Qual é o clima na Sardenha? Se você está planejando sua viagem para a badalada ilha italiana localizada no mar mediterrâneo, deve estar se fazendo essa pergunta. Assim, fica mais fácil se programar para curtir suas famosas e belíssimas praias, que tem feito da Sardenha um destino que atrai cada vez mais turistas de todo o mundo todo interessados, sobretudo, em curtir o verão europeu.
Sardenha é uma ilha relativamente grande, com uma população de mais de 1 milhão e meio de habitantes. A ilha tem praias com mar calmo e muito cristalino, e o tom de azul das águas impressiona. São muitas praias bonitas, mas as mais badaladas concentram-se no litoral norte, que recebe mais turistas.
Se você, como muita gente, tem dúvida sobre o clima na ilha e a melhor época para visitá-la – será que vale a pena ir somente no verão? – irá encontrar neste artigo suas respostas sobre o clima em Sardenha, além de dicas de passeios para fazer em cada estação do ano.
Planeje sua viagem => Seguro viagem para a Itália
Regiões para se hospedar na Sardenha »
Neste artigo você vai ver:
Clima na Sardenha
A Sardenha, ilha localizada na costa da Itália, tem um clima tipicamente mediterrâneo! Isso significa que o verão é bem quente e seco. Já o inverno é bastante chuvoso, mas, por outro lado, é um período curto de frio e, no geral, com temperaturas amenas.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Somente no seu interior, na área mais montanhosa, o inverno é mais rigoroso, chegando até mesmo a nevar nessas regiões.
Venta bastante na ilha, o que é um alívio para aguentar as altas temperaturas do verão. O vento predominante é o mistral, frio e seco, que sopra o ano inteiro, sobretudo no inverno e primavera.
Chuvas na Sardenha
O período chuvoso acontece em parte do outono e do inverno, entre outubro e abril. O mês mais chuvoso costuma ser novembro. A região do interior, que é aquela mais montanhosa, concentra maior índice de precipitação de chuva. Mas, de uma forma geral, podemos dizer que o clima na ilha é bem seco, uma vez que a média de precipitação por ano é de 800 milímetros de chuva.
Temperaturas na Sardenha
Quando o assunto é temperatura, as médias durante o verão, principalmente em julho e agosto (alto verão) giram em torno dos 30°C, podendo chegar aos 35°C em algumas regiões. Já no inverno, ficam entre 6°C e 14°C, e somente em regiões específicas atingem os 0°C.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide na Sardenha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
O mar tem temperaturas ótimas para nadar, uma média de 21°C. Em agosto, auge do verão na Itália, ela chega a 26°C. Dessa forma, quando o assunto é temperatura, dá para visitar a Sardenha tranquilamente em qualquer época do ano. Por se tratar de uma ilha, se possível, vá no verão para aproveitar o mar.
Passeios na Sardenha em cada estação
Passeios na primavera
A primavera costuma ser a estação do ano preferida de muitas pessoas, afinal, a temperatura está quente, mas amena quando comparada com o verão. Além disso, os locais costumam estar floridos e lindos o que torna os passeios e tours na Sardenha, principalmente a pé, uma ótima opção.
Por isso, uma das opções de tour nesta época do ano é uma passeio a pé por Cagliari, a capital da Sardenha. Em cerca de 2h30 de passeio, é possível conhecer os antigos distritos da cidade, monumentos igrejas, o Castelo Reral, os terraços da Zona dos Castellos e a Cripta do Santo Sepulcro, além de curiosidades sobre a cidade. Este passeio custa 40,12 euros por pessoa.
Outro passeio bacana para se fazer na primavera em Sardenha, é uma aula de culinária. Durante o passeio, você irá a uma quinta tradicional próxima a Alghero e aprenderá a fazer uma comida típica italiana com uma chef local.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
A aula inclui conhecer os produtos típicos da ilha de Sardenha, como peixes, legumes e azeite, e preparar uma entrada (bruschetta ou bolinho), prato principal e uma sobremesa. O menu será degustado com vinhos locais, mirto (licor tradicional de Sardenha) ou limoncello (licor de limão). O tour custa 65 euros por pessoa.
Passeios no verão na Sardenha
Já no verão, além das praias da Sardenha um ótima opção de passeio são tour de barco ou cruzeiro pelas ilhas próximas. Você pode escolher uma passeio de barco pelo arquipélago de Maddalena, com duração de 7 horas.
Nesse tour, você poderá visitar as ilhas de Spargi, Budelli, Santa Maria e La Maddalena, onde também poderá passear a pé pelo centro ou comprar um tour de ônibus conversível. Entre os pontos turísticos estão a Pedra da Bruxa, a praia rosa em Budelli, onde você pode mergulhar em piscinas naturais. O passeio custa a partir de 40 euros por pessoa.
Também é possível fazer um cruzeiro à Cala Goloritzè, litoral de Baunei. Nesse tour, que dura cerca de 8 horas, você poderá nadar com golfinhos, fazer mergulho com snorkel conhecendo a vida marinha, cavernas e também os navios naufragados na região.
Durante o passeio são visitadas diversas praias diferentes – Cala Goloritzè, Cala Mariolu, Cala Biriala, Cala Gabbiani e Piscine di Venere, entre outras. O cruzeiro à Cala Goloritzè custa a partir de 59 euros por pessoa.
Passeios no outono na Sardenha
Se preferir visitar a ilha de Sardenha no outono, pode aproveitar o clima mais fresco para realizar passeios de bicicleta ou segway (espécie de patinete elétrico que tem as rodas lado a lado). A excursão de bicicleta turística por Cagliari dura 2 horas e custa 30 euros por pessoa.
O passeio passa pela região central da cidade e pela área conhecida por cidade velha, os degraus de mármore da Bastione di Saint Remy, a Basílica de Bonaira, as varandas floridas do distrito de Villanova, a prefeitura e a câmara, além da ciclovia pela orla marítima. Há ainda uma parada para um lanche em um café na cidade velha.
Já o segway tour por Cagliari dura cerca de 2h30 e custa 54 euros por pessoa. Antes de sair para o passeio é preciso fazer um curto treinamento para aprender a se equilibrar e pilotar o segway.
Entre os pontos turísticos de Cagliari visitados durante este passeio estão o anfiteatro romana em Buoncammino, onde aconteceram centenas de batalhas entre gladiadores, os becos artísticos da cidade, além das fachadas românticas e góticas datadas do século 13, catedral da cidade e os jardins públicos.
Passeios no inverno na Sardenha
Mesmo com as praias como pontos turísticos de destaque, a Sardenha também possui passeios imperdíveis para fazer durante o inverno.
Para os apaixonados por vinho, há um passeio perfeito. O tour de vinhos na Sardenha dura 3 horas e leva o viajante para um vinícola localizada na área de Cagliari.
Lá, é possível visitar a área de plantação das uvas, observar como é feita a produção dos vinhos, conhecer um pouco mais das diversas uvas típicas da região como Cannonan, Bovale, Nasco, Monica, entre outras. O ponto alto do passeio, claro, é a degustação de 3 diferentes tipos vinhos típicos da Itália, acompanhado de um lanche. Este tour custa a partir de 52 euros por pessoa.
E se você é apaixonado por vinhos, não deixe de conhecer as regiões produtoras de vinho na Itália.
Clima na Sardenha: melhor época para visitar
A Sardenha é uma ilha que pode ser visitada durante todo o ano. Isso porque, seu clima é seco e com temperaturas amenas. Mas, para quem deseja ter certeza que vai curtir um céu azul e o calor do mediterrâneo, sem dúvidas, a melhor época para visitar é na primavera e no verão. Mais precisamente, entre os meses de abril e setembro.
O alto verão, nos meses de julho e agosto, é a altíssima temporada da ilha e as praias da Sardenha ficam bem cheias. As temperaturas elevadas atraem gente do mundo todo que desejam curtir o verão nas praias do mediterrâneo. Para quem gosta de badalação, está é uma boa época. Lembrando apenas que, nos meses mais cheio, os preços também costumam ficar mais altos.
Mas, para quem deseja curtir a ilha no calor e um pouco mais vazia, o ideal é se programar e viajar para a Sardenha nos meses de junho ou setembro e início de outubro. Nessa época, os preços costumam ser mais baixos. Vale a pena visitar a ilha durante a primavera também. As temperaturas são muito agradáveis, a vegetação está verde e florida (o que deixa a ilha especialmente bonita) e as praias com menos turistas.
Gostou das dicas sobre a ilha italiana? Qual sua época preferida para conhecer Sardenha? Conte nos comentários.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Itália para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Itália. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Itália, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Itália. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na Itália
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Itália
Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.
Seguro viagem na Itália
Contratar um seguro viagem para a Itália é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *