Roma Antiga: 7 lugares históricos do Império Romano

Roma Antiga: 7 lugares históricos do Império Romano

Quando ouvimos falar em Roma Antiga, rapidamente lembramos daqueles filmes de gladiadores, escravos sendo comidos por leões, imperadores traídos e traidores, corridas de biga (espécie de carroça puxada por cavalos, onde o condutor fica em pé dominando os animais), e por aí vai… Nos livros escolares, capítulos inteiros falam desse grande império da antiguidade, isso significa que a Roma Antiga está no nosso inconsciente coletivo.

Durante um período da história da Europa chamado de Antiguidade Clássica, que aconteceu a partir do século VIII a.C, Roma foi conhecida como Roma Antiga. Naquela época, juntamente com a Grécia, se destacava como grande potência e devido às suas grandes conquistas, expandiu-se por toda a Europa Ocidental e Meridional, a Ásia Menor, o Norte da África e partes da Europa Setentrional e Oriental, tornando-se o grande império que conhecemos, até sua queda, no século V d.C. 

Roma foi o último grande império do mundo antigo, seus exércitos dominaram terras que mudaram o mapa do mundo, influenciando povos como os egípcios, mesopotâmicos, persas entre outros, reflexo de sua enorme capacidade de ser próspera e organizada. 

E dá para você conhecer bem de perto a Roma antiga na Roma de hoje em dia. Muitos lugares guardam uma herança fantástica. Monte seu roteiro!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Roma

Seguro viagem na Itália »

 

A herança da Roma Antiga

Pontos turísticos de Roma
Roma, a Cidade Eterna.

A cidade de Roma, na Itália, está localizada na região central da Península Itálica, sendo esta uma posição estratégica para instalação da sede do governo.

Na antiguidade, esse aspecto permitiu o seu desenvolvimento político e militar, que estruturou uma sociedade complexa na Europa, fortemente cultural e de valores sólidos focados na expansão de seu poderio como império.

Conhecer a história da Roma Antiga é passear por uma longa trajetória de conquistas, através da qual várias línguas se misturaram ao latim, que era a língua dos romanos, nascendo assim idiomas como o francês, o português, o espanhol, o italiano. 

Influenciaram também as artes, a matemática, a astrologia. Criaram o primeiro sistema de esgoto, construíram a maior rede de distribuição de água do mundo antigo e eram amantes do jogos e competições.

Além disso, sistematizaram suas leis que eram amplamente divulgadas e aplicadas com rigor.

Foram mestres na arquitetura e engenharia, transformando suas criações em verdadeiras obras de arte; além do legado de conhecimento estratégico na política e na economia, onde instituições e formas de governo fizeram da cidade uma referência, até hoje admirada e copiada. 

Sabia que os SPA’s são criação romana? Eles inventaram as termas, lugares de relaxamento, descontração e tratamentos. A sigla SPA vem do latim salus per aqua, que significa “saúde pela água”.

Porém sua herança mais singular foi no aspecto filosófico religioso.

De civilização politeísta, experimentou os ensinamentos do Cristo e sucumbiu diante das invasões bárbaras, crises no governo e o declínio daquilo que a tornava mais poderosa, sua base social.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Roma »

 

Quais são os marcos da Roma Antiga?

  1. Coliseu
  2. Arco de Constantino
  3. Panteão
  4. Fórum Romano e Palatino
  5. Aqueduto Romano
  6. Capitólio
  7. Muralhas Romanas

 

1. Coliseu

Roma Antiga
Principal cartão-postal de Roma, o Coliseu também é um marco da antiguidade romana.

Se vou falar de Roma Antiga, começo sempre pelo Coliseu, o maior e mais famoso símbolo do Império Romano.

Lembro da minha primeira vez lá dentro, um frio me subiu pela espinha e as lágrimas foram inevitáveis, por tudo o que ele representa e por todos os acontecimentos que ele testemunhou.

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, em homenagem ao imperador que deu início à sua construção, o Coliseu de Roma foi construído para exaltar os feitos romanos e divertir o povo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dizem que esse nome foi dado devido a uma estátua do imperador Nero, chamada Colosso de Nero e ficava ao lado do anfiteatro.

Era um espaço onde aconteciam os combates entre gladiadores, em que escravos e inimigos foram jogados às feras ou queimados vivos. Só na inauguração foram quase 100 dias de festa para mais de 50 mil pessoas.

Com o passar dos anos, o Coliseu foi tendo outras funcionalidades, já que no período do imperador Flávio Honório as batalhas entre gladiadores foram definitivamente proibidas.

A partir de então o Coliseu foi deixando de ser tão popular e com o passar dos anos, o mármore e o bronze de sua estrutura foram sendo saqueados para ornamentar igrejas e monumentos católicos, como por exemplo a famosa Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

Ainda assim o Coliseu guarda sua majestade, cercado por avenidas no Centro de Roma, e é o principal sítio arqueológico da cidade recebendo, anualmente, milhões de visitantes, e ainda um dos mais importantes atrações turísticas de Roma.

Transporte e ingressos => Roma Pass

 

2. Arco de Constantino

O que fazer em roma
Conservado, o arco fica bem em frente ao Coliseu.

O Arco de Constantino é o maior dos três Arcos Triunfais e o mais conservado de Roma, com aproximadamente 25 metros de altura. Foi erguido em homenagem à vitória do imperador Constantino contra os Messênicos.

Sua construção utilizou materiais de outros monumentos antigos, da época de Trajano, Adriano e Marco Aurélio.

Essa era uma prática que durou por toda a Idade Média, o que resultou em uma combinação preciosa de séculos de história romana em toda a sua estrutura.

Reserve => Acesso prioritário Coliseu, Fórum Romano e Palatino em Roma

   
   

 

3. Panteão

monumentos em Roma
O Panteão é uma das maravilhas do mundo antigo.

Considerado a oitava maravilha do mundo antigo, essa impressionante construção revela muito da genialidade dos antigos romanos.

De todos os monumentos, esse é o mais antigo, mais bem conservado e o mais imitado do mundo! Porém, vários mistérios sobre sua construção ainda não puderam ser devidamente esclarecidos, principalmente sobre sua aparência e finalidade. 

Pelo fato de ter mais de 2000 anos de existência, o que se sabe é que foi erguido em homenagem a todos os deuses e que foi destruído pelo menos duas vezes por incêndios, antes de ter a forma e tamanho que tem hoje. O Panteão é, inclusive, uma boa dica de passeio para fazer com chuva em Roma.

Famoso pela sua gigantesca cúpula que permite além da entrada de luz natural, um sistema interessante de captação das águas das chuvas, impedindo que o interior da construção fique molhado. Todos os detalhes dessa impressionantes construção podem ser conferidos no artigo Panteão em Roma.

Atualmente, ele funciona como igreja católica e abriga os restos mortais dos pintores Raffael e Annibale Caracci, os reis da Itália Vittorio Emanuelle II e Umberto I e a rainha Margherita. Se você se interessa por conhecer as igrejas de Roma, não perca o artigo sobre turismo religioso na Itália.

Divertido => Bike tour em Roma com visita ao Panteão

 

4. Fórum Romano e Palatino

palatino Roma
Ruínas do Fórum Romano.

No passado, o Fórum Romano era o centro do poder da Roma Antiga e o Palatino, localizado no alto de uma Colina, era o lugar onde a nobreza vivia e observava o pequeno vale, entre as colinas do Palatino e do Capitólio, no qual toda a vida cultural, política, econômica, religiosa, administrativa e social da mais poderosa civilização do mundo acontecia. 

No Fórum eram tomadas todas as decisões que faziam de Roma uma potência em organização e prosperidade.

Com o passar dos anos, o Fórum Romano se desenvolveu, expandindo-se com a construção de vários edifícios públicos necessários àquela complexa sociedade.

Por isso foram surgindo outros fóruns, como o Fórum de César, o de Augusto e o de Trajano, formando o conjunto conhecido como “Fori Imperiali” ou Fóruns Imperiais, passeio imperdível, que requer certa disposição.

Diferente => Visita guiado aos jardins do Vaticano

 

5. Aqueduto Romano

Pontos turísticos
Pont du Gard/Aqueduto Romano.

A maestria dos antigos romanos no que diz respeito à engenharia é admirável. Imagine que, naquela época, eles juntaram massa feita de lava vulcânica, tijolos e pedras, e decidiram construir o maior sistema de distribuição de água potável do mundo!

Dessa maneira eles deixaram um impressionante legado na história da engenharia e arquitetura, demonstrando o incrível domínio das habilidades desenvolvidas pelos engenheiros da Roma Antiga.

O aqueduto passa por toda a cidade, e embora esteja desativado é fácil reconhecê-lo.

Incrível => Passeio para ver o nascer do sol em Roma

 

6. Capitólio

Praça do Capitólio
Capitólio é um símbolo da consagração militar de Roma.

O Capitólio, do latim Capitolium, é uma das sete colinas romanas escolhida para abrigar o templo dedicado a Júpiter Capitolino, suprema divindade da cidade.

Símbolo da consagração militar, ali eram homenageados os líderes dos exércitos do antigo império romano, quando retornavam de suas conquistas, para receberem as honras triunfais. 

Desde aquela época, o Capitólio era o centro do poder e onde estavam os principais templos religiosos da cidade. Atualmente, é lá que está localizada a sede da prefeitura de Roma.

   
   

Agende => Passeio ao entardecer em Roma

 

7. Muralhas Romanas

Muralhas romanas
Muralhas Servianas | Foto: Roundtheworld, via Creative Commons.

Como imaginar um império sem seus muros de defesa da cidade? Qual arquitetura e quais maneiras de vigiar os acessos ao centro do poder de Roma? Foi certamente pensando em questões como essas que os romanos ergueram suas muralhas. 

As primeiras, erguidas no século VI a.C., foram construídas pelo rei etrusco Tarquínio Prisco, logo depois, receberam reforço e foram ampliadas pelo seu sucessor, Sérvio Túlio, o segundo rei de Roma etrusco, que deu seu nome a elas, as Muralhas Servianas.

Inicialmente as muralhas tiveram como objetivo separar os diferentes povos que se espalhavam pelas sete colinas ao redor do Palatino, possuíam cerca de 11 quilômetros de extensão.

A medida que o império se expandia, a necessidade de defesa era ainda mais importante, muitos inimigos desejavam destruir o poderio de Roma, por isso, já na época do imperador Aureliano, um novo sistema de muralhas foi erguido na cidade, conhecido como as Muralhas Aurelianas.

Construídas entre 270 e 279 d.C., foram fundamentais na defesa de Roma do ataque de bárbaros germânicos. Essa muralha possuía cerca de 19 quilômetros de extensão e é uma das mais bem preservadas do mundo.

Para acessar à cidade, várias “portas” eram construídas e muito bem vigiadas ao longo da muralha.

Essas portas, na verdade são grandes portais que existem até hoje e compõe o cenário urbano da capital italiana. As mais importantes foram a Porta Ápia, Porta de São Paulo, Porta San Giovanni, Porta Flaminia e Porta Pinciana.

Vale a pena => Excursão noturna em Roma

 

Surpreenda-se com a Roma Antiga

Com os sucessivos ataques bárbaros, o império romano iniciou seu declínio, perdendo seu poder no ocidente. Entretanto, a Igreja destacou-se no cenário político e o poder do clero passou a dirigir os destinos de Roma.

Ainda hoje, escolhendo o que fazer em Roma é possível encontrar muitos vestígios da opulência e da força de Roma.

Seu passado é contado em cada monumento e em cada lugar que se possa percorrer, o que faz um simples passeio, se tornar uma verdadeira viagem ao passado de uma das maiores civilizações que o mundo já viu.

Se você é apaixonado por história, não deixe de conferir o artigo com dicas para um roteiro em Roma, que vão te ajudar a aproveitar sua viagem. Além disso, preparei um guia com os melhores hotéis em Roma para te ajudar a escolher onde se hospedar.

E você, já conhecia todos esses marcos da Roma Antiga? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *