Roteiro de São Francisco em Assis, na Itália

Roteiro de São Francisco em Assis, na Itália

O famoso roteiro de São Francisco em Assis é extenso, visto que Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como Francisco de Assis, nasceu e viveu no local.

Sua mãe era uma francesa e seu pai era um comerciante bem sucedido para os parâmetros daquela época na Itália. Apesar dos esforços de seu pai para que ele também vivesse do comércio, São Francisco abriu mão do dinheiro e se entregou totalmente à sua vida religiosa.

A partir disso, ele ganhou muitos seguidores que passaram a viver em Assis, tornando a cidade como um todo um local de grande religiosidade para fiéis de toda a Europa. Muitas igrejas foram construídas, além de locais de retiro espiritual.

Então quando se pensa em o que fazer na cidade, a primeira coisa que vem em mente para a maioria das pessoas é o roteiro de São Francisco em Assis, que inclui muitas igrejas, sobretudo a Basílica de São Francisco.

Entretanto, a cidade tem mais bem a oferecer, com a sua história, belíssimas paisagens e culinária maravilhosa. Inclusive fica até difícil escolher onde comer em Assis, visto que existem muitos bons restaurantes.

Nesse artigo falo tudo o que precisa saber sobre a história do Santo e o roteiro de São Francisco em Assis. Acompanhe para conhecer mais desse tour!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Assis

Seguro viagem Itália »

 

Roteiro de São Francisco em Assis

  • Quem é São Francisco
  • Curiosidades de São Francisco de Assis
  • Quando e quais são as celebrações ligadas a São Francisco em Assis
  • Vale a pena viajar para cidade quando há celebrações?
  • Basílica de São Francisco
  • Roteiro de São Francisco em Assis

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Assis »

 

Quem é São Francisco de Assis

são francisco de assis
Estátua de São Francisco em Assis.

Giovanni di Pietro di Bernardoni nasceu em 5 de julho de 1182 na cidade de Assis, na Itália. Seu nome de nascimento foi substituído por Francesco assim que seu pai retornou da França, onde se encontrava quando o filho nasceu.

Após alguns anos Francisco passou a frequentar a escola episcopal e também ajudava seu pai no comércio. Entretanto ainda em sua juventude ele percebeu que essa não era a vida que ele gostaria de seguir. Conheça as principais curiosidades da Itália.

Apesar de ter tido uma fase em que se entregou às festas, logo ele abriu mão delas e também de sua riqueza. Então, incomodado com as injustiças e a pobreza de seu povo, se entregou à Cristo em sua devoção.

Provavelmente, a conversão ocorreu em 1206, quando Francisco estava rezando na capela de São Damião e ouviu Deus dizer “Vá, Francisco, e restaure a Minha Casa!”.

Foi então que ele vendeu uma parte dos tecidos da família e começou a reformar a capela, entregando-se à religiosidade e trabalhando em defesa dos mais necessitados. Saiba tudo também sobre a Capela Sistina no Vaticano.

são francisco de assis animais
São Francisco de Assis ficou conhecido como o protetor dos animais.

Após esse episódio, o roteiro de São Francisco em Assis passou a girar totalmente em torno de sua fé. Com os seus sermões ele começa a conquistar seguidores e, em 1219 forma a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis”.

Essa ordem religiosa objetivara a conquista de mais fieis; vários membros saem em peregrinação, mas havia a pressão muçulmana para a conversão das pessoas ao islamismo.

Então já na Terra Santa, Francisco foi aprisionado e, como forma de mostrar sua fé caminhou sobre brasas, reconquistando a sua liberdade. Após esse fato ele retorna a Assis, chegando no ano de 1220, quando continuou lutando pela religião e crescimento de sua ordem. Confira dicas para morar na Itália.

Mas já no ano de 1224 Francisco estava doente e parte para um retiro espiritual em contato com a natureza. Foi justamente a partir desse episódio que São Francisco ficou conhecido como protetor dos animais.

Após algum tempo, Francisco recebe as chagas de Cristo e é novamente levado para a cidade, onde pode ser melhor cuidado. Mas em 1226 São Francisco de Assis morre na presença de alguns discípulos e, dois anos mais tarde é canonizado pelo papa Gregório IX.

Seus restos mortais se encontram até hoje guardados na igreja que leva seu nome, principal atrativo entre os pontos turísticos de Assis.

Roteiro de fé => Turismo religioso na Itália

 

Curiosidades de São Francisco de Assis

igreja de são francisco de assis
Na Basílica de São Francisco de Assis estão os maiores detalhes sobre o santo..

Sem dúvidas ao longo de toda a sua vida, São Francisco viveu muitas coisas e, apesar de a maioria delas ser bem conhecida pela maior parte das pessoas, existem alguns fatos que muitos desconhecem.

Então, se você pretende fazer o Roteiro de São Francisco em Assis, veja algumas informações relevantes:

  • Durante a sua juventude, antes mesmo de se converter, Francisco se uniu ao exército na defesa de Assis contra Perugia. Foi então que aos 19 anos os inimigos o fizeram prisioneiro durante aproximadamente um ano.
  • No ano de 1224, Francisco estava se preparando para a festa de São Miguel Arcanjo fazendo um jejum de 40 dias no Monte Alvernia. Nessa ocasião ele teve uma visão de um anjo que lhe deu o dom das chagas de Cristo.
  • A morte de São Francisco ocorreu em 3 de outubro de 1226 e em 16 de julho de 1228, quando o Papa Gregório IX o canonizou. Exatamente no dia seguinte, o pontífice foi pessoalmente colocar a primeira pedra daquela que seria a Basílica de São Francisco de Assis;
  • No ano de 1230, o corpo de São Francisco foi levado para a Basílica construída em sua homenagem, mas os franciscanos tiveram que escondê-lo como forma de proteger dos invasores. Então os restos mortais do santo foram esquecidos e sua localização aconteceu novamente apenas em 1818.

Delícia => Degustação de queijos e vinhos em Assis

 

Celebrações a São Francisco em Assis

infiorata itália
Infiorata é a arte de pintar as ruas para festejar | Foto: Wikimedia Commons.

Como a cidade é muito ligada à religiosidade, existem várias celebrações que são feitas no local durante o ano, sendo que algumas delas são feriados na Itália.

Então, se você gosta de festas religiosas, pode programar seu roteiro de São Francisco em Assis para esses dias. Veja agora quais são as principais comemorações e suas datas:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Celebrações franciscanas: desde que São Francisco foi proclamado padroeiro da Itália pelo papa Pio XII no ano de 1939, todo dia 4 de outubro é feita uma celebração. Na ocasião é entregue o óleo que alimenta a chama que se mantem acesa durante todo o ano na cripta de São Francisco; acredita-se que o óleo alimenta uma fonte de luz e benção para os cristãos. Essa comemoração ocorre sobretudo na Basílica de São Francisco e tem vários dias de duração, englobando diversas iniciativas civis e religiosas.
  • Corpus Christi: nessa ocasião existe a tradição de se fazer a “infiorata”, em que as ruas são enfeitadas com um tapete natural com obras artísticas, pinturas e adornos com flores. As imagens formadas são todas relacionadas ao cristianismo e posteriormente o tapete serve como caminho para algumas procissões. São utilizadas roupas preciosas que fazem parte dos tesouros pertencentes à Basílica de São Francisco, o que torna essa festa ainda mais especial.
  • Festa do voto: no dia 22 de junho é celebrada na cidade de Assis a Festa Anual do Voto, que comemora a libertação do exército sarraceno graças às orações feitas por Santa Clara. Nesse dia ocorre uma grande procissão que sai da região central da cidade e segue até a Basílica de Santa Clara.
  • O perdão de Assis: a famosa Porziuncola se tornou um símbolo da indulgencia católica e posteriormente ficou conhecida como o “Perdão de Assis”. Desde a época de São Francisco, milhares de católicos já peregrinaram ao local em busca do perdão. Como forma de demonstrar a importância desse símbolo aos religiosos, sempre no dia 2 de agosto acontece a “Festa do Perdão”.
  • Homenagem a Santo Antônio: anualmente no primeiro domingo após o dia de Santo Antônio (17 de janeiro) acontece na cidade de Assis uma procissão em homenagem a ele. Na ocasião se reúnem no local pessoas, animais e máquinas de trabalho que desejam ser abençoados.
  • Semana Santa: uma das principais comemorações católicas não poderia deixar de ter uma grande importância também para a cidade de Assis e sua população. Durante todos os dias existem vários eventos, dentre os quais missas acompanhadas por belas músicas e ritos litúrgicos. Mas as principais atrações ficam para a quinta-feira em que é feita a encenação da Paixão de Cristo e na sexta em que há a procissão para levar o Cristo Morto da Catedral de San Rufino à Basílica de São Francisco.
  • Solenidade de San Rufino e Santa Chiara: apesar da cidade ser mais conhecida por São Francisco, o padroeiro do local é na verdade San Rufino. Ele foi o primeiro bispo de Assis e por isso existe uma catedral construída em sua homenagem durante os primeiros anos do século XI; desde então acontece no dia 12 de agosto na cidade uma celebração que homenageia o santo em questão.

Além disso, no dia 11 de agosto todos os anos é comemorada a Festa de Santa Chiara (Santa Clara). Na ocasião acontecem procissões, feiras, fogos de artifício, entre outros eventos civis e o principal local é a igreja que leva o nome da Santa.

Adquira => Excursão para Assis saindo de Roma

 

Vale a pena viajar para cidade quando há celebrações?

turismo religioso na italia
Em datas comemorativas o fluxo de pessoas é muito maior.

Fazer o roteiro de São Francisco em Assis já é maravilhoso e, se você tiver a oportunidade de fazer isso em um dia de festa ou celebração na cidade, sua experiência pode se tornar ainda mais fantástica.

Entretanto nessas épocas o movimento na cidade aumenta muito e isso pode ser um incomodo caso você seja um viajante mais reservado. Saiba qual o clima da Itália e descubra em que época viajar.

Vale salientar ainda que para fazer uma boa viagem nesses períodos é necessário um bom planejamento, incluindo as reservas de hotéis e passeios com bastante antecedência.

Incrível => Basílica de São Francisco e tour em Assis

 

Roteiro de São Francisco em Assis

Basílica de São Francisco

quem foi são francisco de assis
Basílica de São Francisco de Assis é o principal ponto do roteiro.

Ponto central da cidade de Assis, a  Basílica de São Francisco tem uma enorme relevância histórica e religiosa. Sua construção foi toda inspirada na vida de São Francisco; na basílica inferior está situada a Cruz de São Damião, além da cripta onde se encontra o corpo do Santo.

Além disso, mais adiante existe uma escada que dá acesso à capela onde estão os objetos dele. Já na parte superior você vai encontrar os belíssimos afrescos atribuídos à Giotto que contam a história de São Francisco.

O estilo construção é uma mistura entre elementos góticos e românticos. A sua construção se iniciou no ano de 1228, apenas dois anos após a morte de São Francisco e dois dias após a sua canonização. E é justamente nesse local que se encontram seus restos mortais. Descubra quais as igrejas mais bonitas do mundo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Sua parte inferior foi concluída já no ano de 1230 e, então o corpo de São Francisco foi enviado para lá. Por este motivo o local é escuro e silencioso, convidando os religiosos à rezarem.

A decoração é simples, mas os afrescos presentes no local foram atribuídos a artistas famosos como Cimabue e Giotto. No terremoto de 1997 houve a destruição deles, mas foram parcialmente restaurados.

Devido ao seu elevado valor histórico e religioso a Basílica de São Francisco foi tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Saiba quais os principais passeios em Assis.

Se você for incluir o roteiro de São Francisco em Assis na sua próxima viagem, procure começar pela igreja inferior e só então seguir para a parte superior. Não deixe de visitar a cripta onde se encontram também objetos atribuídos à São Francisco.

Mas lembre-se de que não é permitido entrar no local de bermuda, camiseta cavada ou decotada e, é preciso resguardar o silêncio. Além disso as fotos não são permitidas.

Conheça => Excursão Basílica de São Francisco em Assis

 

Chiesa Nuova

assis italia pontos turisticos
Chiesa Nuova em Assis | Foto: Livioandronico2013, via Wikimedia Commons.

A Chiesa Nuova é uma igreja de construção mais recente e moderna, que está localizada onde o pai de São Francisco o deixou preso quando ele vendeu seus tecidos para ajudar com a reforma da igreja.

Isso aconteceu pouco tempo após a sua conversão, mas a cela está no local até os dias de hoje.

Como ter? => Internet na Itália

 

Praça São Rufino

assis italia mapa
Piazza San Rufino em Assis | Foto: José Luiz Bernardes Ribeiro, via Wikimedia Commons.

Essa praça não pode ficar de fora de do roteiro de São Francisco em Assis porque foi nesse local que acredita-se que São Francisco ficou nu e fez a renúncia ao seu sobrenome.

Isso ocorreu porque seu pai o acusava de loucura e roubo e por isso o santo não queria manter nenhum tipo de laço com ele, nem mesmo o sobrenome Bernardone.

Além disso é nessa praça que se encontra a Catedral de San Rufino, onde São Francisco e Santa Clara foram batizados.

Imperdível => Caminhada guiada em Assis

 

Basílica de Santa Clara

assis italia o que fazer
Basilica di Santa Chiara em Assis | Foto: Luca Aless, via Wikimedia Commons.

A Basílica de Santa Clara fica situada de frente para a Basílica de São Francisco, apesar de haver certa distância entre elas.

Lembre-se de incluir esse local em seu roteiro de São Francisco em Assis, pois ali existem várias relíquias atribuídas a ambos os santos, bem como o corpo de Santa Clara. Por fim a visita vele muito a pena também pela beleza da paisagem.

Desfrute => Passeio de balão com café da manhã em Assis

 

Santuário di San Damiano

santuario assis
Santuario di San Damiano em Assis.

Apesar de ser menos visitado pelos turistas, o Santuário di San Damiano deveria fazer parte do roteiro de São Francisco em Assis porque foi lá que o santo se refugiou quando saiu da casa de seus pais.

Foi nesse local que ele encontrou a Cruz de São Damião e ouviu a voz de Deus lhe pedindo para restaurar a igreja.

Saiba como => Comprar euro online

 

Santa Maria degli Angeli e Porziuncola

Porziuncola assis
Porziuncola se encontra dentro da igreja | Foto: Gunnar Bach, via Wikimedia Commons.

A Santa Maria degli Angeli é uma igreja belíssima e imponente, que chama a atenção dos turistas desde muito longe.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Em seu interior, todo decorado em tons de branco e dourado se encontra a Porziuncola, construída por São Francisco e seus seguidores. Descubra como chegar em Assis.

Este local possui grande relevância e deve ser incluído no roteiro de São Francisco em Assis. Há muitos anos atrás foi ali que Maria e Cristo apareceram para São Francisco, com a mensagem de que todos aqueles que rezassem naquela pequena igreja receberiam o perdão.

De Roma => Excursão em grupos pequenos para Assis e Orvieto

 

Monte Subásio e Eremo delle Carceri

caminho de são francisco
Retiro de São Francisco era cercado por natureza | Foto: Superchilum, via Wikimedia Commons.

Localizado em uma altitude de aproximadamente 800 metros no Monte Subásio, se localiza o Eremo delle Carceri, local de retiro sagrado de São Francisco e seus seguidores.

Ali ainda existe a gruta onde São Francisco ficava. Justamente por ser um local sagrado e de oração, a atmosfera é de silencio e paz; isso sem falar na paisagem maravilhosa dos arredores, que pode inspirar qualquer pessoa a refletir.

Mas vale ressaltar que esse local é um pouco afastado do centro histórico e são mais de 4 km de percurso, sendo a maior parte é de subidas. Conheça também os melhores restaurantes em Assis.

Então inclua esse ponto ao roteiro de São Francisco em Assis caso você tenha algum tempo extra. E caso não esteja com o condicionamento físico em dia, opte por alugar um carro ou pegar um táxi para visitar o local.

Saiba tudo => Aluguel de carro na Itália

 

Isola Maggiore

ilhas da italia
Ilha é fabulosa e rodeada pelo Lago Maggiore.

Esse ponto turístico é bem mais afastado e exige bastante tempo, pois Isola Maggiore fica a 57,3 km do centro de Assis. Saiba montar um roteiro na Itália.

Entretanto se você deseja fazer o roteiro de São Francisco em Assis seguindo os passos do santo, essa pode ser uma experiência bastante interessante, pois foi neste local que São Francisco fez seu jejum de 40 dias.

Para chegar ao local, é necessário fazer a travessia do lago Trasimeno, que custa 5 euro e demora por volta de 20 minutos. Chegando à ilha, você vai se deparar com uma paisagem fantástica e muitos símbolos que relembram os passos do santo.

São Francisco se faz presente em itens como sua estátua e uma pedra grande que tem as marcas dos joelhos e cotovelos dele, por exemplo.

De Florença => Excursão para Assis e Cortona

 

Faça o roteiro de São Francisco em Assis

Assis é mundialmente conhecida por ser a cidade de São Francisco e por isso o turismo religioso no local é intenso. Existem diversos pontos turísticos relacionados ao Roteiro de São Francisco em Assis que possuem grande importância religiosa e histórica.

Sem dúvidas é uma das cidades mais bonitas da Itália que merece muito mais do que uma viagem de bate-volta.

Procure dedicar pelo menos dois dias a esse lugar fantástico em todos os aspectos; tudo pode se tornar ainda mais interessante em dias em que há algum tipo de comemoração religiosa no local.

Devido à religiosidade local, ao longo do ano existem várias comemorações importantes que podem ser muito belas e interessantes. Mas lembre-se de que, nesses períodos, a cidade tende a ficar bem mais cheia de turistas.

Então, se você pretende fazer o roteiro de São Francisco em Assis nesses dias, reserve com bastante antecedência hospedagem, passeios e até mesmo passagem. Assim você vai conseguir aproveitar melhor cada minuto de sua viagem.

Recomendo que reserve no mínimo 3 a 4 dias no seu roteiro em Assis, para poder percorrer todo o Caminho desse santo que é considerado o homem do segundo milênio, a pessoa mais importante depois de Cristo! Assim você faz com calma e aproveita a viagem para dentro de você mesmo.

E você, pretende fazer o roteiro de São Francisco em Assis? Já esteve na cidade e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *