Quando ir para Portugal: melhor época, clima e hora em Portugal

por Fernando José

Quando ir para Portugal: melhor época, clima e hora em Portugal

Uma dúvida que paira durante o planejamento de uma viagem é quando ir para Portugal. A resposta para essa pergunta depende da intenção da sua vinda para cá. A baixa temporada costuma ser mais barata, porém o clima do país muda muito dependendo da localização, bem como o fuso horário.

Já as temperaturas variam de norte a sul do país e as quatro estações do ano são bem definidas: muito vento e folhas caídas no outono; frio no inverno, e até mesmo temperaturas negativas ou neve; flores na primavera; e sol e calor no verão. Logo, descubra qual é a melhor época para visitar Portugal e programe-se.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Qual é a melhor época para visitar Portugal?

Quando ir para Portugal
Torre de Belém: árvores floridas na primavera.

Como disse anteriormente, para se dizer qual é a melhor época é necessário saber qual a intenção da sua visita a Portugal, na Europa. Aliado a isso, é também necessário conferir qual é a região que pretende ir. Para te ajudar, leia sobre as regiões mais bonitas de Portugal.

O país lusitano é um ótimo lugar para ser visitado o ano todo. Entretanto, as épocas mais frias geralmente têm preços mais baixos.

A variação de preços é mais perceptível nas regiões praieiras, como Algarve, por exemplo. Por falar nisso, veja um passeio de barco saindo de Portimão.

Como são muito concorridas no verão, pois Portugal é a “praia da Europa”, nos dias mais quentes, as praias do litoral central e sul ficam mais salgadas. Confira mais detalhes.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Portugal »

 

Qual é o clima de Portugal?

Qual é o clima de Portugal?
Algarve e seu litoral cobiçado.

O clima em Portugal é bastante distinto. No inverno, a média das temperaturas são baixas, porém não são insuportáveis. No entanto, em alguma regiões há temperaturas negativas. A Região Norte portuguesa é a mais afetada pelo frio.

Em contraste, no verão, o clima vira ao avesso e são registradas as temperaturas mais quentes do território Português.

A título de curiosidade, as nuances de temperatura entre verão e inverno podem chegar a extremos. Em Sabugal, na região central de Portugal, em janeiro de 2017, no inverno, registrou-se uma mínima de -9.9 °C.

Por outro lado, no verão desse mesmo ano foi registrado um pico de 46.2°C na região do Alentejo, na cidade de Amareleja. Tudo isso, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Muito embora existam esses extremos, nas localidades de Lisboa e Porto as médias de temperatura não chegam tão longe. A média histórica mais baixa de temperatura na Área Metropolitana do Porto, por exemplo, conta como 7,6°C no mês de janeiro e 19,2°C no mês de agosto.

Em Lisboa e região, as médias são bem parecidas contando em janeiro com 9,9°C e em agosto 22,5°C. Conheça o Lisboa Card com acesso a 23 museus da capital.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Descubra => Como usar o WhatsApp na Europa

 

Quando ir para Portugal: Frio e Neve

Melhor época para visitar Portugal - Inverno
Neve por ser vista no inverno em Portugal, mais ao Norte.

Se a intenção é curtir neve e frio, o inverno é certamente a melhor época para vir à Portugal. Há várias localidades em que o clima é propício para isso.

Destaco as regiões do Norte, principalmente as cidades de Braga (veja uma excursão saindo de Porto para Braga) e Bragança, mas também toda a região da Serra da Estrela. E não só. Veja outros lugares onde é possível ver neve no inverno em Portugal:

  • Marvão
  • Covilhã
  • Lamas de Moura
  • Montalegre
  • Castro Laboreiro
  • Sabugal
  • Melgaço
  • Arcos de Valdelez
  • Vinhais
  • Montesinho

Como funciona => Aluguel de carro em Portugal

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Quando é baixa temporada em Portugal?

Quando é baixa temporada em Portugal?
Inverno é baixa temporada em Portugal | Foto: Michal Osmenda, via Wikimedia Commons.

A baixa temporada aqui coincide exatamente com o período de frio mais rigoroso. Os meses em que os hotéis estão menos lotados são dezembro e janeiro.

Por conseguinte, além desses dois meses também é possível encontrar bons preços em épocas de média temporada. Geralmente novembro e março se encaixam nessa época. Esses meses podem apresentar taxas de ocupação hoteleira até 20% abaixo das épocas de pico.

Para economizar ainda mais descubra qual moeda levar para Portugal.

Nesse sentido, na baixa temporada, o percentual de lotação da rede hoteleira é até metade da ocupação dos períodos de alta. Isso, de certa forma, obriga a indústria do turismo a praticar preços mais atrativos em decorrência da quantidade de vagas que não estão ocupadas.

A título de ilustração apresento a média de ocupação de toda a rede de hotéis em Portugal em 2017. Esse gráfico certamente ajudará você a fazer a sua escolha de quando vir com mais solidez.

 

Como é possível perceber no gráfico, os meses de maior afluência de turistas por aqui são agosto e setembro, sendo que as coisas começam a esquentar mesmo por aqui a partir de abril.

Em comparação com os meses de pico, dezembro e janeiro chegam a representar próximo da metade do percentual de acomodação. Por outro lado, o mês de novembro que talvez seja, em temos de clima e custos, a época ideal para fazer uma visita sem gastar muito e sem pegar muito frio.

Você também pode escolher visitar algumas das cidades mais baratas de Portugal e economizar mais ainda.

Abaixo, fiz uma comparação do percentual de lotação dos hotéis e da relação com o clima para ajudar você a visualizar o que acontece na indústria do turismo, durante a mudança das estações no território português.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Agende => Passeios em Portugal

 

Como é o Fuso Horário de Portugal

Época boa para visitar Portugal
Fuso tradicional tem 3 horas de diferença. No verão, 4.

Portugal está localizado exatamente na zona “zero” de onde se contam as horas no mundo. A Time Zone ou Fuso Horário de Portugal é por padrão o UTC±00:00, exceto no verão quando os relógios portugueses são adiantados em uma hora e passa a ser UTC+01:00. Isso quer dizer que, em relação ao Brasil, que está na sua maior na Time Zone UTC-03:00, Portugal vê o sol nascer 3 horas mais cedo.

No horário padrão, quando um relógio no Brasil aponta as 12h, em Portugal já seriam 15h. No horário de verão, acrescenta-se uma hora e essa diferença aumenta para 4 horas, ou seja, quando no Brasil é 12h em Portugal o relógio marca 16h.

Isso é bastante importante de saber para que você possa se situar quando chegar aqui e tentar ajustar o seu relógio biológico à diferença de horários. Essa diferença não diz respeito somente à marcação do tempo, mas também percepção do dia em Portugal, pois aqui o sol costuma pôr-se mais tarde que no Brasil. No verão, por exemplo, o dia pode chegar a escurecer totalmente bem depois das 20h.

Uma curiosidade… Num voo direto de Recife para Lisboa você viaja durante 7 horas, mas o relógio pode marcar até 12 horas de diferença. Ou seja, num voo hipotético em que você saiu do Recife às 5h chega às 17h em Lisboa, mas só voou 7h, tudo por conta da diferença de fuso horário.

Prático => Como usar internet em Portugal

 

Viajar para Portugal é bom o ano todo

Viajar para Portugal em setembro
Portugal é um lugar para ser visitado a ano todo.

Assim como disse anteriormente, volto a ressaltar que não há uma época ruim para se visitar Portugal. Em qualquer época do ano, você pode fazer roteiros incríveis. Tudo dependerá da sua programação e intenções de lazer.

Resta óbvio que em algumas estações, conforme eu já afirmei acima, pode-se ter um custo menor com hospedagem ou transporte. Mas, a grande diferença de Portugal para outros países é que num território tão pequeno você pode usufruir de tudo o que for possível imaginar. Isso inclui praias, neve, calor, frio, rios, bem como de muita história contada em castelos, palácios, museus etc.

Espero ver você por aqui, Portugal te espera o ano todo.

Deixe o seu comentário dizendo o que achou deste artigo ou nos sugira um tema sobre Portugal que gostaria de ver aqui neste blog de viagem!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Fernando José

ESCRITO POR

Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Miriam

    A partir de quanto tempo vc recomendaria viajar com BB a Portugal? Será q seria muito difícil?

  2. Polly Batista

    Olá, Miriam. Essa pergunta é bem difícil de responder. A primeira coisa a consultar é com a cia aérea. Algumas delas só aceitam o embarque de bbs com mais de 3 meses. A segunda é saber como reage o bb a ambientes externos estranhos, se ele já tomou as vacinas mais importantes, de quantas horas seriam o voo, etc. São muitas variáveis. Acredito que você conseguirá decidir se vale a pena. Boa sorte!

  3. Amancia pinheiro da Conceição

    Meu sonho conhecer Portugal!. Vejo documentários,reportagens e fico sonhando com o momento de eu estar embarcando para conhecer o país. Acho mto lindas as ilhas,a cultura,ogeito simples dos portugueses levarem a vida. Aqui no Brasil é tudo tão diferente,não que não tenhamos lugares incríveis,mas pq tem cultura diferentes. Pretendo ir a Portugal este ano de 2019. Se Deus me permitir!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Amancia, Coloque como prioridade essa viagem, tenho certeza que consegue planejar tudo! Abraços