metros do Palazzo Ducale, este simpático hotel possui nota 10 nas avaliações de seus clientes. Ele mistura o clássico de Veneza à modernidade de suas instalações.

Hotel Falier ($$) – Simples e com bom atendimento, atende bem, está localizado a 10 min da estação Santa Lucia.


Booking.com


Conheça => Ingresso da Basílica de São Marcos em Veneza

 

Dorsoduro

Hoteis em Dorsoduro, Veneza
Sina Centurion mistura decoração moderna e original de 1892.

Bairro universitário onde estão localizados a Ponte Dell’Accademia, o museu de mesmo nome e o Peggy Guggenheim. Muito charmoso, é nesse bairro que todas as tribos se encontram e onde Veneza à noiteé ganha outro astral, apesar de estar afastado da movimentação turística.

Onde ficar em Dorsoduro:

Sina Centurion Palace ($$$$$) | Elegante e de atmosfera requintada, data de 1892 e combina interiores contemporâneos, com decoração original. Possui academia e ancoradouro privado para chegadas de táxi aquático. A parada do Salute vaporetto (ônibus aquático) fica bem na porta.

Hotel Ca’Nobile Coner ($$$) | Está situado em um Palácio do Séc. XIV, com vista para um dos pontos mais badalados do bairro, o Campo de Santa Margherita, oferece café da manhã tipicamente italiano.

Pensione Seguso ($$) | Hotel de preços bastante acessíveis, possui a apenas 200 m, uma parada do Vaporetto (ônibus aquático). A maioria de seus quartos possui vista para o canal. Aceitam pets.



Booking.com


Imperdível => Passeio de barco pelas ilhas próximas a Veneza

 

La Giudecca

Hoteis em La Giudecca, Veneza
Hilton tem piscina na cobertura com vista privilegiada.

La Giudecca é uma ilha mais afastada do centro de Veneza. Para chegar até lá e sair é preciso pegar um Vaporetto. Embora seja uma região menos procurada pelos turistas, tem boas opções de hostels e hotéis de luxo. Porém, lembre-se que você vai gastar com o passe para o transporte aquático para chegar aos pontos turísticos da cidade, isto quer dizer que pode sair ainda mais caro. Contudo, a vista de lá é simplesmente incrível. E para economizar, você pode aproveitar os passeios gratuitos em Veneza.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Onde ficar em La Giudecca:

Hilton Molino Stucky Venice ($$$$$) | Com uma localização fantástica, este hotel foi construído em um antigo moinho de farinha e além de uma piscina com vista privilegiada na cobertura, oferece um maravilhoso serviço de spa. Hotel com certificação ecológica.

Hotel Giudecca Venezia ($$$) | Este confortável hotel possui linda vista para a Laguna e está a 10 minutos de transporte público da Piazza San Marco. O hotel dispõe de um cais privativo para os hóspedes que chegam de táxi aquático. As linhas 2, 41 e 42 de ônibus aquático param a apenas 250 metros do hotel. A equipe pode organizar um serviço de translado para o aeroporto mediante pedido.

Angela di Venezia House ($$) | Confortável apartamento, com todos os itens necessários para uma excelente estadia. Excelente custo/benefício. Oferece café da manhã.



Booking.com


Descubra => Como usar Whatsapp na Europa

 

Mestre e arredores

Hoteis em Mestre, em Veneza
NH Laguna possui um agradável calçadão.

Por uma questão de economia, você pode escolher ficar fora da área das ilhas de Veneza e isso não é ruim, na minha primeira vez em Veneza fiquei em Mestre e gostei bastante, não só pelo custo mais baixo, mas principalmente, por sair da região massacrada pelos turistas. Saiba mais sobre os arredores de Veneza.

Mestre, Campalto ou Favaro Veneto fazem parte de Veneza Continental e possuem boas opções de hotel e transporte público direto para as ilhas. Com apenas 1,50 euro e, em no máximo 20 minutos, já estará na Piazzale Roma. Outro detalhe é que, nessas cidades, você encontrará mais opções de supermercados e restaurantes.

O lado chato é que você não terá a vista de Veneza romântica na sua janela. Porém, você pode passar o dia inteirinho passeando por lá e só voltar para o seu hotel tarde da noite, pois os ônibus funcionam entre as 5 e 1 hora.

Onde ficar em Mestre e arredores:

NH Venezia Laguna Palace ($$$$) | De design elegante e contemporâneo, possui um agradável calçadão, onde são servidos coquetéis, vinhos e refeições. Oferece serviço de transfer de Veneza para o aeroporto.

Hotel Venezia ($$$) | Com estacionamento gratuito, este hotel fica no centro de Veneza, cercado por lojas e cafeterias. Fica a 15 minutos da Estação de trem de Mestre.

Hotel delle Rose ($$) | Localizado a 8 quilômetros do aeroporto, este hotel oferece uma excelente relação custo/benefício para quem quiser ficar em Mestre. Fácil acesso a Veneza insular.



Booking.com


Fácil => Passeio de barco até Torcello

 

Onde ficar em Veneza: dicas

Como disse no início deste post, escolher onde ficar em Veneza pode não ser uma tarefa tão fácil assim. No entanto, com paciência e planejamento é possível encontrar dentre as diversas opções algo que atenda às expectativas e bolsos de qualquer viajante.

Se o critério da viagem não for exclusivamente economia, vale a pena se hospedar em um hotel dentro de Veneza, afinal, o tempo de permanência na cidade também deve ser considerado para que você possa aproveitar tudo ao máximo.

Aliás, sobre lugares onde você não deve ficar em Veneza, diria que é onde se concentram os turistas, pois além de mais caros, você deverá se preparar para aguentar barulho e possivelmente sujeira. Decida pela região que mais fale ao seu coração e onde estão as experiências que deseja viver. Prepare suas malas e boa viagem!

Você está com planos de viajar para Veneza? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Adriano Machado

    Boa tarde, Pretendo ir a Veneza em abril. A estação de trem fica dentro da ilha ou no continente? Obrigatoriamente preciso pegar algum transporte aquático para chegar nos hotéis da estação de trem?

  2. Polly Batista

    Oi, Adriano. Tudo bem? A estação Santa Lucia já fica na ilha mesmo. Dependendo de onde é o seu hotel você poderá ir caminhando, mas fica o alerta que existem muitas escadas e pontes em Veneza, caso sua mala esteja pesada. Além disso, Veneza é cheia de becos e ruas sem saída, então é bom você saber o endereço do seu hotel direitinho, pq perder-se em Veneza é maravilhoso, porém não logo na chegada à cidade. Isso pode tornar-se estressante. Boa sorte!!!

  3. thierry

    Oi, pode me ajudar? Olhei o preço do hotel Mezzo Pozzo para 3 pessoas em Veneza, para Janeiro, pelo Booking. O preço saiu muito em conta. Para 1 dia por exemplo saiu 236 reais com taxa. Será que confere ? fiquei espantado com o custo beneficio.

  4. Polly Batista

    Oi, Thierry. É isso mesmo. Fiz a mesma pesquisa que você colocando uma data aleatória de janeiro para 3 pessoas, deu R$ 261 a diária. E o hotel Mezzo Pozzo é muito bem avaliado e acredito que a baixa temporada ajuda a cair o preço também! Boa sorte!!!!