Portugal

Portugal

O turismo em Portugal é muito procurado por brasileiros com destino à Europa.

Não apenas para conhecer a cultura, curiosidades e história do povo que colonizou o Brasil, mas também para vislumbrar suas belezas naturais, as praias mais bonitas de Portugal e seus muitos picos de surf.

Enfim, tem muito o que fazer em Portugal, não importa qual seja seu estilo. Do mais aventureiro ao turismo religioso, são muitos os pontos turísticos de Portugal para visitar.

A vantagem é que o país, que só tem fronteira com Espanha e o Oceano Atlântico, é relativamente pequeno e fácil de conhecer.

Acompanhe abaixo os links para todos os posts sobre Portugal as dicas de viagem para fazer turismo, desde na sua capital Lisboa até outras cidades do mapa! Se prepare para fazer as malas, ora pois.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Mapa turístico de Portugal

tudo sobre portugal
Mapa de Portugal. Foto: Trinaliv, via Wikipedia Commons.
  • Capital: Lisboa
  • Cidade mais populosa: Lisboa
  • Língua oficial: Português
  • Governo: República constitucional unitária semi presidencialista
  • Área  Total: 92 256 km²
  • Fronteira: Espanha
  • População: 10 295 909 hab.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Clima: Mediterrânico e Oceânico

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Portugal »

 

Turismo em portugal para brasileiros

Talvez pela proximidade do idioma – digo proximidade porque o português que falamos no Brasil é bem diferente do português falado em Portugal – para muitos viajantes brasileiros.

A capital Lisboa é a porta de entrada da Europa. Mas, o país é mais do que uma entrada, Portugal é um lugar lindíssimo e que merece toda a atenção dos viajantes, não importa se é mochileiro ou aquele que prefere luxo.

Só para te deixar com vontade de fazer as malas, indico os artigos sobre o mapa de Portugal, além do post que dou mais detalhes das cidades mais bonitas de Portugal.

Esses destinos geralmente possuem os pontos turísticos de Portugal como monumentos, palácios e castelos. É bacana ainda conhecer os 11 melhores passeios em Portugal e descobrir tudo sobre a gastronomia portuguesa.

Leia também o post e saiba tudo sobre turismo em Portugal como as curiosidades lusitanas.

Lisboa em Portugal
Lisboa.

Independente da sua escolha de roteiro em Portugal, se você é daqueles viajantes que ama viajar de carro, dirigindo pelas estradas do país, o artigo sobre o aluguel de carro em Portugal, é para você.

Por fim, você deve ver as dicas de viagem para Portugalconhecer quais são os eventos e feriados portuguesesalém dos melhores hotéis em Portugal É sempre bom ler um geral sobre o país antes de embarcar.

Outro assunto importante na hora de embarcar para Europa é saber qual moeda levar para Portugal. Existem dúvidas comuns dos brasileiros sobre se é melhor trocar o dinheiro antes ou no destino e como economizar com as taxas. Esse artigo vai esclarecer tudo para você.

Sobre o clima e a melhor época para viajar em Portugal você confere neste post linkado e para viajar com mais tranquilidade é importante descobrir  como usar a internet em Portugal, com dicas de chips locais e internacionais.

Cidades de Portugal
Praça do Comércio, em Lisboa.

Recomendo ainda que você leia o artigo roteiro de carro por Portugal, com dicas de destinos e rotas imperdíveis para aproveitar o país.

 

Morar, trabalhar e estudar em Portugal

morar em portugal
Muitos viajantes querem morar ou estudar em Portugal.

Portugal tem sido um país muito procurado por brasileiros não só para fazer turismo, mas também como o novo endereço. Graças à qualidade de vida, segurança e belas paisagens, o país recebe cada dia mais novos moradores. Para ajudar esse público, este blog tem um especial incrível com dados, informações, infográficos e mapas.

Veja quais são as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal. Ademais é possível conferir qual é o custo de vida em Portugal com preços atualizados de aluguel, transporte, alimentação, saúde e educação.

Outro artigo imperdível para quem sonha em viver em Portugal é como procurar emprego em Portugal e o mais importante: vale a pena morar em Portugal?

Estudar em Portugal
Centro histórico de Lisboa

De forma prática, neste outro artigo, você descobre como abrir conta em banco de Portugal morando ainda no Brasil,  e no próximo quais são os tipos de vistos disponíveis para brasileiros: residência, trabalho, estudante ou turismo? Além de dicas práticas de Portugal para quem quer se mudar.

Quem pretende morar em Portugal de forma temporária, somente enquanto realiza algum curso, há um artigo completo sobre estudar em Portugal, com dicas de cursos disponíveis e preços de cada um.

 

O que fazer em Portugal?

Fazer uma viagem a Portugal será incrível e certamente irá lhe proporcionará várias opções de visitação, que vão desde palácios e castelos até mosteiros fantásticos.

Confere o vídeo produzido pelo site oficial de turismo de Portugal:

 

Lisboa

Tudo sobre portugal
Torre de Belém em Portugal.

Lisboa é a capital e maior cidade de Portugal e, provavelmente, a cidade mais conhecida do país. Mas, oficialmente, a capital é Coimbra, onde a corte portuguesa morou até 1255. Embora Dom Afonso III tenha mudado a corte e, em consequência, a capital para Lisboa isso não foi feito oficialmente.

Apesar do imbróglio curioso, todos consideram que a capital é Lisboa que, inclusive é uma cidade que vale super a pena conhecer.

Os principais pontos turísticos de Lisboa, como a Praça do Comércio, Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos são aqueles lugares que não podem faltar em nenhum roteiro pela cidade.

Em passeios ao Parque e Palácio da Pena ou um Cruzeiro pelo Rio Tejo é possível que você faça com guia e sem pegar fila.

Para organizar o seu roteiro, veja dicas de transporte para ir do aeroporto de Lisboa para o centro. E, se tiver tempo, estique seu roteiro para cidades perto de Lisboa como Sintra, Peniche e Cascais, que valem muito a visita. Abaixo encontre todos os posts sobre Lisboa do blog:

Leia todos os posts sobre Lisboa aqui

 

Porto

viajar para portugal
Cidade do Porto em Portugal.

Sem dúvidas, Lisboa e as cidades nos seus arredores são a região de Portugal mais visitada e procurada. Mas saiba que não é a única região interessante. Pelo contrário, Porto (em breve) é outra cidade super importante de Portugal, que fica bem ao norte.

Os principais pontos turísticos da cidade do Porto é a Ponte Dom Luís I e atravessar o Rio Douro pela ponte lhe permitirá observar um dos lugares turísticos mais lindos de Porto!

Mas há muito mais o que fazer em Porto, não é a toa que a cidade é muito visitada por turistas do mundo todo.

Além disso, para se organizar você procure os melhores bairros e hotéis para se hospedar no Porto e fazer para sair do aeroporto de Porto ao centro: transporte público, táxi ou carro? O metrô é um dos melhores transportes públicos para o turista em Porto, ele pode te levar as principais atrações da cidade.

 

Braga

região turistica de portugal
Cidade de Braga.

Braga (em breve) é a principal cidade turística da região do Minho, no norte de Portugal. Está localizada a apenas 1 hora de Porto, o que faz com que Braga seja o próximo destino de turismo daqueles que visitam a cidade de Porto.

Os pontos turísticos de Braga proporcionam contato com construções históricas, acompanhadas de lindos jardins, num clima leve e jovem.

O Centro Histórico de Braga abriga muitos pontos turísticos e possibilidades para quem procura o que fazer na região, para curtir em apenas 1 ou 2 dias de viagem. O deslocamento entre um lugar e outro no local seja rápido, além de proporcionar um turismo cheio imersão e sensações da cidade.

As opções de hospedagem se concentram, principalmente, no Centro Histórico de Braga. Há desde acomodações simples e econômicas até as mais luxuosas, que por conseguinte agradam todos os perfis de viajantes e suas necessidades.

A região também apresenta gastronomia tradicional portuguesa, muita história da época medieval e dezenas de passeios guiados para você não perder nenhum detalhe.

Caso você tenha um dia a mais na cidade ou deseje conhecer um pouco mais do Norte de Portugal. Pode conhecer as cidades de Guimarães e Barcelos.

 

Setúbal

onde ir em portugal
Setubal.

Os principais pontos turísticos de Setúbal(em breve) são, sem dúvida, as belíssimas praias da Serra da Arrábida e as tradicionais vinícolas da região.

Mas, além disso, o seu roteiro em Setúbal pode incluir passeios históricos em museus regionais e experiências gastronômicas em um dos melhores mercados de peixe do mundo!

Conhecendo os pontos turísticos de Setúbal você poderá escolher o que fazer em Setúbal em 1 dia ou mais de viagem, assim como criar um bom roteiro e onde ficar em Setúbal para conhecer belos pontos turísticos como a praia grande.

O distrito de Setúbal não possui aeroporto próprio, neste post, portanto você pode chegar a partir do aeroporto internacional de Lisboa ou Aeroporto Humberto Delgado.

Setúbal, tem uma excelente estrutura de bons hotéis e restaurantes.

Para se deslocar facilmente na cidade, depende da época do ano que vai visitar Setúbal. No inverno, o acesso pode ser um pouco mais desafiador,  mas no verão o transporte público vai funcionar perfeitamente para você.

Se quer opções do que fazer à noite em Setúbal, vai encontrar bares e esplanadas tranquilas, que funcionam com música ao vivo ou música ambiente, mas que não são grandes casas noturnas.

 

Faro (Algarve)

praias de portugal
Algarve em Portugal.

Faro (em breve)  é uma das principais cidades da região do Algarve, no sul do país. É mundialmente conhecida pela sua tranquilidade, além de estar localizada em uma região famosa por ser um dos melhores lugares do mundo para se envelhecer.

A cidade de Faro é perfeita para todos os tipos de viajantes, desde os jovens que vão estudar na Universidade do Algarve (e participam das várias festas universitárias), aos casais em viagem romântica, aos que curtem turismo náutico e também aqueles que procuram uma cidade com construções históricas.

Por ser  tranquila e relativamente pequena, é bastante fácil organizar e planejar um roteiro nessa cidade. Recomendamos um roteiro de até 3 dias na região.

A cidade é acolhedora, conta com diversos tours guiados e excursões imperdíveis

As praias de Faro são muito bonitas e, por isso, são tidas como cartões-postais da região do Algarve, ao sul de Portugal.

verão em portugal
Uma da praias de Faro.

Albufeira é um dos lugares perto de Faro para visitar, um município de 40 mil habitantes com atmosfera mais relaxante impossível. A forma como o sol passeia sobre a cidade, os reflexos da luz nas casinhas brancas, as ruas estreitas. Tudo é bonito, inspirador e romântico. Soube depois que o seu padrão estético é garantido por lei.

Sem dúvidas, a região de Algarve, no extremo sul do país, é uma das mais procuradas por aqueles que sabem o que o litoral português nos reserva. Entre tantos lugares paradisíacos.

Graças à localização privilegiada, as temperaturas nos meses de abril, maio e junho permitem uma ótima viagem para aproveitar o calor em Lagos, por exemplo; já em outubro, apesar de a temperatura diminuir, o clima ainda é agradável e os preços melhoram bastante.

O Algarve no inverno também é muito convidativo, ao contrário do que se pode imaginar em um primeiro momento.

Isso porque a região não é apenas rica em praias, mas em cultura, gastronomia e muitos outros atrativos!

 

Outras regiões de turismo em Portugal

o que conhecer em portugal
Aveiro em Portugal.

Mas nem só de litoral e portos vive o turismo em Portugal. Para você ter uma ideia, dá para fazer roteiros pelas regiões turísticas de Aveiro, Sintra, Coimbra, Peniche, Ilha da Madeira, Nazaré e Óbidos.

Aveiro em Portugal é conhecida como a cidade dos canais. Está situada numa região conhecida como Ria de Aveiro. O destino é cobiçado tanto para morar como para passear, ainda mais que os pontos turísticos de Aveiro são incríveis.

A cidade de Aveiro desponta como um dos lugares mais interessantes de Portugal para ser visitado.

Não só por isso, pois todo o seu conjunto arquitetônico, bem como as inúmeras opções de roteiro da região que contemplam rotas de bicicleta, pesca, familiares, bem-estar, desportos náuticos, até mesmo a prática de birdwatching fazem do pequeno município de 75mil habitantes um imperdível destino português.

viagem a portugl
Palácio da Pena.

Sintra te fará se sentir na verdadeira Portugal. A cidade também é famosa por seus castelos, palácios, parques, paisagens e museus.

Um  ponto positivo de visitar Sintra é a localização, já que a cidade fica na região norte do país e próxima de Lisboa. Assim dá para chegar de carro, trem (comboio) ou ônibus (autocarro).

O Parque e Palácio da Pena, é uma parada obrigatória não apenas por sua importância científica, como também pelo sossego do passeio. O projeto paisagístico integra diversos jardins históricos em quase 85 hectares.

Outra cidade que você pode visitar que também fica mais próxima de Lisboa é Viana do Castelo.

viajar por portugal
Coimbra.

Coimbra é localizada na região central do país, próxima de Aveiro, Figueira da Foz, Tomar, Fátima, Nazaré e Serra da Estrela, esta cidade possui muita história e tradição. Coimbra é uma das principais cidades de Portugal.

Ela guarda memórias, abriga estudantes do mundo todo, oferece turismo e lazer para todos os estilos de viajante e com certeza irá fisgar sua atenção em algum dos principais pontos turísticos da cidade.

A Universidade de Coimbra é o principal ponto turísticos da cidade, além da visitação ao Mosteiro e Igreja de Santa Cruz.

A Sé Velha de Coimbra é outro destino que você deve incluir no seu roteiro. Ela foi construída em 1139, por Afonso Henriques. Esta catedral parece um castelo e tem a estrutura praticamente intacta.

Você pode chegar a Coimbra vindo de trem de Lisboa ou de carro estando na cidade de Porto.

lugares imperdíveis em portugal
Fortaleza de Peniche em Portugal.

Peniche é uma praia de surf em Portugal há 1h30 de Lisboa muito apreciada por seus supertubos. Não é para menos, é a melhor onda tubular da Europa, sendo conhecida mundialmente como o Pipeline Europeu.

A pequena cidade litorânea é bem simpática, principalmente no verão, e dá para passear bastante a pé para ver suas belezas como a Fortaleza de Peniche. E ainda, você pode fazer um passeio imperdível é pegar o barco que vai até as Ilhas Berlengas.

A reserva natural das Berlengas é composta por três pequenas ilhas a 15 quilômetros da costa de Peniche. A área é protegida desde 1465.

Portanto, ainda tem uma beleza, meio selvagem, para ser vista. Além das praias lindas de água super cristalina e clara, é possível avistar vários pássaros diferentes. Imperdível!

dicas de portugal
Ilha da Madeira.

Outra ilha bem famosa para fazer turismo em Portugal é a Ilha da Madeira. Na verdade, é um território que faz parte de Portugal, mas não pense que é pertinho.

Fica mais próximo do Marrocos, mas bem distante de tudo. Portanto, para chegar é preciso pegar um avião em Lisboa. Certamente, vale a viagem.

pontos de interesse em portugal
Nazaré.

Nazaré é uma vila de pescadores na costa de Portugal a pouco mais de 120 km a norte da capital do país, Lisboa.

A cidade, famosa principalmente por receber uma etapa do campeonato de surf de ondas gigantes, impressiona por suas belezas naturais e, claro, a força e poder de suas ondas.

dicas de atração em portugal
Óbidos.

Óbidos é uma pequena vila medieval e super histórica no centro de Portugal e é cercada por uma muralha que se liga ao castelo da cidade.

As muralhas de Óbidos são, inclusive, consideras uma das Sete Maravilhas do país e um dos monumentos mais relevantes do patrimônio arquitetônico português.

Inclusive é possível fazer um roteiro em Nazaré e Óbidos. As duas cidades ficam no centro do país a cerca de 2 horas de carro da capital, podem ser conhecidas em apenas um dia, fazendo um bate-volta saindo de Lisboa.

Existe também a Serra da Estrela caso você queira aproveitar o inverno em Portugal. Para os dias de verão as melhores atrações do Vale do Rio D´Ouro.

E se o assunto é turismo religioso, Portugal também sedia um importante destino de fé. É o Santuário de Fátima. No post há fotos, mapa e o que ver no local.

Mesmo que não tenha disponibilidade para visitar o sul de Portugal, você ainda pode conhecer praias lindas, como a península de Tróia. Fica próximo à cidade de Setúbal, ou seja, não muito distante de Lisboa. Confira o artigo sobre o que fazer em Tróia e entenda porque é uma das  praias mais bonitas de Portugal.

 

Faça turismo em Portugal

O turismo em Portugal é algo que todo brasileiro deveria fazer pelo menos uma vez por conta do idioma, proximidade, cultura, belezas naturais, pela gastronomia saborosa e muito mais.

Você já fez turismo em Portugal? Qual lugar gostou mais de visitar ou ainda sonha em conhecer? Deixe sua dúvida ou dica para quem está procurando saber tudo sobre Portugal 😉

Até + !!!

 

:
Portugal

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Portugal
Algarve
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Aveiro
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Braga
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Coimbra
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Faro
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Fátima
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Lisboa
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Nazaré
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Óbidos
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Peniche
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Porto
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Serra da Estrela
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Setúbal
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Sintra
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Vale do Rio Douro
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Portugal
Viana do Castelo
conhecer destinos >
Background Tickets
Portugal

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Sydney Sabedot

    Site com excelentes informações! Pesquisei sobre Portugal e encontrei tudo que desejava, com informações objetivas, diretas, mas muito importantes para o viajante. Parabéns aos administradores!