Arredores de Milão: 3 lugares para conhecer nas proximidades

por Redação QVM

Arredores de Milão: 3 lugares para conhecer nas proximidades

Se você vai passar alguns dias na capital italiana da moda, vale a pena conhecer também os arredores de Milão. Todos os passeios que indico aqui ficam, no máximo, a uma hora de distância da cidade, mas trazem uma atmosfera completamente diferente dessa que é a segunda maior e mais populosa cidade da Itália (depois de Roma).

Capital da Lombardia, região ao norte do país, Milão une muito bem o passado e o presente, com vários pontos turísticos históricos misturados aos arranha-céus, ritmo de trabalho e vida noturna. Em suas proximidades é possível conhecer lugares com um ar mais intimista e interiorano.

Neste artigo, você encontrará três dicas para conhecer os arredores de Milão, sendo que em todas elas é possível fazer um bate-volta, sem precisar gastar com hospedagem. Os preços das passagens de trem ou ônibus também são acessíveis, todas em torno de 10 euros (ida e volta); assim, você usa seu dinheiro para curtir bastante as cidades.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Milão

Seguro viagem para Europa »

 

Arredores de Milão para visitar

Arredores de Milão
Lago Como nos arredores de Milão. | Foto: Aconcagua, via Wikimedia Commons
  • Lago de Como
  • Bérgamo Alta
  • Villa Litta

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Milão »

 

Lago de Como

Belezas naturais na Itália
Imagem de patos em seu habitat é muito comum no lago.

Este pode ser o primeiro destino nos arredores de Milão, afinal, é a garantia de uma viagem tranquila e encantadora.

Localizado no município de Como, o lago é deslumbrante e a principal atração da cidade, ideal para conhecer em um dia de sol; trata-se de um passeio bem romântico, mas nada que impeça bons amigos de visitarem o lugar juntos.

Em Milão, o trem para Como parte da estação ferroviária de Cadorna, onde pode-se chegar facilmente usando o metrô (linha vermelha ou verde).

O bilhete de segunda classe custa 4,80 euros, são 50km de distância e a viagem dura cerca de uma hora, com descida na estação final, chamada Como Nord Lago.

Está em dúvida sobre o transporte? Descubra como se locomover em Milão ou caso necessite alugar um carro na Itália não deixe de ler esse post.

Saindo da estação, que fica no centro da cidade, você já se depara com o Lago de Como e pode fazer um passeio pela calçada, dispondo um lindo visual: de um lado, o lago com patos, cisnes e barcos; do outro, lindas casas em meio à vegetação.

Só não é possível circular todo o local a pé, pois ele é o terceiro maior lago da Itália, com extensão de 146km².

Se quer conhecê-lo, você pode fazer um passeio de barco que passa pelos principais vilarejos. Os preços variam de acordo com o trajeto; por 28 euros compra-se um bilhete de livre circulação, durante um dia inteiro.

Lugares para conhecer na Itália
Vilarejo Bellagio inspirou famoso hotel em Las Vegas.

O vilarejo mais famoso é Bellagio, também chamado de “pérola do lago”, com um visual que inspirou até a construção de um famoso hotel em Las Vegas com o mesmo nome, nos Estados Unidos.

Outra opção é pegar, em Como, o funicular por 5,50 euros (ida e volta) que sobe até Brunate para ter uma vista panorâmica do lago.

Na hora de fazer uma refeição, há muitas possibilidades, a cidade é repleta de restaurantes.

As opções mais atraentes estão em torno do lago, para saborear um vinho com uma belíssima vista; mas se você prefere economizar um pouco, pode optar por locais no centro histórico da cidade. Condira também onde comer em Milão.

Aproveite para visitar a Catedral de Como, com 75m de altura e estilo gótico, construída entre os séculos XIV e XVIII; além da impressionante arquitetura, chamam a atenção as tapeçarias expostas na nave da catedral. Depois dessa linda visita a Como, no fim do dia, você pode voltar para Milão.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Imperdível => Excursão de 1 dia ao Lago de Como

 

Bérgamo Alta

Cidades próximas a Milão
Região Alta de Bérgamo chama a atenção pelas arquitetura histórica.

Também a 50km de distância e cerca de uma hora de viagem de trem, nos arredores de Milão, você encontra Bérgamo, uma cidade dividida entre as partes Alta e Baixa. Para um passeio bate-volta, sugiro um giro pela Bérgamo Alta.

Por se tratar da parte mais antiga da cidade, cheia de construções medievais e cercada por muros levantados no século XVI para proteger o território contra invasores; enquanto o lado externo é uma expansão tardia da cidade e, por isso, mais moderno. Portanto, fiquemos com a parte histórica!

Para ir a Bérgamo é necessário partir da estação ferroviária Central de Milão, de fácil acesso por meio do metrô (linha verde ou amarela), e descer na estação da cidade; ande até a Piazzale Guglielmo Marconi para pegar um funicular.

Para facilitar, saiba também como ir do aeroporto de Milão para o centro.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Os bilhetes mais baratos, de segunda classe, custam 5,50 euros cada; por 3,50 euros, você compra um bilhete para usar todos os transportes públicos por 24h. Chegando ao destino, é hora de conhecer os pontos turísticos.

Palazzo del Podesta Itália
Palazzo del Podestà | Foto: Steffen Schmitz, via Wikimedia Commons

Você se sentirá na Idade Média indo direto à Piazza Vecchia, onde ficam o Palazzo del Podestà, o Palazzo della Ragione, o Campanone e, ao centro, a Fontana del Contarini.

Com um só bilhete de 5 euros é possível visitar o Palazzo del Podestà e o Campanone, ambos construídos no século XII.

No primeiro edifício há escavações arqueológicas que nos permitem conhecer um pouco da Bérgamo romana e, também, o Museo del Cinquecento, que conta uma parte da história local, incluindo a construção dos muros da cidade durante a dominação veneziana.

O Campanone é a torre cívica da cidade, com 52,76m, que oferece uma vista panorâmica e te dá a opção de subir de elevador ou a pé (são 230 degraus, ok?).

Bérgamo é cheia de igrejas, construções que ultrapassam as crenças religiosas; mesmo que você não seja católico, vale a pena conhecê-las. Leia sobre turismo religioso na Itália.

Logo atrás da Piazza Vecchia, coladinhas umas nas outras, estão a Basílica de Santa Maria Maggiore, a Cappella Colleoni e a Catedral de Bérgamo, que leva o nome do santo Alessandro, padroeiro da cidade.

Gosta de conhecer belas igrejas? Então, confira o tour guiado pela Catedral de Milão.

Principais igrejas da Itália
Basílica de Santa Maria Maggiore.

Se está em uma cidade medieval, nada melhor do que conhecer um castelo!

Para isso, você deve pegar um novo funicular para subir até o Castello di San Vigilio, que começou a ser construído no século VI e fica na parte mais alta de Bérgamo; a vista privilegiada de toda a cidade vale a pena.

Na volta do castelo, próximo ao funicular que leva os passageiros à Bérgamo Baixa, ficam outros dois pontos interessantes: a Rocca di Bergamo e o Convento de San Francesco.

O primeiro é uma fortificação do século XII que hoje funciona como o Museo dell’Ottocento, com um percurso que conta a transformação da cidade entre o Antigo Regime e a Unificação da Itália, cuja entrada custa 5 euros.

O segundo, por sua vez, é um importante exemplar da arquitetura medieval de conventos, com arcos e poço característicos da época, além de afrescos nas paredes.

Ah, não deixe de experimentar o delicioso doce típico de Bérgamo – polenta e osei – que você pode encontrar em qualquer doceria da cidade.

Confira => Passeio privado em Bérgamo Alta

 

Villa Litta

Pontos turísticos de Milão
Palácios incríveis estão no local.

Para concluir, indico a Villa Borromeu Visconti Litta que fica dentro de Lainate, a 30km; para chegar no local é necessário pegar um ônibus na rodoviária Lampugnano em Milão, de fácil acesso pelo metrô (linha vermelha), e descer na Piazza Giacomo Matteotti, em Lainate. O bilhete custa 2,60 euros e a viagem dura apenas 30 minutos.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ao descer do ônibus, ande pela Via Rimembranze até a Piazza Vittorio Emanuele II, que fica em frente à Villa Litta. O ingresso para uma visita completa ao complexo arquitetônico custa 10 euros. Confira os dias e horários de funcionamento no site oficial

O Palazzo delle Acque, mais comumente conhecido como Ninfeo, começou a ser construído no século XVI para ser a residência do conde Pirro I Visconti Borromeo, que contratou grandes arquitetos, pintores e escultores da região Lombardia para trabalhar nas obras.

Este se tornou um dos mais importantes edifícios do norte da Itália da época, tanto pela riqueza da decoração quanto pela sofisticação do sistema hidráulico que opera o espetáculo das fontes construídas.

Palazzo Occidentale
Palazzo Occidentale | Foto: Ilario Di Nardo, via Wikimedia Commons

As salas do Ninfeo são decoradas com mosaicos e grutas artificiais repletas de belas estátuas e atualmente comportam um acervo de roupas e objetos. Veja também dicas sobre o que fazer em Milão.

É possível conhecer também o Palazzo Occidentale, construído nos anos subsequentes pela família do conde com o intuito de enaltecer e aumentar o complexo arquitetônico, incluindo modificações nos jardins, hoje Villa Litta conta com 56 espécies de árvores e 15 espécies de arbustos.

Na segunda metade do século XIX, devido à Unificação da Itália, a família perdeu seu poderio e a propriedade foi confiscada pelo Estado.

Em 1932 o complexo foi adquirido pela família Toselli, que introduziu o cultivo de orquídeas, as quais podem ser apreciadas em uma visita à estufa de Villa Litta. Atualmente o complexo pertence à Lainate.

Diversos restaurantes de Lainate dão descontos de 10% a 15% para quem apresentar o bilhete de visita à Villa Litta.

Como ter? => Internet na Itália

 

Conheça os arredores de Milão

Essas são as minhas dicas para quem deseja incrementar o roteiro em Milão para dar um pulinho em lugares próximos que são incríveis. Visitar a capital italiana da moda é, com certeza, uma experiência incrível.

Mas nos arredores de Milão podemos descobrir locais encantadores que enriquecerão a viagem, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre o que é a Itália, sua história, suas belezas naturais, sua cultura e seu povo. E não deixe para depois a pesquisa sobre os melhores hotéis em Milão.

Veja mais sobre as belezas da Itália neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Itália:

E você, qual destes lugares nos arredores de Milão te deu mais vontade de conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *