Lugares para conhecer em Roma: 6 atrações fora do comum

por Elaine Cerqueira

Lugares para conhecer em Roma: 6 atrações fora do comum

Neste artigo, sugiro alguns Lugares para conhecer em Roma, para quem deseja fugir dos tradicionais passeios. Então, se você não é muito chegado a atrações históricas mais comuns, como o Coliseu, Fórum Romano; ou quer ir além dos tours cheios de paradas em museus, como os museus do Vaticano; estátuas, igrejas, como a Basílica de São Pedro; monumentos e fontes famosas na sua ida à Itália, este post é para você!

Pensando em escrever sobre a cidade para quem já a conhece, selecionei alguns lugares diferentes em Roma e que fogem um pouco do padrão. Mesmo assim, essas regiões possuem a essência da capital romana.

Afinal, é impossível querer conhecer uma Roma separada de sua história. Roma é pura história! E isso significa que os marinheiros de primeira viagem também podem apreciar esse novo olhar sobre a capital italiana.

Roma, como toda capital moderna, possui seus recantos singulares. É possível ter novos pontos de vistas, novos roteiros, novas percepções, que só irão enriquecer a viagem.

Isso, claro, sem perder sua essência, já que o passado vive em em cada esquina, beco ou via de Roma. Por essa razão, a romântica e surpreendente Cidade Eterna nos conquista até hoje, independente do ângulo, do cenário, das estações do ano e o que mais o tempo nos apresentar!

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores bairros de Roma

Vantagens de ter um seguro viagem Itália »

Lugares para conhecer em Roma

  1. Vila Borghese
  2. Bairro L’eur
  3. Subterrâneos de Roma
  4. Anzio
  5. Ostia Antiga
  6. Tivoli
Lugares diferentes em Roma
Descubra os Lugares para conhecer em Roma e incluir no seu roteiro.

CLIQUE AQUI e compre ingressos para atrações de Roma »

 

Roma fora do roteiro turístico

Roma na Itália é um primor. Antes de continuar a leitura dá só uma olhada no vídeo acima feito pelo site oficial de turismo de Roma.

Saiba que essa cidade incrível da Europa não é muito grande. Isso significa que encontrar lugares diferente em Roma ou escondidos não é uma tarefa muito fácil.

Porém, o maior movimento se concentra no Centro Histórico, já que a maioria dos principais lugares turísticos em Roma estão nessa região. 

lugares escondidos em Roma

Então, vou te dar sugestões para passear em Roma: onde ir para sair um pouco do roteiro massivo e ir além das principais atrações.

Alguns Lugares para conhecer em Roma, mesmo que um pouco mais distantes, podem fazer valer à pena o bate e volta.

Dessa forma, você criará um roteiro de 2 a 5 dias em Roma, cheio de novas descobertas.

 

1. Vila Borghese

Roma para quem ja conhece
Vila Borghese, em Roma.

O Vila Borghese é um lindo jardim localizado no centro da cidade.

E, embora possa nos remeter aos grandes jardins urbanos como o Central Park em Nova York, por exemplo, possui o toque clássico da antiguidade.

Por todo o parque, é possível encontrar esculturas, monumentos, algumas fontes e claro, museus.

Uma excelente opção de coisas pra fazer em Roma nos dias quentes é um piquenique à sombra de uma árvore, ler ou alugar uma bicicleta para passear.

Se estiver acompanhado, namorar um pouco, joga bola ou explorar as diversas atividades que são realizadas no espaço.

Mas se o objetivo não for só relaxar, sugiro que você garanta seu ingresso antecipado à Galeria Borghese.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Roma. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Com ótimas exposições, ela está localizada naquela que, no passado, era a residência do Cardinal Borghese. Atualmente a casa funciona como museu e possui em seu acervo obras de Caravaggio e Bernini, dentre outras.

No entanto, para visitar a galeria é preciso fazer a reserva com antecedência. O local não possui controle de visitantes devido a sua estrutura e a entrada custa 15 Euros.

Além disso, uma dica imperdível é ver o pôr do sol em Roma na Terraza del Pincio, é belíssimo!

 

2. Bairro L’eur

Roteiro alternativo Roma
Palazzo della Civiltà del Lavoro | Foto: dalbera from Paris, France / CC BY, via Wikimedia Commons.

L’eur é um bairro de arquitetura moderna e representa bem o período em que foi construída. Ela foi planejada para celebrar, de forma monumental, os 20 anos da vitória de Mussolini e da instauração do fascismo italiano.

E é interessante saber o que significa o nome do bairro. L’eur quer dizer “a exposição universal romana”.

O nome foi dado porque Mussolini trouxe para a capital italiana a exposição universal de 1942. Essa exposição imitava as exposições universais de Londres e de Paris, que eram as mais famosas da época.

Contudo, Mussolini queria que a versão romana fosse a mais majestosa de todas, digna do novo imperador: ele mesmo! Com direito a museus e um bunker.

Além disso, existem outros pontos de destaques do bairro. São eles:

  • Laghetto: que é um lago artificial com um enorme parque e área verde ao seu redor. No verão é lindo ver a revoada das andorinhas ao final da tarde. Fica bem na saída do Metrô, linha B – (estação EUR Palasport).
  • Palazzo della Civiltà del Lavoro: também conhecido como Colosseo Quadrato (Coliseu Quadrado). Tem uma curiosidade interessante: as seis janelas verticais representam o número de letras do nome de Benito, as oito janelas horizontais o número de letras do sobrenome de Mussolini.
  • Luneur Park: uma boa alternativa para quem quer conhecer Roma com crianças. O parque mais antigo da Itália reserva bons momentos de diversão.
  • Il Giardino delle Cascate: um lindo jardim em meio à cidade, com cascatas e que oferece passeio de barco.

 

3. Subterrâneos de Roma

Roma alternativa
Um dos meus passeios preferidos é nos subsolos do Coliseu.

Roma também pode ser visitada e admirada através de seus subterrâneos, como o do Coliseu. Visitar lugares para conhecer em Roma, sem ter que enfrentar o calorão no verão ou se ensopar em dias com chuva em Roma, é ótimo.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A visita é feita com guia especializado e autorizado pela instituição que gerencia e mantém o histórico monumento.

O número de visitantes é controlado, por isso é necessário fazer reserva com antecedência para acessar o subsolo do Coliseu.

O passeio começa pela arena dos gladiadores, onde o piso foi reconstruído especificamente para que os visitantes possam ter a dimensão da grandiosidade do lugar. 

Depois do giro na arena central, o visitante desce aos subterrâneos. Nesta área, trabalhavam os escravos e ficavam as feras.

Nesse local, também estão localizados os “elevadores” e a rampa através da qual os animais passavam para comporem o espetáculo de sangue. É de arrepiar todas as histórias que envolvem o império romano.

O final do passeio é o nível do terceiro anel, o andar mais alto aberto ao público que frequentava o Coliseu.

É possível ter uma vista deslumbrante, não só do seu interior, mas também de todo os Fóruns.

Ou seja, um prato cheio para a mente viajar na história da Roma AntigaAlém disso, existem outros subterrâneos bem interessantes nesta região.

São eles: Domus Áurea – a casa do Imperador Nero, os subterrâneos da Piazza Navona e a Basílica de São Clemente.

 

4. Anzio

Roma além dos pontos turísticos
Vestígios da história estão por toda a parte em Anzio, principalmente de frente para o mar. | Foto: Booking.

Anzio é uma província de Roma, conhecida por suas praias de águas calmas e transparentes.

Então, para quem não abre mão de se bronzear no verão italiano, é uma excelente pedida pois é um dos lugares para conhecer em Roma.

Além disso, essa é uma das cidades para visitar perto de Roma, já que fica a cerca de 58km de distância. E apesar de ser uma cidadezinha litorânea, Anzio possui além de praias, sítios arqueológicos.

Isso deixa clara sua importância no passado. Mesmo após o passar dos séculos, a corrosão deixada pela maresia e o crescimento urbano. 

A região era conhecida antigamente como Atium, que foi a cidade natal de dois imperadores: Calígula e Nero.

Conhecidos pelo caráter “arrasador”, Calígula era tio de Nero e criador do bacanais em navios no Lago di Nemi. Já Nero, era conhecido na história por ter “colocado fogo em Roma”.

Foi por ordem de Nero que foi realizada a construção de um porto na cidade. O porto tinha uma grande área de armazéns portuários, conhecidos como Grotte di Nerone (Grutas de Nero).

Anzio também ficou conhecida durante a Segunda Grande Guerra. Em 1944, antes de ocuparem a capital, o exército italiano permaneceu por quatro meses nas pontas das praias.

Nesse período, travavam sangrentas batalhas contra o exército alemão. Como resultado, tiveram uma baixa de mais de 5 mil soldados aliados e mais de 20 mil feridos.

 

5. Ostia Antiga

Lugares diferentes em Roma
Explore as antiguidades de Ostia.

Ostia Antiga é um dos lugares para conhecer em Roma fora do comum, é uma das áreas arqueológicas mais impressionantes do mundo!

A área teve a função de facilitar o trânsito de navios e proteger a foz do Rio Tevere contra a pirataria, que ocorria no Mar Tirreno.

A região foi construída em 338 a.C, pelo Imperador Anco Marzio. E uma curiosidade é o significado do nome, que vêm do latim Ostium, sendo “boca de rio”.

Devido ao movimento intenso de pessoas, mercadores, escravos e pessoas de todas as partes do mundo, a cidade também era conhecida como Piccola Roma (Pequena Roma).

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Imaginar toda sua grandeza, na antiguidade, é ainda mais fascinante, já que o que há hoje na região já impressiona.

   

Além disso, os pontos mais interessantes para se ver são as Termas de Netuno e seus mosaicos, o Teatro, a Piazzale di Corporazione, o Foro e o Campidoglio.

O Teatro de Ostia Antiga é bem impressionante. Na época, tinha capacidade para 4 mil pessoas.

Eu lembro de ter ficado imaginando que incrível deveria ser, só perdendo para o Coliseu em Roma!

Atrás do Teatro fica a Piazzale di Corporazione. Visite este local e conheça como era o centro comercial da antiga cidade, que mais parecia um grande mercado, ao redor da praça. Aproveite e veja outras praças para conhecer em Roma que ficam espalhadas pela cidade, como a Piazza del Popolo, di Spagna ou Venezia.

Ainda é possível visitar às ruínas dos antigos boxes, cujos pisos possuíam mosaicos com o símbolo do que era comercializado em cada um, de peixe a elefantes!

Outra coisa interessante de se ver são os dolios. São ânforas gigantes, nas quais eram armazenados óleo, vinho e outros alimentos, para depois serem enterrados, a fim de mantê-los por mais tempo.

 

6. Tivoli

Lugares diferentes em Roma
Villa d’Este e Villa Adriana são bairros muito charmosos.

A cidade de Tivoli fica a pouco menos de 30km de Roma e é um dos passeios mais legais de se fazer em Roma.

Além disso, ela é bem acessível tanto de carro, quanto de ônibus.

Recomento que faça um bate e volta, conhecendo toda a região de Tivoli em uma visita guiada, agradável e encantadora.

Por ser um dos lugares para conhecer em Roma, o que se pode ver nessa região que mais eu gosto são a Villa d’Este e Villa Adriana:

  • Villa d’Este: construída pelo cardinal Ippolito, possui um encantador circuito de fontes e águas que vem direto do rio Aniene, cerca de 100. O passeio pode começar com uma visita ao antigo palácio e seus jardins, que são de uma beleza incrível, principalmente se você for na primavera.
  • Villa Adriana: construída pelo Imperador Adriano que desejava ter uma cidade perfeita, idealizada por ele. Lá a combinação de elementos arquitetônicos e artísticos do Egito, Grécia e Roma, representam a paixão do imperador pelas artes e arquitetura, que foi fundamental na criação da arquitetura clássica dos períodos da Renascença Italiana.

 

O que fazer de diferente em Roma?

Viu como é possível fazer visitar diferentes lugares para conhecer em Roma? Vale muito à pena descobrir e redescobrir o que fazer em Roma.

Essas partes da cidade são realmente diferentes daquilo que você pensa quando planeja uma viagem a Roma

Encontre novos pontos de vistas, novos roteiros, novas percepções, novas sensações! Confesso que, na minha primeira visita, tive um choque visual.

E não deixe para depois a pesquisa sobre os melhores hotéis em Roma. Aproveite todo o conforto nessas magníficas regiões.

Portanto, espero que essas dicas desperte seu interesse e faça com que você se entregue a esta aventura cheia de simbolismos e história. Certamente, será uma experiência inesquecível!

E você, por qual desses lugares diferentes em Roma mais ficou interessado? Já visitou alguma dessas regiões? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *