Milão foi uma das primeiras cidades da Europa que conheci! Ela mistura o moderno e o tradicional de forma perfeita e tudo isso você perceberá nos principais pontos turísticos da cidade que apresento agora.
Conhecida como a capital da moda, Milão na Itália reúne arte, design, literatura e música. Suas principais atrações giram em torno dessa cultura, e entre os principais pontos turísticos de Milão estão museus, igrejas, palácios e teatros, onde turistas e milaneses se encontram para viver essa metrópole.
Visitei a cidade meio “por acaso”, já que ela é um hub que recebe voos do Brasil. Mas foi uma parada que valeu a pena! Lembro que me impressionei com o estilo das pessoas, sobretudo, dos homens, muito bem vestidos e modernos. Além disso, a mistura do clássico com o atual presente em quase todos os atrativos me fascinou.
E se você pretende conhecer a cidade, programe-se para ver alguns atrativos que expressam sua forma multicultural. Nesse artigo, apresento os melhores lugares para conhecer em Milão, com fotos e dicas para você descobrir o que é imperdível!
Neste artigo você vai ver:
Principais atrativos de Milão
- Catedral de Milão
- Piazza Del Duomo
- Galeria Vittorio Emanuele II
- Teatro alla Scalla
- Igreja Santa Maria Della Grazie
- Castello Sforzesco
- Parque Sempione
- Arco da Paz
- Pinacoteca de Brera
- Canais Navigli
- Estádio San Siro
- Pinacoteca Ambrosiana
- Cemitério Monumental de Milão
- Milano Centrale
- Quadrilátero da moda
- Museu Nacional da Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci
- Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia
1 – Catedral de Milão
A Catedral de Milão, ou Duomo em italiano, está localizada na Piazza Del Duomo, na Itália. A arquitetura monumental da igreja chama a atenção pelo seu exterior e ela é um dos pontos turísticos de Milão.
Colunas, torres e esculturas, feitas inteiramente em mármore, dão o tom da grandiosidade da obra.
Não se engane em pensar que apenas o exterior é rico. Ao entrar na igreja, já se vê o quão impactante será a visitação. Os ícones dentro da Catedral são impressionantes.
A riqueza de detalhes dos vitrais coloridos contam histórias bíblicas.
As belíssimas esculturas representam períodos de glória romana. Os diversos altares homenageiam pessoas importantes e a arquitetura pode parecer simples pela escolha do material e das cores, mas esconde uma beleza estonteante. Tudo isso pode te fazer ficar certo tempo visitando o local.
Uma das atrações mais procuradas é uma escultura de São Bartolomeu, considerado mártir por ter tido a pele arrancada quando foi morto.
É uma imagem extraordinária, que causa certo espanto, por representar Bartolomeu segurando a própria pele. Mas é, também, deslumbrante.
Também é possível visitar a cripta de São Carlos Borromeu e conhecer o museu da Catedral.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Se o clima estiver favorável, também vale a pena fazer um passeio pelo terraço, avistando as torres do exterior da igreja por outro ângulo. Por isso é sempre bom saber quando é melhor ir para a Itália, assim você terá maior chances de pegar o tempo bom.
Cuidado com as roupas! Italianos, em geral, são bem cuidadosos em igrejas. Não é permitido entrar de shorts, saia, regata ou blusa decotada.
- Horário: 8h às 19h
2 – Piazza Del Duomo
Centro do turismo em Milão, a praça recebe os principais eventos da cidade. Nela está o Monumento Equestre Vittorio Emanuele II, uma homenagem ao rei responsável pela unificação da Itália.
Bares, restaurantes, cafés e lojas, situadas ao redor da praça, dão um charme a atração.
Nada é capaz de estragar esse belo passeio, mas tenha cuidado com pessoas que querem, a qualquer custo, te dar algo. Pode ser um golpe que te fará pagar bem caro por algum produto que você nunca quis.
Uma prática recorrente na Piazza Del Duomo são alguns rapazes que colocam milho na sua mão para alimentar os pombos. Claro, eles exploram um dos pontos turísticos mais visitados de Milão. O milho não sai de graça, e costuma ter um valor elevado.
Se tiver tempo, aproveite para se sentar num café ou restaurante, pedir algum prato italiano, e saborear as delícias milanesas.
Os preços são um pouco elevados, por se tratar de uma região turística, mas vale a pena apreciar a vista e tirar algumas fotos. Claro, para postar no Instagram 🙂 Aproveite para descobrir onde comprar chip de internet na Itália.
3 – Galeria Vittorio Emanuele II
Uma das melhores coisas de Milão é poder visitar as principais atrações facilmente. A galeria é formada por um cruzamento de duas ruas e coberta por uma cúpula, conectando a Piazza Del Duomo a Piazza della Scalla.
Lá, encontram-se lojas de grife, como a Louis Vuitton, Prada, Gucci, além de tradicionais e elegantes restaurantes milaneses.
Se sua intenção não for fazer compras ou apreciar a fina culinária italiana, a visita à galeria já vale pela beleza de sua arquitetura. Além da cúpula, que tem design encantador, algumas representações no chão são icônicas para a cidade.
No centro da galeria, um touro desenhado no piso chama a atenção dos turistas. Reza a lenda que a pessoa que colocar o pé nos testículos do touro e girar três vezes sobre ele, terá sorte.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Milão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Para os italianos, a tradição vale apenas para a noite do dia 31 de dezembro, mas há pessoas fazendo o ritual o tempo todo. Saiba mais sobre os costumes italianos.
4 – Teatro alla Scalla
Considerado o maior teatro de música lírica do mundo, o Teatro alla Scalla recebe grandes talentos da ópera italiana em temporada de espetáculos. Os preços dos ingressos variam e é preciso adquirir antecipadamente pelo site, se quiser ver os talentosos tenores.
Também é possível apenas visitar o teatro, quando não estão acontecendo os shows e ensaios. Para isso basta comprar o ingresso para o Museu Scalla, que permite, também, ver a sala de apresentações.
A fachada do prédio engana pela sua simplicidade, mas seu interior mostra o porquê do teatro ser tão respeitado no âmbito da arte.
- Horário: 9h às 12h30 – 13h30 às 17h30
- Endereço: Largo Ghiringhelli, 1, Piazza della Scalla
5 – Igreja Santa Maria Della Grazie
Que a Itália respira arte, todos sabem, mas uma das mais famosas obras do Renascimento só pode ser vista nessa igreja. O mural “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, está pintado no refeitório dessa construção.
Os ingressos são vendidos com três meses de antecedência, e são bem concorridos, então se programe antes da viagem e adquira os ingressos pelo site oficial (www.vivaticket.it) nos meses anteriores. O valor histórico e artístico da obra emociona. Também vale a pena fazer um tour guiado, para saber mais sobre a história da obra.
- Horário: 7h às 12h – 15h30 às 19h30
- Endereço: Via Giuseppe Antonio Sassi, 3
6 – Castello Sforzesco
Construído, demolido, reconstruído e restaurado, o castelo já foi utilizado como residência da corte e até como fortaleza. A arquitetura é única, por isso está nesta lista de pontos turísticos de Milão.
É possível relaxar no jardim interno, admirando a construção. É um ponto turístico de Milão imperdível e uma das construções mais amadas pelos milaneses, por ser símbolo do poder da cidade.
Hoje, as salas majestosas do Castello di Milano abrigam diversos museus, bibliotecas e arquivos, que valorizam a arte local. O ingresso para um museu dá direito a visitar todos eles.
- Horário: 7h às 19h30 – Museus: 9h às 17h30
- Endereço: Piazza Castello
7 – Parque Sempione
Atrás do Castello Sforzesco se encontra um agradável parque, que, durante a primavera e o verão, é a sensação da cidade.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Antigamente usado apenas pela família real, hoje o Parque Sempione atrai turistas e habitantes de Milão, que costumam ir ao parque para descansar, passear com a família e curtir o sol.
Além de tudo isso, o local tem Wi-Fi gratuito, para que todos desfrutem do conforto que a atração oferece.
8 – Arco da Paz
No centro do Parque Sempione se localiza o clássico monumento de Milão.
O Arco da Paz, que indicava a entrada da cidade, foi encomendado por Napoleão Bonaparte, durante seu domínio no território. O arco foi dedicado à paz européia, logo após a queda do líder francês.
O monumento, esculpido em granito, possui três arcadas, quatro colunas e algumas esculturas, símbolos de paz e união da região, chamada de Lombardia.
9 – Pinacoteca de Brera
Mais um símbolo cultural da cidade, a Pinacoteca de Brera acolhe obras de diferentes artistas italianos.
Entre os mais famosos estão Caravaggio, Rafaello, Mantegna, Bellini e Tintoretto. A coleção é composta, principalmente por obras doadas, trocadas e adquiridas pelo museu.
A Pinacoteca também abriga a Academia de Belas Artes de Milão, uma instituição cultural de prestígio na cidade.
- Horário: 8h30 às 19h15
- Endereço: Via Brera, 28
10 – Canais Navigli
Antes utilizados como hidrovia, os canais Navigli garantem um passeio noturno romântico.
Restaurantes e bares compõe o ambiente e prometem um ótimo momento. Artistas e músicos caracterizam a atmosfera romântica do local. Saiba mais sobre onde comer em Milão.
Ao longo dos anos, ali foram se instalando casarões, castelos, abadias e moinhos.
É possível fazer um passeio de barco nos finais de semana de abril a outubro, meses de verão, para contemplar a vista e sentir o clima da cidade por seus canais.
11 – Estádio San Siro
Inaugurado em 1926, hoje é a Casa dos times AC Milan e a Internazionale (Inter de Milão), o Estádio San Siro tem capacidade para 75.000 espectadores, sendo um dos maiores estádios da Europa.
Ele é simplesmente um templo do futebol italiano, e lá você encontrará os museus da Inter e do Milan, para conhecer a história dos dois times da cidade e ver os seus troféus.
12 – Pinacoteca Ambrosiana
Na Pinacoteca Ambrosiana descubra as curiosidades acerca do Codex Atlantico e aprecie a sala que foi dedicada a Leonardo da Vinci.
Além disso tenha contato com obras famosas dos mais renomados artistas renascentistas como Botticelli, Luini, Raffaello e Caravaggio.
13 – Cemitério Monumental de Milão
O Cemitério Monumental de Milão é como um museu diferente e ao ar livre, onde a tranquilidade harmoniza com a arte.
É possível conhecer as sepulturas mais interessantes, pertencentes às famílias tradicionais da cidade ou às personalidades enterradas no local.
Conheça a tumba da família Campari, que se assemelha à Última Ceia de Leonardo Da Vinci.
14 – Milano Centrale
A Estação Central de Milão foi inaugurada em 1931, é um espetáculo arquitetônico, que combina elementos do Art Deco e do classicismo. É uma das mais importantes estações ferroviárias da Europa. Ótima para quem está em trânsito ou planeja fazer viagens de trem pela Itália e Europa.
A Milano Centrale também oferece fácil acesso ao transporte público, facilitando deslocamentos dentro da cidade e para fora dela.
15 – Quadrilátero da moda
A visita que não pode faltar na capital da moda e do design, e programação no mínimo interessante, é andar pelas ruas mais famosas da cidade, região conhecida como Quadrilátero da Moda.
Nem todos podem se dar ao luxo de comprar algo nas lojas de grife espalhadas pelo bairro, mas o clima do local dá o tom do que é a moda para os milaneses.
16 – Museu Nacional da Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci
Não poderia faltar nessa lista do pontos turísticos de Milao o Museu Nacional da Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, pois é o maior museu de ciência e tecnologia da Itália e um dos mais importantes da Europa.
O museu é dedicado à celebração do legado científico e tecnológico de diversas áreas, com ênfase especial em Leonardo da Vinci, uma das figuras mais icônicas da história.
17- Parque Giardini Pubblici di Porta Venezia
Os Giardini Pubblici Indro Montanelli, também conhecidos como Giardini Pubblici di Porta Venezia, são os jardins públicos mais antigos de Milão, localizados no bairro de Porta Venezia.
Fundados em 1784, esses jardins oferecem uma área verde no centro da cidade, sendo um refúgio para moradores e turistas que desejam relaxar ou fazer atividades ao ar livre.
Restaurantes em Milão
A culinária milanesa é inigualável em questão de sabor. Os ingredientes marcam o gosto acentuado dos pratos e dão características diferentes das que se vê no restante da Itália.
Os lugares próximos aos principais pontos turísticos de Milão com certeza oferecerão diversas opções ao visitante, independentemente de qual seja o seu desejo.
Escolha o local que mais lhe agradar e não se prenda a restaurantes famosos, pois muitos não estão na rota, mas o cardápio e atendimento são excelentes.
Na Itália, só sobrevivem os melhores locais, até porque os italianos são bem exigentes com a qualidade da alimentação.
Se arrisque provando a culinária de restaurantes fora da rota turística e se surpreenda com o que os locais oferecem aos milaneses, experimentando a gastronomia de Milão por outro ponto de vista.
A seguir algumas de nossas sugestões de restaurantes em Milão:
- Ristorante Bice
- T’a Milano
- Il Principe dei Navigli
- Nerino Dieci Trattoria
- G.B. Bar
- Mr Panozzo
Quando ir a Milão?
Milão é um lugar para ir em qualquer época do ano. Por exemplo, na primavera e no outono são períodos de baixa temporada, você encontrará atrações com menos turistas e o clima tem temperaturas mais amenas, variando entre 10°C e 20°C.
Já no verão, é alta temporada na Europa e as atrações costumam ficar muito cheia, além disso a temperatura em Milão pode chegar aos 30°C.
Durante o inverno, as temperaturas variam entre 0°C e 10°C. Este período é bom para fazer um roteiro em Milão com a cidade decorada para o Natal, com mercados natalinos e muitas luzes. Em janeiro, é época dos saldões, é um bom momento para aproveitar as promoções nas lojas.
Dicas finais sobre os pontos turísticos de Milão
A cidade se expressa de diversas formas, em diferentes atrações e opções de passeio. São locais que revelam uma metrópole multicultural e que abriga interesses variados.
Seja qual for a escolha, Milão acolhe todos os desejos. E não deixe para depois a pesquisa sobre os melhores hotéis em Milão.
Veja mais sobre as belezas da Itália neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Itália:
Se restar alguma dúvida sobre Milão, o que fazer na cidade e seus pontos turísticos, deixe um comentário. Coloque suas recomendações!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Milão
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Milão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Milão para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Milão. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Milão, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Milão. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios em Milão
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Milão, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet em Milão
Ter um chip de celular em Milão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.
Seguro viagem em Milão
Contratar um seguro viagem para Milão é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *