Início / Europa / Portugal / Feriados em Portugal: eventos e festas mais tradicionais do país

Feriados em Portugal: eventos e festas mais tradicionais do país

Quando o assunto são os feriados em Portugal não há aqui grandes festividades e feriados como acontece no Brasil.  Há, claro, feriados católicos, a Festa de Ano Novo e outros relativos à independência do país. Por outro lado, aqui não há carnavais superconcorridos, ou mesmo uma festa do ano que gere afluência tumultuada de turistas.

Portugal já é um país essencialmente turístico, por isso, as grandes diferenças de excesso ou não de pessoas se dá por estações. No verão, os hotéis e resorts são mas concorridos e no inverno é o contrário.

Mas, isso não é uma verdade absoluta em termos de turismo em Portugal. Há lugares em que o inverno é a estação atrativa e, por lógica, é de lotação mais alta no frio e mais baixa no verão. Por isso, se você pretende organizar um roteiro tentando driblar momentos em que a estadia e a alimentação são mais caras por conta do número alto de turistas, as dicas que vou te dar sobre Portugal serão certamente preciosas.

Planeje sua viagem => Ofertas dos melhores hotéis em Portugal

Precisa fazer seguro viagem para Portugal?

 

Há feriados em Portugal?

Eventos em Portugal
Arco Triunfal em Lisboa | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Sim, há feriados em Portugal. Porém, nem todas eles carregam em si um potencial muito grande de mexer com os preços de hotelaria ou restaurantes. A maioria das festas em Portugal são locais, ou seja, representam a festividade de uma determinada aldeia ou cidade. Não há festas em Portugal como um St. Patrick’s Day, por exemplo.

Ressalvadas as maiores festividades conhecidas, relativas aos santos populares, ou mesmo as celebrações universais, aqui em Portugal não há um dia específico em que as pessoas se reúnam em determinado lugar por evento específico.

O que há em Portugal é o fenômeno do turismo para todo lado, que faz do país um lugar turístico de norte a sul em qualquer época do ano, exceto nos períodos de baixa temporada. Pensando nisso, descubra quando ir para Portugal: melhor época, clima e fuso.

Imperdível => Melhores passeios de Portugal

 

Conheça alguns feriados em Portugal

Festividades de final de ano

Feriados em Portugal
Natal em Porto | Foto: Josep Renalias, via Wikimedia Commons.

Bem, como eu já disse em Portugal não há nenhum evento muito específico que modifique a taxa de ocupação hoteleira de forma brusca de uma determinada data específica.

O que ocorre é muito semelhante ao que se dá em outros lugares do mundo em celebrações universais. Nas festividades de final de ano, por exemplo, Portugal se depara com aquela afluência típica dessa época. Ou seja, a rede hoteleira registra aumento, mas não um aumento que torne a vinda para cá inviável.

Diferentemente de Paris em dezembro, por exemplo, não há uma busca aguerrida para a passagem de ano em Lisboa. Há um fluxo maior, sim há, mas nada que torne modifique o padrão da época dessas festividades que é de baixa temporada.

Embora os preços de hotéis não sejam os mais altos do ano, por uma questão de fluxo de viajantes em toda a Europa, essa época pode se tornar dispendiosa para quem pretenda passear por aqui vindo de avião.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Entenda => Qual moeda levar para Portugal?

 

Festas dos Santos Populares

Em Lisboa, na passagem do dia 12 para o dia 13 de junho é celebrada a Festa de Santo Antônio. Uma das celebrações mais icônicas do povo português. Nessa época, a cidade de Lisboa se cobre de enfeites e luzes por suas ruas e praças.

Como é uma festividade na cidade mais visitada de Portugal essa não é certamente a melhor hora de se visitar a cidade. Além da razão das festividades de Santo Antônio, há também o fator temporada. Nessa época o país inteiro está saindo do inverno e se aproximando da primavera, é a época em que os preços começam a subir.

No Porto. acontece a mesma coisa. Contudo, o santo que lá celebram é São João Batista. Ou seja, entre os dias 23 e 24 de junho a cidade está em festa e pelas mesmas razões de Lisboa o turista pode encontrar preços menos atrativos em hotéis. Mas, caso você esteja decido a ir nessa época, conheça bons hotéis em Porto, Portugal.

Mais => Dicas de ouro para quem está embarcando para Portugal

 

Dia de Portugal

Eventos que acontecem nos feriados em Portugal
Estátua de Camões, em Lisboa | Foto: Luca Galuzzi, via Wikimedia Commons.

Todo ano, no dia 10 de junho, data da morte do autor português Luís de Camões, é comemorado o Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa. Uma curiosidade sobre o feriado é que foi escolhida a data da morte do escritor, uma vez que a data de nascimento dele é desconhecida. Esse feriado é um dia para homenagear Camões, mas também para o dia da “raça” portuguesa.

A comemoração acontece, a cada ano, em um lugar diferente, com solenidade, içamento de bandeira e apresentações musicais. A população se reúne para estudar e ler os escritos de Camões.

Países que foram colônia portuguesa, como o Brasil, e outros que possuem grande comunidade de imigrantes e descendentes de portugueses, como os Estados Unidos, também costumam comemorar a data com dança típica do país lusitano e muita comida portuguesa.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Economia => Quanto custa usar internet na Europa?

 

Carnaval

O que fazer em Portugal no feriado
Carnaval na aldeia de Podence | Foto: Rosino, via Wikimedia Commons.

Como citei acima, não há festa de Carnaval superconcorrida em Portugal. Inclusive, a data é um feriado facultativo, ou seja, as cidades podem optar por parar neste dia. Há festas com desfiles e bloquinhos, mas em menor proporção, quando comparado ao Brasil.

Torres Vedras, Loures e as ilhas da Madeira e dos Açores costumam realizar atividades na data. Torres de Vedras, por exemplo, é considerada a Olinda portuguesa por conta dos bonecos gigantes. Já a Ilha da Madeira, tem mais o estilo carioca, com desfiles de fantasias e carros alegóricos.

Descubra => Curiosidades de Portugal

 

Outras festividades

Feriados e eventos em Portgual
Semana Santa em Braga | Foto: José Gonçalves, via Wikimedia Commons.

Além das festas dos Santos em Portugal, em cada pequena localidade há um momento no ano em que se celebra algo. São festas como feiras medievais, comemorações religiosas ou até celebrações tradicionais que manifestam o jeito do povo português festejar.

Umas são mais famosas que outras. No entanto, não são empecilhos que limitem a visita turística com pretexto de aumento de valores de hospedagem ou custos de viagem.

Outro feriado português é o Dia da Liberdade, em 25 de abril, para celebrar a deposição do regime ditatorial em 1974 e, em consequência, a democracia no país em 1976. A data também é conhecida como Revolução do Cravos, uma vez que a população colocou cravos nas armas dos policiais. Nesse dia, costuma ser realizado um desfile, museus abertos e até queima de fogos.

Fora esses específicos, no país são celebradas datas como Sexta-feira Santa e Páscoa, Dia de Todos os Santos, Corpus-Christi.

Mesmo feriados religiosos, como Semana Santa ou feriados nacionais, como o Dia da Liberdade, por si só não costumam atrair turistas.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Por isso, se você pensa em evitar períodos mais tumultuados ou com fluxo maior de pessoas, basta evitar aquelas datas mais gerais, Réveillon e Natal, que faz oscilar um pouco a baixa temporada que começa em dezembro e vai até fevereiro. Ou evitar também as festas populares em Lisboa e Porto.

Dica => Cidades mais bonitas de Portugal para visitar

 

Feriados em Portugal: vale a pena a visita?

Festividades em Portugal
Amarante, em Portugal | Foto: Edgar Jiménez, via Wikimedia Commons.

Por ser um lugar muito versátil, Portugal pode ser visitado em qualquer época do ano, inclusive nos feriados, caso o tema do evento seja de seu interesse.

Este pequeno país tem de tudo, desde praias paradisíacas até estações de esqui, monumentos históricos recentes e milenares, fortalezas e castelos, igrejas mosteiros. Tudo isso e mais um pouco faz dele um lugar incrível em qualquer momento do ano.

Por exemplo, você pode esquiar na Serra da Estrela em Portugal, ou simplesmente se esbaldar nas praias mais bonitas do Algarve. Para quem curte os vinhos, nada melhor do que uma visita ao Vale do Rio Douro, perto de Porto.

Assim, considerando uma ou outra época que deixam as coisas mais caras conforme falei anteriormente, buscar o lugar e a hora perfeita de fazer a sua viagem não é tão difícil.

É verdade que as festividades locais podem ser momentos únicos de contato com a cultura do país, como ocorre com as festas dos Santos Populares, no mês de junho. Nelas, se derramam nas ruas das duas cidades ícones de Portugal torrentes de cultura e vida portuguesa.

É verdade também que em alguns feriados ou festividades podem se passar pelo infortúnio de encontrar lugares fechados, quando não preços inesperados ou mesmo lotação em hotéis ou pousadas.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário sobre qual feriado português que é seu preferido. Você também pode nos sugerir um tema que gostaria de ver aqui no blog.

 

Leia mais sobre Portugal:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *