Alugar carros para viajar: 10 dicas para acertar na hora de fechar negócio

Alugar carros para viajar: 10 dicas para acertar na hora de fechar negócio

Pensar em alugar carros é uma das principais etapas do planejamento de qualquer viagem. Afinal, o seu transporte em meio aos pontos turísticos de seu destino é de vital importância. Nem sempre é possível contar com Uber e táxis, lembre-se disso.

Muitas pessoas, entretanto, acabam se esquecendo desse detalhe, deixando para resolvê-lo já na viagem. O que elas não sabem é que, se feito com antecedência, o aluguel de carros pode trazer diversas vantagens. Os preços mais baixos são importantes, mas não são o único fator a se considerar.

Com tantas companhias disponíveis — Unidas, Localiza, Movida —, o ideal é pesquisar bastante. Assim, é sempre bom ter acesso ao melhor site para fazer orçamentos, seja mensal ou por um período menor.

Ficou interessado? Então confira aqui quais são as 10 principais dicas para ficar de olho quando alugar carros para viagem!

Passo a Passo => Comprar moeda estrangeira

Melhor seguro viagem »

 

Como alugar carros para viajar?

Embora muitos pensem que alugar carros para viagem é simples, é sempre bom ter em mente alguns detalhes. Não que seja uma tarefa complicada, muito pelo contrário, mas com mais informação você poderá negociar melhor. Com isso, conseguirá os melhores contratos se ficar de olho nos seguintes itens:

  1. Antecedência na Reserva
  2. Descontos do Contrato
  3. Documentação e Vistoria
  4. Quilometragem Livre
  5. Período de Locação
  6. Sites Comparadores
  7. Tanque Cheio
  8. Local de Reserva
  9. Devolução do Veículo
  10. Seguro Automotivo

CLIQUE AQUI para reservar seu carro em qualquer lugar »

 

1. Antecedência na Reserva

alugar carros para viagem

A primeira dica é sempre alugar carros com uma boa antecedência, de preferência ainda em sua casa, antes da viagem. Além de tornar todo o processo mais seguro e organizado, o processo também te deixará muito mais tranquilo

Ao reservar antes, você garante o modelo do veículo que deseja, assim como o correto período de sua viagem. Em caso de estar em falta, você consegue um upgrade para um veículo melhor.

Este detalhe é ainda mais relevante quando a viagem é na alta temporada. Neste período, naturalmente a procura é maior e as opções mais escassas. Todas as grandes locadoras já permitem alugar carros online, o que facilita muito o processo, sobretudo para destinos internacionais.

Por isso, aproveite a tecnologia a seu favor e não se deixe perder no tempo. Garanta seu veículo com antecedência e não fique à mercê da sorte para se locomover durante sua viagem.

Descubra => Booking é confiável?

 

2. Descontos do Contrato

descontos para veículos

Todo mundo gosta de um bom desconto, e você não vai ser bobo de perder essa oportunidade também, não é? Então fique atento a esse detalhe quando for procurar por seu veículo de viagem!

Em sua maioria, as locadoras de veículos têm parcerias com hotéis, companhias áreas, bancos e empresas de cartão de crédito. Então, antes de fechar negócio, confira se você não tem desconto em alguma empresa.

Além disso, muitas agências muitas vezes oferecem programas de fidelidade, com descontos na locação para quem já é cliente. Assim, é legal dar uma olhada se você não possui pontos de bônus em alguma delas.

Se não for o caso, pode ser interessante começar um relacionamento com uma empresa. Dessa forma, em todas as viagens que precisar alugar carros, você fechará com a mesma companhia e juntará pontos. Se optar por essa tática, considere uma empresa que possua veículos em diversos países do globo.

Transporte => Alugue um carro para qualquer destino

 

3. Documentação e Vistoria

aluguel mensal de carros

Antes de sair com o carro da agência, é muito importante verificar se a documentação do carro está em dia. Caso ela não esteja, isso pode te causar uma grande dor de cabeça, principalmente se estiver alugar carros no exterior.

É importante também observar todas as características físicas do veículo. Faça uma vistoria detalhada na lataria, no interior e nos acessórios do carro. Não se esqueça de conferir o estepe, macaco e triângulo.

Caso o veículo apresente algum arranhão, amaçado ou qualquer outro problema, mostre ao responsável. Exija sempre um documento que ateste quais são as condições do veículo.

Uma dica muito útil, mas que pouca gente faz, é sempre fotografar as eventuais avarias. Faça isso e envie as fotos para o e-mail da empresa, mostrando que o defeito é anterior a sua locação.

Com tudo isso, você pode pegar o carro tranquilamente, sem medo de possíveis problemas no futuro.

Necessário => Seguro viagem internacional

 

4. Quilometragem Livre

quilometragem viagem

Muita gente não sabe, mas a maioria das empresas coloca no contrato uma quilometragem máxima que você pode rodar. Dessa forma, quando alugar carros durante viagem, você não pode sair com ele para qualquer lugar.

Para quem pretende rodar muito com o carro, provavelmente vai compensar fazer a locação com a quilometragem livre. Nessa modalidade, você não terá que se fixar a uma distância pré-determinada para escolher os destinos do seu passeio.

Talvez o custo fique acima da versão com a distância limitada. Mas, é importante lembrar nesse momento do que o levou a alugar carros em viagem: liberdade. Se fosse para ficar preso a algo, teria escolhido por um táxi, ônibus, Uber ou outro meio de transporte.

Compare as tarifas e faça os cálculos para saber qual é o mais vantajoso para você. Já adianto que dificilmente valerá a pena pagar por quilômetros rodados, pois a intenção é exatamente rodar bastante.

Locomoção => Compare preços para alugar carros para viagem

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

5. Período de Locação

localiza aluguel de carros

Eis mais um fato que grande parte do público desconhece, mas pode fazer total diferença em sua viagem. As empresas costumam oferecer descontos nas tarifas para alugar carros por um tempo maior, geralmente acima de 7 dias.

Sabendo disso, é importante que, antes de fechar a locação, sempre confira as tarifas. Faça pesquisas e veja a diferença no valor da diária ao reservar por 6, 7 ou 8 dias, por exemplo.

Muitas vezes, você poderá ter o veículo por um maior período pagando menos. E, durante uma viagem, é o que mais queremos, não é mesmo? Só é preciso prestar atenção, entretanto, há alguns fatores primordiais para analisar se vale a pena.

Não se esqueça de pensar se há estacionamento no hotel ou se é possível estacionar na rua. Se tiver que pagar para estacionar seu carro em um local privado, talvez não compense os descontos na tarifa.

Como funciona? => Seguro bagagem

 

6. Sites Comparadores

rentcars
Foto: Reprodução Site RentCars

Como você já deve ter percebido, a pesquisa é uma parte vital do processo de alugar carros para viagem. Para isso, é importante que você conhece as ferramentas corretas para fazer essa análise.

Para minhas viagens, utilizo sempre o RentCars, uma das maiores plataformas desse tipo na internet. Nele, é possível comparar os preços de diversas empresas que trabalham nesse setor. Assim, tenho sempre os valores mais competitivos.

Outra boa indicação é a RentalCars, que faz basicamente o mesmo serviço. Em ambos os casos você poderá analisar os preços das maiores companhias do mercado, como Localiza, Hertz, Avis, Movida, Eorupcar, Alamo e Unidas.

Para ter acesso aos valores, você só precisa entrar em um dos sites e preencher os dados. Coloque a data de sua viagem, o tipo de veículo que deseja e onde quer retirá-lo. Depois disso é só analisar as opções e escolher a melhor para você. Simples assim!

Aproveite => Pesquise os melhores valores de aluguel de carros

 

7. Tanque Cheio

aluguel de carros localiza

Quer mais uma dica importante para quando for alugar carros em viagem? Fique de olho no tanque de combustível de seu veículo, especialmente na hora de devolvê-lo. Não entendeu? Relaxa, eu te explico!

O que ocorre é que, geralmente, na retirada do veículo a agência te entregará o carro com o tanque cheio. Desta forma, na hora de devolvê-lo é necessário que ele esteja com a mesma quantidade de combustível.

Se o tanque não estiver cheio quando devolver o veículo, a empresa irá abastecê-lo e cobrar de você esse valor. Como você pode imaginar, os valores dela serão bem maiores que os encontrados em um posto de gasolina convencional.

Assim, não se esqueça de abastecer seu veículo antes de retorná-lo à agência. Além de ser estar cumprindo o contrato que assinou, também economizará bastante. Lembre-se, entretanto, que a tecnologia flex é exclusiva do Brasil. Assim, verifique qual o combustível que o veículo está utilizando — em geral, gasolina ou diesel.

Dúvida => RentsCars é confiável?

 

8. Local de Reserva

• aluguel de carros para uber

Em muitos casos, o que ocorre é que o viajante acaba esquecendo do veículo até desembarcar em seu destino. Nessa hora, o desespero bate, e ele acaba correndo para a primeira empresa que encontra.

O problema é que, geralmente, os valores praticados nas lojas de aeroporto são relativamente superiores. Principalmente por conta desse desespero. Dessa forma, alugar carros no aeroporto não é a opção mais inteligente financeiramente.

Ainda que haja uma maior concorrência atualmente e os preços tenham baixados, a internet continua sendo a melhor alternativa. Por isso, fazer uma boa pesquisa antes de viajar é o mais indicado.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Acesse um dos sites indicados acima — RentCars e RentalCars — e verifique os melhores preços. Ao encontrar o escolhido, você pode determinar onde retirar o veículo. Na maioria das vezes é possível escolher o aeroporto de seu destino, garantindo toda a comodidade a você e sua família.

Passo a passo => Como usar celular em viagem internacional

 

9. Devolução do Veículo

devolução de automovel alugado

Outro fator que pode interferir no valor que irá pagar para alugar carros é o local de devolução dele. De preferência, evite retirar o automóvel em um lugar e retorná-lo em outro.

O que ocorre é que, em situações como essa, a locadora costuma cobrar de você o transporte do veículo para o local original. Dependendo da distância entre os pontos, essa tarifa pode inviabilizar todo o processo.

Sabendo disso, o ideal é planejar seu roteiro de forma que o ponto de partida e de chegada seja o mesmo. Além de auxiliar no valor do aluguel, também diminuirá os preços das passagens aéreas, já que ida e volta pelo mesmo ponto são mais baratas.

Em alguns casos, não é feita essa cobrança se a devolução ocorrer em uma agência diferente, mas na mesma cidade. Ainda assim, é preciso pesquisar se esse é o caso e, principalmente, se não vale a pena esse pequeno deslocamento.

Aluguel de Veículos => Melhores tarifas para aluguel de carros

 

10. Seguro Automotivo

alugar carros para viagem

Por fim, chegamos a uma das dúvidas mais recorrentes entre os viajantes que alugam um veículo. É necessário ou não ter um seguro automotivo e quais proteções são indicadas contratar?

Antes de mais nada, sim, é altamente recomendável contratar um seguro que cubra roubo, furto e colisão. Além disso, é bom que ele também te proteja no caso de acidentes com terceiros.

Tenha atenção, pergunte e leia as cláusulas. Essa última cobertura, por exemplo, não costuma estar incluída nas tarifas básicas. Dessa forma, é bom saber que se seu seguro não cobrir tudo isso, não adiantará muito.

Eu falo mais sobre o tema no artigo sobre seguro para carros alugados. Não deixe de ler se estiver realmente interessado em alugar carros em suas viagens!

Viagem internacional => Dinheiro ou cartão?

 

Mais dicas para a locação de carros online?

A busca para alugar carros deve ser feita com muito cuidado para evitar dor de cabeça. Quanto custa, o que precisa e como alugar um veículo são dúvidas frequentes, mas nada que impeça os viajantes que desejam ter mais flexibilidade durante uma viagem.

Se ainda tiver dúvidas sobre como alugar carros para viajar no Brasil ou exterior, deixe um comentário abaixo. Procuro trazer minha experiência para responder suas questões da melhor maneira possível.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Leinara Rondini

    Adorei as dicas! Você indica, ou conhece alguma locadora dessas da Europa que não tenha restrição entre países? Já realizei a reserva pela Budget e depois é que li que não permite acesso do veiculo na Hungria. Liguei e o atendente não sabe explicar o porque, disse apenas que é uma norma da empresa...Segue meu roteiro de carro: Irei sair de Paris, vou para Bruxelas, Amsterda, Munique, Viena, Budapeste, Zagreb, Liubliana, Veneza, Florenca, Roma, Zurick e retorno a Paris.

  2. Polly Batista

    Oi, Leinara. Não conheço, mas acredito que cada empresa tem mesmo suas regras e exceções. Boa sorte!