Quem come bacalhau em Portugal “percebes de imediato” que no Brasil o bacalhau norueguês é genérico! Portugal tem uma grande variedade de pratos típicos como peixes e mariscos. Mas, também, oferece deliciosos pratos de leitão assado e cabrito ao forno.
Comi atum fora da lata pela primeira vez em Portugal. É cortado em postas tipo o cação que consumimos no Brasil. Nos melhores restaurantes do Porto, oferecem com molhos para acompanhamento. No “apê”, eu fazia uma tostada de cada lado, regado ao azeite e sal. Como diz meu filho, “dá pra comer!”
Sou meio fresca com certas comidas e meio neurótica em alguns costumes. Não como joelho de porco ou rabada nem me pagando muito! Só tomo o leite no dia que foi aberto. Colocou na geladeira para consumir no dia seguinte, prefiro não tomar. Tenho a neurose que fica com gosto de geladeira.
Por que comecei a falar isso mesmo? Após pausa de alguns segundos lembrei-me. No primeiro Natal que passei em Portugal, fui convidada para a ceia de uma família. Serviram camarões enormes no prato, com a cabeça. O olhinho do camarão rolava pelo meu prato e aquilo me angustiava.
Minha cara era de paisagem com um leve sorriso. Eu cortava a cabeça do camarão e separava ao lado, mas o bendito olho desgrudava da cabeça e rolava pelo prato. Enfim, causei a impressão de só comer frutas e saladas. Fui convidada para um aniversário de uma criança dessa mesma família. Tinha umas frutas separadas na mesa para mim. Não pude ir ao aniversário, me contaram depois.
Planeje sua viagem => Dicas hotéis na Cidade do Porto
Seguro viagem necessário para a Europa »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
O melhor da culinária portuguesa: pastéis de Belém
Uma das marcas registradas da culinária portuguesa são os pastéis de Belém, encontrados somente em Belém, os de outros lugares são de nata. O pastel de Belém é meu escolhido, e não deixe de comer em sua viagem a Portugal. Adoro doces!
A gastronomia portuguesa é tão saborosa quanto a do Brasil. Usam muitos temperos para deixar os pratos ainda mais saborosos. Vou listar 10 pratos e comidas típicas portuguesas que você deve experimentar em sua viagem, e estão entre os pratos que os portugueses mais gostam de comer!
1) Bacalhau à Brás
Muito conhecido e super fácil de fazer. Refogue o bacalhau desfiado numa panela e misture cebola, salsa, azeitona e por último acrescente a batata palha. Nem todos os restaurantes adicionam a azeitona. Fico na dúvida se faz parte do prato ou não. Poderia você leitor, partindo para Portugal, perguntar num restaurante e me informar nos comentários. Obrigada!
Tentei fazer em casa, mas não “rolou”. Vale ressaltar que cozinho bem!
2) Cozido à Portuguesa
Saboroso e você deve provar. Até porque tem de tudo o que imaginar no prato. Frango, carne de vaca, carne de porco, chouriço, feijão, bacon, batata e muito mais. Lembre-se que sou nojentinha para comida. Ver uma coxa de frango com pele no prato sem dar uma leve tostadinha, ficou complicado.
Tirando a pele da coxa de frango, na maior elegância e num sufoco para não voar o frango para a mesa alheia ou para o chão, comi os “200” outros ingredientes lambendo quase o prato.
3) Sardinhas Assadas
As sardinhas são assadas inteiras na churrasqueira e servidas com batatas assadas. Fica uma casquinha crocante com o tempero. Tem aquele olhinho da sardinha tostado, mas é só cortar logo a cabeça e aproveitar o resto. Não sei como temperam. Regue com azeite e fica maravilhoso!
4) Bife à Portuguesa
A carne é temperada e dada uma rápida cozida com o vinho português. Depois de dourar a carne no azeite é acrescentado alho, louro, pimenta e sal. Este prato é conhecido em todo o país. Muito bom!
5) Caldo Verde
As sopas são uma tradição. No Shopping Colombo, em Lisboa, havia uma “soparia” que serviam vários tipos de sopas, inclusive o caldo verde. É feita com batata, cebola, rodelas de chouriço e a couve.
Escolhia-se a quantidade desejada para compra e podia dividir entre comer parte no shopping, e levar o restante para casa num potinho. Achei isso o máximo! Mas para variar “paguei mico”. Ao chegar no caixa, pagar e receber o potinho, informei à moça que não havia pedido para viagem. Ela me respondeu: “pois na próxima peças a porção menor e tu não levas nada à tua morada”.
Peguei bandeja com prato, potinho e sai agradecendo. Sempre que voltava à soparia pedia o potinho. Certa vez, a portuguesa que não se conteve: “então gostastes de levar à tua morada”. Dei um sorriso e fiquei quieta sem saber se era uma pergunta ou afirmação.
Dica: Prove qualquer sopa com a broa portuguesa, um tipo de pão que é uma mistura de milho e centeio. Primeira vez que vi um pão feito com farinha de milho sem a tonalidade amarelada. Mas se dizem que tem o milho é porque tens o milho! Assim como eu pedia pastel de Belém em qualquer café e me diziam “este cá és pastel de nata, pastel de Belém só em Belém”. Ok!
Lanço um desafio! Todos que forem a Portugal peçam pastel de Belém em qualquer cafeteria, que não seja a de Belém, e esperem a resposta. Se algum português te disser que é pastel de Belém ao invés de nata, registre! Peça para o “portuga” repetir, grave um áudio e tire uma foto sua com o “portuga”. Envie para nós aqui do “Quero Viajar Mais” e ganhará um abraço do Guilherme lá no litoral norte do Estado de São Paulo. Ou meu aqui de Portugal 🙂
Não deboche e nem reclame da premiação, pense que temos de ser menos consumistas e cultivar valores, tais como, respeito, afeto, carinho, entre tantos outros. Como diz Millôr “o humorismo é a quintessência da serenidade”.
6) Francesinha
Muito bom e simples. O pão é intercalado com muito queijo e fatias de “fiambre”, que é o presunto. Cobre tudo com molho e leva-se ao forno para aquecer e derreter o queijo. É um misto quente numa versão mais chique.
7) Cabrito Assado
O cabrito é uma carne bem consumida em Portugal. Não tive coragem de comer. Fora minhas frescuras, ainda vinha à minha cabeça as imagens da ovelha Choné. Deve ser porque o cabrito é um filhote. Junção da cabra e bode.
A ovelha Choné para começar nem é uma ovelha, é um carneiro, porque o personagem é macho. Enfim, o cabrito tem uma coloração escura e já havia comido no Brasil e não comi em Portugal. Mas é um prato típico do país.
Dica: Assistam aos desenhos da ovelha Choné! Um desenho didático e simpático que ensina alguns valores às crianças, que muitos adultos desconhecem.
8) Salame de Chocolate
Sugiro essa guloseima. É uma mistura de chocolate, bolacha, manteiga e ovos. Fazem essa mistura e modelam na forma de salame. Vendidos em todo o país, é um dos doces mais tradicionais de Portugal. Uma delícia!
9) Bolo Rei
É parecido com o panetone. Em quase todos os cafés são servidos e comprados nas pastelarias e redes de mercados, tais como Continente e Pingo Doce (slogan musical que penetra em seu cérebro e fica por toda a vida → “Pingo Doce venha cá”).
Aliás, o mercado Continente tinha, não sei se ainda existe, uma promoção muito boa. A cada compra acumulava-se um valor a um cartão. E podia usar quando quisesse. Como descontos em próximas compras ou para pagar um produto que tivesse o valor acumulado em seu cartão.
Faziam um tipo de cartão para colocar no chaveiro. Fiz compras que não paguei nada. Deu para disfarçar bem meu entusiasmo em fazer compra e não pagar nada porque o mercado tem o sistema de “auto caixa”. Você mesmo passa as compras pelo leitor de código de barras, embrulha suas compras e paga → que no meu caso foi nada! 🙂
10) Frango à jardineira
Sabe o que lembra esse prato? Só para você leitor ter uma ideia. O frango xadrez sem o shoyo. Acrescente batata, ervilha e cenoura. Mais ou menos isso.
Neste artigo você vai ver:
Pegue seus euros e gaste com a comilança!
Tinha a mania de levar a mala meio vazia para trazer “coisas” da viagem. Ou comprar malas novas durante a viagem para trazer as “coisas”. Nas atuais viagens não gasto com lembrancinha a parentes e nem trago nada para minha casa. Por quê? Vou dar um exemplo.
Numa viagem que fiz a Gramado comprava os vinhos e os tomava na pousada tarde da noite com amigos. O que vale duma viagem são os momentos que se vivencia lá. Não é possível trazer estes momentos para sua casa.
O mesmo vinho que tomei em Gramado com amigos, nunca terá o mesmo sabor se tomado na minha casa. O momento e as pessoas ao seu redor tornam o sabor do vinho único, porque, como diz Roberto Carlos, “e de grandes emoções eu vivi”.
Após nostalgia, quais restaurantes no Porto eu sugiro? Todos!
Mas vamos a uma lista já que comprar euro não está fácil para ninguém. Se estiver fácil, ofereço meus serviços de guia turístico sem credencial mas com sorrisos garantidos durante a viagem.
Em Portugal, também, todo restaurante costuma cobrar os 10% sobre os serviços de mesa. E acreditem, a grande maioria dos restaurantes fecham aos domingos.
Vale ressaltar que os vegetarianos “terão de andar mais um bocado se não desejas viver de omelete ou salada”.
Não farei comentários aos restaurantes, primeiramente, porque não conheço todos. São sugestões considerando o que ouvi dizer, amigo do amigo sugeriu. Infelizmente um dos restaurantes do Porto que fui, uma única vez com amigos, está fechado. Descobri ao pesquisar na internet. Era um restaurante muito agradável e requintado chamado Bull and Bear.
A minha descoberta me fez repensar as opiniões que damos a respeito disso e daquilo. Quantas pessoas estão envolvidas num fechamento de um restaurante e as consequências causadas pelo fechamento. Isso me entristeceu. Penso que temos de repensar os comentários que deixamos nesses sites de reservas que possam não ter moderação. Entendo que isso possa não ser o motivo do fechamento, visto a crise econômica mundial. Mas fica a dica para uma reflexão.
1) Zé Bota
2) A Tasquinha
3) Escondidinho
4) Rui Paula
5) DTonho
Encontrar cartazes com a melhor tripa, bifanas, moelas, iscas de fígado, bucho, rojões, entre outros nomes da culinária portuguesa, pode aparentar nada apetitoso, mas na verdade é! Lembre-se que as nomenclaturas mudam, mas a matéria prima é sempre a mesma. Os portugueses são verdadeiros nas características do seu produto. A salsicha de grandes marcas nem tanto.
Através do Google Mapas você conseguirá visualizar a localização do restaurante e visitar seu website. Alguns não possuem website como a Adega São Nicolau.
Aparências e a verdade triste e crua
Os portugueses não julgam as pessoas pelas roupas. Isso é uma observação importante a se fazer. Nunca me senti destratada por entrar de tênis onde haviam mulheres de salto e vestidos elegantíssimos. A educação é medida pelas atitudes.
Ainda triste pelo restaurante fechado. Tenho boas lembranças do lugar. Vou assistir um episódio da ovelha Choné para me animar.
Ok! Vou ser verdadeira. Então, se pronuncia “xoné” o nome da ovelha. Mas meu cérebro, por imposição de minha forte personalidade, registrou “cloné”. Quando faço indicações do desenho verbalmente, geralmente, as pessoas têm dificuldade de encontrar ou nunca encontram. Voltam a me perguntar e falo errado novamente. Decido emprestar um DVD. Me olham e dizem: “Me falou o nome errado!”. Respondo: “Jura?! Nem tinha percebido.”
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Eu sei que mentir é feio, mas costumo não evidenciar meus erros 🙂
Até a próxima !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Portugal
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Portugal? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Portugal para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Portugal. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Portugal, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Portugal. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem por Portugal, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios em Portugal
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Portugal, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet em Portugal
Ter um chip de celular em Portugal com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Portugal.
Seguro viagem em Portugal
Contratar um seguro viagem para Portugal é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *