Precisa fazer seguro viagem para Portugal?

por Fernando José

Precisa fazer seguro viagem para Portugal?

A preocupação com seguro viagem para Portugal é algo corriqueiro, mas que deixa muita gente confusa. Isso se dá pela quantidade de informações que hoje são disponibilizadas na internet, uma vez que ainda são insuficientes para tirar as dúvidas.

Muita gente, inclusive, tem confundido seguro viagem com o PB4, que é o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) para viagens ao país. Mas, são dois documentos bem distintos.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o PB4 é um certificado de direito à assistência médica. Ele dá ao brasileiro a possibilidade de ser atendido na rede pública dos países que tem acordo com o Brasil da mesma forma que um cidadão local.

É o que ocorre em Portugal, onde o brasileiro amparado pelo PB4 tem os mesmos direitos de ser atendido pelo sistema de saúde que um português. Mas, conforme mostrarei adiante o PB4 não atende a todas as situações que um seguro viagem. Por isso e por outras razões não deve ser compreendido como substituto de um seguro viagem.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Portugal

Como usar internet em Portugal »

 

Seguro viagem para Portugal é obrigatório?

Regras seguro viagem para Portugal
Acordo de Schengen determina regras sobre seguro saúde para estrangeiros.

A resposta é sim, pois Portugal faz parte do espaço Schengen, uma região que inclui um grupo de países da Europa, com uma legislação específica sobre entrada de estrangeiros.

De acordo com o Acordo Schengen, é obrigatória a posse de seguro viagem na Europa quando da entrada em qualquer estrangeiro no território de qualquer um dos Estados-Membros do espaço.

A legislação portuguesa, inclusive, prevê essa obrigatoriedade de seguro que seja capaz de cobrir despesas médicas, inclusive assistência urgente, bem como uma eventual necessidade de repatriamento. Essa obrigatoriedade inclui tanto os vistos de curta duração (90 dias) quanto os de longa duração (mais de 90 dias).

SIMULE AQUI o seguro viagem para Portugal »

 

PB4 ou seguro viagem?

Importância seguro viagem para Portugal
Certificado de Direito à Assistência Médica, ou PB4, é outro importante documento.

Certamente os dois! Há uma pequena confusão feita entre o PB4 e o seguro viagem. Vale esclarecer que, de acordo com o próprio Ministério da Saúde do Brasil, o PB4 não é equivalente a um seguro viagem. Saiba mais sobre o Certificado de Direito à Assistência Médica.

Essa confusãozinha se dá pelo fato de em alguns tipos de vistos os consulados portugueses permutarem o seguro médico internacional de viagem pelo PB4. Essa permuta dá uma ideia errônea de que o PB4 substitui um seguro viagem, o que não é verdade.

Sendo o PB4 um certificado de atendimento médico, ele tão somente salvaguarda os turistas ou até mesmo os residentes quando o assunto é atendimento médico, só. Contudo, não cobre todas as despesas de saúde que uma pessoa venha a ter durante a sua estada em Portugal. Isso porque o Sistema Nacional de Saúde de Portugal não é totalmente subsidiado pelo Estado.

Em vários casos há a necessidade de o paciente ser obrigado a pagar despesas médicas como consultas, exames. Muito embora, tais despesas sejam consideravelmente baixas, é sensato considerar outros gastos como a possibilidade de internamentos ou, em casos mais urgentes, até mesmo cirurgias. Todos esses procedimentos têm custos e somente uma parte são cobertos pelo Estado.

Por isso, ter o PB4 e um seguro viagem é o melhor dos mundos para quem pretende viajar para Portugal. Outras razões que justificam ter o Certificado de Assistência Médica (PB4) e um Seguro Viagem serão tratadas mais à frente.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Agende => Passeios em Portugal

 

Quanto custa o seguro viagem para Portugal?

Dicas sobre seguro viagem para Portugal
Cotação com os melhores preços de seguro viagem para Portugal.

Vista à obrigatoriedade e necessidade de se ter um seguro para ir a Portugal é hora de ver quanto isso custa. Quando o assunto é viajar bem, sem se preocupar com nada, inclusive com a saúde, uma boa escolha é o que realmente importa. No entanto, quem não gosta de ter bons serviços por preços justos?

Considerando uma viagem de apenas 15 dias em Portugal, fiz uma simulação dos melhores preços de seguro para quem pretende turistar por aqui.

Como você pode observar acima, os preços são bastante atrativos e os valores das coberturas também. No site Seguros Promo você tem a opção de cotar os melhores seguros, comparar as coberturas e condições do serviço. Essa ferramenta que usei para cotação é seguramente a melhor disponível no mercado.

Caso você pretenda passar mais dias em Portugal e queira fazer uma cotação que atenda o período que passará aqui é só selecionar a data de saída e retorno ao Brasil e pronto, terá o seu orçamento.

Saiba mais => Tipos de visto para Portugal

 

Qual é a melhor cobertura para Portugal?

Seguro viagem para Portugal é obrigatório?
Ferramenta compara cobertura de cada operadora de seguro viagem.

Para entrada em Portugal é necessário que o viajante possua um seguro com um valor mínimo de € 30.000. Isso é o que regem as normas que do espaço Schengen para entrada de estrangeiros. Qualquer valor de cobertura acima disso será uma escolha do viajante que quer se sentir mais seguro longe de casa. Saiba mais sobre o Tratado de Schengen e quais países exigem seguro viagem.

Importa saber que as coberturas que ora simulamos já contemplam despesas médicas hospitalares. No entanto, é perspicaz saber quais outras coberturas que cada um dos seguros comportam. Isso só é possível fazendo uma comparação entre eles.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Na ferramenta “comparar” disponibilizada pelo Seguros Promo é possível ter essa facilidade de ver comparadas todas as semelhanças e diferenças entre as seguradoras.

Nesse sentido, é valioso considerar quais são as coberturas mais importantes e que não podem faltar numa viagem. Dentre elas, destaco as coberturas farmacêutica e odontológica. Essas duas mesmo para os portadores de PB4 não são cobertas senão por Seguro Viagem.

Ademais, além dessas coberturas, por questões legais, é importante que esteja coberta a possibilidade de repatriamento, ou mesmo a garantia de Viagem de Regresso.

Dentre os planos que simulei, acima está a comparação de algumas das coberturas.

Como funciona => Aluguel de carro em Portugal

 

Seguro viagem para Portugal é fundamental

Seguro viagem para Portugal qual o melhor
Na hora de viajar, é importante ter o seguro viagem.

Seja por questões de saúde ou até mesmo por razões que escapam nossa expectativa é sempre salutar ter um seguro de viagem. Procurar uma boa relação custo-benefício ajuda muito na hora da escolha, mas o importante mesmo é não ficar sem cobertura. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer numa viagem.

Eu sei que você viaja sempre esperando o melhor, mas se coisas desagradáveis acontecerem não lhe pegarão de surpresa. É para isso que seguro serve, para nos deixar tranquilos e podermos planejar nossas viagens sem preocupações. Afinal, a intenção de um passeio que é aproveitar os bons momentos.

Espero que as dicas que te passei ajudem a escolher um bom plano e fazer uma excelente viagem à Portugal. Esse país maravilhoso te espera de braços abertos e ternos.

Deixe o seu comentário sobre o que achou desse artigo. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só escrever.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Fernando José

ESCRITO POR

Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Laura Gomes

    Olá! Vou morar em Portugal por três anos para fazer faculdade e já tirei meu PB4 e vou fazer o seguro por um ano. Porém, queria saber se é necessário ou até recomendado, no seu ponto de vista, que eu tenha um seguro pelos três anos que estarei em Portugal ou se depois desse 1 ano eu posso apenas pagar pelas consultas normalmente, como um português. Muito obrigada!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Laura, O PB4 te dará o direito apenas de usar os serviços de saúde pública em Portugal, é diferente de um seguro viagem, bem mais completo. Entre das diferenças entre seguro viagem e o Certificado de Direito à Assistência Médica. Abraços