Fontes de Roma: lista das 9 mais bonitas e famosas na Itália

Fontes de Roma: lista das 9 mais bonitas e famosas na Itália

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

As fontes de Roma, na Itália, são a maior expressão do amor dos romanos pelas águas. Esse amor também é materializado no grande número de termas e na obra monumental do aqueduto que circundava toda a cidade, distribuindo água a todos os cidadãos, há mais de dois mil anos.

Não foi à toa que Roma se tornou um grande império. Na antiguidade, ter água pura e abundante era realmente uma revolução e eles conseguiram democratizar o bem mais precioso que existe!

O fascínio pelas águas foi unido ao talento e à genialidade na engenharia, na arquitetura e hidráulica. Com a canalização da água mineral direto das nascentes localizadas nas montanhas, o fluxo passa pelos subterrâneos da cidade; atualmente, existem distribuídas cerca de 2.500 fontes de água potável espalhadas pela região.

Nesse artigo, você saberá mais sobre a fontes que existem nessa região da Europa, como a fonte de Moisés, além da famosa Fontana di Trevi, que já apareceu em alguma produções de Hollywood, como, por exemplo, no filme “Quando em Roma”; além da fonte dei Quattro Fiumi, que está localizada na Piazza Navona.

Nas minhas idas a capita; italiana, já pude ver de perto e me encantar muitas delas, por isso separei as melhores para você saber quais fontes de Roma deve conhecer.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Roma

Melhor seguro viagem para conhecer a Itália »

 

Fontes de Roma mais bonitas

  1. Fontana di Trevi
  2. Fontana della Barcaccia
  3. Fontana delle Naiadi
  4. Fontana dei Quattro Fiumi
  5. Fontana del Tritoni
  6. Fontana dell’Acqua Felice
  7. Fontana dele Tartarughe
  8. Fontana della Piazza della Retonda
  9. Fontana dell’Acqua Paola

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Roma »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Roma. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

Fontana di Trevi, a mais famosa das fontes de Roma

Fonte do amor em Roma
Fotana di Trevi é a mais encantadora e fascinante das fontes de Roma.

A Fontana di Trevi está sempre lotada de visitantes. Afinal, quem não quer jogar uma moedinha em suas águas para garantir que vai voltar à Cidade Eterna?

Ela é certamente um dos lugares mais conhecidos de Roma e é considerada a mais bonita do mundo. A fonte tem esse nome porque foi construída no encontro de três ruas (“tre vie” em italiano).

Além disso, era o destino final das águas que vinham de uma nascente localizada nas montanhas, chamada de Acqua Vergine.

Aliás, existe uma lenda atual, que diz que ao jogar uma moeda (com a mão direita, sob o ombro esquerdo), você voltará a Roma.

Se jogar duas moedas, você vai conhecer um amor da Itália; se forem três se casará com ele(a). Acreditem, comigo deu certo, pois já que casei com um italiano!

Fontana Di Trevi Roma
Lenda das moedas na Fontana di Trevi já foi contada várias vezes por Hollywood.

Embora esse seja o ritual mais praticado, poucos sabem que ali ao lado, à direita da Fontana di Trevi, existe uma outra fonte menor.

Trata-se da Fontanella degli Innamorati (Fonte dos Namorados), super graciosa e que possui uma tradição muito mais antiga.

Ela é bem simples, porém, com muita simbologia romântica, remetendo à fidelidade eterna aos casais que beberem juntos a água. Confira também o guia completo do Coliseu de Roma.

Então, para garantir, todos os anos eu e meu marido damos uma passadinha!

Dica: a Fontana di Trevi é especialmente linda à noite! Vale a pena acordar bem cedo, antes do sol nascer, para curtir o monumento antes da chegada dos turistas.

Transporte e ingressos => Roma Pass

 

Fontana della Barcaccia

Praças de Roma
Escadaria já foi palco de muitos desfiles de moda em Roma.

Esta fonte está localizada na belíssima Piazza di Spagna. Quando estive na cidade, o que me chamou atenção foi a enorme escadaria que termina na Igreja da Trinità dei Monti.

Sim, essa é aquela escadaria que já foi palco de muitos desfiles de moda e pelas quais passaram modelos do gabarito de Naomi Campbell! A fonte tem um formato de um barco, construída em estilo barroco, por isso, recebeu esse nome.

O local atrai muitos viajantes, não só para apreciar uma das fontes de Roma como para admirar as lojas chiques instaladas na rua que fica logo em frente, a Via Condotti. Saiba mais sobre as curiosidades da Itália.

Se chegar bem cedinho, é possível fazer belíssimas fotos na escadaria e próximo à fonte, além de desfrutar a beleza da arquitetura ao redor.

Mas é bom prestar atenção na guarda italiana, já que no passado, a escadaria servia de parada para descanso e ponto de encontro.

Atualmente, existem restrições mas, na dúvida, não sente.

Reserve => Acesso prioritário Coliseu, Fórum Romano e Palatino em Roma

 

Fontana delle Naiadi

Fontana delle Naiadi
Esta fonte foi inicialmente construída com as figuras de quatro leões.

Localizada na Praça da República, também conhecida como Praça Exêdra, esta fonte foi inicialmente construída com as figuras de quatro leões, na segunda metade do século XIX.

Mais tarde, eles foram substituídos pelas estátuas de quatro ninfas nuas, causando reação de todos os cidadãos romanos que encararam a obra como um desrespeito à capital do catolicismo. Aproveite e conheça um roteiro de turismo religioso na Itália.

As Náiades, na Mitologia grega, eram as ninfas das águas, protetoras de rios, riachos, lagos, pântanos, fontes e nascentes. Ou seja, esta fonte tinha uma simbologia incrível para os antigos romanos.

 

Fontana dei Quattro Fiumi, uma das fontes de Roma

Pontos turísticos Roma
Fonte dos quatro Rios está localizada na Piazza Navona.

A fonte dos quatro Rios está localizada na Piazza Navona, uma das principais praças de Roma.

Das fontes de Roma, as localizadas na Piazza Navona são aquelas que reúnem a maior mistura entre cultura, arte e história.

Além disso, a sua escultura representa os quatro principais rios, de quatro continentes: Nilo (África), Ganges (Ásia), Danúbio (Europa) e o da Prata (América).

Acima dela, um obelisco egípcio de mais de 30 metros. Na Piazza Navona também podem ser encontradas mais duas fontes, que são: Fontana del Moro e a Fontana del Nettuno.

 

Fontana del Tritoni

Fontana del Tritoni
Fontana del Tritoni em Roma | Foto: Girolamocannat, via Wikimedia Commons.

Você encontrará esta fonte na Piazza Barberini e o monumento representa o filho de Netuno, uma figura mitológica, o Tritão.

A escultura é representada por quatro golfinhos que, com suas caldas, erguem uma concha aberta sobre a qual está o elemento principal.

Na mitologia grega, Tritão era filho de Poseidon e Anfitrite; ele vinha sempre à frente para anunciar a chegada de seu pai, tendo por função acalmar as águas do mar, quando necessário. Saiba tudo também sobre o Monte Palatino.

Contudo, infelizmente a simbologia desta fonte se perdeu na história, pois ela é comumente lembrada como um ponto de referência bem triste em Roma.

Isso porque, diante dela, eram colocados corpos de pessoas sem identificação para que pudessem ser reconhecidas, até o fim do século XVIII.

 

Fontana dell’Acqua Felice

Fontana dell’Acqua Felice
Fontana dell’Acqua Felice em Roma | Foto: Livioandronico2013, via Wikimedia Commons.

Esta belíssima fonte monumental é também conhecida como a fonte de Moisés, devido a uma grande estátua dele.

Sua relação com a cidade de Roma se dá pela força da Igreja Católica, que precisava afirmar que, ao contrário dos protestantes, estava à serviço das necessidades do povo de Roma. Conheça os museus do Vaticano.

Politicamente surtiu bastante efeito, já que na época o poder da igreja estava sendo questionado.

Recomendo => Segway Tour com passagem pelo Castelo de Sant’Angelo

 

Fontana delle Tartarughe

Fontana delle Tartarughe
Fontana delle Tartarughe em Roma | Foto: Silvio Pietrosanti, via Wikimedia Commons.

Outra entre as fontes de Roma muito linda e cheia de detalhes. Trata-se de uma obra elaborada por volta do ano de 1500, localizada próximo ao Gueto Hebraico.

A escultura mostra quatro rapazes com os braços erguidos, auxiliando tartarugas a entrarem na parte superior da fonte.

Dizem que o Duque de Matei, cujo nome batiza a Praça, mandou instalá-la em apenas uma noite para provar ao pai de sua amada o poder que ele tinha. Falando em noite, veja como é a vida noturna em Roma!

Incrível => Passeio para ver o nascer do sol em Roma

 

Fontana della Piazza della Rotonda

Fontana della Piazza della Rotonda
Fontana della Piazza della Rotonda em Roma | Foto: Gobbler, via Wikimedia Commons.

Localizada em frente ao Panteão de Roma, esta fonte inicialmente era bem desprestigiada, devido ao movimento do local onde ela está instalada.

No passado, ali existiam barracos, mendigos, ladrões e prostitutas; posteriormente, o lugar se tornou um grande mercado popular de vegetais e pássaros.

Também nesta fonte foi instalado um obelisco egípcio vermelho, com cerca de seis metros de altura.

Existe uma curiosidade que poucos percebem nesta fonte: devido à inclinação do terreno da praça onde está instalada, ela tem cinco degraus de um lado e apenas dois do outro.

 

Fontana dell’Acqua Paola

Fontana dell’Acqua Paola
Fontana dell’Acqua Paola em Roma | Foto: Torvindus, via Wikimedia Commons.

Esta fonte teve inspiração a Fonte de Moisés pela arquitetura monumental como foi construída.

O objetivo foi criar uma fonte de água potável para os moradores de um lugarejo chamado Janículo, que eram até então forçados a obter água de fontes salobras ou diretamente do Tibre, que, além de distante, era poluído. Saiba tudo também sobre o Fórum Romano.

Nela foi colocada uma enorme porta na entrada com cinco arcos para receber a água do aqueduto.

No alto da fonte estão representadas as “chaves do céu” e, logo acima, o brasão da família Borghese (uma águia e um dragão) com a inscrição em homenagem ao Papa Paulo por trazer água para os moradores da região.

Sua arquitetura, projetada com uma piscina semicircular para receber a água que se derrama dos tanques de mármore, acabou servindo para que os moradores frequentemente se banhassem; porém, essa prática acabou com uma lei de 1707, proibindo banhos e a lavagem de alimentos na fonte.

Vale a pena => Excursão noturna em Roma

 

Aproveite as fontes de Roma

O passeio pelas fontes de Roma reforça a ideia de que aquela é, realmente, uma cidade inesquecível na Itália, não existe outra igual no mundo. Cheia de monumentos, história e realizações, além da comida, que é maravilhosa!

Por isso, delicie-se com os pratos típicos de Roma. É ainda mais bonito e emocionante, porque todos que vão lá acabam vivendo um momento especial junto delas. E, além de tudo, é um passeio gratuito.

O poeta Shelley, grande admirador da abundância de água das estradas romanas, dizia: “Bastam as fontes, para justificar uma viagem a Roma”. Então, agora você tem novos motivos para ir à Roma!

Para finalizar, recomendo o artigo com uma sugestão de roteiro em Roma, com todas dicas para você aproveitar a cidade em até 5 dias de viagem.

E você, quais fontes de Roma gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Roma

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Roma? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Roma para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Roma. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Roma, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Roma. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Roma

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Roma, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Roma

Ter um chip de celular em Roma com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem em Roma

Contratar um seguro viagem para Roma é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais