Roteiro na Toscana italiana: dicas para viagens de até 15 dias

por Elaine Cerqueira

Roteiro na Toscana italiana: dicas para viagens de até 15 dias

É preciso pensar no roteiro na Toscana, caso queira visitar a região. O planejamento, para muitos viajantes, pode ser o mais difícil, principalmente, em se tratando de Europa e, especificamente, da Itália.

É que a Itália, um país cheio de histórias e belezas magníficas, possui diversas cidades e regiões interessantes. Assim, dá até dúvida do que conhecer no país, que possui mais de 2 mil anos e que foi habitada pelos etruscos, um povo cheio de misticismos.

Bom, motivos não vão faltar para você conhecer a Itália e a região da Toscana, que possui uma grande variedade de passeios culturais, excursões para quem aprecia a natureza e os esportes, uma gastronomia simples, mas saborosíssima.

São atrativos e passeios para todos os estilos de viajantes. Na Toscana é possível encontrar algo que interesse a toda a família. Enfim, são tantas coisas, que a dificuldade agora, é saber por onde começar. Mas não se preocupe, eu te ajudo!

Veja as dicas para viagens de até 15 dias incluindo cidade como Firenze (Florença), Pisa, Livorno, Lucca, entre outras, e monte o roteiro na Toscana italiana que é perfeito para você.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Toscana

Seguro viagem para Itália »

 

Roteiro na Toscana: o que fazer

O que fazer em 5 dias na Toscana

Dicas da Itália
Firenze (ou Florença) é a capital da Toscana.

Fazer um roteiro pela Itália já é fantástico, agora imagine passar 5 dias na Toscana!

A Toscana deve ser visitada na primavera, embora nas outras estações seja igualmente linda, é na época das flores que a Toscana é simplesmente fascinante! Saiba mais sobre isso no post clima na Itália.

Só os melhores => Passeios na Itália

 

Roteiro de 5 dias na Toscana

2 dias em Firenze: É a principal cidade e capital da Toscana, por isso começar por Firenze é uma boa pedida. O “berço do Renascimento” será a parte cultural da viagem, já que você poderá admirar obras de Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Michelangelo, Dante Alighieri, Raffaello, Brunelleschi, e tantos outros.

O passeio será um pouco corrido porque Firenze está sempre lotada de turistas. Se foque nas principais atrações: Galeria Uffizi (museu mais visitado da Itália), Galeria Accademia (onde está o original do David de Michelangelo), o Duomo Santa Maria del Fiore, Ponte Vecchio.

Para aproveitar Firenze, você pode comprar uma entrada prioritária para Galeria Uffizi, uma entrada com horário reservado para ver o David de Michelangelo ou um tour para a cúpula do Duomo Santa Maria. Veja hotéis em Firenze.

O que fazer na Toscana
Torre e Duomo de Pisa, na Piazza dei Miracoli.

2 dias em Siena: Após um passeio cultural e artístico por Firenze, você poderá optar por mergulhar na gastronomia Toscana com direito a degustação de vinhos maravilhosos!

Essa é a região do mapa da Itália onde a tradição e a variedade de pratos típicos é imensa. Uma boa pedida é fazer um street food tour em Siena.

Aproveite a estadia em Siena para conhecer a Via Camollia, uma rua cheia de restaurantes que oferecem pratos típicos a bons preços, além de um clima rústico e agradável. Uma dica para escolher diante de tantas opções é pedir o prato do dia! Procure hotéis em Siena.

1 dia em Pisa e Lucca: Um dia é suficiente para que você conheça os dois lugares, independentemente de estar hospedado em Firenze ou Siena, o deslocamento é fácil e rápido. Em Pisa você verá famosa torre inclinada, o Camposanto, o Batistério e o Duomo.

Para conhecer a cidade, faça uma excursão guiada ao batistério, catedral e torre de Pisa. E, em Lucca, uma cidade cercada por uma muralha da era medieval, que costuma não estar na rota dos turistas, vai descobrir seu Centro Histórico dentro dos muros da cidade, o que é muito interessante.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Itália »

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

O que fazer em 7 dias na Toscana

Cidades imperdíveis da Itália
Siena é destaque na gastronomia.

Um roteiro de 7 dias na Toscana nos permite pensar em outras cidades da Itália para visitar.

Uma sugestão é basear-se no roteiro anterior e aumentar em um dia a estadia em Firenze e Siena para não ficar na correria. E não é má ideia, em se tratando da região da Toscana, uma das áreas com gastronomia italiana exuberante.

Como funciona? => Aluguel de carro na Itália

 

Roteiro de 7 dias na Toscana

3 Dias em Firenze: Com um dia a mais em Firenze visite o Palazzo Vecchio, Piazza della Signoria, Palazzo Pitti, Piazzale Michelangelo e Basílica de Santa Croce, aproveite e prove a famosa bistecca fiorentina, que é um belo pedaço de carne preparado na brasa.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

2 Dias em Siena: Se você estiver pela cidade nos meses de julho e agosto, irá ver o alvoroço da preparação para a maior festa da cidade e se tiver com grana poderá assisti-la, o Palio di Siena, a famosa corrida de cavalos que acontece ao redor da Piazza del Campo.

1 Dia em Pisa e Lucca: Em Lucca, não deixe de conhecer a Catedral de San Martino que é considerada um dos maiores exemplos do estilo romântico gótico da Itália. Faça um passeio a pé em Lucca ou um passeio autoguiado de bicicleta em Lucca.

1 Dia em ChiantiEsta cidade que fica entre Siena e Firenze é aquela que traduz mais encantadoramente a paisagem da Toscana e, na qual está a maioria dos vinhedos toscanos estão espalhados pelas suas belas colinas. Saboreie um verdadeiro vinho Chianti e aproveite essa acolhedora cidade. Faça um passeio com degustação de vinho e jantar nas vinícolas de Chianti.

Ingresso => Entrada rápida na Catedral de Siena

 

O que fazer em 10 dias na Toscana

roteiro de charme toscana
Livorno fica na Costa Ocidental da Toscana.

Com 10 dias, o seu roteiro na Toscana fica ainda mais interessante! Para garantir que nada ficará de fora, use os roteiros anteriores como base, fazendo alguns ajustes se quiser, como se hospedar em Siena.

Bom, já que o roteiro dos primeiros 7 dias na Toscana foi definido, vamos continuar de onde paramos.

 

Roteiro de 10 dias na Toscana

1 Dia em Arezzo e Cortona: Para o oitavo dia de viagem, vá para Arezzo e Cortona, uma cidadezinha tão antiga que ainda podem ser encontrados instrumentos de pedra, feitos na Era Paleolítica. Mesmo tendo perdido grande parte das suas construções medievais na época da 2ª Guerra, o centro de Arezzo conserva esplêndidos monumentos, igrejas, palácios e museus.

A mais famosa da cidade é a Basílica de San Francesco. Você pode conhecer a cidade fazendo um passeio guiado a pé em Arezzo. De Arezzo dê um salto à Cortona, essa pequena cidade serviu de cenário para o filme Sob o Sol da Toscana.

2 Dias em Livorno: Essa cidade deslumbrante fica na Costa Ocidental da Toscana e onde se localiza um dos principais portos da Itália. Livorno é uma das mais modernas cidades italianas, ainda que conserve muito das suas origens antigas, que sobreviveram à 2ª Segunda Guerra.

Um dos bairros mais visitados é La Venezia, que recebeu este nome por possuir canais que cruzam toda a cidade. Todos os anos no final de agosto, acontece o L’Effetto Venezia (O Efeito Veneza), evento que reúne espetáculos teatrais, musicais, artísticos e culturais, além de diversas opções gastronômicos da região. Por falar nisso, veja quais são as curiosidades da Itália, sua cultura e tradições.

Se quiser uma noite romântica “al lungomare” (beira da praia), vá à Terrazza Mascagni, depois escolha um dos vários restaurantes da orla e prove o tradicional “Menù di Mare”. Aproveite a cidade em um tour com ônibus turístico em Livorno.

Traslado => Ônibus de Livorno a Firenze

 

O que fazer em 15 dias na Toscana

mapa da toscana
Montepulciano é uma cidade produtora de vinho.

Com um roteiro de 15 dias na Toscana capriche nos detalhes, não deixe passar nada! Minha sugestão é cruzar a região por inteiro. Inclua, portanto, essas paradas obrigatórias, sem esquecer de todas as dicas dos roteiros anteriores.

Com alguns ajustes, para aproveitar tudo ao máximo, um roteiro de 15 dias na Toscana ficaria assim: mantemos os passeios de 2 dias em Siena, 1 dia em Pisa e Lucca, 1 dia em Chianti e 1 dia em Arezzo e Cortona, completando com as dicas abaixo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Roteiro de 15 dias na Toscana

4 dias em Firenze: Com 4 dias vá a paesino (cidadezinha) Licignano, onde dizem que é o lugar ideal para receber uma declaração de amor.  Muitos acreditam que a famosa árvore do Amor de Ouro (Albero dell’Amore d’Oro) tem o poder de intensificar e tornar eternas as promessas de amor e felicidade dos casais.

Reserve uma tarde para conhecer Le Terme (as termas), que são locais de águas quentes que brotam das rochas (o cheiro não é lá muito bom).

Existem vários passeios com itinerários românticos para relaxar e termas ao ar livre, gratuitas, basta levar as toalhas, as roupas de banho, uma bela garrafa de vinho, queijo, presunto e pão italiano! Confira a regiões produtoras de vinho na Itália.

Duas boas dicas são as termas Bagno San Filippo e Saturnia.

Roteiro na Itália
Chianti fica entre Siena e Firenze.

5 dias em LivornoEssa cidade merece uma atenção maior quando se tem tempo, afinal, como boa carioca, fica difícil curtir o mar com pressa de ir embora. De Livorno é possível conhecer o caribe italiano, a Sardegna! Então, Livorno merece ou não uns diazinhos a mais?

1 dia em Montepulciano e MontalcinoEssas lindas cidades produzem os vinhos italianos mais caros do mundo, o Rosso di Montepulciano e o Brunello di Montalcino.

Ficam ao sul da Toscana e possuem lindas paisagens medievais. Para os someliers de plantão, descobrir a magia da fabricação destes vinhos é intrigante! E para economizar, não deixe de ler o post sobre dinheiro na Itália.

Opção => Excursão a adega de vinho em Montepulciano

 

Dicas de roteiro na Toscana

Espero que esse roteiro tenha sido útil para você organizar sua visita à Toscana, essa região mágica da Itália, que com certeza deixará lembranças inesquecíveis no seu coração, como deixou no meu. E como eu, você sempre vai querer voltar! Pode ter certeza.

Confira mais sobre Lucca, uma das cidades da Toscana, nesse vídeo do site oficial de turismo da Itália:

Você está com planos de viajar para a Toscana italiana? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *