Onde comer em Roma: 12 lugares frequentados pelos locais

por Elaine Cerqueira

Onde comer em Roma: 12 lugares frequentados pelos locais

Encontrar onde comer em Roma, não é nada difícil. Afinal, a capital da “bota” (apelido carinhoso dado ao país do macarrão), é uma cidade que possui lugares para todos os gostos e bolsos e os locais onde os romanos comem, podem ser os mais diversos, como à beira do rio Trastevere, perto do Coliseu ou na estação de trem, antes de começar um novo dia de trabalho.

O importante é saber que um bom prato em Roma nem sempre será aquele que custa muito. Aliás, para os romanos, comer bem e barato é realmente possível, já que o que conta é a simplicidade, os sabores e a tradição de sua gente. Considerando é claro, a qualidade dos ingredientes, sua origem e por quê não dizer, a quantidade servida?

Acredite, comer bem em Roma é, acima de tudo, comer muito, fartura é indispensável. Portanto, se você for viajar para Itália, esqueça a dieta! Além da diversidade, a quantidade servida é de deixar qualquer nutricionista de cabelo em pé! Pois quando se pensa em uma porção generosa, pode ter certeza que vai vir um pouco mais, do que você está imaginando. Descubra agora dicas de lugares para comer em Roma.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Roma

Seguro viagem Itália »

 

Onde comer bem em Roma?

  1. Mercado Central de Roma
  2. Tre Scalini
  3. Da Gino al Parlamento
  4. Trattoria da Enzo
  5. Coromandel
  6. La Carbonara
  7. Er Bucheto
  8. Il Vero Alfredo
  9. Pastifício Guerra
  10. Uve e Forme
  11. Prosciutteria Cantina Dei Papi
  12. Tonarello

Roma é uma cidade fervilhante, por todo lugar é possível encontrar, bares, pizzarias, trattorias, osterias e restaurantes. E talvez essa diversidade de opções possa confundir o viajante, no momento de decidir onde comer em Roma.

Mas não se preocupe! A diferença estará apenas na estrutura do lugar e forma de atendimento, porque em geral, a boa comida sempre será o foco principal.

CLIQUE AQUI para os melhores food tours em Roma »

 

Mercado Central de Roma

Lugares para comer em Roma
Foto: Mercado Central de Roma.

Se a ideia é selecionar os lugares para comer bem em Roma a preços justos, esse é o primeiro lugar, em todos os sentidos! O Mercado Central de Roma fica na estação central de Roma, a Termini.

Em meio ao vai e vem dos trens que circulam por todo o país, chefs renomados da gastronomia italiana se dedicam a oferecer pratos de Roma criativos, unindo a tradição e a praticidade, sem perder a qualidade dos sabores. Ah, e vale lembrar: tudo artesanal e fresquinho!

Comece pela colazione (café da manhã) formada por um capuccino e um belo “corneto”, uma espécie de croissant, que pode ser recheado ou não.

Se você passar pelo local na hora do almoço explore os “trapezzini” e, se for à noite, experimente a famosa “Dieta Mediterrânea”.

Dicas de locais para comer em Roma
Foto: Mercado Central de Roma.

Além de tudo, você ainda encontra azeites, pães, massas frescas, queijos, pizzas, café, doces, sorvetes e outras iguarias para levar na mala.

O mercado fica em uma parte da estação chamada Cappa Mazzoniana, que é uma grande estrutura feita de mármore, que servia como exaustor, na época em que na estação eram elaboradas as refeições que seriam servidas nos vagões restaurantes que partiam da Termini. Inclusive, é uma das sugestões para dias com chuva em Roma.

  • Onde: Via Giolitti nº 36 e funciona das 7h da manhã à meia noite

 

Tre Scalini

Restaurantes com vista em Roma
Foto: Tre Scalini.

Um dos mais tradicionais e antigos restaurantes de Roma oferece, desde 1815, pratos deliciosos, em um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade Eterna, a Piazza Navona.

Seja na hora do almoço ou do jantar, o prazer de comer bem, o Tre Scalini vem acompanhado pela presença histórica das Fontanas (fontes) construídas no período barroco, posicionadas ao longo da praça.

No centro da Praça Navona está a “Fonte dos Quatros Rios”, a “Fonte do Mouro” e a Fonte de Netuno.

Essa região está sempre repleta de turistas, artistas e moradores, pois é cercada por restaurantes, tem sempre alguma coisa legal para se ver ou ouvir, enquanto se saboreia um prato al tartuffo, do Tre Scalini.

  • Onde: Piazza Navona 28, Roma 00186

Não perca => Passeios imperdíveis em Roma

 

Da Gino al Parlamento

Dicas de lugares para comer em Roma
Foto: Da Gino.

Se você estiver passando pelo Parlamento italiano, o melhor local para comer em Roma é o “Da Gino”. Além de histórico, ele fica bem pertinho do lugar onde a política italiana é decidida e por isso é frequentado por muitos funcionários e até pelos próprios parlamentares.

Os preços não são exorbitantes, se come muito bem e a diversidade de pratos é o carro chefe!

Outro grande destaque desse restaurante é o atendimento dos “camerieri” (garçons), que traduzem muito bem a simpatia e alegria do povo italiano. Você chega no lugar e parece que te conhecem desde a infância.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Atenção ao horário de abertura, às 13h, mas chegue cedo, porque sempre tem uma filinha na porta, meu conselho é tentar reservar antes.

  • Onde: Vicolo Rosini, 4, 00186 Roma RM

Aproveite => Final de semana com degustações em Roma

 

Trattoria da Enzo

Onde comer o melhor macarrão em Roma
Foto: Trattoria do Enzo.

Se tem uma coisa que se encontra aos montes em Roma, são as trattorias.

Se o viajante estiver querendo comer bem na região do Trastevere, vivendo a experiência dos restaurantes italianos cheios de gente falando alto, com toalhas em xadrez vermelho, verde e branco, sendo servido por pessoas que, geralmente pertencem à mesma família, é bom se aconchegar em uma Trattoria.

E se combinado a isso, quiser saborear uma cozinha tradicional e de qualidade, em ambiente rústico, a Trattoria do Enzo é uma boa pedida.

Os clássicos como espaguete à carbonara, tripa alla romana e tiramissú, conferem a esse restaurante, o título de um dos melhores de Roma.

  • Onde: Via dei Vascellari, 29, em Trastevere

Recomendo => Food tour em Trastevere, em Roma

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Coromandel

Melhor lugar para breakfast
Foto: Coromandel.

Em estilo Vittoriano, o ambiente do Coromandel é todo preparado para uma volta à Inglaterra das grandes rainhas!

Acolhedor e elegante, é possível perceber dos talheres à arquitetura, passando pela decoração, o cuidado de seus proprietários em retratar a antiga Inglaterra e em oferecer um lugar pequeno, mas confortável.

Provar o bacalhau amanteigado ou o frango recheado com bacon é indispensável se você passar por lá, mas não se incomode com a seriedade dos garçons, até nisso eles se parecem com os ingleses! Esse, sem dúvidas, é um dos lugares para onde comer em Roma que recomendo.

  • Onde: Via di Monte Giordano, 60/61, tel. 06 6880 246

Incrível => Food tour privado em 10 degustações em Roma

 

La Carbonara

Comida típica da Itália
Foto: La Carbonara.

O espaguete à Carbonara e alla Matriciana são, de longe, o prato preferido dos romanos. É comum, após saírem para a “balada”, ver os jovens nos restaurantes comendo a espaguetada!

No La Carbonara, além da comida farta, a diversidade de drinks também não deixa nada a desejar.

  • Onde: Via Panisperna, 214, 00184 Roma RM

Divertido => Night Food Tour no Campo di Fiori em Roma

 

Er Bucheto

Comida gostosa em Roma
Foto:Er Buchetto.

Ao pé da letra, o nome Er Buchetto significa “O Buraquinho”, o que retrata quase que fielmente o lugar, no que diz respeito ao espaço.

Porém, quando você se depara com a simpatia do Alessandro Fioravanti, dono do local, que atende pessoalmente a cada um de seus clientes, a questão espaço, deixa de ser um problema.

Mas é claro que os romanos não vão até lá somente pela simpatia do Alessandro. O grande atrativo é o tradicional sanduíche de “Porcheta” (porquinha), feito com fatias suculentas de carne de porco temperada e crocante, generosamente distribuídas no pão italiano, que pode ser considerado um almoço, se acompanhado com um bom vinho!

  • Onde: Via Del Viminale, 2F, perto da estação de trem Termini

Delícia => Caminhada com degustações em Roma

 

Il Vero Alfredo

Restaurante com varanda em Roma
Foto: Al Alfreddo.

O verdadeiro Fettuccine Al Alfreddo, você encontrará nesse que é um dos lugares para comer bem em Roma. Esse tradicionalíssimo e requintado restaurante que funciona desde os anos 20 é conhecido e frequentado por celebridades do mundo todo.

A fama internacional cresceu entre os clientes do restaurante, quando um famoso casal americano, Mary Pickford e Douglas Fairbanks, deu de presente ao dono, Alfredo, os talheres de ouro, com os quais a partir de então, todas as celebridades que visitavam o restaurante passaram a comer.

Aberto todos os dias das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 23:30. Fechado às segundas na hora do almoço. É bom reservar.

  • Onde: Piazza Augusto Imperatore, 30, a 500 metros da Praça Espanha

Incrível => Food tour por restaurantes com estrela Michelin em Roma

 

Pastificio Guerra

Comprar comida fresca em Roma
Foto: Pastificio Guerra.

Quem vai à Itália e experimenta uma massa fresca, sempre quer aproveitar para levar um pacotinho para casa.

Se esse for o seu caso, encontrar um lugar tradicional por confeccionar massas caseiras é um achado. E esse lugar é o Pastificio Guerra. Para a hora do almoço, é possível saborear por cerca € 4, um bom prato de massa a ser escolhida entre duas opções.

Não se importe de comer em pé, isso faz parte da categoria street food.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
  • Onde: Via della Croce, 8, perto da Praça Espanha

Agende => Tour para provar a verdadeira domida romana

 

Uve e Forme (Enoteca)

Restaurante recomendado
Foto: Uve e Forme.

Um lugar que pode ser considerado um delicioso ponto de encontro para aquele bate-papo, degustando vinhos, destilados, licores e produtos gastronômicos, mas que nunca estão desacompanhados da boa comida.

Esse é o Uve e Forme.  E nesse caso, pratos que aproveitam as matérias primas da estação, frescos e muito saborosos, preservando a tradição de excelência da gastronomia italiana. Vale a pena conhecer o cardápio.

  • Onde: Via Padova, 6/8 – 00161 Roma

Vinhos => Wine walking tour em Roma

 

Prosciutteria Cantina Dei Papi

Comida boa
Foto: Prosciutteria Cantina Dei Papi.

Outra maravilha para não se perder nas suas viagens a Roma é saborear o prosciutto crudo (presunto cru) na Prosciutteria Cantina Dei Papi.

Nesse que é um dos lugares para comer bem em Roma, você também encontra salames, mortadelas, bruschetas deliciosas, paninos (sanduíches feitos com pão de forma) e a famosa tábua de antipasto, que mistura todos esses sabores e muito mais.

Aliás, quando se fala em muito mais, tenha certeza que é mais mesmo, (não esqueça que italianos gostam de comer!).

  • Onde: Via della Panetteria, 34 A – Horário: das 11:30h as 00:00h

Confira => Tour pelas praças de Roma com gelato, tiramisu e mais

 

Tonnarello

Melhor restaurante de Roma
Foto: Tonarello.

Outra dica imperdível na região do Trastevere é o Tonarello!

É tão bom que os frequentadores nem ligam para a fila que precisam enfrentar, que com certeza “ne vale la pena”! Portanto, chegue cedo!

A variedade oferecida de pratos tipicamente romanos faz qualquer um esquecer da fila! Os mais badalados, claro, são o saltimbocca alla romana, polpette della nonna, coda alla vaccinara e la carbonara.

  • Onde: Via della Paglia, 1, 00153 Roma RM

Além da comida => Melhores tours guiados em Roma

 

Comer bem em Roma é fácil

A lista de boas opções de lugares onde comer em Roma poderia continuar aumentando mas do que adianta eu ficar aqui te deixando com água na boca? Prepare sua viagem e embarque nessa experiência que são os sabores espetaculares de Roma! E não deixe para depois a pesquisa sobre os melhores hotéis em Roma.

Encontrei essa reportagem do Meridiana Notizie sobre o Mercado Central de Roma e quero compartilhar com você essa dica para comer bem em Roma. Confira:

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *