O que fazer com chuva em Roma: 11 lugares incríveis na capital

por Elaine Cerqueira

O que fazer com chuva em Roma: 11 lugares incríveis na capital

Imagina se depois de tanto planejamento, você chega em um dia de chuva em Roma! Isso é perfeitamente possível de acontecer, já que a viagem pode ter sido marcada com meses de antecedência, inclusive para os meses mais chuvosos, como abril e maio.

Porém, mesmo que você chegue com chuva em Roma, não se desespere! A cidade não irá te decepcionar. São inúmeras as coisas para se fazer, garantindo que sua estada seja como o planejado, além é claro, dela continuar se apresentando bela e fascinante, mesmo com chuva!

Todo o viajante deve ter o “plano B” como carta na manga, para flexibilizar quaisquer eventualidades e manter o ânimo para contorná-las, dessa maneira e independente do tempo, você vai curtir tudo o que vier.

Desde tomar um belo café da manhã apreciando o Coliseu com chuva, um jantar romântico na Piazza Navona, um shopping em Roma ou, simplesmente, saindo para conhecer alguns lugares inusitados para viver a encantadora experiência de visitar a Cidade Eterna, levando na bagagem dicas e momentos inesquecíveis, além da certeza de que, um dia, você vai voltar! Saiba neste artigo o que fazer com chuva em Roma!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Roma

Seguro viagem Itália »

 

O que fazer com chuva em Roma?

  1. Visitar o Mercado Central de Roma
  2. Apreciar os museus do Vaticano e Capela Sistina
  3. Conhecer o Pantheon
  4. Tomara um café tradicional
  5. Explorar o subterrâneos de Roma
  6. Percorrer as igrejas de Roma
  7. Fazer compras
  8. Jogar
  9. Ir a livrarias
  10. Passear no ônibus turístico
  11. Planejar um jantar romântico

CLIQUE AQUI para comprar ingressos para atrações de Roma »

 

Lugares para visitar nos dias chuvosos em Roma

Mercado Central de Roma

Chuva em Roma
Foto: Mercado Central de Roma.

Excelente opção para os dias chuvosos: o Mercado Central de Roma ou Mercato Centrale di Roma reúne em um mesmo lugar comida boa e barata, com muita tradição e qualidade na Itália.

O segredo gastronômico do espaço está nas produções artesanais de massas, cafés e pratos saborosíssimos. Em ascensão no circuito turístico tradicional, esse mercado é muito frequentado pelos romanos e um dos endereços certos para refeições típicas na bela Roma na Europa.

Localizado na Estação de Trens Termini, o mercado central também possui uma arquitetura de deixar qualquer um de boca aberta!

Melhor macarrão de Roma

Em seu interior, uma obra em mármore chama a atenção, a Cappa Mazzoniana (nome dado em homenagem ao seu criador Ângelo Mazzoni), feita para funcionar como exaustor, no período em que, no interior da estação, eram elaboradas as refeições que deveriam ser servidas nos vagões restaurantes dos trens que por ali passavam.

Ao redor dela estão distribuídos os pontos onde chefs e comerciantes vendem suas iguarias, para todos os gostos e bolsos.

Dicas de lugares para comer em Roma
Foto: Mercado Central de Roma.

O viajante encontrará restaurantes renomados, vinhos, azeites, conservas tradicionais. Além, é claro, dos pães, pizzas, cortes de carnes suculentas, frutos do mar, sanduíches como o famoso Trapizzino, massas frescas, os queridinhos dos romanos, carciofi e funghi porcini (alcachofras e cogumelos), salgadinhos, queijos, mortadelas, salames, sorvetes e doces.

Para você ter uma ideia, o Mercado Central reúne os pratos de Roma mais gostosos e é onde os romanos comem. Uma ótimo motivo para conhecer e um local que em um dia de chuva, não dá vontade de sair!

Não perca => Passeios imperdíveis em Roma

 

Museus do Vaticano e Capela Sistina

Dicas de passeios em Roma para dias de chuva

Se é a sua primeira vez em Roma, com ou sem chuva, visite os museus do Vaticano e a Capela Sistina, são lugares clássicos que todas as pessoas, mesmo aquelas não muito apaixonadas pela arte, vão amar!

A capita da Cidade Eterna é muito rica em opções de museus, então, antes de sair para a rua, faça uma busca na internet para descobrir a programação de eventos como Mostras ou Exposições. Veja como comprar o seu bilhete para os museus do Vaticano online

Igrejas mais bonitas de Roma
Foto: QVM.

Alguns lugares bem interessantes são a Galleria Borghese, o Palazzo delle Esposizioni, Scuderie del Quirinale, a Basílica de San Pietro, e Altare della Patria.

Experiência única => Reserve vaga em uma audiência papal

 

Pantheon ou Panteão

Lugares fechados em Roma para visitar

O Pantheon foi construído no ano 27 AC para celebrar uma das inúmeras vitórias do exército romano, durante o império de Adriano, que em agradecimento ofereceu o templo à proteção de todos os deuses cultuados à época.

Considerado com uma das Maravilhas da Engenharia, esse é o monumento que o viajante vai amar conhecer em um dia de chuva, primeiro porque é um dos mais antigos e belos monumentos da Europa,.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Segundo porque vai poder vivenciar a experiência de estar em um local em que apesar de ter uma abertura no teto, a água da chuva não cai dentro. Como assim?

Panteão de Roma visitar

Isto acontece porque a abertura do templo cria um “efeito chaminé”, ou seja, uma corrente de ar ascendente dispersa as gotas d’água, assim, mesmo chovendo muito forte, se tem a sensação de que dentro, não chove.

Sua cúpula provavelmente foi desenhada para representar a abóbada celeste e a abertura no alto, além da porta de entrada são as únicas fontes de luz natural do interior.

Dessa maneira, durante o dia, a luz que entra pelo alto contorna todo o espaço interno, iluminando cada detalhe de suas paredes, o sentido anti-horário.

O Pantheon fica no centro de Roma e abre todos os dias da semana.

Divertido => Bike tour em Roma com visita ao Panteão

 

Cafeteria tradicional em Roma

cafeteria em Roma

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se tem uma coisa apaixonante para se fazer em um dia de chuva em Roma é parar para tomar um café.

Além do charme dos bares e cafés, os romanos são brilhantes na preparação dessa bebida.

Escolha seu monumento favorito, Coliseu, Fontana di Trevi, Piazza Navona, Pantheon, etc. Nos arredores sempre haverá um lugar aconchegante para se provar o verdadeiro capuccino!

Delícia => Coffee tour com sobremesa em Roma

 

Subterrâneos de Roma

Catacumbas de São Calisto, em Roma
Cripta dos Papas nas Catacumbas de São Calisto | Foto: Dnalor, via Wikimedia Commons.

Esse é aquele giro inusitado que poucos viajantes se dispõem a fazer. Afinal, não é todo mundo que gosta, porém, em se tratando de Roma, esse é um dos passeios que justificam a fama de Cidade Eterna!

É nos subterrâneos que o viajante tem a percepção da alma de Roma, sua história mais antiga e sua força colossal!

Se visitar Roma a céu aberto já é uma experiência maravilhosa, descer aos subterrâneos é realmente incrível, mesmo em dias de sol escaldante!

Passeio nas galerias subterrâneas de Roma
Túmulos num dos corredores das Catacumbas | Foto: GerardM, via Wikimedia Commons.

Para essa aventura você deverá buscar as visitas guiadas, pois alguns lugares exigem experiência do guia, número mínimo de participantes e às vezes só abrem em dias específicos do ano. Inclusive, leia um post com um passeio de bicicleta pela Via Appia Antica,

Alguns dos mais interessantes são: Sotterranei dell’Esquilino, o Bunker di Mussolini e as Catacumbas de San Callisto, que era o cemitério oficial da igreja romana, na qual foram encontrados cerca de 500.000 corpos enterrados.

Mistério => Tour pelas catacumbas de Roma

 

Igrejas de Roma

Lugares sagrados em Roma

Independente da sua religião, vale muito à pena visitar as igrejas de Roma até porque ela é um dos destinos do turismo religioso na Itália! Elas são incrivelmente lindas e cheias de obras de arte, afinal, a Itália gerou artistas inesquecíveis como Da Vinci, Michelangelo e Donatello, os quais deixaram seu legado por toda a Itália.

Além da beleza, o viajante mais atento verá a influência de todos os povos que fizeram parte do antigo império romano nas obras e arquitetura, isso sem falar na opulência de umas e simplicidade de outras, baseadas na história do país e de seus mártires. Confira até um tour pela Igreja subterrânea de São Clemente.

Só não esqueça que em Roma a forma como você se veste pode impedir de você entrar em uma igreja, então atenção aos decotes, blusas de alças, shorts e minissaias, senão você será obrigado a comprar lenços ou echarpes dos vendedores ambulantes, só para não perder a viagem.

Recomendo => Excursão às basílicas papais com guia em Roma

 

Compras

Compras
Magazzini allo Statuto | Foto: Simone Ramella, via Wikimedia Commons.

Compras na Europa são sempre, compras na Europa! Não importa se você vai em uma loja de marca na Via Condotti, em um shopping tradicional ou em uma feira, o importante é conhecer as novidades, se atualizar com as tendências e, claro, trazer umas “coisinhas” para casa!

Alguns lugares interessantes:

  • Galleria Alberto Sordi: Antes era chamada de Galleria Colonna, no centro da Via del Corso, o que faz dela um lugar cinco estrelas, principalmente na época de Natal, onde é possível encontrar artigos de decoração personalizados;
  • Mercato coperto dell’Esquilino: Acontece todos os dias, próximo à estação de trens Termini, basicamente com produtos de origem asiática, bem colorido e diversificado.
  • Magazzini allo Statuto: Especializado em moda retrô de todos os tipos.
  • Mercatino coperto Urban Market Monti: Nele é possível encontrar produtos exclusivos, feitos por jovens estilistas, moda vintage, roupas e acessórios.

Oportunidade => Dia de compras em Roma com personal shopping

 

Jogos para todas as idades

Uma opção que vai agradar à toda família em um dia de chuva, mesmo os mais desanimados.

A diversão pode começar em uma corrida de Kart, em pista indoor, passando pelo Vigames, um museu no qual é possível interagir com os brinquedos que fizeram parte da nossa infância, um jogo de boliche ou até mesmo uma partida de bilhar em um pub.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Impossível não se divertir!

Divertido =>  Tour com o melhor da vida noturna em Roma

 

Livrarias em Roma

Livrarias
Foto: Libreria del Viaggiatore.

Para os adeptos da boa leitura ou simplesmente são curiosos, conhecer as livrarias italianas é algo interessante e pode ser considerado um dos passeios imperdíveis em Roma para fazer nos dias de chuva na cidade.

Tem de todo jeito, antigas, caóticas, perfumadas, escuras, místicas e de tantos outros tipos, que só mesmo dando uma passadinha.

Algumas dicas são: Libreria del Viaggiatore, Libreria Internazionale il mare, Fahrenheit 451, Città del Sole e L’Aventure.

Prático => Translado seguro e confortável do aeroporto de Roma

 

Ônibus turístico

Ônibus turístico
Foto: Get Your Guide.

Os passeios com ônibus turístico facilitam muito a vida dos viajantes, porque além de passar pelos principais pontos turísticos de Roma, reduz o tempo debaixo de chuva.

É possível também dar uma descidinha e pegar o próximo, ou se a chuva der uma trégua, escolher fazer o restante do percurso a pé.

Mas se for essa a sua escolha, prefira os horários matutinos, porque você não vai querer encarar o trânsito de Roma em dias chuva, te garanto!

Prático => Bilhete do ônibus turístico de Roma com desconto

 

Jantar Romântico

Jantar Romântico
Foto: Wiccahwang, via Wikimedia Commons.

Estando em Roma, ao meu ver, todas as noites por si só são românticas! Escolher um restaurante charmoso com boa comida também não é nada difícil. Para te ajudar, leia o post onde comer em Roma.

Se posso dar uma sugestão, Piazza Navona é o lugar ideal, não só pelas inúmeras opções, mas porque o clima do lugar, independente de um dia de chuva é de ficar marcado na memória!

Confira => Food Tour em Transtevere em Roma

 

Lugares para fugir do frio e da chuva em Roma

Visitar a capital italiana em qualquer dia é sempre um espetáculo tem sempre o que fazer em Roma! Como toda cidade grande, ela vai parecer meio caótica, mas basta deter-se alguns segundos diante de suas construções para entender a beleza do lugar, a maravilha que é estar em um lugar onde tantas histórias aconteceram, por onde grandes homens passaram! É emocionante! Inesquecível!

Então, prepare a galocha, separe seu melhor modelito de chuva, escolha um bom guarda-chuvas e saia para viver essa deliciosa experiência! E não deixe para depois a pesquisa sobre os melhores hotéis em Roma.

Encontrei essa reportagem do Meridiana Notizie sobre o Mercado Central de Roma e quero compartilhar com você essa dica para dias de chuva em Roma. Confira:

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *