6 tipos de comidas típicas de Portugal: tudo sobre a gastronomia portuguesa

6 tipos de comidas típicas de Portugal: tudo sobre a gastronomia portuguesa

As comidas típicas de Portugal são um dos grandes atrativos do país. De fato, existem vários pratos servidos aqui que deixam qualquer turista de água na boca. Não por acaso, muitos dos menus da gastronomia portuguesa são semelhantes aos servidos no Brasil. Dentre tantas outras tradições, nós brasileiros carregamos muito da herança gastronômica de Portugal.

Algumas coisas é claro guardam uma certa diferença, mas geralmente dizem respeito aos nomes dos pratos e sua forma de preparo. Mas nada que com um pouco de tempo qualquer pessoa não venha a se acostumar com a culinária lusitana.

Eu, particularmente, gosto muito da culinária portuguesa, e noto que algumas diferenças também estão ligadas a questões geográficas. Os portugueses por terem uma costa gigantesca consomem bastante frutos do mar. Muito embora também faça parte da gastronomia portuguesa o porco, o pato e o coelho, além de outras iguarias que vamos falar mais à frente. Confira.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Quais são os pratos típicos de Portugal?

Comidas típicas de Portugal
Culinária de Portugal é um esmero.

Portugal apresenta uma das gastronomias mais ricas da Europa, com tantos pratos típicos que seriam quase impossível fazer uma lista num único artigo. Por isso, fiz preferi destacar as diferenças entre algumas comidas daqui versus as brasileiras, bem como tratei daquelas pratos mais famosos que são o selo da gastronomia portuguesa.

De qualquer forma, não deixarei de falar aqui das “mil e uma maneiras” de se preparar o bacalhau, das carnes tradicionais, dos menus mais exóticos e dos famosos doces conventuais portugueses.

Já vou logo avisando, esse artigo vai deixar você com muita fome… Preparado?

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Portugal »

 

Diferenças das comidas típicas de Portugal:

Comidas Típicas de Portugal: Alheiras
Comidas típicas de Portugal: Alheiras de Mirandela | Foto: Lichinga, via Wikipedia Commons.

Eu quis começar com esse tópico, pois logo ao chegar em Portugal percebi diferenças que ao serem assimiladas tornam a vida muito mais fácil no dia a dia.

Aqui, por exemplo, não há a linguiça calabresa que encontramos nos supermercados brasileiros. O mais próximo disso é o chouriço, mas que ainda é muito diferente no que diz respeito ao sabor, o que lembra é a aparência.

O chouriço é um embutido de carne e sangue de porco que leva sal, alho, pimentão, vinho branco. O chouriço vai muito bem assado com batatas ao forno.

Por outro lado, o que chamamos de presunto no Brasil aqui chamam de fiambre, pois o presunto português é produzido de forma quase artesanal e tem outro tipo de sabor e aparência bem diferente do brasileiro. Falando em diferenças, confira o artigo sobre o custo de vida em Portugal.

Ah! Aqui não dizem que essa ou aquela comida é defumada, para os portugueses é simplesmente “fumada”.

Uma espécie de linguiça muito procurada entre os pratos portugueses é a alheira. A mais famosa é a Alheira de Mirandela. Esse produto é uma espécie de embutido defumado que leva carnes de porco e aves, bem como, pão, azeite e temperos especiais.

Há outras mil diferenças, que por mais que eu tentasse não conseguiria colocar todas num único artigo.

Descubra => Como usar o WhatsApp na Europa?

 

1. Mil e um bacalhaus para experimentar

Comidas típicas de Portugal: Bacalhau
Comidas típicas de Portugal: Bacalhau Português | Foto: Shatabisha, via Wikimedia Commons.

Não há como escrever um artigo de culinária lusitana sem falar deles. Os bacalhaus daqui são únicos no mundo! Inegavelmente, o bacalhau está de tal forma entranhado na cultura portuguesa que é quase uma espécie de marca do país.

Se o post fosse dedicado somente ao bacalhau, nunca mais você terminaria de ler esse artigo. Pois, é famoso o bordão dito por aqui de que há “mil e uma maneiras” de se preparar o delicioso peixe de águas salgadas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Diferentemente da prática no Brasil, onde comumente esse fruto do mar é saboreado especialmente na semana santa. Por aqui, o bacalhau é servido o ano inteiro. Só para ilustrar fiz uma lista de alguns dos preparos do peixe, lá vai:

  • Bacalhau à Brás
  • Bacalhau Espiritual
  • Bacalhau Grelhado
  • Bacalhau Gomes de Sá
  • Bacalhau a Minhota
  • Bacalhau com Natas
  • Bacalhau a Lagareiro
  • Bacalhau a Zé do Pipo
  • Bacalhau à Enterro
  • Bacalhau à Lagareiro
  • Bacalhau com Couves a Soco
  • Bacalhau Ensalsado
  • Bacalhau à Florentina
  • Caldeirada de Bacalhau de Almeirim

Dos pratos acima, o inegavelmente mais famoso no território português é o Bacalhau à Brás. É um dos preparos mais simples e rápidos, além do peixe desfiado, leva batatas e ovos. A receita vai muito bem com manjericão. Vale a pena experimentar.

Saiba como => Comprar euro online

 

2. Cozido à portuguesa

Comidas típicas de Portugal: Cozido à Portuguesa
Comidas típicas de Portugal: Cozido à Portuguesa | Foto: Schnobby, via Wikimedia Commons.

Esse prato é muito parecido com os cozidos feitos no Nordeste brasileiro. As diferenças residem nos ingredientes, pois os portugueses usam além da carne de porco também o frango, além de um vegetal chamado “penca” ou “repolho pequeno”.

No que toca ao cozimento, o processo é quase o mesmo que o brasileiro, a diferença é que no cozido nordestino se faz o pirão com o molho do preparado e farinha de mandioca. Esse prato é bem popular, inclusive nas cidades mais baratas para morar em Portugal.

O Cozido à Portuguesa é muito bem servido com um bom vinho verde.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Descubra =>Food Tour em Lisboa

 

3. Feijoadas portuguesas

Então, a Feijoada que o brasileiro adora tem origens europeias, é isso mesmo. Muito embora tenhamos adotado como um prato nosso, há indícios muito antigos do preparo da feijoada fora do território brasileiro. Mas não faz mal, a nossa é inigualável.

Se você tem curiosidades a respeito das semelhanças e diferenças entre os países, confira dicas para morar em Portugal.

Em Portugal, há inúmeras feijoadas, todas elas são diferentes da forma de preparo da “Feijoada à Brasileira”. Por aqui as mais famosas são a Feijoada Portuguesa e a Feijoada à Transmontana, feitas com feijão branco e feijão vermelho, respectivamente.

Os dois pratos são à base de carne de porco, assim como a feijoada brasileira. No entanto, há outros tipos delas feitas com mariscos, chocos, camarões ou até mesmo carne de coelho.

Funchal => Vinho Madeira e Food Walking Tour

 

4. Pato, Coelho e Borrego

Comidas típicas de Portugal: Coelho ao Forno
Comidas típicas de Portugal: Coelho ao Forno | Foto: Pixbay, via Creative Commons.

Como falei anteriormente, a culinária portuguesa é bastante diversificada. Agradam ao paladar lusitano vários tipos de carnes e sabores que fazem daqui uma terra de delícias.

Saborear um Arroz de Pato, por exemplo, é daquelas coisas inevitáveis de serem experimentadas. Ou por que não degustar um apetitoso Coelho à Caçador, ou um Coelho à Moda de Palmela, ou, então, simplesmente assado no forno?

Além desses manjares são servidos tradicionalmente à mesa dos portugueses os seus tentadores borregos. Os borregos aqui são de origem ovina, ou seja, da família das ovelhas. Cabe destacar essa distinção, pois em algumas regiões do Brasil os borregos são denominados caprinos, ou seja, da família das cabras.

Em Portugal são inúmeras as denominações regionais da criação desse animal ao longo do seu território. Todas as espécies têm um sabor único e suas variações dão o tom de pratos muito peculiares.

Os mais conhecidos borregos são: Borrego da Beira, Borrego do Baixo Alentejo, Borrego de Montemor-o-Novo, Borrego do Nordeste Alentejano, Borrego Terrincho, Borrego Serra da Estrela, Borrego de Leite de Barroso.

As esplêndida carne dos borregos vai muito bem assada ao forno ou simplesmente guisada. O ensopado de borrego é certamente uma pedida que não decepciona qualquer viajante. Se você está de viagem marcada para as terras lusitanas, leia também qual moeda levar para Portugal.

Como funciona => Aluguel de carro em Portugal

 

5. Amêijoas, Marisco e Caracóis

Comidas típicas de Portugal Amêijoas à Bulhão Pato
Comidas típicas de Portugal: Amêijoas à Bulhão Pato | Foto: Ricardo, via Wikimedia Commons.

Alguns pratos mais exóticos deixam os mais curiosos espantados depois da prova. Como falei anteriormente, a culinária portuguesa é bastante diversificada. Aqui é possível comer um ano inteiro sem se repetir um prato.

Um quitute famoso e excêntrico que encanta o paladar é a Amêijoa. Trata-se de uma espécie de molusco muito cobiçada e apreciada. Um dos pratos mais populares entre os portugueses são as Amêijoas à Bulhão Pato, típico das regiões de Leiria, Lisboa e Setúbal.

Outro petisco que desperta paixões é o marisco. Das centenas de pratos possíveis de serem feitos com o fruto do mar, destaco o mais famoso deles pelas bandas de cá, o Arroz de Marisco. Esse prato foi classificado entre as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa no ano de 2011.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Por falar em maravilhas, confira o artigo com as regiões mais bonitas de Portugal.

Um tanto quanto extravagante, o último prato dessa seção, os Caracóis, é uma iguaria bastante comum nos restaurantes e bares lusitanos. Uma pequena frase exposta nas fachadas dos estabelecimentos faz quase um convite: “Há caracóis”.

Degustá-los é algo indescritível, e só quem os experimenta é capaz de narrar o feito. O modo de preparo mais comum é denominado Caracóis à Portuguesa e cai muito bem com uma boa cerveja gelada.

Como ter? => Internet em Portugal

 

6. Doces e sobremesas

Comidas típicas de Portugal: Pudim Abade de Picos
Comidas típicas de Portugal: Pudim Abade de Picos | Foto: Joseolgon, via Wikimedia Commons.

Se com os pratos principais é possível comer um ano todo sem repeti-los, o mesmo ocorre com as sobremesas e doces típicos. Há uns mil tipos de doces diferentes, mas o mais famoso deles e que ganhou o mundo foi o delicioso Pastel de Nata.

É possível encontrar unidades que vendem o pastel de nata em todo o país, como em Aveiro e Viana do Castelo.

Não há como visitar Portugal sem comê-lo, isso é quase um sacrilégio. Ele, porém não é a única doce delícia lusitana e se você não sofre de diabetes tem que experimentar também as Queijadas de Sintra, os Pastéis de Tentúgal e o Pudim Abade de Priscos.

Só em falar a água na boca fica repleta. Algo muito curioso é a relação entre os doces portugueses e as tradições religiosas locais. São dezenas de guloseimas batizados com nomes especiais, os chamados doces conventuais. Os mais conhecidos são a Barriga de Freira, os Papos de Anjo ou mesmo o Toucinho do Céu, mas não é só isso. Experimente comer os Alfinetes de Santa Clara ou os Queijinhos do céu.

 

 

Aproveite a gastronomia portuguesa

Comidas Típicas de Portugal: Vinho do Porto
Comidas típicas de Portugal: Vinho do Porto | Foto: Jon Sullivan, via Wikimedia Commons.

Com tantas opções de menu é preciso ter cuidado para não exagerar, muito embora isso seja uma tarefa muito difícil. Estar de dieta em Portugal é quase uma tortura, só com essa pequena lista de sabores que propus é possível engordar deveras.

Porém, se você passar do limite, não há nada que horas de academia não resolva.

Vale dizer também que, além das comidas típicas de Portugal, o país tem os melhores menus de vinhos do mundo e muitos dos pratos que falei anteriormente são bem acompanhados por quaisquer dos vinhos daqui. Desde os Vinhos do Porto até os Vinhos do Alentejo, qualquer escolha cairá bem. Seja ele tinto, rosê, branco ou verde.

Enfim, preciso fazer uma pausa para comer, pois esse assunto meu deu muita fome. Espero que você um possa provar todos os sabores da mesa portuguesa e se deleitar com excelentes pratos.

Deixe o seu comentário ou uma sugestão de um assunto que gostaria que eu falasse por aqui.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Fernando José

ESCRITO POR

Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *