Clima na Sardenha: melhor época para visitar e fazer passeios

por Guilherme Tetamanti

Clima na Sardenha: melhor época para visitar e fazer passeios

Qual é o clima na Sardenha? Se você está planejando sua viagem para a badalada ilha italiana localizada no mar mediterrâneo, deve estar se fazendo essa pergunta. Assim, fica mais fácil se programar para curtir suas famosas e belíssimas praias, que tem feito da Sardenha um destino que atrai cada vez mais turistas de todo o mundo todo interessados, sobretudo, em curtir o verão europeu.

Sardenha é uma ilha relativamente grande, com uma população de mais de 1 milhão e meio de habitantes. A ilha tem praias com mar calmo e muito cristalino, e o tom de azul das águas impressiona. São muitas praias bonitas, mas as mais badaladas concentram-se no litoral norte, que recebe mais turistas.

Se você, como muita gente, tem dúvida sobre o clima na ilha e a melhor época para visitá-la – será que vale a pena ir somente no verão? – irá encontrar neste artigo suas respostas sobre o clima em Sardenha, além de dicas de passeios para fazer em cada estação do ano.

Planeje sua viagem => Onde ficar na Sardenha

Seguro viagem para Europa »

 

Clima na Sardenha

Roteiro pelas melhores praias da Sardenha
Praia Goloritze | Foto: QVM.

A Sardenha, na Itália, tem um clima tipicamente mediterrâneo! Isso significa que o verão é bem quente e seco. Já o inverno é bastante chuvoso, mas, por outro lado, é um período curto de frio e, no geral, com temperaturas amenas.

Somente no seu interior, na área mais montanhosa, o inverno é mais rigoroso, chegando até mesmo a nevar nessas regiões.

Venta bastante na ilha, o que é um alívio para aguentar as altas temperaturas do verão. O vento predominante é o mistral, frio e seco, que sopra o ano inteiro, sobretudo no inverno e primavera.

Como economizar => Dinheiro na Itália

 

Chuvas na Sardenha

Inverno na Sardenha temperatura
Novembro é o mês mais chuvoso.

O período chuvoso acontece em parte do outono e do inverno, entre outubro e abril. O mês mais chuvoso costuma ser novembro. A região do interior, que é aquela mais montanhosa, concentra maior índice de precipitação de chuva. Mas, de uma forma geral, podemos dizer que o clima na ilha é bem seco, uma vez que a média de precipitação por ano é de 800 milímetros de chuva.

Fácil => Aluguel de carro na Itália

 

Temperaturas na Sardenha

Temperaturas na Sardenha
Spiaggia di Tuerredda | Foto: QVM.

Quando o assunto é temperatura, as médias durante o verão, principalmente em julho e agosto (alto verão) giram em torno dos 30°C, podendo chegar aos 35°C em algumas regiões. Já no inverno, ficam entre 6°C e 14°C, e somente em regiões específicas atingem os 0°C.

O mar tem temperaturas ótimas para nadar, uma média de 21°C. Em agosto, auge do verão, ela chega a 26°C. Dessa forma, quando o assunto é temperatura, dá para visitar a Sardenha tranquilamente em qualquer época do ano. Por se tratar de uma ilha, se possível, vá no verão para aproveitar o mar.

Conheça => Tipos de visto para a Itália

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Passeios na Sardenha em cada estação

Passeios na primavera

Clima e melhor época para ir para Sardenha
Passeio a pé pela cidade antiga, em Cagliari.

A primavera costuma ser a estação do ano preferida de muitas pessoas, afinal, a temperatura está quente, mas amena quando comparada com o verão. Além disso, os locais costumam estar floridos e lindos o que torna os passeios a pé uma ótima opção.

Por isso, uma das opções de tour nesta época do ano é uma passeio a pé por Cagliari, a capital da Sardenha. Em cerca de 2h30 de passeio, é possível conhecer os antigos distritos da cidade, monumentos igrejas, o Castelo Reral, os terraços da Zona dos Castellos e a Cripta do Santo Sepulcro, além de curiosidades sobre a cidade. Este passeio custa 40,12 euros por pessoa.

Outro passeio bacana para se fazer na primavera em Sardenha, é uma aula de culinária na Sardenha. Durante o passeio, você irá a uma quinta tradicional próxima a Alghero e aprenderá a fazer uma comida típica italiana com uma chef local.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A aula inclui conhecer os produtos típicos da ilha de Sardenha, como peixes, legumes e azeite, e preparar uma entrada (bruschetta ou bolinho), prato principal e uma sobremesa. O menu será degustado com vinhos locais, mirto (licor tradicional de Sardenha) ou limoncello (licor de limão). O tour custa 65 euros por pessoa.

Dica => Eventos e feriados na Itália

 

Passeios no verão na Sardenha

Passeios no verão na Sardenha
Ponte de visitação do tour é a Ilha La Maddalena.

Já no verão, além das praias da Sardenha um ótima opção de passeio são tour de barco ou cruzeiro pelas ilhas próximas. Você pode escolher uma passeio de barco pelo arquipélago de Maddalena, com duração de 7 horas.

Nesse tour, você poderá visitar as ilhas de Spargi, Budelli, Santa Maria e La Maddalena, onde também poderá passear a pé pelo centro ou comprar um tour de ônibus conversível. Entre os pontos turísticos estão a Pedra da Bruxa, a praia rosa em Budelli, onde você pode mergulhar em piscinas naturais. O passeio custa a partir de 40 euros por pessoa.

Roteiro pelas melhores praias da Sardenha
Cala Goloritzè | Foto: QVM.

Também é possível fazer um cruzeiro à Cala Goloritzè, litoral de Baunei. Nesse tour, que dura cerca de 8 horas, você poderá nadar com golfinhos, fazer mergulho com snorkel conhecendo a vida marinha, cavernas e também os navios naufragados na região.

Dicas de praias na Sardenha
Cala Mariolu | Foto: QVM.

Durante o passeio são visitadas diversas praias diferentes – Cala Goloritzè, Cala Mariolu, Cala Biriala, Cala Gabbiani e Piscine di Venere, entre outras. O cruzeiro à Cala Goloritzè custa a partir de 59 euros por pessoa.

Leia mais => Verão na Itália

 

Passeios no outono na Sardenha

Quando é melhor ir para Sardenha
Tour com segway em Cagliari.

Se preferir visitar a ilha de Sardenha no outono, pode aproveitar o clima mais fresco para realizar passeios de bicicleta ou segway (espécie de patinete elétrico que tem as rodas lado a lado). A excursão de bicicleta turística por Cagliari dura 2 horas e custa 30 euros por pessoa.

O passeio passa pela região central da cidade e pela área conhecida por cidade velha, os degraus de mármore da Bastione di Saint Remy, a Basílica de Bonaira, as varandas floridas do distrito de Villanova, a prefeitura e a câmara, além da ciclovia pela orla marítima. Há ainda uma parada para um lanche em um café na cidade velha.

Já o segway tour por Cagliari dura cerca de 2h30 e custa 54 euros por pessoa. Antes de sair para o passeio é preciso fazer um curto treinamento para aprender a se equilibrar e pilotar o segway.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Entre os pontos turísticos de Cagliari visitados durante este passeio estão o anfiteatro romana em Buoncammino, onde aconteceram centenas de batalhas entre gladiadores, os becos artísticos da cidade, além das fachadas românticas e góticas datadas do século 13, catedral da cidade e os jardins públicos.

Entenda => Alta temporada na Itália

 

Passeios no inverno na Sardenha

O que fazer de acordo com o clima na Sardenha
Tour com degustação de vinho é opção de passeio.

Mesmo com as praias como pontos turísticos de destaque, a Sardenha também possui passeios imperdíveis para fazer durante o inverno.

Para os apaixonados por vinho, há um passeio perfeito. O tour de vinhos na Sardenha dura 3 horas e leva o viajante para um vinícola localizada na área de Cagliari.

Lá, é possível visitar a área de plantação das uvas, observar como é feita a produção dos vinhos, conhecer um pouco mais das diversas uvas típicas da região como Cannonan, Bovale, Nasco, Monica, entre outras. O ponto alto do passeio, claro, é a degustação de 3 diferentes tipos vinhos típicos da Itália, acompanhado de um lanche. Este tour custa a partir de 52 euros por pessoa.

Descubra=> Mapa das regiões produtoras de vinho da Itália

 

Clima na Sardenha: melhor época para visitar

Clima na Sardenha
San Giovanni | Foto: QVM.

A Sardenha é uma ilha que pode ser visitada durante todo o ano. Isso porque, seu clima é seco e com temperaturas amenas. Mas, para quem deseja ter certeza que vai curtir um céu azul e o calor do mediterrâneo, sem dúvidas, a melhor época para visitar é na primavera e no verão. Mais precisamente, entre os meses de abril e setembro.

O alto verão, nos meses de julho e agosto, é a altíssima temporada da ilha e as praias da Sardenha ficam bem cheias. As temperaturas elevadas atraem gente do mundo todo que desejam curtir o verão nas praias do mediterrâneo. Para quem gosta de badalação, está é uma boa época. Lembrando apenas que, nos meses mais cheio, os preços também costumam ficar mais altos.

Spiaggia di li Cossi na Sardenha fotos
Spiaggia di li Cossi | Foto: QVM.

Mas, para quem deseja curtir a ilha no calor e um pouco mais vazia, o ideal é se programar e viajar para Sardenha nos meses de junho ou setembro e início de outubro. Nessa época, os preços costumam ser mais baixos. Vale a pena visitar a ilha durante a primavera também. As temperaturas são muito agradáveis, a vegetação está verde e florida (o que deixa a ilha especialmente bonita) e as praias com menos turistas.

Gostou das dicas sobre a ilha italiana? Qual sua época preferida para conhecer Sardenha? Conte nos comentários.

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Camila

    Olá Guilherme, tudo bem? Adorei as publicações sobre a Sardenha. Fico em dúvida sobre o mês que devo ir para lá, será que podes me ajudar? Entre final de agosto e início de setembro ainda tem muita gente pcausa da alta temporada? Entre final de setembro e início de outubro, não tenho risco de pegar chuva e frio por lá já que final de setembro começa o outono? Que mês vc iria se quisesse aproveitar as praias? Obrigada,

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Camila, bem e aí? Fui no final de julho e foi incrível, nada a reclamar. Agosto e setembro costuma ser mais cheio; outubro realmente já não faz tanto calor, água gelada. Voto em julho/agosto! Abraços