Roteiro em Assis: o que fazer em 1 dia de viagem

por Redação QVM

Roteiro em Assis: o que fazer em 1 dia de viagem

Quer montar um roteiro em Assis na Itália? Um dos principais destinos de turismo religioso pede uma boa programação de viagem, por isso, você deve ter cuidado para não deixar nenhuma atração importante de fora de sua viagem.

A maravilhosa cidade situada em meio às belas paisagens da Úmbria é conhecida por ser local e nascimento de São Francisco e Santa Clara.

Além de suas belas igrejas e locais que remetem à vida dos Santos e seus discípulos, também existem muitos monumentos arquitetônicos, históricos, mitológicos e vinícolas.

Sendo assim, conhecer cada um dos pontos turísticos mais importantes e selecionar quais deles você irá visitar é de suma importância para aproveitar ao máximo o seu tempo, sobretudo se você for passar apenas um dia na cidade.

Neste artigo, você verá um exemplo de roteiro de um dia para conhecer o que há de melhor na Europa.

Planeje sua viagem => Hotéis em Assis

Seguro viagem Itália »

 

Como montar um roteiro em Assis?

Roteiro em Assis
Monte o seu roteiro em Assis.

É muito comum que os viajantes se hospedem em cidades mais famosas, como Roma ou Florença, por exemplo, e de lá sigam para conhecer Assis em apenas um dia de passeio. Se é o seu caso, veja como chegar em Assis.

Como a cidade de São Francisco é pequena, é possível conhecer os principais pontos turísticos de Assis em apenas um dia, mas para isso é preciso ter bom planejamento.

Sendo assim, para montar um bom roteiro em Assis, primeiramente é necessário definir se você irá começar o seu passeio pela parte alta ou baixa da cidade. Aí, basta selecionar quais são as suas prioridades e colocá-las em ordem.

Desse modo você irá conhecer a cidade fazendo um caminho que te faça economizar tempo. Uma boa dica é utilizar um mapa e ir traçando o caminho que você irá percorrer de maneira estratégica. Ou agenda um dos passeios em Assis e conhecer a cidade com um guia de turismo.

CLIQUE AQUI para agendar passeios guiados em Assis »

 

O que conhecer no roteiro em Assis

Se você estabeleceu que usará apenas um dia de sua viagem para conhecer Assis, tente focar nos principais pontos turísticos, que são:

  • Basílica de Santa Clara (Piazza Santa Chiara)
  • Catedral de San Rufino (Piazza San Rufino)
  • Rocca Maggiore
  • Santa Maria delle Rose
  • Piazza del Comune
  • Foro Romano
  • Templo de Minerva (Igreja de Santa Maria sobre Minerva)
  • Torre Del Popolo
  • Igreja e Casa de São Francisco
  • Via Portica e Via S. Francesco
  • Pinacoteca Comunale
  • Basílica de São Francisco de Assis

Delícia => Piquenique de degustação de vinhos em Assis

 

Roteiro de 1 dia em Assis

Basílica de Santa Clara
Basílica de Santa Clara | Foto: Luca Aless, via Wikimedia Commons.

Vale dizer que não existe uma única forma de montar o seu roteiro em Assis. O início e final dependem de onde você estiver hospedado. Modifique os pontos de acordo com a sua necessidade, seja hotel ou estação de trem, se vier de outra cidade. Aproveite e já veja onde ficar em Assis.

Começarei pela Piazza Santa Chiara por ser de fácil acesso. Ela uma bela praça na região central. As crianças podem se divertir com o carrossel e a fonte. Mas a sua principal atração é a Basílica de Santa Clara, que foi construída entre os anos de 1257 a 1265, após a morte da Santa que leva seu nome.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A parte externa da igreja chama muito a atenção devido ao seu estilo arquitetônico gótico, enfatizado por três arcos laterais grandes, além de pedras brancas e rosas que a recobrem. Por outro lado seu interior é bastante simples, sem muitos detalhes ou ornamentos. O local é aberto aos visitantes diariamente e a entrada é gratuita.

Logo ao lado da igreja existe o mirante da Piazza Santa Chiara, no qual é possível admirar as belas paisagens da região, sobretudo em dias ensolarados. Você pode aproveitar para tirar algumas fotos com um belo fundo em que o verde dos campos é recortado pelas belíssimas construções antigas.

Piazza San Ruffino
Piazza San Ruffino | Foto: Effems, via Wikimedia Commons.

A Piazza San Ruffino também tem importância fundamental e também deve ser incluída em seu roteiro em Assis. Apesar não ser tão grande, chama a atenção dos visitantes a coloração das pedras que se alternam entre o cinza, o branco e o rosa.

Na cidade será comum que você encontre essas pedras que são extraídas do Monte Subásio. Mas falando mais diretamente nas atrações da praça, existem a Fontana di San Rufino e a Catedral de San Rufino que certamente será notada pela sua imponência.

A fachada da igreja se destaca por suas pedras, características desse tipo de construção do século XII. Mas real importância se deve ao fato de ter sido o lugar de batismo de São Francisco e de Santa Clara. No interior se localiza a Capela do Santíssimo Sacramento, construída em estilo barroco, em 1541, e depois pintada por artistas da região.

Historiadores acreditam que a catedral que existe hoje seja a terceira a ser construída ali. O nome do local se deve ao fato que em sua primeira versão foram armazenados os restos mortais do bispo Rufinus de Assis. Somente no ano de 1571 que o interior da igreja foi totalmente refeito e passou a ter a aparência que pode ser observada atualmente.

Rocca Maggiore
Rocca Maggiore | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons

Saindo da Piazza San Rufino, uma das opções é ir até a fortaleza Rocca Maggiore, conhecida por ser um dos pontos mais altos da cidade. Apesar de não se saber ao certo o ano de sua construção, os primeiros registros são de 1174. O intuito da fortaleza era a proteção da cidade contra invasões.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Entretanto, no ano de 1198, o local foi destruído pela população revoltada com o governo. Depois disso, o monumento foi reconstruído no ano de 1365, mas com o intuito de ser apenas um mirante, e se tornou símbolo da arquitetura militar medieval.

Ao longo dos anos, o local foi sendo alterado e transformado de acordo com as necessidades de defesa regional. Em dado momento, foram adicionadas a sua estrutura torres e bastiões. Por volta de 1600, o local foi abandonado e permaneceu extremamente preservado até os dias atuais.

O local permanece aberto para visitação e é um daqueles passeios que envolve diversos elementos: naturais, arquitetônicos e históricos. Para chegar até lá, é preciso ter um mínimo de preparo físico, mas o magnífico cenário vai recompensar. A visita costuma durar 45 minutos e, para isso, é preciso adquirir ingresso.

Santa Maria delle Rose
Santa Maria delle Rose | Foto: Carlo Brogi, via Wikimedia Commons.

Ao voltar de Rocca Maggiore, você pode aproveitar e visitar Santa Maria delle Rose que, apesar de ser mais escondidinha, o acesso é fácil e uma rápida visita vale a pena. Bem menos movimentada em relação às outras atrações mais famosas.

É possível visitar uma exposição permanente de Nossa Senhora, que foi inspirada nas obras de Guido Dettoni della Grazia, um famoso artista italiano. Isso faz dessa igreja original e diferente das demais, o que torna a visita ainda mais interessante.

Depois, vá a Piazza del Comune, que é a principal praça da cidade e, por isso, não pode ficar fora de seu roteiro em Assis. Os restos da estrutura original que remonta ao Império Romano se encontram no Foro Romano de Assis, no subsolo do local.

Após a queda do antigo Império, a praça foi reconstruída de acordo com os moldes da cidade medieval. Juntamente com ela se encontra o Templo de Minerva que data de 1212 e existe no local até hoje. Entretanto, foi apenas muitos anos depois, no início do século XIX, que a praça atingiu tanto seu tamanho quanto sua estrutura atuais.

Piazza del Comune
Piazza del Comune | Foto: Georges Jansoone JoJan, via Wikimedia Commons

A partir dela, você tem acesso a diversas ruas importantes de Assis. Inclusive, iniciar seu passeio por esse ponto também é uma boa opção. Atualmente na praça, os viajantes podem encontrar diversas opções de restaurantes, bem como lojas.

Estando na Piazza del Comune, vale muito a pena fazer uma visita ao Foro Romano, a estrutura original do local que data do período do grande Império e que foi encontrada durante escavações realizadas no ano de 1836.

Se você se interessa por história e deseja compreender melhor a estrutura da cidade antiga, incluir esse ponto turístico em seu roteiro em Assis vale muito a pena. No local, você terá acesso a muitas peças interessantes, como estátuas, sarcófagos, inscrições e restos de um antigo templo.

Ainda na Piazza del Comune, você pode conhecer o Templo de Minerva que, hoje em dia, é a Igreja de Santa Maria sobre Minerva. O monumento original foi construído no século I, mas a sua fachada preservada ainda se assemelha muito à antiga.

Templo de Minerva
Templo de Minerva | Foto: trolvag, via Wikimedia Commons.

Como o próprio nome do monumento sugere, o templo foi construído com o intuito de adorar à Deusa Minerva, mas, no tempo medieval, o local foi tomado pelos cristãos e transformado em igreja tradicional. Apesar disso, as suas 6 colunas clássicas foram mantidas e atualmente o local é considerado patrimônio da Unesco.

Assim como as outras igrejas da cidade, a visita é gratuita e também rápida. Por isso, vale a pena incluir esse monumento em seu roteiro em Assis. O templo de Minvera, inclusive, é um dos pontos de parada da caminhada guiada de 3 horas em Assis.

Bem ao lado do Templo de Minerva, há uma grande e bela torre, chamada de Torre del Popolo. Apesar de estar colado ao templo, ele foi construído bem mais tarde, em 1275, como um anexo ao Palazzo del Capitano del Popolo que nos dias de hoje é usado como sede da polícia.

Logo ao lado da Piazza del Comune existe uma praça em que se localiza a “Chiesa Nuova”, uma igreja menor que foi construída no ano de 1615, no mesmo lugar em que anos antes havia a casa do pai de São Francisco. Justamente por isso no local pode ser vista a história do Santo.

Chiesa Nuova
Chiesa Nuova | Foto: Gunnar Bach Pedersen, via Wikimedia Commons.

De acordo com a história, Francisco era frequentemente preso pelo seu pai em uma cela para que ele desistisse da vida que escolheu, dedicada ao amor pelas pessoas. Para quem busca conhecer a história de São Francisco, esse passeio é riquíssimo. Além disso ele é rápido e por isso deve ser incluído em seu roteiro em Assis.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Após visitar os primeiros locais de seu roteiro, finalmente você pode seguir as indicações para chegar até a Basílica de São Francisco. Mas se prepare para fazer o percurso que tem menos de 1km pelas ruas principais da cidade, a Via Portico e Via S. Francesco.

Na rua, existem diversas lojas que vendem produtos locais. Então, se você pretende adquirir algumas lembrancinhas, esse é o momento ideal para isso. Além disso as lojas de produtos alimentícios também fazem muito sucesso com as delícias típicas da região, como vinhos, frios, biscoitos e pães.

Se você for um amante de vinhos, aproveite essa parte do passeio para adquirir uma garrafa da bebida típica da região. Por fim, as paisagens que podem ser observadas ao longo do caminho são fantásticas e, por isso, vale muito a pena aproveitar as belezas locais e ainda tirar algumas fotos.

Passeio para a Basílica de São Francisco
Conheça a Basílica de São Francisco.

Quase chegando à Basílica de São Francisco, você encontrará a Pinacoteca Comunale que se situa no Palazzo Vallemani, onde as exposições são feitas nos belos salões barrocos da construção. No local, você poderá apreciar diversas obras artísticas, inclusive uma pintura de Maria, de Giotto.

Se você gosta de arte, esse local precisa obrigatoriamente ser inserido em seu Roteiro em Assis. Apesar da entrada ser paga, as obras artísticas existentes precisam ser vistas. Além disso, você pode conhecer todo o local em apenas 30 minutos, por isso, não irá tomar tanto tempo de seu passeio.

A Basílica de São Francisco de Assis é, sem dúvidas, o ponto turístico mais buscado pelos viajantes e não pode de maneira alguma ficar fora de seu roteiro em Assis!  Na verdade, o local não é uma igreja, mas um complexo que inclui duas igrejas distintas e sobrepostas.

A Inferior foi construída entre os anos de 1228 e 1230, enquanto a superior data dos anos de 1230-1253. Além disso, há também um cripta que foi escavada somente no ano de 1818, no local em que ficam guardados os restos mortais do Santo.

Um dia em Assis
Se o exterior já é lindo, uma visita à parte interna vale muito a pena.

Antes de entrar na Basílica, você já pode se encantar com a beleza exterior, onde a construção está inserida na maravilhosa paisagem da Úmbria. Se o exterior já é lindo, uma visita à parte interna vale muito a pena, independente de sua religião, sobretudo porque ela é rápida e gratuita.

Se após terminar o seu roteiro em Assis, você vai dormir na cidade, vai precisar saber onde ir, não é mesmo? Então, a melhor dica que você pode ter é sem dúvidas ir até a Piazza del Comune e aproveitar todos os restaurantes e bares. No período noturno, muitos moradores e viajantes se reúnem para comer e se divertir.

Se você estiver em Roma, pode fazer um dos tours para Assis como a excursão de um dia para Assis e Orvieto ou mesmo um tour em pequenos grupos para Assis e Orvieto, além de uma excursão para Assis seguindo os passos de São Francisco e Santa Clara. De Florença há uma excursão de um dia para Assis e Cortona.

Aproveite => Excursão particular a pé em Assis

 

Aproveite o seu roteiro em Assis

Apesar de ser uma cidade pequena em que a maior parte dos pontos turísticos se concentram na região central, planejar adequadamente o seu roteiro em Assis é essencial para economizar tempo. Isso se faz ainda mais importante no caso dos roteiros de um dia, em que cada minuto é valioso e deve ser aproveitado.

Sendo assim, tente iniciar o seu passeio o mais cedo possível e ter o seu roteiro em Assis totalmente elaborado antes de chegar à cidade. Dessa forma, você aproveitará ao máximo todas as atrações. Antes de embarcar, conheça os pontos turísticos da Itália, a culinária italiana e saiba qual moeda levar para Itália.

Quer montar um roteiro em Assis? Quais são os seus planos? Conte nos comentários!

 

ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *