Como se locomover em Milão? Metrô, ônibus e outros transportes

por Mariana Ignácio

Como se locomover em Milão? Metrô, ônibus e outros transportes

Quer saber como se locomover em Milão na Itália e como usar o sistema de transporte público?

É muito simples andar pela cidade da moda e se você não tiver dificuldades – ou preguiça – para andar, provavelmente fará a maior parte dos passeios a pé.

Embora as distâncias entre os pontos turísticos mais visitados da cidade sejam curtas, existem algumas atrações um pouco mais distantes. Assim como em outras cidades da Europa, você precisará de um meio de transporte. E ainda, se você, assim como eu, não for muito fã de atividade física, também vai querer conhecer as opções de transporte público de Milão, como o metrô, por exemplo. Confira mais agora.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Milão

Seguro viagem Europa »

 

Como se locomover em Milão?

O transporte público de Milão, na Itália, é uma ótima opção! Além de muito eficiente e organizado, o valor cobrado pela transporte na cidade, vale a pena.

Existem diversas alternativas de bilhete para os visitantes da cidade, mas há também outros meios que podem ser mais úteis para você.

Por isso, a seguir você encontrará todas as possibilidades de transporte em Milão, para poder escolher a opção que mais se encaixar no seu perfil:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Milão »

 

Transporte público em Milão

Transporte público em Milão
Transporte público Milão

O sistema de transporte em Milão é comandado pela empresa chamada Azienda Trasporti Milanesi (ATM).

É a melhor alternativa para o turista se locomover por Milão e são três opções para os visitantes: metrô, ônibus e tram – uma espécie de bonde.

O metrô funciona das 6h às 00h, mas aos sábados o horário de encerramento se estende até a 1h40. Ônibus e trams começam a circular mais cedo, às 5h e encerram suas atividades no mesmo horário do metrô.

De maneira geral, é bem fácil utilizar o metrô, que conta com ótima sinalização e funcionários dispostos a ajudar. Nas principais estações, até dão orientações em inglês.

O metrô geralmente alcança as partes mais procuradas da cidade, mas é bom também se aventurar em outros meios para curtir os locais por onde passa, avistando ruas e as pessoas. Para curtir ainda mais essa país, confira também o post com as cidades mais bonitas da Itália para viajar.

Entre no site da ATM e aproveite o serviço de rotas que ela oferece aos usuários do transporte público. No “GiroMilano”, você coloca seu ponto de partida, destino e a ferramenta te dá as opções para chegar ao local desejado, além de um mapa com tudo bem explicadinho.

Caso o italiano não seja seu forte, há também a opção da língua inglesa. Aproveite e saiba como ter internet na Itália para abusar dos apps tradutores.

Imperdível => Catedral de Milão e Terraços

 

Bilhetes do transporte de Milão

Como usar o metrô em Milão
Metrô em Milão

Os tickets do transporte público de Milão podem ser adquiridos em máquinas automáticas (aceitam notas, moedas, cartão de crédito e de débito), ou pontos de venda autorizados, que costumam ser bares, tabacarias e bancas de jornal (sinalizados com um T).

Atenção! É comum haverem máquinas automáticas nas estações de metrô, mas os pontos autorizados só trabalham em horário comercial. Falando nisso, confira quando é feriado na Itália para acompanhar o funcionamento do transporte público.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Compre os bilhetes com antecedência, porque não se vendem passagens dentro de qualquer meio de transporte público.

Não existe cobrador ou catraca nos ônibus e trams. No entanto, não é raro encontrar fiscais verificando os bilhetes dos passageiros dentro dos transportes.

Você pode levar uma multa de aproximadamente 30 euros, caso não tenha a passagem validada para aquele momento.

Para turistas que não pagarem a quantia estabelecida, há risco de não poder entrar novamente no país. Portanto, compre o bilhete com antecedência e ao entrar no transporte, não se esqueça de validá-lo na máquina.

Algumas estações de metrô só te deixam sair inserindo na catraca, o bilhete que usou para entrar. Então, não jogue-o fora. É apenas mais uma maneira de evitar fraudes. Para entender mais sobre os costumes de Milão, leia sobre as curiosidades da Itália.

Não perca => Ingresso para ônibus turístico em Milão

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Preço do transporte público em Milão

Ônibus em Milão
Foto: Van Loon, via Wikimedia Commons.

Em 2019, o sistema de tarifas do transporte público de Milão mudou. Agora, dentro do tempo de cada bilhete é possível percorrer múltiplas rotas e combinar múltiplos meios. O tempo e as zonas estão escritas em cada bilhete.

Para 2 zonas o valor de 1,6* euros. Já para 3 zonas (Mi1 – Mi3), durante 90 minutos é 2,00 euros.

Esse valor aumenta de acordo com o número de zonas. Para cada zona adicional, o custo do bilhete aumenta em 0,40 centavos.

Logo, se para 3 zonas é 2,00 euros, para 4 zonas é 2,40 euros etc. Para saber a sua zona confira o site.

*Consulte o valor na época da sua viagem.

Prático => Transfer do aeroporto para centro de Milão

 

Aluguel de bicicletas em Milão

Aluguel de bicicletas em Milão
Bikes em Milão | Foto: Goldmund 100, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de atividades físicas ou apenas de pedalar, muitas cidades da Europa oferecem o aluguel de bicicletas.

Além de ser um bom exercício, é também uma excelente opção para os turistas se locomoverem pela cidade. Veja todos os lugares para ir em roteiro em Milão.

Em Milão, é possível alugar bicicleta em um ponto da cidade e devolvê-la em outro lugar. São mais de 100 pontos de locação.

Como se locomover em Milão?
Bicicletas em Milão

Para os turistas, o cadastro deve ser feito pelo site da empresa BikeMi ou no local de locação. O pagamento deve ser feito com cartão de crédito, para evitar qualquer problema. Mas não se assuste!

A diária da locação fica em torno de €2,50 e as magrelas só podem ser alugadas por pessoas acima de 16 anos. Tenha em mãos seu passaporte na hora do cadastro e seja feliz pedalando pela cidade da moda.

Os primeiros 30 minutos de pedalada são gratuitos (caso devolva a bicicleta antes disso), e não se esqueça: tenha um mapa e senso de direção, ou um GPS. Embora seja fácil se locomover por Milão, não é legal ficar perdido durante o passeio.

Incrível => Passeio de bicicleta em Milão

 

Táxi em Milão

Andar de taxi em Milão
Táxi em Milão | Foto: Spens03, via Wikimedia Commons.

Logo de cara já podemos dizer que o táxi não é a melhor alternativa para se locomover em Milão, se sua ideia for economizar no passeio.

Além de serem bem mais caros, os táxis não estão disponíveis em qualquer lugar. Diferentemente do Brasil, os táxis em Milão têm pontos específicos e não podem parar na rua para pegar passageiros.

Então, ou você chama um rádio-táxi de onde estiver, ou procura um desses pontos de táxi pelas ruas de Milão. Não vá sair por aí dando sinal para taxistas, porque eles não vão parar!

Nota da editora: eu já passeio por isso e quase perco o meu trem. Deixei para sair do hotel apenas uma hora antes do bilhete de trem e tentei sem sucesso pegar táxi na rua. Nenhum parou e tive que simplesmente sair correndo até a estação.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Lido assim parece fácil, mas você não faz ideia do que foi a correria. Portanto, se programe bem! E outra: Uber em Milão é super caro e a frota é pequena. Portanto, vale a pena se programar e escolher seu meio de transporte com antecedência. Ah, e veja um roteiro de trem na Itália.

Cultura => Tour guiado no Teatro alla Scalla

 

Aluguel de carros em Milão

Alugar carro em Milão
Aluguel de carro em Milão

Alugar um carro em Milão pode ser uma opção viável para andar pela cidade, mais confortável e até mesmo econômica.

Especialmente para pessoas com dificuldade de locomoção ou para viagens em grupos de 4 ou 5 pessoas.

Mas é bom deixar claro a dificuldade de estacionar nas ruas, principalmente no centro histórico e nos arredores dos pontos turísticos de Milão.

Por conta dessa complicação, você poderá encontrar carros estacionados das maneiras mais inusitadas possíveis.

Será até motivo de riso para quem não está acostumado – leia-se, eu mesma. Ria também para que eu não fique sozinha nessa comédia. Para saber mais leia o artigo aluguel de carro na Itália.

Além do problema para estacionar o carro em Milão, em todos os lugares (inclusive alguns bairros residenciais), você terá que pagar o que nós conhecemos como Zona Azul.  É cobrado por hora em parquímetros na rua. O valor varia de € 1,00 a € 1,40 por hora.

Tome muito cuidado com os ciclistas, que sempre têm a preferencial em qualquer cidade da Europa!

 

Se locomover fácil em Milão

Agora que você já conhece as principais informações sobre como se locomover em Milão, poderá escolher o tipo de transporte que for mais conveniente para o seu roteiro na Itália e orçamento.

Se tiver dúvidas em relação aos transportes de Milão, deixe um comentário abaixo. Quem já conhece a cidade da moda e tem dicas sobre o assunto, compartilhe-as. E não deixe para depois a pesquisa sobre os melhores hotéis em Milão.

Veja mais sobre as belezas da Itália neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Itália:

Você tem dicas para ajudar os outros viajantes? Deixe nos comentários!

 

ESCRITO POR

Mariana Ignácio

ESCRITO POR

Mariana Ignácio

Jornalista, 24 anos e Wanderlust! Escrever é meu hobby e profissão. Viajar é, além de uma aventura, um aprendizado para a vida. Entre mochilões, intercâmbios e passeios pelo Brasil e pelo mundo, me dedico à conversar com pessoas, conhecer novos lugares, explorar culturas e visitar diferentes realidades. Afinal, é preciso ter novos conhecimentos e experiências e eu Quero Viajar Mais!!!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Monica

    Olá! Seu blog vem me ajudando bastante na montagem da viagem. Mas surgiu uma dúvida: após meia-noite, só é pssível se locomover de táxi? Vejo isso como uma dificuldade nas saídas noturnas... Existe alguma outra alternativa? Obrigada!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Monica, Algumas linhas de ônibus funcionam à noite nos finais de semana, veja as rotas. Abraços