Destinos de inverno na Itália: 5 lugares para curtir o frio

Destinos de inverno na Itália: 5 lugares para curtir o frio

Charmoso e encantador, o inverno na Itália é capaz de transformar as paisagens do país, tornando-as então bem diferentes das outras estações. Em 2018, em uma das maiores ondas de frio dos últimos anos, até o Coliseu ficou coberto de neve e ofereceu a todos fotos e memórias únicas do local.

O inverno pode ser uma ótima opção para quem deseja conhecer o território italiano, pois nesta época as passagens aéreas costumam ter menor custo. Além disso, algumas experiências se tornam muito melhores no frio, como a degustação de vinhos e a apreciação de um prato de massa.

Enquanto algumas atrações turísticas fecham ou reduzem o horário de visitação neste período, alguns roteiros têm seu ponto alto na estação mais gelada do ano. O inverno na Itália começa em dezembro e vai até março. Para não perder nenhuma opção, separei algumas dicas de lugares incríveis para aproveitar o inverno italiano.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para Itália »

 

Melhores destinos de inverno na Itália

  1. Trentino-Alto Ádige
  2. Lombardia
  3. Vêneto
  4. Vale D’Aosta
  5. Piemonte

Economia​ => Internet ilimitada na Europa

 

Trentino-Alto Ádige

Onde passear no inverno na Itália
Trentino-Alto Ádige é uma região montanhosa com mais de 13 mil km².

No extremo norte da Itália, Trentino-Alto Ádige mescla a cultura italiana a dos países próximos, como a Áustria e a Alemanha. O local certamente está entre as melhores opções para quem deseja conhecer e brincar na neve.

A região oferece atividades para adultos e crianças, como esquiar, excursões com raquetes de neve, patinação e até passeios de trenó. Entre os principais locais que contêm opções de aventura estão Val Gardena, Val di Non, Valsugana e Madonna di Campiglio.

Em Madonna di Campiglio uma das atrações é o teleférico de cabines fechadas, que liga a cidade a Pinzolo. Além disso, das 100 pistas de esqui no local, 45 são para iniciantes, dessa maneira é o local perfeito para quem deseja aprender o esporte e se divertir. Confira os hotéis em oferta de Madonna di Campiglio.

Em Bolzano, também em Trentino-Alto Ádige, está uma das feiras de Natal mais antigas e provavelmente uma das mais famosas da Itália. O Mercatino di Natale é montado na Piazza Walther e oferece produtos típicos da gastronomia da região, como suco quente de maçã e artesanato. Veja opções de hotéis em Bolzano para curtir com mais conforto o destino.

Conheça​ => Melhores hotéis da região de Trentino-Alto Ádige

Castelos na Itália
O Castello hoje é um museu | Foto: Casalmaggiore Provincia, via Wikimedia Commons.

Também vale a pena visitar os diversos castelos espalhados pela região. O maior de todos, Castel Beseno, fica em Besenello e abriga um arsenal de armas e armaduras originais e também cópias, que podem ser manuseadas pelos visitantes.

O principal e, também, símbolo da capital da região, Trento, é o Castello del Buonconsiglio. Atualmente, o local abriga um museu da cidade.

Entre as principais cidades para visitar em Trentino-Alto Ádige ainda está Rovereto. A cidade abriga a Campana dei Caduti, chamada também de Maria Dolens, um símbolo de paz feito em memória a todos os que morreram nas guerras.

Nela, ainda está também um dos principais museus de toda a Itália dedicado à Primeira Guerra Mundial, o Museo Storico Italiano della Guerra e ótimos hotéis em Rovereto para você aproveitar o seu roteiro de inverno pela Itália.

Saindo de Trento, capital da região, as cidades citadas ficam a minutos de distância de carro.

Dúvida​ => Qual moeda levar para a Itália

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Lombardia

Viagem de trem pela Itália nos meses frios
Trenino Rosso é um trem lento | Foto: Kabelleger / David Gubler, via Wikimedia Commons.

No páreo com Trentino-Alto Ádige como destino de inverno na Itália está a Lombardia, também ao norte, fazendo divisa com a Suíça. Entre os locais mais disputados da região está Valtellina, cheio de opções de esportes na neve, com as tradicionais pistas de esqui e também o snowkite, uma mistura de snowboard com kite surf.

Na região, ainda é possível embarcar no Trenino Rosso del Bernina, intitulado o trem mais lento da Itália. Ele faz um passeio pelos Alpes que cortam a divisa entre Itália e Suíça. O ponto mais alto fica em Ospizio Bernina, a 2.310 metros de altitude. Veja um passeio saindo de Milão até o Trenino Rosso del Bernina.

Entre as experiências que tornam a Lombardia um dos melhores destinos no inverno estão as termas que atraem turistas e italianos para desfrutar de banhos quentes em meio à neve. Exemplo disso é a Terme Libera di Bormio, com águas na temperatura entre 37 e 40 graus.

Outra opção é a Terme Vasca Leonardo da Vinci, que está localizada na mesma cidade, porém dentro de um bosque, para ampliar o contato com a natureza.

Dica​ => Melhores hotéis da Lombardia

O que fazer nos dias frios na Itália
A Basílica Santa Maria Maggiore, em Bergamo, está no roteiro de quem visita a Lombardia.

Para aqueles que desejam aproveitar para conhecer os pontos turísticos como museus e construções históricas nas proximidades, Bergamo e Brescia são duas cidades com diversas opções.

Em Bergamo, a Basílica Santa Maria Maggiore e a Piazza Vecchia são paradas obrigatórias. Um tour pelas vinícolas da região de Bergamo também é uma ótima opção.

Já a Brescia, dentre os vários pontos para turismo, possui um castelo e capitólio homônimos.

Também integram os atrativos diferenciados da Lombardia o Ecomuseo Miniera della Bagnada, um museu dentro de uma mina na cidade de Chiesa in Valmalenco. Os minérios de amianto, talco, pedra-sabão e serpentinito começaram a ser extraídos do local em meados de 1920 e é possível agendar visitação.

   

As cidades de Como e Lecco, na beira do Lago de Como, também integram as melhores paisagens da Lombardia no período de inverno e, claro, também de verão. Nos dias frios, uma visita a uma adega nos arredores do Lago Como é uma delícia!

Milão é a capital da Lombardia e todos os municípios da região ficam entre uma e duas horas da cidade.

Confira​ => Mapa das regiões produtoras de vinho na Itália

 

Vêneto

Cidades turísticas da Italia para visitar no fim do ano
Em Vêneto, além do italiano, grande parte da população fala a língua vêneta.

Também no norte italiano, o Vêneto é uma das regiões mais charmosas do país. No inverno da Itália, dois locais destacam-se entre as opções: Bassano del Grappa e a Cortina D’Ampezzo.

Bassano del Grappa carrega o nome da tradicional bebida italiana não por acaso. A grappa foi criada na cidade, que hoje abriga um museu com sua história, ferramentas para elaboração da bebida e até um espaço interativo, para sentir os mais variados cheiros da grappa.

Por usa vez, Bassano tem entre os seus charmes a Ponte Vecchio, com pequenos bares nas duas pontas onde é comum encontrar grupos de pessoas reunidos no local. Ainda, é possível subir até o Monte Grappa para visitar o Sacrario Militare, local considerado sagrado que abriga ossos de soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

Logo ao lado, ainda cabe conhecer Marostica, uma cidade murada dividida entre o Castelo Superior e o Castelo Inferior. De Milão a Bassano del Grappa é possível chegar em até três horas, por meio de carro.

Imperdível​ => Melhores hotéis de Vêneto

Lago italianos para visitar no inverno
O Lago Misurina fica a quase dois mil metros de altitude.

A Cortina D’Ampezzo, por sua vez, é uma cidade charmosa nas Dolomitas, com temperaturas que costumam ficar abaixo de zero durante o inverno. O local possui resorts, estações de esqui e lojas de grife e é considerado como elitista. É um destino bastante procurado, principalmente pelos europeus.

Não muito longe da Cortina D’Ampezzo, nomeada a Rainha das Dolomitas, está o Lago Misurina, intitulado, por sua vez, de Pérola das Dolomitas.

A bacia natural fica a quase dois mil metros de altitude e integra o conjunto das Dolomitas, patrimônio da Unesco.

Saindo de Veneza, pode-se chegar a Cortina D’Ampezzo em aproximadamente duas horas de carro. É importante ressaltar que vale pegar as estradas principais para fazer o trajeto, uma vez que as alternativas são recheadas de curvas e cercadas por neve dos dois lados de uma pista estreita.

passeios incríveis saindo de Veneza para a Cortina e Dolomitas e até um ônibus expresso entre Veneza e Cortina, por apenas 16 euros.

Por fim, a capital do Vêneto, mesmo no inverno, permanece entre os principais pontos de visitação da Itália. Conhecer Veneza no inverno pode, inclusive, ser mais cômodo para os turistas, devido à temperatura amenizar as caminhadas pela cidade.

Dicas​ => Como usar WhatsApp na Europa

 

Vale D’Aosta

Passeios na Itália no inverno
Entre as atrações do Vale D´Aosta está o passeio ao Monte Bianco, em Courmayer.

Uma pequena região no extremo norte da Itália, o Vale D’Aosta faz divisa com a França e oferece cenários e experiências únicas de neve. Entre as melhores atrações, sem dúvida, está o terraço de Punta Helbronner a três mil metros de altitude no Monte Bianco, em Courmayer.

Também há a possibilidade de conhecer o Monte por meio de teleférico. A Funivia Ghiacciai tem cabines giratórias, que oferecem uma vista de 360º e levam até a Punta. A região ainda possui passeio de helicóptero para conhecer as montanhas.

De Milão até Courmayer, o trajeto de carro leva de duas a três horas e pode chegar a quatro, caso seja feito de trem. Se quiser aproveitar é só escolher entre os melhores hotéis do Vale D’Aosta e passar uns dias explorando a região.

   

Programe-se​ => Passeios gastronômicos e degustações de vinho na Itália

 

Piemonte

Onde passear no inverno na Italia
Torino, capital de Piemonte, reúne diversos pontos turísticos como o Palácio Real de Turim.

A região do Piemonte, como todas as mencionadas anteriormente, tem entre seus atrativos as pistas de esqui, destaca-se dentre elas a Bardonecchia, uma das mais famosas da Itália.

Entretanto, o local mais procurado durante o inverno é Sestriere, cidade que já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno e possui a maior pista de esqui da região, a Via Lattea.

No Piemonte, a capital Torino é a quarta maior cidade da Itália e ao mesmo tempo reúne diversos pontos turísticos de relevância para o país. Entre eles está o Palácio Real de Turim, um museu de antiguidades egípcias e o Museu Nacional do Ressurgimento Italiano.

Para os amantes de carros, a cidade ainda é o berço da Fiat e possui um Museu do Automóvel. Você pode ainda experimentar os melhores vinhos da região do Piemonte durante um passeio.

De Torino a Sestriere, de carro, o trajeto leva cerca de duas horas. De transporte público, chega a três ou quatro horas de viagem. Por outro lado, para Bardonecchia o passeio é mais curto, cerca de uma hora de carro ou cerca de duas horas de trem. Para curtir esse destino especial, escolha entre os melhores hotéis de Piemonte.

Como funciona => Aluguel de carro na Itália

 

Viva um inesquecível inverno na Itália

Destinos de inverno na Itália
Misurina na Itália.

Sem dúvida nenhuma, a Itália é um dos destinos mais charmosos da Europa. Por isso, além das regiões famosas por suas atrações de inverno devem estar em seu roteiro de viagem as cidades mais tradicionais, como Roma, Verona, Nápoles e Veneza.

Estações de esqui, águas termais e teleféricos em paisagens deslumbrantes são apenas algumas atrações inesquecíveis. Entretanto a gastronomia italiana, considerada a mãe da culinária mundial, seria por si só um excelente motivo para conhecer o país. 

Além disso, o inverno é perfeito para apreciar os pratos quentes e vinhos que são famosos no mundo todo. Com o nosso guia de destinos de inverno na Itália, momentos inesquecíveis estão à sua espera.   

Alguma dúvida que a Itália é o seu próximo destino? Confira esse vídeo com lindas imagens de Roma com neve. Confira do site oficial de turismo em Roma:

Gostou das sugestões de cidades para curtir o inverno europeu na Itália? Conhece alguma delas e tem sugestões de passeios durante o frio? Conte nos comentários!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *