Aeroporto de Roma: como ir facilmente até o centro e hotéis

por Guilherme Tetamanti

Aeroporto de Roma: como ir facilmente até o centro e hotéis

Descobrir como ir do aeroporto de Roma até o centro e hotéis é o primeiro passo assim que você chegar na cidade. Por isso, hoje te explico como você sairá do Aeroporto de Fiumicino.

Eu já conheço esse aeroporto pelas diversas vezes que estive no país. Já voei de São Paulo para Roma pela Air Europa, com stop over em Madrid, numa promoção da Air Europa. Também voei de Roma para Zakynthos, na Grécia, num voo da Easy Jet que paguei 40 Euros, em pleno verão.

E não se preocupe, pois existem várias boas opções para ir do aeroporto ao centro de Roma, para a Estação Termini, para o Vaticano, Trastevere entre outros locais. Você pode tanto utilizar transporte público, como pegar táxi, Uber e transfer. Veja minhas dicas agora para sair facilmente do aeroporto de Roma.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis em Roma

Seguro viagem para Itália »

 

Qual é o principal aeroporto de Roma?

como chegar em Roma
Foto: DV, via Creative Commons.

O principal aeroporto de Roma para os turistas do Brasil é o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, cuja sigla é FCO, e fica na cidade de Fiumicino.

Distante 35 km da região central de Roma. Justamente, devido à localização, ele ficou conhecido como Aeroporto de Fiumicino. Esse é o aeroporto é o principal de toda a  Itália e um dos mais movimentados da Europa, sendo importante hub da própria Alitalia e companhias aéreas low cost como Easy Jet e Ryanair.

Roma tem ainda outro aeroporto, o Ciampino ou formalmente chamado de Aeroporto Giovan Battista Pastine. Ele fica a apenas 15km do centro de Roma. Porém, seu uso está mais relacionados a voos regionais, nacionais ou dentro da própria Europa.

Do Brasil, os voos partem para o Fiumicino.

 

Como sair aeroporto Roma?

Roma é uma cidade grande e com várias opções para sair do seu aeroporto. Vale pesquisar cada uma e analisar qual é a melhor alternativa para sua chegada na capital da Itália!

Mas, antes confira esse vídeo inspirador feito pelo site oficial de turismo de Roma sobre as belezas que você conhecerá no seu destino!

 

Como ir do aeroporto de Fiumicino para o centro de Roma?

Existem diversas maneiras de sair do Aeroporto de Fiumicino. Os valores expressos neste post correspondem aos preços de 2020. Lembre-se de consultar na época da sua viagem. Veja abaixo os principais meios de transporte do Aeroporto de Fiumicino:

  1. Trem expresso
  2. Trem metropolitano
  3. Ônibus
  4. Táxi
  5. Transfer

 

1. Trem Expresso

Como ir do aeroporto ao centro de Roma
Trem Expresso x Metropolitano

Uma das melhores opções para quem desembarca no Aeroporto de Fiumicino, principal aeroporto da Itália, é a linha expressa de trem “Leonardo da Vinci Express”, que conecta os terminais do aeroporto a Estação Termini, bem no centro de Roma, sem paradas.

Ao todo, a viagem dura 32 minutos. Quando estou muito perdida em um lugar pela primeira vez, uma boa dica é programar o despertador para esse tempo, assim você saberá certamente que está chegando ao seu destino.

As saídas acontecem a cada meia hora e o horário de funcionamento é das 6h38 às 23h38.

Aeroporto de Fiumicino / Roma
No desembarque, siga as placas amarelas do trem.

A passagem custa 14 euros* e, infelizmente, não pode ser paga com o Roma Pass, nem com Roma All Acess, os cartões turísticos de Roma.

Para economizar, você pode escolher a tarifa ‘Mini-grupo’ que lhe permite adquirir 4 bilhetes numa única transação ao preço de 40 euros em vez de 56 euros.

É uma boa opção para quem vai se hospedar próximo a estação Termini, ou em seus arredores, pois existem muitas linhas de ônibus. A partir da daí, um táxi até o centro histórico fica em torno de 8 euros.

Portanto, se você chega a Roma sem muitas malas ou não tem dificuldades de locomoção essa é a alternativa mais fácil e segura para não se perder, uma vez que o transporte é expresso e só para na Estação Termini, a principal de Roma.

O único empecilho é se você chegar tarde da noite em Roma. Daí, vai ter que recorrer às demais opções citadas abaixo.

Não perca => Passeios imperdíveis em Roma

 

2. Trem Metropolitano

Transporte para o aeroporto de Roma
Compre a passagem na bilheteria oficial logo antes do embarque, ou nessa lojinha “Train Tickets”, para não pagar a taxa de conveniência.

Além do Trem Expresso, há também a opção do Trem Metropolitano. A diferença dessa opção para a anterior é que ele faz várias paradas e não passa na Termini. São 48 minutos de deslocamento.

A linha FR1 liga o terminal a Roma, com várias paradas (mas sem passar por Termini), sendo as principais para os turistas as estações:

  • Trastevere
  • Tiburtina
  • Tuscolana
  • Ostiense

As duas últimas inclusive com conexões para o metrô.

O valor da passagem é a partir de 8 euros e os cartões turísticos também não são aceitos. O horário de circulação é de 5h58 às 23h18, e saem trens a cada 15 minutos.

Traslado do centro ao aeroporto de Roma
Compre também nas máquinas automáticas.

Na hora de escolher o Trem Expresso ou o Metropolitano você deve levar em consideração em qual bairro se hospedará, pois mesmo mais caro, algumas vezes o Expresso pode ser mais vantajoso, além de mais rápido. Para se ter uma noção, um táxi da estação Trastevere até a praça Campo de Fiori custa em torno de 9 euros e até o centro histórico, cerca de 15.

Pegue o mapa do seu hotel e verifique se a Termini ou a Trastevere, Tiburtina, Tuscolana ou Ostiense ficam mais próximas da sua hospedagem. Todas as estações com paradas são:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Fiumicino Aeroporto
  • Parco Leonardo
  • Fiera Di Roma
  • Ponte Galeria
  • Muratella
  • Magliana
  • Villa Bonelli
  • Roma Trastevere
  • Roma Ostiense
  • Roma Tuscolana
  • Roma Tiburtina

A desvantagem aqui também é chegar muito tarde em Roma e não poder usar esse trem.

Planejando alugar um carro em Roma?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

3. Ônibus no aeroporto de Roma

Transfer para o centro
Terminal de ônibus na Estação Roma Termini.

Existem várias linhas de ônibus que ligam o Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci a Roma. Apesar de bem mais econômicas, elas são mais lentas, podendo ultrapassar mais de 1 hora de deslocamento.

Além disso, as empresas oferecem menos opções que os trens, ou seja, eles começam a circular bem mais tarde, depois das 8h da manhã e param um pouco depois das 21h (algumas até às 23h). Os intervalos entre eles variam entre 40 minutos a 1 hora, de acordo com os horário de pico do trânsito.

As principais linhas são:

Ônibus expresso do Aeroporto de Roma para Termini

Os ônibus da linha estão localizados no polo de ônibus adjacente às saídas do Terminal 3, de chegadas, no posto 15. Para chegar, siga as indicações para “Rodoviária”.

Onde fica a parada em Roma:

  • Estação Termini, (via Giolitti 34/36)

O bilhete custa 9,90 euros com wifi a bordo. Se comprar já com a volta, o valor é acrescido de apenas 3 euros. Os horários também são mais flexíveis, pois você escolhe por turno, tipo: manhã ou tarde (não tem à noite). Consulte mais no site oficial.

Terravision

A primeira delas é a Terravision. Os ônibus partem do terminal 3 e vão direto para a Estação Termini. O valor da passagem é de 7 euros, mas comprando online há desconto, assim como se você comprar ida e volta. Para conferir os horários dos ônibus e comprar sua passagem com antecedência, acesse o site da Terravision.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

SIT

A segunda opção é SIT. O valor da passagem também é de 6,50 euros (com desconto para quem compra pela internet), mas oferece wi-fi grátis. O destino final também é Termini, mas com parada no Vaticano. No site oficial da SIT há mais informações sobre os horários de partida e valores.

Para ver outras linhas de ônibus que passam no aeroporto, clique aqui.

Cotral

Essa empresa atual em frente ao terminal 2 de chegadas. Siga as placas indicativas da “Rodoviária Regional”.

Em Roma, você pode parar na:

  • Piazza dei Cinquecento (em frente ao Museu Nacional Romano)
  • Estação de Trem Roma Tiburtina
  • Estação Cornelia, metrô Linha A
  • Estação Eur-Magliana, Linha B
  • Ostia – Piazza Sirio
  • Ostia – Praça da Estação

Mais informações sobre o serviço acesso o site da Cotral.

T.A.M.

Os ônibus da T.A.M. atendem ao Terminal 3 – de chegadas, no posto 13. Para chegar siga as indicações para “Bus Station”.

Em Roma, ele para:

  • Estação Ostiense
  • Piazzale 12 de outubro de 1492
  • Eataly
  • Via Giovanni Giolitti n°34 (perto da Roma Termini)

O preço do bilhete custa 8 euros e os ônibus circulam até às 23:59h. Para outras informações sobre o serviço acesso o site da Tam Bus.

Como funciona => Aluguel de carro na Itália

 

4. Táxi no aeroporto de Roma

sair do aeroporto roma
Foto: Ra Boe, via Wikimedia Commons.

Para quem deseja conforto e quer pegar um táxi, há pontos oficiais nos terminais 1, 2, 3 e 5 do aeroporto. Mas quanto custa um táxi do aeroporto de Roma ao centro?

Os valores são tabelados e não há cobrança de taxa por bagagem. Para você ter uma base, uma corrida até o centro de Roma custa cerca de 50 Euros. Para mais informações sobre os valores acesse o site oficial. Adianto algumas aqui:

  • Centro da cidade de Roma (dentro das Muralhas Aurelianas): € 48,00
  • Magliana – Medici Park: 30,00 euros
  • Feira de Nova Roma: 25,00 euros
  • Aeroporto Ciampino: 50,00 euros
  • Estação Tiburtina:  55,00 euros
  • Estação Ostiense: 45,00 euros
  • Porto de Civitavecchia: 120,00 euros

Vale lembrar que os táxis autorizados são brancos com um sinal “Taxi” no teto do carro. Também há o símbolo do Município fixado nas portas dianteiras e o número da placa nas portas, na parte traseira e no interior do veículo.

Imperdível => Passeios na Itália

 

5. Transfer / Shuttle do Aeroporto de Roma

transfer em Roma

Por fim há empresas que oferecem o serviço de shuttle / transfer / traslado para ir do aeroporto ao centro de Roma. Porém, com a vantagem de vans saindo do aeroporto e deixando o cliente na porta de sua hospedagem.

Os valores variam muito e dependem do tipo de transporte e número de pessoas envolvidas. Os principais são:

Esse é um traslado de ônibus compartilhado entre o Aeroporto Fiumicino (FCO) até 3 lugares no centro de Roma. Há acesso gratuito à internet sem fio e o ar-condicionado.

Você pode descer na Estação de Trem Roma Termini, Vaticano (Via Crescenzio, 2) ou Circonvallazione Aurelia, 19.

Esse é um ônibus que vai diretamente para a Estação Termini, sem paradas.

Você pegará na garagem de ônibus do lado de fora Terminal 3 e seguirá até a Via Giolitti (Estação Termini).

Essa é uma van compartilhada entre o Aeroporto Fiumicino ao seu hotel no centro de Roma.

A capacidade é de 8 passageiros e o motorista lhe esperará no portão de desembarque com uma placa com o seu nome.

Nesse tipo de transfer há geralmente uma distribuição por regiões de hospedagem, assim o deslocamento demora menos.

Apesar de mais caro, esse é um transfer particular, cujo carro ficará só para você.

Geralmente, é um sedan ou carro maior, porém com ocupação apenas de quem o reservou.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Esse transfer volta a ser de ônibus, porém segue direto para o Vaticano. Ele parte a cada 30-40 minutos do Terminal 3.

A parada é na Cidade do Vaticano, na Via Crescenzio 2.

Esse traslado particular acontece em um veículo de luxo.

O motorista lhe espera no saguão de desembarque com uma placa com o seu nome escrito e espera até 1h, caso ocorra atrasos nos voos ou imigração.

Esse transfer é ideal para quem vai fazer cruzeiro em Roma.

Do aeroporto ele lhe leva direto para o porto de cruzeiros Civitavecchia.

Até 7 passageiros podem fazer o mesmo percurso.

Esse transfer do aeroporto de Roma é ideal para quem vai chegar muito cedo e ainda não pode entrar no hotel ou para conexões mais longas.

Isso porque, antes de te deixar no local de interesse, ele faz uma visita guiada à cidade de Roma, passando por: Gianicolo Hill, a Via dei Fori Imperiali (Fórum Romano e Coliseu), Praça Venezia e Via della Conciliazione (Catedral de São Pedro e Castelo de Sto Angelo).

Ao chegar em Roma, você também pode ir direto para outras cidades italianas. Há opção do aeroporto para Florença; de Roma: Transfer para a Costa Amalfitana via Pompéia e ainda traslado de Ônibus entre o Aeroporto Fiumicino e Nápoles.

Veja todas as opções de transfers em Roma »

 

Tem Uber em Roma?

tem uber na Itália

Tem Uber em Roma. Porém, o preço é mais caro do que táxi ou transfer privado.

Isso acontece pois o Uber sofreu e sofre muitas resistências dentro de toda a Itália para circular e até hoje não e legalizado.

Na duvida, você pode até simular pelo seu aplicativo direto do aeroporto de Roma.

Mas, você terá poucas opções e mais caras. Logo, não recomendo usar Uber em Roma.

 

Dica extra: Guarda-volumes na Estação Termini

Já pensou em deixar suas malas em um lugar seguro enquanto conhece os pontos mais interessantes de Roma? Essa é a proposta do guarda-volumes na Estação Termini.

Por conta dos horários de check in e out dos hotéis, muitas vezes você pode ficar sobrecarregado de bagagem e acabar perdendo suas horas a mais na capital da Itália.

Portanto, sugiro esse serviço que funciona na Roma Termini, Via Giovanni Giolitti 127, 00185 Roma. Próximo ao terminal de ônibus do aeroporto, ao terminal de transporte público de ônibus e às linhas de metrô A e B. Esse guarda-volumes está localizado na calçada do outro lado da rua da estação.

É possível ter acesso à bagagem depositada todos os dias durante o horário de funcionamento. É preciso apresentar passaporte ou carteira de identidade e você pagará por peça de bagagem.

 

Chegando no aeroporto de Roma

Escolher o meio de transporte entre seu hotel e o aeroporto de Roma é parte importante do planejamento, para não perder minutos valiosos de sua viagem e aproveitar o melhor do que fazer em Roma.

Apesar de ser bem fácil se locomover, lembre-se que a cidade é gigantesca e sempre bem cheia de turistas, então não custa conhecer com antecedência as melhores opções para fazer o traslado de ida e volta para o aeroporto.

Pesquisando sobre como ir do aeroporto ao centro de Roma? Ainda tem dúvidas sobre quais são as melhores alternativas de transporte? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe um comentário abaixo!!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Renato Duran

    Guilherme, tenho ums historia parecida com a sua, mas eu vendi tudo e me mudei para Europa definitivo, vivo hoje em Berlin. Viajo amanha (ja hoje na verdade) para Roma, montei meu roteiro todo pelo seu site, parabéns pelo conteúdo e pelas viagens !! Se algum dia vier para Alemanha e/ou Berlin, me avise que ficaria super grato de poder retribuir as dicas. Sucesso!! Renato Duran

  2. Guilherme Tetamanti

    Fala Renato, Poo que legal, morar na Europa deve ser incrível. Ano que vem devo passar o verão por aí, esse é o plano. Fico feliz que as dicas ajudaram. Voltando para Berlin, entro em contato! Abraços e obrigado

  3. Débora

    Tive problemas com a Terravision em Londres e acabei perdendo o vôo por um erro deles, e eles não fizeram nada para tentar me ajudar. Não recomendo para ninguém! Em Roma usei o trem metropolitano e foi ótimo, super pontual e bem rápido. www.foconomundo.com.br

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Débora, Uma pena que aconteceu, mas bom saber dessa sua experiência. Obrigado por compartilhar :)