Cidades perto de Bolonha: 6 lugares nos arredores para conhecer

por Giovanna Mauro

Cidades perto de Bolonha: 6 lugares nos arredores para conhecer

Além do município em si, as cidades perto de Bolonha também merecem um espacinho no seu roteiro de viagem pela Itália.

A região é uma área maravilhosa, cheia de surpresas, com lugares e vilarejos encantadores para descobrir. Os arredores de Bolonha oferecem atrações fascinantes, além daquelas que você pode visitar dentro da própria cidade.

Existem aldeias e vilarejos que foram recentemente descobertos e agora estão acessíveis a todos. Também existem aqueles que possuem características e aspectos únicos, que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar.

Os lugares são muito variados e com certeza irão atender a todos os gostos dos viajantes que forem visitá-los. Por isso, não seja o tipo de turista que conhece somente a cidade principal e deixa os arredores de lado. Este tipo de viajante perde muitas experiências interessantes.

Vou apresentar a seguir uma lista dos melhores atrativos nas redondezas de Bolonha, que com certeza merecem ser incluídos no seu mapa de o que fazer em Bolonha, como La Scola, San Pietro, entre outras cidades nos arredores.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bolonha

Seguro viagem Itália »

 

Cidades perto de Bolonha

  1. La Scola
  2. Via Degli Dei
  3. Valle del Savena
  4. San Pietro
  5. Dozza
  6. Brisighella

CLIQUE AQUI para agendar passeios guiados em Bolonha »

 

O que fazer nas cidades perto de Bolonha

La Scola

Arredores de Bolonha, na Itália
Casa Parisi | Foto: Carlo Pelagalli, via Wikimedia Commons.

A encantadora vila medieval de Scola remonta ao século XIV e é uma das mais bem preservadas dos Apeninos bolonheses.

Ao visitar esta entre as cidades perto de Bolonha, você se sente imediatamente transportado para outro momento da história e parece ter caído por acaso em um lugar secreto.

O nome desta pequena cidade nos diz muito sobre sua história, uma vez que indica um posto de vigia que foi o propósito da construção da cidade: vigiar a região.

Através do trabalho do Mestre Comanicini, as torres e outros edifícios defensivos foram transformados ao longo do tempo em habitações.

Recomendo que você se perca nas ruas estreitas da vila e vá caçar os vários símbolos deixados por esses famosos construtores e artistas nas paredes das casas.

Preste atenção especial nos diferentes arcos ao longo do caminho, nas portas e janelas decoradas com brasões, nas pérgulas e nas muitas outras construções arquitetônicas.

Uma parada obrigatória é o Oratório de San Rocco, construído em 1481 com blocos de arenito, uma verdadeira raridade.

E a Casa Parisi, do século XIV, que pertencia à família proprietária da aldeia até 1700. Existe no local um pequeno museu dedicado ao território e a vida rural. Se você gosta de cidades diferentes, confira o post que traz as mais lindas cidades da Itália.

Delícia => Aula de culinária em Bolonha

 

Via Degli Dei

Dicas de Bolonha
Via degli Dei começa na Piazza Maggiore | Foto: Vanni Lazzari, via Wikimedia Commons.

É possível fazer excursões maravilhosas ao redor de Bolonha, em um caminho de natureza e história. Se preferir saiba como chegar em Bolonha.

A Via degli Dei é uma trilha milenária que liga Bolonha a Florença, assim chamada por causa das divindades pagãs que identificam os lugares que atravessados pelos turistas (como o Monte Venere – Monte Vênus, em português).

O percurso começa na Piazza Maggiore, em Bolonha, e chega a Florença. Nessa pequena estrada, viajaram romanos e etruscos, antes mesmo do surgimento do grande Império Romano.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em alguns lugares, o antigo paralelepípedo que remonta a 187 a.C. ainda é visível. Se não quiser fazer o passeio sozinho, pode participar de um walking tour guiado de Bolonha para Florença.

Incrível => Caminhada guiada em Bolonha

 

Valle del Savena

Turismo na Itália
Monghidoro | Foto: Rodrigotebani, via Wikimedia Commons.

Outra das cidades perto de Bolonha é o Valle del Savena. Caracterizado por 42 moinhos de água, estes alimentados pelo rio Savena e outros pequenos riachos.

Alguns são claramente visíveis, outros bem escondidos, e juntos formam o que é conhecido como a Via dei Mulini.

O nascimento dos moinhos, destinados à moagem do trigo, remonta ao século XII. Nesta mesma época foi construída uma rede artificial de água à qual também pertencia o canal Savena.

Entre as principais usinas abastecidas pelos moinhos menciono: a mais antiga, a Molino della Grillara e a Mulino Mazzone, em Monghidoro, na região de Piamaggio, usada como museu.

A peculiaridade da cidade te convida a inseri-la no seu roteiro de passeios pela região da Emilia Romagna.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como funciona​ => Curiosidades da Itália

 

San Pietro

O que fazer nos arredores de Bolonha
Via Emilia em San Pietro | Foto: Paolo da Reggio, via Wikimedia Commons.

Pequena, mas graciosa, a aldeia de San Pietro está localizada nas colinas de Ozzano, na fronteira com o Parque Regional do Gessi Bolognesi e as ravinas da Abbadessa.

Inicialmente, em seu lugar, estava um dos muitos castelos construídos nos tempos medievais para defender a Via Emilia.

Assim como outras aldeias medievais da região, a cidade nasceu com funções estratégicas e defensivas, tendo o Castelo de Uggiano como o ponto central da cidade na época.

Nada resta do castelo, mas uma importante testemunha: a Torre (século XII) usada como torre sineira e recentemente restaurada.

A importância da torre também pode ser entendida a partir do fato de que em 1881 tornou-se um brasão municipal para significar que era, portanto, considerado um símbolo da cidade.

Ao lado da igreja, também no centro, há duas fontes do século XV, chamadas “Delle Armi”, do nome da família bolonhesa que tinha um palácio aqui.

Uma parada recomendada é na antiga taverna da aldeia, que mantém a tradição das “velhas mulheres”: no passado, a trattoria era conhecida por ser a única cozinha da região onde a massa era enrolada à mão, onde você podia ver o ragú no fogão por horas e horas e onde a carne era assada na grande fornalha. Hoje elas ainda cozinham como naquela época.

Confira => Excursão privada da Piazza Maggiori até Due Torri

 

Dozza

Passeios em Dozza, na Itália
Dozza | Foto: Ivan Riccardi, via Wikimedia Commons.

Localizada a 25 quilômetros ao sul de Bolonha, na crista de uma colina com vista para o vale do rio Sellustra, a vila medieval de Dozza é uma das cem “Aldeias mais bonitas da Itália”. Conhecida sobretudo pela Bienal da Parede Pintada, que acontece todo mês de setembro.

Dozza é um verdadeiro museu a céu aberto, com mais de cem obras que colorem as paredes de casas, ruas e praças.

O centro medieval é dominado pelo imponente Rocca Sforzesca, castelo com nome em homenagem a Caterina Sforza, construído no final do século XV sobre as ruínas anteriores de fortalezas bolonhesas.

Aqui, além dos esplêndidos apartamentos nobres e das passarelas das torres, também é possível visitar o Centro de Estudos e Documentação do Muro Dipinto e a Coleção Mascellani, localizada no segundo andar. É uma das imperdíveis cidades perto de Bolonha e que deve fazer parte de uma programação além dos pontos turísticos de Bolonha.

Para os amantes de vinho, o Rocca também abriga a Enoteca Regional Emilia Romagna, onde é possível degustar um delicioso e encorpado vinho produzido nas mediações. E para comer bem na região, leia o post sobre gastronomia italiana.

Visitar essa aldeia significa perder-se nas ruas estreitas e experimentar uma experiência surreal para experimentar pelo menos uma vez na vida.

Dica => Hotéis em Dozza

 

Brisighella

Roteiro na região de Bolonha
Brisighella | Foto: Gianni Careddu, via Wikimedia Commons.

Basta aproximar-se da aldeia medieval de Brisighella para ser imediatamente transportado de volta no tempo.

Há três pináculos rochosos, chamados três colinas, que dominam a pequena cidade, cada um com seu próprio “guardião” (metáfora devido a grandiosidade dos monumentos perante a pequena vila) para vigiá-lo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O primeiro deles é o Rocca Manfrediana, um castelo localizado no segundo dos três pináculos, construído em 1300 pela família Manfredi. A fortaleza pode ser visitada pelos turistas.

No seu interior, guias interativos para acompanhá-los durante a sua exploração. Da fortaleza você terá uma visão completa de toda a aldeia.

Se você quer ser acompanhado por senhoras, cavaleiros, artesãos e soldados do final da Idade Média, aconselhamos que faça sua visita em junho, pois nesse mês a fortaleza se transforma em um castelo encantado com encenações históricas.

Saindo dessa fortaleza, você pode desfrutar de um esplêndido panorama rodeado por belas vinhas e caminhar até chegar ao outro Guardião: La Torre Dell’Orologio. A torre começou como uma fortaleza e foi construída por Maghinardo Pagani, em 1290.

Dicas de passeios nos arredores de Bolonha
Torre do Relógio | Foto: Vanni Lazzari, via Wikimedia Commons.

Em 1850 foi completamente reconstruída, e nesta ocasião foi adicionado o relógio que tem a particularidade de ter apenas seis horas no mostrador.

O terceiro guardião é o Santuário da Madonna Del Conticino, cercado por ciprestes e preservando uma imagem da virgem Maria de cerâmica de 1626. Saiba mais sobre o turismo religioso na Itália.

Chegou a hora de chegar ao coração da cidade: a Piazza Marconi. A praça atrai os turistas devido a suas casas cor pastel brilhante, que guardam um segredo.

Para entendê-lo, você só precisa se aproximar. Incline-se nas janelas em forma de arco: no interior você verá a antiga estrada coberta chamada Via degli Asini.

A estrada foi construída no século 14 para fins defensivos e depois foi coberta e incorporada pelas casas circunvizinhas, sendo utilizada para o transporte do giz, vindo das pedreiras sobre a cidade.

Para os mais aventureiros é bom não esquecer que Brisighella está localizada no Parque Regional da Gipsita, ou seja, além de oferecer muitas atrações, também esconde cavernas fascinantes que podem ser visitadas não muito longe da pequena aldeia.

Veja => Hotéis em Brisighella

 

Dicas das cidades perto de Bolonha

As vilas e cidades nos arredores de Bolonha prometem aos seus visitantes experiências inesquecíveis e únicas. Os locais, de fato, oferecem paisagens deslumbrantes e uma natureza incrível que enquadram os lugares encantadores e as aldeias medievais tradicionais.

Caso prefira, você pode optar por alugar um carro, para explorar as pequenas estradas que ligam uma aldeia a outra. Confira as regras para aluguel de carro na Itália e dicas de roteiro de carro na Itália.

Além disso, dessa forma fica fácil explorar a atmosfera rural e natural do interior da Emilia Romagna que certamente enriquecerá sua viagem.

Porém, optando por transporte público, particular ou excursões, a experiência será inesquecível de qualquer forma.

Invista nesses passeios pelas pequenas cidades italianas, pois garanto que você não irá se arrepender, além de ter a oportunidade de conhecer ligares diferentes dos usuais.

Você está com planos de viajar para Bolonha e arredores? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

Giovanna Mauro é escritora, redatora e revisora. De família italiana, já morou na Itália e atualmente reside no Brasil. Apaixonada por conhecer lugares e culturas novas, viaja todos os anos para a Europa e Estados Unidos. Aprecia todos os tipos de arte e tem como hobby escrever poesias e contos semanalmente.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *