Onde comer em Milão: restaurantes e pratos típicos milaneses

Onde comer em Milão: restaurantes e pratos típicos milaneses

Estar na Itália é sinônimo de comer bem. São diversos pratos típicos diferentes em cada região e Milão não fica de fora. Neste artigo você terá dicas de restaurantes e descobrir onde comer em Milão, além é claro de decidir quais comidas típicas provar.

A gastronomia milanesa é composta, principalmente, de sabores fortes em pratos simples, assim como em toda Europa. Uma característica da culinária da região é a modéstia dos ingredientes, reflexos de um período de dificuldades econômicas muito grandes.

Mesmo assim não se pode dizer que os pratos típicos são menos deliciosos, afinal, a cozinha milanesa mostra que a humildade das composições nada implica no sabor. Pelo contrário, são pratos muito saborosos, receitas que dão água na boca e opções que contemplam todos os tipos de paladar.

Além disso, são diversos restaurantes, bares e cafés equipados de sofisticação ou simplicidade, prontos para atender aos visitantes, servir as iguarias com maestria e apresentar o que Milão tem de melhor.

Planeje sua viagem => Melhores bairros de Milão

Precisa fazer seguro viagem para Itália? »

 

Pratos típicos de Milão

A culinária milanesa é inigualável em questão de sabor. Os ingredientes marcam o gosto acentuado dos pratos e dão características diferentes das que se vê no restante da Itália.

Vale a pena provar essas delícias pelas ruas de Milão, e aproveitar a gastronomia milanesa para descobrir sabores.

  • Risotto alla milanese
  • Ossobuco
  • Polenta
  • Queijo mascarpone
  • Cotoletta alla milanese
  • Mondeghili
  • Minestroni alla milanese
  • Cassoeula
  • Panettone

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Milão »

 

Risotto alla milanese

Pratos típicos de Milão
Foto: Cyclonebill, via Wikimedia Commons.

O risoto à milanesa é um dos mais pedidos pelos turistas que frequentam Milão, cuja principal característica é o açafrão, que deixa um gosto marcante no prato.

É servido, geralmente, com um outro prato típico milanês, o ossobuco e, juntos, dão o tom da culinária local.

Imperdível => Degustação de vinhos em Milão

 

Ossobuco

Comidas típicas de Milão
Foto: Micaela & Massimo, via Wikimedia Commons.

Geralmente servido com risoto ou polenta, o ossobuco é um corte da carne de boi com grande concentração de tutano.

Preparado com azeite de oliva, vinho, temperos da região e tomates, é uma espécie de guisado de vitela, que leva um osso no meio, daí o nome. Veja mais sobre a produção de vinho na Itália.

Extrair o sabor mais acentuado do ossobuco não é tarefa fácil, mas o resultado é espetacular e um dos mais apreciados da cozinha local.

Delícia => Aprenda a cozinhar em Milão

 

Polenta

Gastronomia milanesa
Foto: GhePeU, via Wikimedia Commons.

A famosa polenta, queridinha em várias partes do Brasil, era um prato considerado de camponês, pela simplicidade dos ingredientes e do modo de fazer.

Os temperos e a dedicação dos milaneses em torno do prato o colocaram no cardápio de delícias da região Italiana.

Adquira => Jantar e espetáculo no Maison Milano

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Queijo mascarpone

Culinária milanesa
Foto: Jessica Spengler, via Wikimedia Commons.

Feito à base de leite de vaca e de consistência cremosa, o queijo mascarpone é rico em gorduras e seu sabor é doce.

É muito utilizado no preparo de guloseimas, pois o gosto combina com tons mais açucarados.

Produzido pela região desde o século XVI, é ingrediente de outros doces típicos italianos, como o tiramisù. Saiba mais sobre as curiosidades da Itália.

Incrível => Aula de culinária em Milão

 

Cotoletta alla milanese

O que comer em Milão
Foto: Pier, via Wikimedia Commons.

A cotoletta é uma espécie de bife à milanesa, mas muito mais gostoso.

Isso porque, além de temperos típicos de Milão que deixam o sabor mais marcante, você ainda pode escolher a carne que deseja comer. As opções são porco ou vitelo com osso, os mais usados e queridos da região.

Imperdível => Catedral de Milão e Terraços

 

Mondeghili

Também conhecido como Polpette Milanesi, a nossa almôndega – ou porpeta -, é uma bola de carne frita e preparada com carne, linguiça, cebola, aipo, ovos, queijo parmesão, cenoura e farinha de rosca. Muita coisa boa num prato só!

   

 

Minestroni alla milanese

Dicas de receitas milanesas
Foto: Fooding Around, via Wikimedia Commons.

O minestroni também é um velho conhecido do brasileiro, por conta da imigração italiana, que nos apresentou algumas delícias da Itália.

Esse prato típico de Milão é uma sopa de legumes, preparada com carinho por muitas mamas e nonas, com legumes cortados bem miudinhos e tempero memorável.

 

Cassoeula

Onde comer em Milão
Foto: Remulazz, via Wikimedia Commons.

A cassoeula é um preparado de carne de porco com repolho que representa, divinamente, a gastronomia milanesa. Conheça mais sobre a gastronomia italiana.

É o ápice da simplicidade expresso no melhor sabor da região. Usa-se as partes menos nobres do porco e, portanto, as mais saborosas. Prato típico do inverno, deriva de um prato francês, mas tem suas características próprias.

Cultura => Aula de Pizza e Gelato em Milão

 

Panettone

Dicas de restaurantes em Milão
Foto: N i c o l a, via Wikimedia Commons.

Sim, o sabor do Natal que nos enche de alegria a cada final de ano, nasceu em Milão. O panettone é uma tradicional receita natalina, composta de frutas cristalizadas num pão em formato diferente, conquistou primeiro os milaneses e, depois, foi conquistando o mundo!

 

Onde comer em Milão

  • Ristorante Bice
  • T’a Milano
  • Il Principe dei Navigli
  • Nerino Dieci Trattoria
  • G.B. Bar
  • Mr Panozzo

Sabendo de todas as delícias que Milão oferece, é hora de conhecer os melhores lugares para apreciar cada um desses pratos. Foque nos restaurantes de Milão que oferecem mais opções para o cliente, assim, terá uma experiência mais completa.

Os melhores e mais famosos restaurantes de Milão são mais caros, claro, e alguns pedem reserva antecipada, mas é possível ir sem se programar e esperar um pouco mais para conseguir uma mesa.

Para ajudar, damos algumas dicas de locais muito procurados e bem avaliados pelos visitantes. Caso necessite, veja como funciona o aluguel de carro na Itália.

 

Ristorante Bice

Localizado no Centro Histórico, o Ristorante Bice é um lugar sofisticado e está localizado mais perto do Quadrilátero da Moda.

A culinária local chama a atenção e, no almoço, oferece pratos executivos com valor mais acessível.

  • Endereço: Via Borgospesso 12, 20121, Milão, Itália

Delícia => Excursão gastronômica em Milão

 

T’a Milano

Frequentado por turistas e por muitos milaneses, o T’a Milano é um restaurante / café que também é especializado em chocolates finos.

Atende com excelência seus clientes, com diversas opções no cardápio, de pratos típicos italianos a sanduíches. Fica perto do Teatro Scala, portanto, é de fácil acesso a quem visita o Centro Histórico.

  • Endereço: Via Clerici 1, 20121 Milão, Itália

 

Il Principe dei Navigli

O restaurante Il Principe dei Navigli está localizado no bairro Navigli e oferece um cardápio variado e um ótimo atendimento. O local encanta os visitantes pela simpatia e pelo valor das delícias oferecidas, além de presentear seus clientes com alguns mimos durante a refeição.

   
  • Endereço: Via G.E. Pestalozzi, 2, 20143 Milão, Itália

 

Nerino Dieci Trattoria

Perto do circuito de compras de Milão, o Nerino Dieci Trattoria fica próximo à Via Torino. Muito procurado e bem avaliado, é difícil conseguir uma mesa sem esperar um pouco, então se programe e reserve com antecedência.

A especialidade do local é a comida italiana, então aproveite os sabores da Itália numa legítima trattoria. Os pratos italianos valem uma foto nas redes sociais, para isso confira como comprar chip de internet na Itália.

  • Endereço: Via Nerino, 10, 20123 Milão, Itália

 

G.B. Bar

Apreciado por muitos turistas que passeiam pelo Centro Histórico, o G.B. Bar e Café é muito bem localizado, próximo ao Duomo e a Galeria Vittorio Emanuele.

Oferece sanduíches em diversos pães, cafés, drinks e tudo a um ótimo valor. Como está num local muito visitado, costuma estar sempre cheio, mas vale a pena ser paciente e se sentar admirando a paisagem.

  • Endereço: Via Ulrico Hoepli, 3, 20121 Milão, Itália

 

Mr Panozzo

Se sua escolha for pizza, o Mr Panozzo é uma pizzaria e panozzeria que está fora dos holofotes dos bairros mais famosos, mas as opções e os preços encantam os visitantes.

Além de pizzas, o restaurante serve panozzos, que são sanduíches feitos com ingredientes das pizzas.

  • Endereço: Via Enrico Nöe, 8, 20133 Milão, Itália

 

Dicas de restaurantes em Milão

Onde comer em Milão?
Restaurantes oferecem visão privilegiada | Foto: Mariana Ignacio.

Os lugares próximos aos principais pontos turísticos de Milão com certeza oferecerão diversas opções ao visitante, independentemente de qual seja o seu desejo.

Escolha o local que mais lhe agradar e não se prenda a restaurantes famosos, pois muitos não estão na rota, mas o cardápio e atendimento são excelentes.

Na Itália, só sobrevivem os melhores locais, até porque os italianos são bem exigentes com a qualidade da alimentação.

Se arrisque provando a culinária de restaurantes fora da rota turística e se surpreenda com o que os locais oferecem aos milaneses, experimentando a gastronomia de Milão por outro ponto de vista.

Veja mais sobre as belezas da Itália neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Itália:

Você tem alguma dica de onde comer em Milão? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Mariana Ignácio

ESCRITO POR

Mariana Ignácio

Jornalista, 24 anos e Wanderlust! Escrever é meu hobby e profissão. Viajar é, além de uma aventura, um aprendizado para a vida. Entre mochilões, intercâmbios e passeios pelo Brasil e pelo mundo, me dedico à conversar com pessoas, conhecer novos lugares, explorar culturas e visitar diferentes realidades. Afinal, é preciso ter novos conhecimentos e experiências e eu Quero Viajar Mais!!!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *