Início / Europa / Itália / Mercado Central de Roma: sua experiência gastronômica na Itália

Mercado Central de Roma: sua experiência gastronômica na Itália

O Mercado Central de Roma, que abriu sua segunda unidade na cidade de Roma dentro da Estação Termini, é um lugar para provar e descobrir muito sobre a gastronomia italiana, mas muito da cultura e tradições da Itália. Todos os ingredientes utilizados pelos artesãos de comida do Mercato Centrale Roma são italianos, mas as barracas de comida oferecem receitas romanas, italianas e internacionais. Apesar do nome, o mercado abriu sua primeira loja em Florença, no ano de 2014. O imenso sucesso motivou a expansão também para Roma.

São 18 opções de lojas de comida, além do restaurante “La tavola, il vino e la dispensa” do Chef Oliver Glowig, que fica no primeiro andar; e ainda o Spazio Fare, um local dedicado a provar as receitas requintadas de artesãos de comida do Mercato Centrale, que ocupa todo o segundo andar.

Tudo o que é servido aqui vem da fazenda direto para a cozinha, alimentos extremamente frescos e de produtores locais. Além disso, os visitantes poderão reviver um pouco da história romana, pois foi construído em uma área histórica da cidade que ficou deserta por muitos anos, um antigo refeitório ferroviário.

O projeto de restauração urbana do Mercato Centrale Roma foi um sucesso, principalmente por ser uma opção gastronômica em uma região privilegiada da cidade. Não só os arredores do mercado foram totalmente renovados, mas todo o distrito de Esquilino, área ao redor da Estação Termini que por muito tempo foi considerada como uma região menos valorizada de Roma, mas agora está sendo vista sob uma nova perspectiva.

Agora se tornou um importante ponto de referência para turistas e cidadãos.

 

12 razões para conhecer o Mercado Central de Roma

Mercado Central de Roma
Espaço preza pela excelência culinária.

O conceito do Mercato Centrale é a disseminação da cultura gastronômica de Roma, na Itália, através da excelência culinária, ao mesmo tempo em que mistura o conceito tradicional de mercado local, com uma experiência moderna na compra de alimentos.

Alta gastronomia italiana
Mercato Centrale oferece as melhores iguarias internacionais.

Os produtos locais desempenham um papel importante, embora haja muito espaço para iguarias internacionais, afinal Roma sempre foi um importante centro para diferentes culturas ao redor do mundo. Ainda mais recebendo turistas de tantas nacionalidades diferentes.

Produtos artesanais em Roma
Artesãos de alimentos são herança da Itália.

PRODUTOS ARTESANAIS! Essa é a meta do Mercato Centrale, tudo para manter vivos métodos tradicionais de artesãos de alimentos que sempre foram uma parte importante da herança culinária da Itália

Há muitas razões para conhecer o mercadão central de Roma:

  1. Encontrar a melhor cozinha romana e italiana em um único local;
  2. Comer pães, doces, trapizzino, trufas, hambúrgueres, especialidades sicilianas, frituras, sorvete italiano, carnes e frios, queijo, massa fresca, ramen, pizza, alcachofras, cogumelos, sushi, pastéis, vinho, café, cerveja  e mais comidas típicas dos melhores produtores italianos;
  3. É o lugar perfeito para compras de alimentos regionais, mas também para café da manhã, almoço, jantar e bebidas;
  4. Aberto todos os dias das 8:00 às 24:00;
  5. No outono e na primavera, todos os domingos, você pode fazer uma reserva de brunch no restaurante “La tavola, il vino e la dispensa”, do chef Oliver Glowig, e provar suas receitas de renome mundial;
  6. Saborear especialidades sazonais exclusivas dos produtores;
  7. É um centro culinário e cultural para romanos e turistas;
  8. O mercado está localizado dentro da Estação Termini, a mais importante de Roma, lugar que você certamente passará durante sua estada na cidade. O ponto do ônibus que vem do aeroporto, fica bem em frente à entrada do mercado;
  9. É perto de muitos dos principais pontos turísticos de Roma;
  10. Graças à sua localização estratégica, é uma parada muito fácil para começar ou terminar sua viagem em Roma;
  11. Dentro do Mercato Centrale Roma, você poderá ver a “Cappa Mazzoniana”, parte do patrimônio arquitetônico da cidade dos anos 1920 a 1940, totalmente renovada, feita por Angiolo Mazzoni, um renomado arquiteto italiano;
  12. O MCR abriga muitos eventos gratuitos e públicos dedicados à música, arte, ciência e cultura, organizados com muitas instituições locais importantes.

 

Como chegar no Mercato Centrale Roma

Mercato Centrale Roma
Mercato Centrale fica no Estação Termini, em Roma.

A Estação Termini é o centro do transporte público de Roma, ou seja, independente da localização de sua hospedagem você passará por aqui, seja metrô, ônibus ou trem. Inclusive, o ônibus quem vem do aeroporto para em frente a sua entrada principal.

Vindo dos aeroportos

Dos aeroportos de Fiumicino e Ciampino você pode usar os ônibus Terravision, Leonardo Express, T.A.M., Cotral, Sit Bus Shuttle e Schiaffini.

Metrô

Através das linhas A ou B, na Estação Termini. O mercado fica a apenas 5 minutos a pé.

Ônibus

Linhas Giolitti, Gioberti ou Termini.

Trem

Estação de trem Roma Termini.

Carro

Existem vários estacionamentos nos arredores do Mercato Centrale Roma.

 

Conheça as 18 lojas do mercado

1) Il pane e la pasticceria (Pão e Produtos de Massas)

Pães e massas em Roma
Michelangelo da Pizza pratica sua arte no Mercato Centrale.

Gabriele Bonci é um padeiro muito conhecido na Itália, famoso por ser “O Michelangelo de Pizza”.

Ingredientes de qualidade em Roma
Cardápio com equilíbrio perfeito.

Dedicou sua vida a encontrar ingredientes da mais alta qualidade para alcançar um equilíbrio perfeito para seus produtos, como farinhas feitas a partir de variedades de trigo mais antigas, fermentos naturais de longa fermentação.

 

2) Il Trapizzino

Onde comer pizza em Roma
Pizza triangular fresca.

O Trapizzino® é um pedaço de pizza triangular feito diariamente, servido quente e recheado com deliciosas receitas tradicionais romanas.

Chef famoso em Roma
Receita une tradição e adaptação.

As receitas que fazem os recheios  são o resultado de uma extensa pesquisa de Stefano Callegari, mantendo juntos os métodos da tradição familiar e consertos dos artesãos de comida.

 

3) Il Tartufo (Trufa)

Alta gastronomia em Roma
Receitas do estabelecimento são tradicionais.

A história da família de Cristiano Savini remonta aos anos 20, quando seu bisavô foi caçar trufas com seu cão leal.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 
Restaurante tradicional em Roma
Trufas já foram vendidas a mais de 300 mil dólares.

Sua paixão, pesquisa e know-how foi transmitida através de gerações em uma história de coragem e temperamento que permitiu à marca Savini Tartufi se tornar um importante marco qualitativo na palavra trufa, com uma gama de produtos muito ampla e de alta qualidade.

Onde comer trufa em Roma
Espaço é um dos mais disputados no Mercado Centrale de Roma.

Hoje, a empresa trabalha com mais de 650 caçadores de trufas e suas equipes na região da Toscana. Em 2007, Cristiano e Luciano Savini entraram no recorde mundial do Guinness para a trufa mais cara vendida em leilão, pesando 1.497 kg, e vendida por US $ 330.000.

 

4) Il Vegetariano e Vegano

Restaurante vegano em Roma
Receitas vegetarianas e veganas têm espaço garantido em Roma.

Legumes, frutas, frutas secas, cogumelos e muitas receitas vegetarianas e veganas.

Comida orgânica em Roma
Vegetais frescos e sazonais produzem comida saudável.

Aqui você pode escolher e comprar seus vegetais frescos e sazonais que são produzidos organicamente e localmente, selecionados por Marcella Bianchi que faz questão de oferecer o melhor em sua barraca de comida, além de alimentos secos de alta qualidade e produtos embalados que são selecionados com precisão e atenção aos seus padrões de produção.

 

5) L’Hamburger di Chianina

Onde comer carne de porco toscana em Roma
Carne de bovino Chianina em Roma.

Hambúrgueres, braciole feito com carne Chianina e cachorros-quentes feitos de carne de porco toscana.

Melhor hambúrguer de Roma
Ótima opção dentro da Estação Termini.

O La Toraia, de Enrico Lagorio, é um dos lugares mais autênticos para saborear a carne de bovino Chianina, na região da Toscana. A fazenda mantém séculos de tradições e também produz óleo vegetal orgânico e vinho.

 

6) Le Especialità siciliane

Culinária da Sicília em Roma
Confeitaria encanta visitantes do Mercato Centrale de Roma.

Carmelo Pannocchietti prepara especialidades sicilianas de tradição e volta às confeitarias de Modica, valorizando um know-how especial e receitas incríveis criadas nas cozinhas sicilianas, como Cannolis recheadas com queijo ricotta fresco, pistaches de Bronte e chocolate de Modica: um pedaço da Sicília que derrete na sua boca.

 

7) Il Fritto

Comida frita em Roma
Combinações diferentes são a marca desse restaurante dentro do Mercato.

Delícias fritas feitas de massa de pizza, legumes, massas, bolinhos de arroz e muito mais.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

“Tudo pode ser frito, você só precisa encontrar a casca certa”, diz Martino Bellincampi ao falar de frituras. Sua barraca é o lugar perfeito para pessoas que gostam de comida, mas também o que experimentar com combinações diferentes que misturam culturas e tradições em pratos simples que são fáceis de comer e entender.

Comida excelente em Roma
Comida do lugar aproxima das pessoas.

A comida foi frita há 2000 anos, é frita na culinária molecular, no hemisfério oriental e ocidental, pelos pobres e ricos: graças à fritura, a comida se aproxima das pessoas.

 

8) Il Gelato

Melhor sorvete de Roma
Ingredientes orgânicos são utilizados nas receitas.

A loja do Luca Veralli prepara sorvetes, pesquisando e selecionando ingredientes orgânicos e locais da mais alta qualidade.

Comida saudável em Roma
Delícias são servidas no Mercato Centrale de Roma.

Veralli mantém seu gelato 100% natural usando goma de alfarroba, uma farinha branca a branca amarelada obtida esmagando o endosperma das sementes da alfarrobeira.

Gelateria em Roma
Estabelecimento se preocupa com a qualidade dos ingredientes.

Esta farinha é cheia de fibras, proteínas e antioxidantes. O sorvete é continuamente desnatado no laboratório aberto para garantir que ele permaneça macio e fresco.

 

9) La carne e i salume

Carne 100% italiana
Carne Savigni é saborosa e servida no local.

A carne Savigni é saborosa, genuína, 100% italiana. Graças a uma criação de gado construída em torno de conformidade e um cuidado especial para detalhes, Luca Veralli pode garantir produtos e padrões da mais alta qualidade.

Restaurantes para almoçar em Roma
Carne servida no Mercato Centrale segue padrão de qualidade.

Todo o processo, desde a criação até o crescimento dos animais, o processamento de carnes e a cura de produtos processados ​ segue os ritmos naturais da fazenda em uma dimensão doméstica e familiar, feita de autenticidade do produto e de recursos humanos. É assim que garantem uma vida feliz aos seus animais.

 

10) Il Formaggio

Melhor formaggio em Roma
Queijo artesanal em Roma.

O queijo Beppe é produzido com leite não pasteurizado proveniente de animais que são deixados livres para garantir a qualidade do produto artesanal. Você também encontrará excelentes combinações e especialidades sazonais.

Queijo saboroso em Roma
Técnica tradicional proporciona mais sabor aos queijos.

Os produtos da Giovale são criados com leite cru, uma técnica tradicional que permite preservar as propriedades organolépticas e melhorar o sabor em todos os produtos. O leite cru vem de ovelhas, cabras e vacas que são criados em pastagens alpinas; Beppe sabe que bons queijos vêm de animais bem nutridos que comem verduras.

Gastronomia natural em Roma
Metódos naturais são utilizados no Mercato Centrale de Roma.

Cada ingrediente usado em seus produtos é artesanal, em total respeito à biodiversidade e de acordo com os métodos naturais de realização.

 

11) La Pasta fresca

Restaurante caseiro em Roma
Massas são frescas e especiais.

Massa de trigo duro com corte em bronze, massa recheada artesanal fresca e molhos.

Comida mais gostosa de Roma
Receitas vem desde 1919.

A família Michelis está no ramo de massas desde 1919. Cada produto é feito combinando receitas caseiras antigas e receitas tradicionais para garantir sabores ricos e únicos.

Restaurantes de Roma dicas
Massa é seca ao ar livre.

A massa de corte de bronze é naturalmente seca ao ar livre para absorver os aromas marinhos da região e todos os outros produtos são feitos com ingredientes da mais alta qualidade que são selecionados com cuidado.

 

12) Il Ramen

Comida japonesa em Roma
Produtos agrícolas são valorizados neste menu.

Os principais ingredientes utilizados nos pratos de Akira Yoshida, como ossos, carne de porco, farinha, ovos e legumes, são locais, italianos, certificados e selecionados com cuidado para garantir que os clientes possam desfrutar de produtos agrícolas nacionais de zero milhagem.

Produtos japoneses em Roma
Padrões máximos de qualidade é o lema do estabelecimento.

Outros ingredientes, como algas, molho de soja e produtos típicos japoneses, são enviados através das empresas mais confiáveis ​​para garantir a rastreabilidade do produto e os padrões máximos de qualidade.

Onde comer sopa em Roma
Ramen é artesanal e tradicional.

O ramen de Akira pode definitivamente ser considerado artesanal e tradicional, devido à massa caseira e uma sopa especial que cozinha por mais de 10 horas para garantir que os ossos de carne liberem os sabores naturais e as propriedades organolépticas que dão ao ramen seu excelente sabor.

 

13) La Pizza

Melhor massa de pizza de Romaf
Massa tem fácil digestão.

Pier Daniele prepara sua massa de pizza com diferentes tipos de farinha, um fermento longa duração e uma quantidade muito pequena de fermento tradicional que facilita a digestão da massa. Existem 3 pizzas tradicionais sempre disponíveis em sua loja, e outras 2 feitas com ingredientes sazonais.

Onde comer uma tradicional pizza italiana em Roma?
Sabores únicos são apresentados na pizza do Mercato Centrale.

Ele combina ingredientes da mais alta qualidade e combina receitas tradicionais com combinações inovadoras e sabores únicos que destacam sua criatividade.

 

14) Eu Carciofi e eu funghi

Pratos típicos da Itália em Roma
Especialista em cogumelos assina as receitas.

Alessandro Conti é o cara da alcachofra em Roma, com sua barraca histórica de comida no Campo dei Fiori, enquanto Gabriele é um especialista em cogumelos, como o resto de sua família.

Comida boa e variada em Roma
Pratos requintados em Roma.

Sua barraca de comida cria os mais requintados pratos tradicionais romanos com alcachofras e cogumelos crus e cozidos, e especialidades sazonais, como a puntarelle com pesto de alho e anchovas.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 
Dicas de restaurantes requintados em Roma
Alimentos são naturais e saborosos.

Todos os ingredientes vão da fazenda à mesa; eles são lavados, cortados e temperados no mercado em uma cozinha aberta. Após ciclos sazonais, cogumelos e alcachofras vêm de todas as regiões da Itália, para garantir produtos da mais alta qualidade.

 

15) Il Sushi

Restaurantes baratos em Roma
Comida japonesa é sucesso no Mercato Centrale.

A empresa de Donato Scardi é uma das principais empresas de alimentos no centro e sul da Itália.

Praça de alimentação em Roma
Sushi é combinado com ingredientes italianos.

Depois de obter todas as certificações necessárias e uma série de experimentos feitos pelos chefs de Sushi da Orient Express e pelos especialistas em alimentos da Scardi, nasceram novos produtos de sushi, com ingredientes italianos da mais alta qualidade.

 

16) Il Vino al bicchiere

Restaurante bem localizado em Roma
Melhores combinações são oferecidas aos clientes.

Escolher as melhores garrafas de vinho para servir, significa estabelecer uma conexão entre os produtores de vinho e os que bebem vinho. Luca Boccoli viajou, provou, pesquisou e aprendeu o máximo que pôde para descobrir as melhores combinações para seus clientes.

Onde comprar vinho em Roma
Seleção de bebidas é muito equilibrada.

O Mercato Centrale oferece mais de 100 garrafas de vinho que podem ser compradas e degustadas, e mais de 40 rótulos que podem ser vendidos a copo: uma seleção muito equilibrada que inclui Champagne, Borgogna e Barolo, com novas entradas frequentes e seleções especiais.

 

17) La Pasticceria

Os irmãos De Bellis acreditam que uma confeitaria tem tudo a ver com estética, gosto e emoções. Sua loja é um ponto de referência na cena culinária italiana e um símbolo da excelência artesanal autêntica. A confeitaria de Marco e Andrea apresentou opções inovadoras e criativas que ainda refletem as tradições italianas.

Aqui você encontrará sobremesas italianas clássicas como bignè (eclairs) e profiteroles, ou tortas simples que são capazes de expandir sua experiência culinária com ingredientes inovadores, mantendo um equilíbrio perfeito entre estética e sabor.

 

18) Caffetteria e La Birreria

Onde tomar café em Roma
Filosofia especial é utilizada nessa cafeteria romana.

A cafeteria do Mercado Central de Roma tem uma filosofia muito especial, tudo gira em torno de uma grande atenção aos detalhes, especialmente quando se trata de selecionar ingredientes, máquinas de café e filtros de água inovadores.

Beber café em Roma
Cafés de diversos lugares do mundo são servidos.

Você encontrará muitas opções de cafés de diversos lugares do mundo, como Indonésia, Colômbia e Etiópia, que são selecionadas mensalmente, com base na época do ano.

Dicas de lugares para happy hour em Roma
Cerveja são servidas de olho na tradição.

Já a cervejaria Luigi Moretti traz uma grande seleção de cervejas, uma empresa italiana nascida em 1859. A arte de servir cerveja é praticada como uma religião, e é por isso que a cerveja é servida de forma diferente, por respeito à tradição, país de proveniência e até estações.

Cervejas artesanais em Roma
Estabelecimento é imperdível.

Tradição, ótimo sabor e honestidade: esses são os valores que ligam a Mercato à Moretti Beer, que ainda fabrica seus produtos segundo métodos tradicionais, utilizando matéria-prima garantida e uma mistura especial de lúpulo e malte fino que confere à cerveja um aroma único .

 

La tavola, il vino e la dispensa

Restaurantes imperdíveis de Roma
Pratos são acessíveis a todos.

Graças à paixão e experiência de um chef de renome internacional, Oliver Glowig, o  “La tavola, il vino e la dispensa” oferece os melhores pratos de qualidade, acessíveis a todos.

Restaurante internacional em Roma
Criatividade une ingredientes locais e internacionais.

Uma pesquisa meticulosa das melhores especialidades italianas regionais combina criatividade para reinterpretar a cozinha tradicional italiana com respeito e sabedoria.

Melhores restaurantes de Roma Guia Michelin
Chef trabalhou em restaurante renomado.

Oliver trabalhou com Gualtiero Marchesi no restaurante gourmet Olivo em Capri e foi homenageado com a 1ª estrela Michelin em 2004, e uma segunda estrela em 2008.

Restaurante de dieta mediterrânea em Roma
Dieta mediterrânea é oferecida no espaço.

Hoje, ele é um embaixador da cultura gastronômica italiana e está empenhado em orientar novos aprendizes que ajudam ele em seu projeto para exportar o conceito de dieta mediterrânea ao mundo.

 

O mercado nas redes sociais

  • Facebook => https://www.facebook.com/mercatocentraleroma
  • Instagram => https://www.instagram.com/mercatocentraleroma
  • Twitter => https://twitter.com/MercatoC
  • YouTube => https://www.youtube.com/user/ilmercatocentrale/videos
  • Hashtags => #MercatoCentraleRoma #BontaElementare #ViaGiolitti36 #MercatoCentrale

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *