Mapa dos 10 principais pontos turísticos de Porto, Portugal

Mapa dos 10 principais pontos turísticos de Porto, Portugal

O Porto é a segunda cidade portuguesa ao Rio Douro, com abundância de locais históricos, que relembram a era medieval e, por isso, uma das que mais recebe turistas em Portugal. Também, tem as lojas mais elegantes. Um mochileiro apenas observa a vitrine.

Um turista mais afortunado carrega as elegantes sacolas. Só a embalagem chama a atenção, então imagine o interior da loja. A cidade do Porto tirou vantagens das descobertas marítimas, e o comércio de vinhos é uma de suas melhores ofertas aos visitantes.

Minha primeira viagem ao Porto, com saída de Lisboa, pela estação de Santa Apolônia, foi de Comboio Alfa Pendular, um rede de trens que corta o país de norte a sul. Saímos bem cedo e depois de umas 3 horas estávamos no Porto.

Dicas => Hotéis bons e baratos em Porto

Seguro viagem barato para a Europa »

Viagem para Porto

Um casal de amigos e meu filho, eram minha companhia. Foi o turismo mais rápido que fiz em toda minha vida: apenas um dia. Desejava ver e fotografar tudo que meus olhos podiam enxergar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O Porto, em Portugal, é uma das cidades mais lindas do mundo, em minha opinião.

Estava num momento delicado de minha vida em relação a minha saúde. Fazia tratamento e aguardava cirurgia devido ao câncer, mas me esqueci de todos os meus problemas.

Exceto pela “mania” de dormir em qualquer lugar quando o cansaço batia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dormia em bancos, dormia encostada em monumentos, dormia apoiada nas mesas de um restaurante. O lenço na cabeça e a aparência evidente de minha situação de saúde, faziam com que as pessoas aceitassem tudo. E eu era só sorrisos!

CLIQUE AQUI para reservar os passeios mais famosos em Porto »

Principais pontos turísticos do Porto

  1. Ruas da Ribeira
  2. Ponte Dom Luís I
  3. Jardim do Palácio Cristal
  4. Igreja Santa Clara
  5. Igreja e Torre dos Clérigos
  6. Rio Douro
  7. Cais da Gaia
  8. Igreja de São Francisco
  9. Bairro da Sé

1) Ruas da Ribeira

Principais pontos turísticos do Porto

Com ruas estreitas que beiram o Rio Douro, a região conhecida como Ribeira mostra um povo que faz de tudo para ganhar a vida com o turismo. As roupas penduradas nas janelas, se não bem torcidas, pingavam sob minha cabeça.

Visite as ruas da Ribeira e faça contato com um povo trabalhador que adora contar histórias e vender seus produtos.

2) Ponte Dom Luís I

Pontos turísticos da cidade do Porto

Chegue ao alto da Ponte, um dos pontos turísticos mais visitados do Porto por meio do bondinho, a subida é maravilhosa. Atravessar o Rio Douro pela ponte lhe permitirá observar um dos lugares turísticos mais lindos de Porto e/ou do mundo. Use um tênis confortável, pois a caminhada é longa.

3) Jardim do Palácio Cristal e Museu Romântico

Pontos turísticos mais visitados do Porto
Jardins do Palácio de Cristal | Foto: Concierge.2C, via Wikimedia Commons.

A vista do jardim do palácio para a ponte Dom Luís I é sensacional. Infelizmente, não entrei no Museu Romântico, mas dormi, aconchegantemente, na grama do Palácio Cristal com o sol esquentando meu corpo.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Aliás, parece uma dádiva a quantidade de vezes que dormi em jardins de palácios. Nem de bike andei como muitas pessoas faziam, só dormi mesmo! Isso não me permitiu visitar o interior, por questões de horários. Mas posso afirmar que somente a paisagem valeu a pena.

Para conhecer essa e outras dezenas de atrações, basta adquirir o Porto Card, que ainda te permite utilizar livremente todas as linhas de metrô da cidade.

4) Igreja Santa Clara

Pontos de interesse em Porto, Portugal
Interior da Igreja de Santa Clara | Foto: António Amen, via Wikimedia Commons.

A simplicidade do exterior esconde o ouro interior. É um contraste enorme. Os detalhes de entalhamento do interior são impressionantes e de um bom gosto inigualável. Muito ouro do Brasil está espalhado pelas igrejas do Porto.

5) Igreja e Torre dos Clérigos

Atrações turísticas do Porto, em Portugal

A Torre é um símbolo da cidade do Porto com 75m de altura e, portanto, você deve essa que é uma das atrações turísticas do Porto. Foi a primeira igreja construída em Portugal com formatos arredondados.

6) Passeio de barco pelo Rio Douro

Lugares turísticos do Porto / Portugal

Com saída pelo Cais da Ribeira, fica diferenciada a sua visão das construções que beiram o rio. E não cometa o meu erro! Correr de um lado ao outro do barco para tirar fotos do pontos de interesse do Porto.

O barco passa próximo por um lado e volta próximo pelo outro.

Tour completo => Ônibus turístico, cruzeiro e tour pela adega em Porto

7) Cais da Gaia

Pontos turísticos mais visitados do Porto

Lugar turístico do Porto com boa comida e muitos vinhos. O Cais da Gaia é um local para amigos e fazer amizades, ideal para curtir a noite num dos barzinhos. Experimentei vinho do Porto somente no Brasil, mas um dia penso em voltar para ter o prazer de saboreá-lo com vistas ao Rio Douro num verão típico europeu.

8) Árvore de Jessé na Igreja de São Francisco

Pontos turísticos do Porto, em Portugal
Árvore de Jessé | Foto: Concierge.2C, via Wikimedia Commons.

A escultura foi feita para ensinar a bíblia aos analfabetos. A Igreja de São Francisco tem tanto ouro que seus olhos nem acreditam! Só no altar são mais de 200 quilos. Com o acompanhamento de um guia cadastrado, você ainda consegue visitar as catacumbas e outros tesouros da igreja.

Quais serão os tesouros? Mais ouro? Não fiz a visita guiada. Lembra? Isso tudo foi feito num único dia.

9) Bairro da Sé

Atrativos de Porto / Portugal

Ande por todas as ruas do bairro da Sé. São poucas, comparadas ao que temos no Brasil. Veja as joalherias na rua das Flores. A praça Almeida Garret tem uma diversidade arquitetônica impressionante. O terreiro da Sé com um deslumbrante panorama. A Avenida Dom Afonso Henriques que é uma avenida em continuidade da ponte Dom Luís I.

Conheça os atrativos de Porto

Dica: Ao sair do Porto pela estação de São Bento, que foi um antigo mosteiro, não se esqueça de olhar as paredes. Um dia você me conta o que achou, combinado?

Voltei tarde da noite a Lisboa dormindo, para variar, por todo o percurso do comboio. Despedimos eu e meu filho do casal de amigos e estes foram embora. Não morávamos próximo a estação de Santa Apolônia em Lisboa e, pelo horário haviam poucos táxis, por isso, uma boa dica é optar por alugar um carro em Portugal.

Tivemos de voltar a pé para casa. Lembro-me de dormir uns 2 dias seguidos depois desse passeio.

Mas faria tudo novamente! Venderia tudo e partiria para Portugal com todos os meus pertences em apenas duas malas.

Confira mais sobre essa cidade no vídeo feito pelo site oficial de turismo de Porto, sobre as belezas no país:

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Portugal

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Portugal? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Portugal para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Portugal. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Portugal, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Portugal. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem por Portugal, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Portugal

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Portugal, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Portugal

Ter um chip de celular em Portugal com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Portugal.

Seguro viagem em Portugal

Contratar um seguro viagem para Portugal é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Camila Barauna
    Olá Patricia! Adorei o seu post planejo conhecer Porto em Novembro deste ano e com certeza as suas dicas serão de grande valia. Muito obrigada por compartilhar conosco! Beijos
  2. Polly Batista
    Oi, Camila. Tudo bem?! Em nome da redação agradeço seus elogios e boa viagem!!!!
  3. Patricia Gujev
    Olá! Fico feliz que tenha adorado o post. A cidade do Porto é maravilhosa e partilhar minhas vivências por meio da escrita me faz reviver as lembranças. Abraços, Patricia Gujev
  4. Qual a próxima trip
    Adorei o post. Porto é uma cidade linda!!
Quero Viajar Mais