O que fazer em Bolonha: melhores atrações, dicas e roteiros

O que fazer em Bolonha: melhores atrações, dicas e roteiros

Imagem do Autor por Lívia Mota
Atualizado em:

Veja o que fazer em Bolonha, na Itália, com dicas das melhores atrações e pontos turísticos para incluir no roteiro de viagem de 1 a 3 dias.

Em uma viagem pela Itália, saber o que fazer em Bolonha é imprescindível. Isso porque a província italiana é uma parada obrigatória numa trip pelo país.

Planeje um roteiro recheado de atrações culturais e pontos turísticos históricos no destino, levando em consideração o clima durante sua viagem, o orçamento disponível e, claro, o perfil dos viajantes.

Neste post, te apresento dicas de quais atrações incluir na programação de 1, 2 ou 5 dias, como reservar os passeios para o dia ou noite com antecedência e como pagar mais barato por eles. Acompanhe a seguir.

Principais pontos turísticos de Bolonha

Há tantas coisas legais para fazer em Bolonha, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Bolonha, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Bolonha:

  1. Piazza Maggiore
  2. Museu Cívico Arqueológico
  3. Basílica de San Petronio
  4. Torres Asinelli e Garisenda
  5. Archiginnasio
  6. Pinacoteca Nacional de Bolonha
  7. Santuário Madonna di San Luca

Piazza Maggiore: o vibrante coração de Bolonha

Mapa turístico de Bolonha
Piazza Maggiore | Foto: Vanni Lazzari, via Wikimedia Commons.

A Piazza Maggiore (ou Piazza Grande, em português) é a praça mais importante de Bolonha pois é ponto de encontro para os habitantes da cidade, marcada por muito dinamismo e movimentação. Por isso, ela abre a lista de pontos turísticos em Bolonha.

É circundada por importantes edifícios medievais: do século XIV, o Palazzo Comunale; do século XVI, o Palazzo dei Banchi; e a imponente Basílica San Petronio. A praça é uma das paradas da caminhada guiada em Bolonha.

Apesar de sua importância histórica, existe uma lenda difundida entre os estudantes da famosa Universidade de Bolonha diz que você nunca deve atravessar a praça passando pelo Centro, mas sempre contornando-a, porque senão você pode dizer “adeus” ao seu diploma.

Para chegar até a praça, basta pegar as linhas 11, 25 ou 27 dos ônibus locais. Caso preferir ir a pé, ela encontra-se a 1,5 km da estação central. Não deixe de visitar este importante ponto turístico de Bolonha!

Passeios e tours para a Piazza Maggiore

Museu Cívico Arqueológico: um tesouro de história antiga

Lugares para visitar em Bolonha
Área interna do museu | Foto: Joyofmuseums, via Wikimedia Commons.

Mesmo aqueles que geralmente não gostam de visitar museus apreciarão, sem sombra de dúvidas, a coleção do Museu Cívico Arqueológico, outro dos principais pontos turísticos que você deve incluir em uma visita guiada por Bolonha.

Esse museu guarda relíquias de civilizações pré-históricas, achados etruscos das redondezas, tesouros celtas, gregos, egípcios e romanos.

Mas, não uma mistura de relíquias empoeiradas, mas um moderno museu, com um acervo exemplarmente bem cuidado.

Passeios e tours para o Museu Cívico Arqueológico

Basílica de San Petronio: grandiosa e inacabada

Atrações de Bolonha
Fachada da basílica | Foto: I, Sailko, via Wikimedia Commons.

A Basílica de São Petrônio é a 5ª maior igreja do mundo. Para abrir espaço para este templo, símbolo do orgulho cívico da cidade, foi necessário demolir as torres, casas particulares e até oito igrejas. A basílica é um ponto de parada do city tour em ônibus turístico em Bolonha.

O objetivo inicial era construir uma igreja maior que a de San Pietro, em Roma. Infelizmente as intenções iniciais não foram mantidas e a estrutura nunca foi concluída; hoje a fachada está incompleta. É o último grande trabalho gótico realizado na Itália.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Não perca a Capela Bolognini, que contém afrescos com as Histórias dos Magos, representação do Inferno e do Paraíso e, até mesmo, a figura de Lúcifer.

Ao visitar a Basílica, você poderá observar o relógio de sol construído por Cassini para mostrar que a Terra circula o Sol, e não o contrário, como era a crença da época.

Passeios e tours para a Basílica de San Petronio

Torres Asinelli e Garisenda: as torres inclinadas que dominam o horizonte

Pontos de interesse em Bolonha
Edificações das torres | Foto: RatMan1234, via Wikimedia Commons.

As torres de Bolonha foram construídas entre os séculos XII e XIII. Chamam-se Asinelli e Garisenda. Você pode subir em uma das Torres dos Asinelli. São 498 degraus para chegar ao topo e ter uma vista incrível de Gênova.

Uma sugestão para conhecer esses pontos turísticos de Bolonha é a excursão para as torre dos Asinelli com degustação de comida.

Por sinal, é interessante você se programar bem financeiramente para esta viagem.

Passeios e tours para as Torres Asinelli e Garisenda

Archiginnasio: o antigo centro da Universidade de Bolonha

Quais os pontos turísticos de Bolonha religiosos
Archiginnasio | Foto: jafsegal, via Wikimedia Commons.

O Archiginnasio di Bologna é o edifício mais bonito de Bolonha e certamente um dos mais belos da Itália – por tudo isso é um dos imperdíveis pontos turísticos de Bolonha.

Normalmente, o turista apressado passa em frente à porta de entrada, apenas lançando um olhar distraído para a varanda central.

Em vez disso, leva apenas alguns passos para se surpreender com um longo pórtico com 30 arcos decorados por centenas de brasões e duas galerias nos andares superiores. O Archiginnasio foi construído em 1563 pelo cardeal Carlo Borromeo.

O objetivo era dar à Universidade de Bolonha, a mais antiga do mundo, um local único e bonito. Subindo as escadas, você encontrará 10 salas de aula (não abertas aos visitantes) e a biblioteca, que pode ser acessada para estudo, mas não para passeios.

As duas magníficas salas de aula que já abrigaram artistas e legistas (Stabat Mater) são lindamente decoradas.

As abóbadas, as paredes dos quartos, as escadarias e as arcadas estão cobertas de sistemas, inscrições e monumentos que celebram os mestres e estudantes que passaram pelas salas de aula do Archiginnasio.

Não perca a visita ao Teatro Anatômico, destruído pelo bombardeio de 1954, mas inteiramente e perfeitamente reconstruído com materiais originais. Uma curiosidade: durante o bombardeio aliado de Bolonha, o edifício foi seriamente danificado.

Os fascistas, para fazer propaganda, escreveram “Opera dei liberatori” na entrada do portão, para transmitir a mensagem de que a destruição era culpa daqueles que queriam libertar Bolonha dos nazifascistas. A escrita ainda é visível. Uma opção de passeio é uma visita guiada ao Archiginnasio.

Passeios e tours para Archiginnasio

Pinacoteca Nacional de Bolonha: uma rica coleção de arte italiana

Quais os passeios em pontos turísticos da Bolonha
Exposição na Pinacoteca da Bolonha | Foto: I, Sailko, via Wikimedia Commons.

A Pinacoteca Nazionale de Bolonha abriga um dos mais importantes acervos italianos. As obras  apresentadas acompanham todo o processo artístico da Emília Romagna e da Itália como um todo do século XIII ao início do século XIX.

Há obras de Rafaello, Carracci, Reni, Perugino, Parmigianino, Tintoretto, Vasari, Guercino e muitos outros.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Bolonha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O núcleo inicial da coleção era uma doação do monsenhor Francesco Zambeccari. Ao longo dos anos, então, o patrimônio foi enriquecido com doações de particulares, legados e aquisições estaduais.

Com isso, a Pinacoteca se tornou uma das mais apreciadas e conhecidas galerias nacionais na Itália e no exterior, fazendo parte de uma visita guiada por Bolonha.

O local possui 30 salas de exposição e um espaço inteiramente dedicado para exposições temporárias e atividades educativas.

Além de realizar uma função puramente expositiva, a Pinacoteca de Bolonha cuida da proteção, conservação e estudo de todo o patrimônio artístico regional e da cidade.

Passeios e tours para a Pinacoteca Nacional de Bolonha

Santuário Madonna di San Luca: um santuário com vistas deslumbrantes

O que fazer em Bolonha em um dia?

Situado no topo do Monte della Guardia, o santuário oferece uma vista impressionante da cidade e da paisagem circundante. A construção do santuário começou no século XI, mas o edifício atual foi concluído no século XVIII.

O santuário abriga uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus, conhecida como “Madonna di San Luca”, que, segundo a tradição, teria sido pintada por São Lucas, o Evangelista.

Uma das características mais notáveis do santuário é o longo pórtico que liga a cidade ao santuário. Este pórtico, construído entre 1674 e 1793, é o mais longo do mundo, com cerca de 3,8 km de extensão e 666 arcos.

O santuário é aberto todos os dias de 7h da manhã até as 19h. E as missas ocorrem também diariamente nos horários 7h30, 9h30, 10h30 (é bom consultar no site oficial na época da sua viagem).

Passeios e tours para o Santuário Madonna di San Luca

Atividades culturais em Bolonha

Bolonha é uma cidade histórica, estando entre as mais culturais da Itália, portanto não faltam atividades para fazer na cidade. Entre cinemas, museus, exposições e festivais, respira-se arte e cultura por todo o lado.

Museus e galerias de arte

  • Pinacoteca Nazionale di Bologna: Abriga uma coleção impressionante de obras de arte, incluindo pinturas de grandes mestres italianos como Rafael, Carracci, e Guido Reni.
  • Museo Civico Archeologico: Focado em arqueologia, este museu exibe artefatos da pré-história até a época romana.
  • MAMbo (Museo d’Arte Moderna di Bologna): Museu dedicado à arte moderna e contemporânea, com exposições temporárias e permanentes.
  • Teatro Comunale di Bologna: Um dos teatros de ópera mais importantes da Itália, onde você pode assistir a óperas, balés e concertos de música clássica.
  • Arena del Sole: Teatro que oferece uma programação variada, incluindo peças de teatro, musicais e performances de dança.

Festivais e celebrações locais

  • Bologna Festival: Um festival anual de música clássica que ocorre de março a novembro, apresentando orquestras, solistas e regentes renomados.
  • Cineteca di Bologna: Sede do festival “Il Cinema Ritrovato”, que celebra filmes restaurados e clássicos do cinema mundial.
  • Art City Bologna: Um evento que ocorre em janeiro durante a feira de arte contemporânea Arte Fiera, com exposições e performances em vários locais da cidade.

Gastronomia em Bolonha

A gastronomia em Bolonha é muita famosa no mundo inteiro. Aliás, quem nunca ouviu falar no molho a bolonhesa e da mortadela? Pois é, estes famosos pratos surgiram na cidade e com certeza são coisas imperdíveis para comer estando aqui.

Pratos típicos de Bolonha

  • Mortadela
  • Lasanha
  • Tortellini in brodo (massa)
  • Tigella
  • Cotoletta Alla Bolognesa ( costela à bolonhesa)
  • Piadina (uma espécie de panqueca bolonhesa)
  • Stracotto di Manzo (ensopado de carne)
  • Squaccherone ( queijo típico da região, muito macio)
  • Torta di Riso ( bolo de arroz, sobremesa típica da cidade)

Melhores restaurantes em Bolonha

Não será uma tarefa difícil encontrar restaurantes em Bolonha. Talvez o que seja um pouco complicado é escolher onde ir, devido a grande variedade de opções e lugares nesta charmosa cidade da Itália.

  • Ca ‘Pelletti
  • Osteria dell’Orsa
  • Bottega Portici
  • Olmo
  • WellDone Burger
  • Mercato delle Erbe
  • Osteria De’ Poeti

Qual é a melhor época para visitar Bolonha?

Verão: com o sol se pondo após às 21h, a estação tem um clima cada vez mais quente, sendo que, para dias de calor mais ameno, o ideal é escolher junho para viajar.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Outono: é uma excelente época para ir até Bolonha, com dias ainda ensolarados, mas com um clima mais agradável do que durante o verão.

Inverno: nele, os dias são bem mais frios, com temperaturas negativas e dias chuvosos; porém é a época onde as maravilhas roupas de grife de Bolonha são mais usadas.

Primavera: é ótima para conhecer Bolonha, com dias de clima ameno e agradável; trata-se de uma boa dica para quem deseja fazer roteiro a pé pela cidade.

Como se locomover em Bolonha?

Bolonha é uma cidade pequena onde o transporte público é predominantemente realizado em ônibus (os autobus). Mas, para conhecer o centro histórico não é necessário transporte, é possível fazer tudo a pé.

Uma boa alternativa é conhecer a cidade de bicicleta. O sistema de bike sharing em Bolonha é a solução ideal para percursos curtos, ajudando inclusive a integrar vários meios de transporte. É o transporte certo principalmente dentro do centro histórico onde o tráfego de veículos é limitado. Ou seja, para quem está a passeio, é a maneira perfeita de se locomover ou até mesmo de conhecer a cidade rapidamente, gastando pouco.

Para quem pretende fazer uma incrível roadtrip pela Itália, precisa conhecer mais sobre como realizar o aluguel de carro em Bolonha.

Onde se hospedar em Bolonha?

As três principais regiões onde se hospedar em Bolonha são o Centro Histórico (a com mais hotéis), Região Universitária e nos arredores da Estação Central.

  1. Centro Histórico
  2. Região Universitária
  3. Região da Estação Central

A seguir confira algumas opções de hotéis em Bolonha:

Roteiros recomendados para Bolonha

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Bolonha. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Itália, visitar Bolonha é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Bolonha é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Bolonha só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Bolonha:

  • 1° dia: City tour + Basílica de São Petrônio + Fontana do Netuno
  • 3° dia: Biblioteca Salaborsa + Pallazo Comunale + Canais de Bolonha
  • 5° dia: Torres de Asinelli e Garisenda + Santuario Madonna di San Luca + arredores de Bolonha.

O que fazer em Bolonha em um dia?

O que fazer na Itália
Famosa Via dell’Indipendenza, principal rua em Bolonha.

Ruas de Bolonha

Caminhar pelas ruas da cidade por si só já é um passatempo maravilhoso. Você não precisa ter um destino em mente, vá andando e aproveite para explorar um pouco mais os cantos de Bolonha.

É muito provável que você chegue em Bolonha pela estação central. Assim que sair dela, vai pegar uma das principais ruas da cidade: a Via dell’Indipendenza; ali estão as principais lojas, boutiques e no fim dela você chega na Piazza Maggiore.

A Via Ugo Bassi também é passagem obrigatória. Não só por ser linda e também ter grande parte do comércio, mas porque é uma das ruas que cercam a Piazza Maggiore.

Portas

Bolonha, como toda boa cidade medieval, foi murada. A cidade teve mais de um muro, pois a medida que crescia, destruíam o antigo e construíam um novo.

As portas que hoje circulam o centro histórico são da sua última expansão. No século XX a cidade optou por demolir o muro (contra a vontade da população), sobrando apenas as 10 portas.

Pórticos

Não tem como falar da arquitetura da cidade sem mencionar os pórticos, afinal Bolonha é a cidade com mais pórticos no mundo, cerca de 40 km de pórticos no centro histórico.

Pórticos lindos, como os da Via dell’Indipendenza ou da Via Farini; existem também alguns mais simples espalhados pelo centro histórico.

A Unesco ainda está avaliando os pórticos para serem considerados Patrimônios da Humanidade e você pode incluir alguns deles em um tour de bicicleta por Bolonha.

Basilica di Santo Stefano (Sete Chiese)

É um pecado passar por Bolonha e não visitar essa Basilica di Santo Stefano. Ela é conhecida como Sete Chiese (sete igrejas). Sua história é, no mínimo, curiosa. O conjunto da obra soma igreja, claustros, tumbas e pátios.

Ao todo, chegaram a existir sete igrejas em um mesmo complexo. Hoje, existem apenas quatro, mas ainda assim é um complexo surpreendente. A entrada é gratuita

Piazza Maggiore

É o centro turístico e histórico de Bolonha. Aqui na praça, se encontram a Basilica di San Petronio, Fontana del Nettuno, Palazzo D’Accursio, Palazzo di Podestà, Palazzo Re Enzo e a Biblioteca Salaborsa. Não é à toa que esta é a principal praça da cidade, não é? Aproveitando que assunto é um local importante da cidade, saiba onde é melhor ficar em Bolonha.

Palazzo di Podestà

O Palazzo di Podestà é a soma de três edifícios: o próprio Palazzo di Podestà, o Palazzo Re Enzo e o Palazzo del Capitano.

Basílica de São Petrônio

Principais igrejas da Itália
Fachada da basílica de São Petrônio | Foto: llario, via Wikimedia Commons.

É a igreja mais visitada e um dos cartões-postais de Bolonha. Fica na Piazza Maggiore, a praça central da cidade. É a 16ª maior igreja católica do mundo e pode abrigar cerca de 28 mil pessoas. Sua construção iniciou em 1390 em estilo gótico. A construção foi prolongada por séculos e até hoje não está finalizada.

A fachada da Basílica de São Petrônio nunca foi terminada! A ideia inicial era que a igreja fosse maior que a própria Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Ainda no seu interior, não deixe de conferir o relógio de sol feito de bronze com mais de 60 metros que recria uma linha meridional.

Cattredale Metropolitana di San Pietro

Situada bem perto da Piazza Maggiore, é o principal lugar de culto da cidade. É, inclusive, um pouco difícil de visitar, já que muitas vezes está em uso para celebrações; porém a igreja tem uma torre alta aberta para visitação. 

No seu subsolo estão os destroços da primeira igreja que foi destruída no incêndio, além de algumas obras e sepulcros de bispos e arcebispos importantes para a paróquia.

Fontana do Netuno

A fonte é uma das principais atrações da Piazza del Nettuno. Construída em 1564 por Giambologna, a fonte retrata o deus dos mares; apesar de ter sido encomendada por sacerdotes, foi feita com toques muito eróticos.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Bolonha em 3 dias

Bibliotecas na Itália
Vista interna da Biblioteca Salaborsa | Foto: Lorenzo Gaudenzi, via Wikimedia Commons.

Biblioteca Salaborsa

Antiga sede histórica do governo de Bolona – Palazzo d´Accursio, abriga desde 2001 a Biblioteca Salaborsa.

Entre e visite o que encontraram quando começaram as obras da biblioteca: vestígios romanos; a parede de uma torre medieval e também ruínas renascentistas.

Parque della Montagnola

Esse parque é muito bonito. Se você for um amante da natureza, vale muito a pena fazer o passeio ao ar livre para conhecer o local, principalmente no verão.

Mercado da Via Indipendenza

Uma das principais ruas da cidade, que recebe um famoso mercado às sextas e aos sábados.

Esse é um lugar ideal para conhecer a culinária local durante o inverno.

Pallazo D’Accursio ou Pallazo Comunale

Atrações baratas em Bolonha
Famoso Palácio D’Accursio na Piazza Grande

Como quase tudo em Bolonha, o Palazzo d’Accursio é um conjunto de prédios que por mais de sete séculos foi o centro político de Bolonha; apenas em 2008 que a prefeitura mudou de edifício – que hoje fica atrás da estação central.

O Palazzo Comunale, hoje, abriga alguns importantes museus e a Biblioteca Salaborsa é também considerada parte do Palazzo. Compre agora seu ingresso do Palazzo d’Accursio com subida à torre + Aperitivo.

Para quem gosta de museus, tem também o Museu Arqueológico, o Museu Medieval e o Museu de História de Bolonha. Um museu extra para visitar é o Carpigiani Gelato Museum,que conta a história do gelato e ainda te ensina a fazer o seu!

O Palazzo Comunale

Está aberto ao público todos os dias das 6h30 às 20h00. Algumas salas e mostras tem horário diferenciado.

Biblioteca Comunale

Essa biblioteca é uma atração que geralmente não está no roteiro dos turistas, pois normalmente o dia fica apertado e as pessoas optam por não a visitarem.

A Biblioteca Comunale é datada de 1801 e tem um incrível conjunto de obras. É considerada uma das bibliotecas mais importantes de toda a Itália.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 9h ás 18:45. Sábado das 9h às 13h45.

Canais de Bolonha (La Piccola Venezia)

São pequenos canais que se formam por entre os prédios. Não é uma atração muito famosa, mas é no mínimo interessante de ser visitada.

Sugestões de passeios para até 3 dias

O que fazer em Bolonha em 5 dias

Cidades para conhecer na Itália
Vista térrea das duas principais torres de Bolonha

Com 5 dias de viagem em Bolonha, você não precisa passar todo o seu tempo na cidade. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Duas Torres (subida)

As torres se chamam Asinelli e Garisenda. A Torre dos Asinelli é a torre mais alta, com 97,2 metros de altura, datada de 1119. Além de compor a vista da cidade, é possível subir os 498 degraus da Asinelli e contemplar a cidade de cima. É aqui que você percebe que já ama Bolonha.

Universidade de Bolonha

A Universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento merece uma visita caso te sobre um tempinho. Ela é de extrema importância dentro da Itália e em todo o mundo.

Pinacoteca de Bolonha

Essa é outra atração que vale muito a pena conhecer, porém requer um pouco de tempo para ser bem aproveitado.

Santuario Madonna di San Luca

Localizado no Monte (ou Colle) della Guardia, o que faz o Santuario della Madonna di San Luca ser uma atração famosa, são os seus pórticos que fazem o caminho do centro até aqui.

Ele tem início na porta Saragozza. São 666 pórticos morro acima até o santuário e você pode marcar um free tour por San Luca.

Sugestões de passeios para até 5 dias

Conheça tudo sobre e aproveite da melhor forma sua viagem a Bolonha

Como você percebeu ao longo deste artigo, Bolonha é uma cidade encantadora que combina história, cultura e gastronomia em um cenário deslumbrante. Adoro suas construções medievais e torres com vistas panorâmicas!

Por isso, não deixe de agendar os seus passeios com antecedência para economizar tempo e dinheiro. E, por fim, leia o meu post com o melhor roteiro em Bolonha para você aproveitar melhor os seus dias na Itália.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Itália para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Itália. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Itália, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Itália. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Itália

Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem na Itália

Contratar um seguro viagem para a Itália é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Lívia Mota

Sou jornalista e por isso amo relatar experiências, sou pernambucana e por isso respiro cultura, sou mãe e por isso tenho um olhar cuidadoso sobre pessoas, lugares e momentos. Amo ler e escrever, sou apaixonada pelo nosso português! E como uma boa canceriana acredito que todos os lugares são extensões de mim, viajar é um reencontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais