6 pontos turísticos de Bolonha, na Itália

6 pontos turísticos de Bolonha, na Itália

São vários os pontos turísticos de Bolonha, inclusive, muito conhecidos por toda a Itália. La Dotta, La Rossa e La Grassa: é assim que os italianos costumam definir a rica capital da região de Emilia Romagna.

La Dotta pela presença de uma das universidades mais antigas da Itália, que atrai, até os dias de hoje, estudantes italianos e estrangeiros e mantém ativo seu papel como centro cultural.

É conhecida também como La Rossa (a vermelha, em italiano) pela cor que os telhados e as casas dão à cidade, mantendo viva as colorações típicas da época medieval.

La Grassa (“a gorda, na língua local) pela saborosa e sublime gastronomia: a cozinha bolonhesa é conhecida em todo a Europa e no mundo, e conquistou até os paladares mais exigentes.

Buscando o que fazer em Bolonha no inverno, num belo domingo, ou até mesmo o que fazer de graça na cidade? Então aqui é o lugar!

Bolonha (ou Bologna, em italiano) é uma das cidades mais belas da Itália, que atrai milhares de turistas todos os anos. Normalmente encontra-se entre o roteiro tradicional dos visitantes e com razão. Vamos apresentar, a seguir, um completo mapa turístico com os principais pontos de destino da capital da Emília Romagna.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bolonha

Seguro viagem Itália »

 

Pontos turísticos de Bolonha

Bolonha, um dos principais pontos turísticos da Itália, é uma cidade que deve ser visitada a pé ou de bicicleta, se possível. Evite usar carros para visitar as ruas estreitas, pois, em muitos locais, a passagem destes é proibida.

Veja a seguir o que visitar no meio da grande concentração de arte, arquitetura, culinária italiana existente na cidade.

E se pretende ir pelo primeira vez visitar a cidade, recomendo leitura do artigo sobre como chegar em Bolonha. Veja os pontos turísticos de Bolonha.

  1. Piazza Maggiore
  2. Museu Cívico Arqueológico
  3. Basílica de San Petronio
  4. Torres Asinelli e Garisenda
  5. Archiginnasio
  6. Pinacoteca Nacional de Bolonha

CLIQUE AQUI para agendar passeios guiados em Bolonha »

 

O que fazer em Bolonha

Piazza Maggiore

mapa turístico de bolonha
Largo de Piazza | Foto: Vanni Lazzari, via Wikimedia Commons.

A Piazza Maggiore (ou Piazza Grande, em português) é a praça mais importante de Bolonha pois é ponto de encontro para os habitantes da cidade, marcada por muito dinamismo e movimentação. Por isso, ela abre a lista de pontos turísticos em Bolonha.

É circundada por importantes edifícios medievais: do século XIV, o Palazzo Comunale; do século XVI, o Palazzo dei Banchi; e a imponente Basílica San Petronio. A praça é uma das paradas da caminhada guiada em Bolonha.

Apesar de sua importância histórica, existe uma lenda difundida entre os estudantes da famosa Universidade de Bolonha diz que você nunca deve atravessar a praça passando pelo Centro, mas sempre contornando-a, porque senão você pode dizer “adeus” ao seu diploma.

Para chegar até a praça, basta pegar as linhas 11, 25 ou 27 dos ônibus locais. Caso preferir ir a pé, ela encontra-se a 1,5 km da estação central. Não deixe de visitar este importante ponto turístico de Bolonha!

Delícia => Aula de culinária em Bolonha

 

Museu Cívico Arqueológico

bolonha domingo
Área interna do museu | Foto: Joyofmuseums, via Wikimedia Commons.

Mesmo aqueles que geralmente não gostam de visitar museus apreciarão, sem sombra de dúvidas, a coleção do Museu Cívico Arqueológico, outro dos principais pontos turísticos de Bolonha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Este museu guarda relíquias de civilizações pré-históricas, achados etruscos das redondezas, tesouros celtas, gregos, egípcios e romanos.

Mas, não uma mistura de relíquias empoeiradas, mas um moderno museu, com um acervo exemplarmente bem cuidado.

  • Horário de funcionamento: terça à sexta, das 9 às 18 horas; sábados, domingos e feriados das 10 às 18h30.
  • Preço do ingresso: inteiro, 5 euros; reduzido, 3 euros (acima de 65, abaixo de 25 anos, grupos de no mínimo 10). A visitação é gratuita em todo primeiro domingo de cada mês.

Como funciona​ => Aluguel de carro na Itália

 

Basílica de San Petronio

bolonha italia mapa
Fachada da basílica | Foto: I, Sailko, via Wikimedia Commons.

A Basílica de San Petronio é a 5ª maior igreja do mundo. Para abrir espaço para este templo, símbolo do orgulho cívico da cidade, foi necessário demolir as torres, casas particulares e até oito igrejas. A basílica é um ponto de parada do city tour em ônibus turístico em Bolonha.

O objetivo inicial era construir uma igreja maior que a de San Pietro, em Roma. Infelizmente as intenções iniciais não foram mantidas e a estrutura nunca foi concluída; hoje a fachada está incompleta. É o último grande trabalho gótico realizado na Itália.

Não perca a Capela Bolognini, que contém afrescos com as Histórias dos Magos, representação do Inferno e do Paraíso e, até mesmo, a figura de Lúcifer.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ao visitar a Basílica, você poderá observar o relógio de sol construído por Cassini para mostrar que a Terra circula o Sol, e não o contrário, como era a crença da época.

  • Horário de funcionamento: de segunda à quinta, das 7h45 às 13 e das 14 às 18 horas; de sexta a domingo, das 7h45 às 18 horas.
  • Horário do terraço: de sexta a domingo, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas. Capela dos Reis Magos: todos os dias, das 10 às 18 horas.
  • Preço do ingresso: entrada gratuita na basílica (contribuição de 2 euros para tirar fotos). A entrada individual para o terraço e a Capela dos Reis Magos custa 3 euros cada.

Confira => Excursão privada da Piazza Maggiori até Due Torri

 

Torres Asinelli e Garisenda

bolonha tripadvisor
Edificações das torres | Foto: RatMan1234, via Wikimedia Commons.

As torres de Bolonha foram construídas entre os séculos XII e XIII. Chamam-se Asinelli e Garisenda. Você pode subir em uma das torres. São 498 degraus para chegar ao topo e ter uma vista incrível de Gênova.

Uma sugestão para conhecer esses pontos turísticos de Bolonha é a excursão para as torre dos Asinelli com degustação de comida.

Por sinal, é interessante você se programar bem financeiramente para esta viagem. Por isso, leia o post sobre qual moeda levar para Itália.

  • Horário de funcionamento: de 1º de março a 5 de novembro, das 9h30 às 19h30; admissão a cada 45 minutos – última admissão às 18h30. De 6 de novembro a 28 de fevereiro, das 9h30 às 17h45; admissão a cada 45 minutos – última admissão às 16h45.
  • Custo do bilhete: 5 euros preço integral, 3 euros a entrada reduzida, que é para menores de 12 e maiores de 65 anos.

Exclusivo => City Tour privado em Bolonha

 

Archiginnasio

Quais os pontos turísticos de Bolonha religiosos
Archiginnasio | Foto: jafsegal, via Wikimedia Commons.

O Archiginnasio é o edifício mais bonito de Bolonha e certamente um dos mais belos da Itália – por tudo isso é um dos imperdíveis pontos turísticos de Bolonha.

Normalmente, o turista apressado passa em frente à porta de entrada, apenas lançando um olhar distraído para a varanda central.

Em vez disso, leva apenas alguns passos para se surpreender com um longo pórtico com 30 arcos decorados por centenas de brasões e duas galerias nos andares superiores. O Archiginnasio foi construído em 1563 pelo cardeal Carlo Borromeo.

O objetivo era dar à Universidade de Bolonha, a mais antiga do mundo, um local único e bonito. Subindo as escadas, você encontrará 10 salas de aula (não abertas aos visitantes) e a biblioteca, que pode ser acessada para estudo, mas não para passeios.

As duas magníficas salas de aula que já abrigaram artistas e legistas (Stabat Mater) são lindamente decoradas.

As abóbadas, as paredes dos quartos, as escadarias e as arcadas estão cobertas de sistemas, inscrições e monumentos que celebram os mestres e estudantes que passaram pelas salas de aula do Archiginnasio.

Não perca a visita ao Teatro Anatômico, destruído pelo bombardeio de 1954, mas inteiramente e perfeitamente reconstruído com materiais originais. Uma curiosidade: durante o bombardeio aliado de Bolonha, o edifício foi seriamente danificado.

Os fascistas, para fazer propaganda, escreveram “Opera dei liberatori” na entrada do portão, para transmitir a mensagem de que a destruição era culpa daqueles que queriam libertar Bolonha dos nazifascistas. A escrita ainda é visível. Uma opção de passeio é uma visita guiada ao Archiginnasio.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10 às 18 horas; sábados das 10 às 19 horas; domingos e feriados das 10 às 14 horas.
  • Preço do bilhete: 3 euros

Incrível => Food Tour em Bolonha

 

Pinacoteca Nacional de Bolonha

Quais os passeios em pontos turísticos da Bolonha
Exposição na Pinacoteca da Bolonha | Foto: I, Sailko, via Wikimedia Commons.

A Pinacoteca Nazionale de Bolonha abriga um dos mais importantes acervos italianos. As obras  apresentadas acompanham todo o processo artístico da Emília Romagna e da Itália como um todo do século XIII ao início do século XIX.

Há obras de Rafaello, Carracci, Reni, Perugino, Parmigianino, Tintoretto, Vasari, Guercino e muitos outros.

O núcleo inicial da coleção era uma doação do monsenhor Francesco Zambeccari. Ao longo dos anos, então, o patrimônio foi enriquecido com doações de particulares, legados e aquisições estaduais.

Com isso, a Pinacoteca se tornou uma das mais apreciadas e conhecidas galerias nacionais na Itália e no exterior.

O local possui 30 salas de exposição e um espaço inteiramente dedicado para exposições temporárias e atividades educativas.

Além de realizar uma função puramente expositiva, a Pinacoteca de Bolonha cuida da proteção, conservação e estudo de todo o patrimônio artístico regional e da cidade.

  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h30 às 19h30.
  • Preço do ingresso: preço total 6 euros; reduzido, 3 euros para jovens entre 18 e 25 anos. A entrada é gratuita para todos os cidadãos menores de 18 anos, para os titulares do Cartão Metropolitano de Bolonha e em todos os primeiros domingos do mês. Não deixe de visitar este importante ponto turístico de Bolonha!

Sabor => Degustação de vinho em Bolonha

 

Curta os pontos turísticos de Bolonha

Concluindo, Bolonha oferece ao seus turistas opções de passeios muito agradáveis e confortáveis. Os principais pontos turísticos de Bolonha não se encontram muito distantes uns dos outros, facilitando a locomoção a pé.

As atrações vão desde museus de arte com acervos impressionantes para os amantes da arte, até majestosas Igrejas para os turistas religiosos. Além disso, não podemos deixar de lado a majestosa cozinha bolonhesa, reconhecida em todo o mundo como uma das mais saborosas da Itália.

Então, na sua visita à Bolonha, andar pelas belas ruas da cidade, saboreie um delicioso prato típico da Itália e visite os monumentos que a cidade tem a oferecer.

Agora que você já conhece boas opções sobre o que fazer em Bolonha no inverno, num agradável domingo, ou ainda o que fazer de graça, Trace o seu mapa turístico da Bolonha, arrume as malas e parta para a viagem!

E não esqueça de interagir aqui no blog, deixando uma mensagem sobre a sua experiência na Bolonha; participe nos comentários!

 

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

Giovanna Mauro é escritora, redatora e revisora. De família italiana, já morou na Itália e atualmente reside no Brasil. Apaixonada por conhecer lugares e culturas novas, viaja todos os anos para a Europa e Estados Unidos. Aprecia todos os tipos de arte e tem como hobby escrever poesias e contos semanalmente.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *