Roteiro Portugal e Espanha: o melhor dos países em 30 dias

Roteiro Portugal e Espanha: o melhor dos países em 30 dias

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (11 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Roteiro Portugal e Espanha: o melhor dos países em 30 dias

Planeje seu tempo e escolha o roteiro por Portugal e Espanha ideal para o tamanho da sua viagem. Férias e dias de folga são preciosos, independente de ser por um mês inteiro ou por pouco mais de uma semana. Além disso, viajar pela Europa sempre deixa um gostinho de quero mais.

Então, montar um roteiro por Portugal e Espanha que te permita visitar mais de um país em uma única viagem é uma grande oportunidade. Mas, para evitar perder muito tempo com grandes deslocamentos, o ideal é que sejam países próximos, como no caso de Portugal e Espanha.

Essa proximidade entre os dois permite que a diversidade cultural se amplie e que você aproveite ao máximo. Inspire-se agora nesse roteiro de viagem entre Portugal e Espanha passando pelas principais cidades e com belas opções de parada entre elas.

Saiba quantos dias ficar nas cidades mais bonitas de Portugal e Espanha e ainda como garantir as melhores experiências por meio de passeios guiados cujas reservas podem ser feitas online, antecipadas e com descontos. Confira!

Como fazer um roteiro por Portugal e Espanha

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem por Portugal e Espanha. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Europa, visitar Portugal e Espanha é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em cada destino é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 15 a 20 dias por Portugal e Espanha só para você começar a se apaixonar por suas cidades.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro por Portugal e Espanha:

  • 10 dias: Lisboa, Porto e Madrid;
  • 15 dias: Lisboa, Porto, Madrid, Braga, Sevilha e Barcelona;
  • 20 dias: Lisboa, Porto, Madrid, Braga, Sevilha, Barcelona e Algarve;
  • 30 dias: Lisboa, Porto, Madrid, Braga, Sevilha, Barcelona, Algarve, Coimbra, Salamanca e Valência.

Quantos dias ficar por Portugal e Espanha?

Roteiro por Portugal e Espanha
Monte o seu roteiro por Portugal e Espanha.

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 10 dias entre Portugal e Espanha. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Portugal e Espanha, que você pode planejar um roteiro de até 30 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

Os países tem muito a oferecer, principalmente por suas atrações turísticas e gastronomia ímpar.

Uma viagem internacional pode ser a realização de um sonho, mas será que só vale a pena viajar assim se for para ficar por 30 dias?

Não! Claro que quanto mais tempo você tiver, melhor será. Para aproveitar bem as cidades entre Portugal e Espanha, duas semanas é um período razoável, caso você tenha menos dias para seu roteiro.

Roteiro por Portugal e Espanha: 10 dias

Cruzar os dois países em dez dias vai requerer mais disciplina e organização. A proposta é que você passe três dias em Lisboa, três dias no Porto e mais três dias em Madrid.

Lisboa (3 dias)

Quantos dias ficar em Lisboa

Em Lisboa, o tour pode começar pela Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço. A Praça é parada obrigatória e ponto de partida para atrações que contam parte da história de Portugal: o Pátio da Galé, o Cais das Colunas, o Lisbon Story Centre…

Depois, siga até o Arco da Rua Augusta, com as famosas calçadas de pedras portuguesas.  Se preferir, veja os atrativos do primeiro dia a bordo do ônibus turístico em Lisboa.

No segundo dia, compre o ingresso para a Torre de Belém, de onde saíram as Caravelas portuguesas que mudaram a história do mundo com o Descobrimento, e o Mosteiro dos Jerónimos. Esses dois locais, que datam mais de 500 anos, fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal e foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco.

Para descansar e aproveitar um belo final de tarde, a recomendação é ir até a Ribeira das Naus, uma praia flutuante sobre o rio Tejo, onde antes funcionava um estaleiro. Banho aqui só de sol, já que os mergulhos não são permitidos. Aproveite a vista e relaxe enquanto aguarda até o sol se pôr. E por falar, em relaxar, confira os hotéis em oferta em Lisboa.

Antes de sair de Lisboa, não deixe de conhecer o Elevador da Bica, um funicular que funciona há mais de cem anos e te leva por subidas íngremes por uma das ruas mais concorridas da cidade, com o Tejo ao fundo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Porto (3 dias)

O que fazer no Porto

No Porto, a Estação de São Bento, construída no início do Século XX onde um dia existiu o Convento de São Bento de Ave-Maria, chama a atenção pelo átrio revestido com vinte mil azulejos que contam a história portuguesa. Veja os melhores passeios guiados em Porto.

A Torre dos Clérigos foi construída no início do século XVIII e tem uma vista panorâmica sobre o Porto e o rio Douro. Para encerrar o primeiro dia, uma visita à Livraria Lello, mundialmente conhecida e admirada pelos amantes de livros e de arquitetura.

No segundo dia, a história da religião dá o tom: Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, cuja faixada é coberta por azulejos com desenhos que fazem referência ao culto de Nossa Senhora, e a Igreja Conventual de S. Francisco de Assis, parte do percurso Museológico de São Francisco de Assis.

O MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto conta a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto, além de abrigar coleções de obras arte e objetos relacionados com a ação da Misericórdia.

Para o último dia, uma passada pelo Arco de Sant’Ana das Aldas, uma das quatro portas da velha cidade do Porto. Como o caminho até Madrid é um pouco longo, vale pegar a estrada cedo e viajar com calma e tranquilidade.

Madrid (3 dias)

Roteiro Portugal e Espanha inverno
Teleférico de Madrid permite observar, ao longo dos 2,5km de extensão, prédios, parques e jardins.

Atravessando a fronteira, é hora de curtir os dias o que a Espanha tem a oferecer. Em Madrid, a visita começa pela Praça Mayor, localizada no coração da cidade. O Palácio Real, que foi residência real desde Carlos III até ao reinado de Alfonso XIII, traz a história da Espanha. Compre seu ingresso antecipado para o Palácio Real.

Seguindo pelos símbolos que se destacam em Madrid, a Porta do Sol é um dos locais mais visitados da cidade, por unir algumas das ruas mais históricas: Mayor, Arenal, Alcalá e Preciados. Aqui também está a estátua do Urso e do Medronheiro, que representa os elementos do escudo da cidade. Para aproveitar mais esse destino, confira onde ficar em Madrid.

No dia seguinte, a cultura deve ser guia: no Paseo del Arte, o Museo do Prado, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia são locais de interesse que reúnem inúmeras obras. Ingresso antecipado para o Museu do Prado.

O Museu Naval, inaugurado em 1792 e reaberto em 1932, abriga dados, peças e informações de cunho científico, sendo uma das maiores fontes de preservação da história marítima da Espanha.

O último dia pode ser reservado para o Real Observatório de Madrid, que começou a ser construído em 1790 e abriga um pêndulo de Foucault, que se movimenta de acordo com a rotação diária da Terra.

Para relaxar e ver a cidade de uma outra perspectiva, o Teleférico de Madrid permite observar, ao longo dos 2,5km de extensão, prédios, parques e jardins. Confira outros tours guiados em Madrid.

Particularmente, eu gosto muito de ver as cidades do alto, acho que dá um panorama real dos lugares para a gente, que está só de passagem. Para encerrar, um passeio pelo Jardim Artístico, assim declarado em 1942, com mais de 5.000 espécies de plantas vivas.

Sugestões de passeios para 10 dias

Como você viu acima, esses são os lugares em Portugal e Espanha que não podem faltar na sua primeira vez nos países. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Portugal e Espanha e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para os primeiros dias em Portugal e Espanha:

Roteiro por Portugal e Espanha: 15 dias

Com 15 dias para viajar, o roteiro por Portugal e Espanha começa com três dias em Lisboa e dois no Porto, segue por dois dias em Braga, três em Madrid, mais dois em Sevilha e dois em Barcelona. Importante sempre reservar um dia para os deslocamentos.

Braga (2 dias)

Roteiro em Portugal para 2 semanas
Braga é uma parada estratégica antes da Espanha.

Partindo do roteiro inicial de Lisboa e Porto, antes de sair de Portugal dê uma paradinha em Braga, a cidade murada com mais de 2.000 anos que está localizada na região do Minho. Veja hotéis em Braga que valem a pena ficar.

Conheça a Catedral da Sé de Braga, com mais de mil anos de história, passeie pelo Largo do Passo, conheça a Porta Nova, uma das entradas antigas da cidade que ainda está de pé. Aproveite o final do primeiro ou segundo dia para subir até o Santuário do Bom Jesus do Monte e apreciar o pôr do sol.

Em Braga, você também pode visitar diversos museus que contam, através de pinturas, arte sacra e arqueologia, um pouco da história da cidade e de Portugal. Aproveite para conhecer também o Parque Nacional Peneda-Gerês, uma área verde com vasta fauna, flora e uma paisagem que encanta aos olhos.

Todas essas paradas estão presentes no tour de ônibus turístico em Braga e em diversos passeios guiados em Braga.

Sevilha (2 dias)

Tour pela Espanha
Plaza de España oferece diferentes sensações, com a beleza da praça e o passeio de barco a remo.

De Braga à Madrid, para começar a vivenciar a Espanha, e de Madrid à Sevilha! Uma cidade cheia de charme e de atrações para os viajantes: o Alcázar de Sevilha se destaca pelos jardins e pátios tão suntuosos quanto o interior do palácio.

A Plaza de España oferece diferentes sensações, com a beleza da praça e o passeio de barco a remo pelo canal artificial que compõe a instalação. Descubra onde é melhor ficar em Sevilha.

Na Calle Feria, uma feira de antiguidades atrai um grande público. O Metropol Parasol ou Las Setas (os cogumelos) de Sevilha gera as opiniões mais controversas. Rejeitada pelos mais tradicionais e aclamada pelo público mais antenado, a construção de 2011 com 26m de altura abriga ruínas romanas. O Paseo Colón e o Museo de Bellas Artes – a terceira maior pinacoteca da Espanha – completam o tour pela cidade. Compre o ingresso para o Museu de Belas Artes em Sevilha.

Barcelona (2 dias)

O que fazer em 15 dias entre Espanha e Portugal
Roteiro ficará ainda mais interessante com Barcelona.

Enfim, Barcelona! A cidade que tem um ar jovial te leva pela arte de Miró e Gaudí. O Parque Guell e a Casa Batló ativam os sentidos a cada passo, com todas as cores e formas da arte. Aproveite e veja os melhores hotéis de Barcelona, para fazer sua visita ainda mais inesquecível.

A Sagrada Família, a famosa Catedral projetada por Gaudí e até hoje não concluída, impressiona pelas dimensões e pelos reflexos das luzes refletidas nos vitrais.

Vale visitar também as Ramblas e o Mercado La Boqueria (se puder, escolha tomar um café da manhã. São diversas as opções de frutas e alimentos frescos em uma excursão de Meio Dia Mercado La Boqueria e Aula de Culinária.

No dia seguinte, não deixe de ir à Praia de Barceloneta e de visita o Castelo de Montjuic. Compre aqui o Funicular até Montjuic em Barcelona.

Sugestões de passeios para o 15 dias

Roteiro por Portugal e Espanha: 20 dias

Melhores passeios por Portugal
Passeie pela região do Algarve, em Portugal.

Com mais cinco dias para viajar, o tempo extra pode ser usado para passear pela região do Algarve, em Portugal. Inclusive, descubra as praias mais bonitas do Algarve.

Sagres traz uma tradição que emociona tanto aos locais quanto aos turistas: os aplausos ao pôr do sol, do alto dos 60m do penhasco à beira do mar.

Lagos, que já foi capital do Algarve, é uma das cidades de maior popularidade. Praias consideradas entre as mais bonitas do mundo e um centro histórico que dá destaque à gastronomia local, é um dos destinos preferidos da região.

Portimão tem saída para passeios de barco pela costa do Algarve e Silves, outra das cidades históricas, recria os cenários das feiras medievais de Portugal. A região oferece passeios para observação de golfinhos e baleias, exploração de grutas, pesca…

Além de terem duração de algumas horas, que podem ocupar até um dia inteiro, o tempo de deslocamento entre as cidades do Algarve pode ser de até 45 minutos, então é importante se programar para aproveitar bem estes quatro dias. Uma alternativa à Braga pode ser Aveiro, considerada a “Veneza de Portugal”.

Sugestões de passeios para o 20 dias

Roteiro por Portugal e Espanha: 30 dias

Um mês fora é o desejo de todos os viajantes! Visitar as cidades e se deslocar com mais calma, passar mais tempo nos locais de maior interesse e até tirar um tempinho para poder não fazer nada, além de curtir um parque ou uma bela praia, são o luxo de uma viagem. Veja minhas sugestões complementares ao roteiro de 20 dias.

Coimbra (3 dias)

Dicas de roteiro na Europa
Coimbra, primeira capital de Portugal.

No roteiro por Portugal e Espanha de 30 dias, entre Lisboa e Aveiro, Coimbra é um destino a ser visitado. A cidade foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255. Por isso, ainda preserva os ares de cidade medieval. Veja os hotéis recomendados em Coimbra.

Em uma estadia de três dias comprando o ticket do ônibus turístico de Coimbra, é possível conhecer a Nova Sé de Coimbra e o Mosteiro de Santa Cruz (este último fundado em 1131 pelos padres da Ordem de Santo Agostinho) e ir até os jardins da Quinta das Lágrimas onde, reza a lenda, Dona Inês de Castro foi assassinada a mando do Rei Afonso IV.

Para as crianças – inclusive aquelas já crescidas, como nós – a atração é Portugal dos Pequeninos, um mini-mundo com réplicas de grandes monumentos portugueses. Terminando a viagem por Portugal, já na Espanha é possível passar por Salamanca.

Salamanca (3 dias)

Passeios em Salamanca
Salamanca é uma cidade que oferece muitas belezas e pontos turísticos.

A Plaza Mayor é o ponto central desta cidade que atrai muitos jovens. A Catedral Nova, com representações de astronautas e sapos na fachada, contrasta com a Catedral Velha, separadas por uma porta.

Vale tirar um tempo para ir até a Ponte Romana de Salamanca, parte do trecho percorrido pelos peregrinos que escolhem o Caminho de Prata até Santiago de Compostela.

Você pode conhecer a cidade de Salamanca com guia local.

Valência (3 dias)

Roteiro na Espanha
Valência tem mais de 100km de costa banhada pelo Mediterrâneo.

Vá de Salamanca à Madrid e da capital vá a Valência, mais uma parada incluída no roteiro por Portugal e Espanha.

Com uma costa de mais de 100km de extensão, você pode aproveitar a estadia nos melhores hotéis de Valência para curtir uma praia e molhar o pé no Mediterrâneo.

Não deixe de visitar a Paróquia de San Nicolas, construída em 1242 e considerada por muitos como a “Capela Sistina” espanhola, em função do teto em estilo barroco, pintado no século XVII.

O mercado da seda de Valência – La lonja de la seda – foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No Palácio del Marquês dos Agua (Museu da Cerâmica), o destaque fica para a fachada, esculpida em mármore, que data do século XV e foi reformada em 1740.

Com mais um dia para ficar em Barcelona, além dos dois do roteiro inicial, você pode passear pelo Bairro Gótico, admirando os artistas de rua e provando as “tapas” dos diversos bares pelo caminho e assistir a um jogo no lendário estádio do Camp Nou.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Sugestões de passeios para os 30 dias

Quanto custa Portugal e Espanha por dia?

Para descobrir quanto custa Portugal e Espanha por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis em Portugal e melhores hotéis da Espanha, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Portugal e Espanha, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em Portugal e Espanha?

O ideal para organizar o roteiro por Portugal e Espanha é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais por Portugal e Espanha, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro por Portugal e Espanha

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide Portugal e Get Your Guide Espanha, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis – Portugal e Civitatis – Espanha também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes de atrações para o roteiro em Portugal e Espanha

O pacote de atrações em Portugal e Espanha, ou os famosos passes turísticos, te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para diversas atrações.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, dos 2 países.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Guias brasileiros que fazem roteiros guiados em Portugal e Espanha

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Portugal e Espanha, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Portugal e Espanha há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Portugal e Espanha.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com tours em português em Portugal e Espanha. Os melhores são:

Roteiro pelos museus de Portugal e Espanha

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus de Portugal e Espanha é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus de Portugal e Espanha, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados nos dois países:

Roteiro de barco Portugal e Espanha

Portugal e Espanha são lugares ideais para se fazer um roteiro de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras de explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Veja quais são os principais cruzeiros para você incluir no roteiro em Portugal e Espanha, seja um barco de festa, para curtir um pôr-do-sol romântico ou mesmo para pequenos grupos.

Roteiro de ônibus turístico Portugal e Espanha

Os roteiros de ônibus em Portugal e Espanha são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantos lugares para visitar, é difícil saber por onde começar.

Essas rotas de ônibus turísticos, também conhecidas como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer diferentes atrações turísticas em pouco tempo, sem gastar tanto dinheiro.

Oferecidos com áudio-descrição em vários idiomas, o que é ótimo para obter informações sobre cada atração ao longo do itinerário, esses populares roteiros guiados de ônibus em Portugal e Espanha incluem paradas nas principais atrações das cidades.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência, ao comprar os tickets de 1, 2 ou 3 dias.

Para te ajudar a obter o máximo de sua visita, veja a lista dos melhores tours de ônibus para você organizar seu roteiro em Portugal e Espanha:

Roteiro de bicicleta em Portugal e Espanha

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar Portugal e Espanha e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta em Portugal e Espanha são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo as rotas de bike mais populares em Portugal e Espanha:

Roteiro a pé em Portugal e Espanha

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Portugal e Espanha é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em Portugal e Espanha para fazer a pé:

Roteiro em Portugal e Espanha com crianças

Montar um roteiro em Portugal e Espanha com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Portugal e Espanha.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro gratuito Portugal e Espanha

Nem todos os passeios em Portugal e Espanha precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Portugal e Espanha com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as principais opções:

Roteiro romântico em Portugal e Espanha para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Portugal e Espanha para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Portugal e Espanha, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Portugal e Espanha para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro noturno em Portugal e Espanha

Planejar um roteiro noturno em Portugal e Espanha é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em Portugal e Espanha:

Roteiro gastronômico em Portugal e Espanha

Durante seu roteiro em Portugal e Espanha, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário em Portugal e Espanha é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer em Portugal e Espanha:

Roteiro em Portugal e Espanha no inverno

A experiência de viagem muda completamente dependendo da época do ano, se está frio ou calor. Por isso organizar um roteiro em Portugal e Espanha no inverno é essencial para aproveitar melhor a estação, seja com esportes invernais ou atividades em lugares fechados, longe do vendo e frio.

Confira uma sugestão de excursão para fazer nos dias mais frios e conferir diferentes paisagens, saindo de Barcelona:

Roteiro clássico em Portugal e Espanha

Nada mais clássico do que um roteiro em Portugal e Espanha com Pastel de Nata, Tapas e Paellas. Aliás, essa atividade turística é uma verdadeira experiência de imersão na cultura e lazer local. E você pode contratar os tours guiados com antecedência e economia, confira:

Transfers em Portugal e Espanha

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando nas cidades com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos em Portugal e Espanha são:

Roteiro para primeira vez em Portugal e Espanha

Na sua primeira viagem a Portugal e Espanha não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Portugal e Espanha, confira o que reservar antecipadamente:

Roteiro de aventura em Portugal e Espanha

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Portugal e Espanha oferecem algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro alternativo em Portugal e Espanha

Quer fugir do óbvio em Portugal e Espanha? Veja esse roteiro com o lado B em Portugal e Espanha e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro em Portugal e Espanha para viajar sozinho

Portugal e Espanha são bons países para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante as cidades é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

Roteiro em Portugal e Espanha para quem já conhece

Se é a a sua segunda vez em Portugal e Espanha ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

Roteiro de luxo em Portugal e Espanha

Além de escolher hotéis luxuosos e restaurantes famosos, você também pode contar com experiências exclusivas e maior conforto e privacidade nos seus tours em Portugal e Espanha. Se a ideia é investir em um roteiro de luxo em Portugal e Espanha, confira essas sugestões:

Roteiro para relaxar em Portugal e Espanha

Você não precisa conhecer todos os pontos turísticos em Portugal e Espanha durante o seu roteiro. Para relaxar e aproveitar sem pressa e com experiências que proporcionem bem-estar para o corpo e mente, veja essas atrações relaxantes em Portugal e Espanha:

Roteiro para final de semana ou feriados em Portugal e Espanha

Vai passar um feriado em Portugal e Espanha e quer aproveitar as comemorações típicas? Confira alguns passeios que acontecem nas temporadas de Natal, Réveillon nos dois países:

Roteiro barato em Portugal e Espanha

Programar um roteiro com pouco dinheiro em Portugal e Espanha não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em Portugal para você economizar e promoções na Espanha.

Dicas finais para organizar o melhor roteiro em Portugal e Espanha

Pra finalizar, não esqueça de reservar com antecedência os bilhetes das atrações que você deseja visitar em Portugal e na Espanha.

Saindo do Brasil com todos os ingressos em mãos será mais economia de tempo e dinheiro. Os bilhetes chegam no seu celular e você não tem que ficar se deslocando com uma pilha de papéis. Sem falar, que ao reservar antecipadamente não há cobranças ocultas ou taxas surpresas.

Por terem muito a oferecer, Portugal e Espanha reservam boas surpresas, seja para 10, 15, 20 ou 30 dias de viagem. Adeque o seu roteiro por Portugal e Espanha às suas preferências. Aventura, descanso ou um pleno mergulho na história, o que vale é você aproveitar como gosta mais e de acordo com o tempo que tem para viajar. E nunca se esqueça de contratar um seguro viagem internacional.

Confira esse vídeo institucional do site de turismo oficial de Portugal sobre as belezas de Portugal:

Está com viagem programada para Portugal e Espanha? Conte a sua programação nos comentários.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 20 dias em Portugal e Espanha?

Além de um roteiro que passa pelas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Madrid, Sevilha e Barcelona, inclua Algarve no seu roteiro de 20 dias por Portugal e Espanha, com os seguintes passeios:
Passeio até Sagres
Algarve: viagem guiada de meio dia a Lagos e Cabo São Vicente
Trem turístico de Faro
Visita guiada por Portimão
Excursão a Sagres, Lagos e Cabo de São Vicente

O que fazer em 30 dias em Portugal e Espanha?

Um roteiro completo de um mês por Portugal e Espanha possui as seguintes paradas: Lisboa, Porto, Braga, Madrid, Sevilha e Barcelona, Algarve, Coimbra, Salamanca e Valência, com o melhores tours abaixo:
Ônibus turístico de Coimbra
Free tour por Coimbra
Conhecer a cidade de Salamanca com guia local
Ingresso da igreja de San Nicolás
Valência: São Nicolau, Museu de Seda e Igreja de São João
Palacio del Marques Dos Aguas em Valência

Vale a pena programar um roteiro em Portugal e Espanha antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Portugal e Espanha você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Portugal e Espanha.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Edina Rodrigues de Lima
    Oi querida, parabéns pela matéria. Pretendo ir em junho de 2021 para Portugal e Espanha. Pensei num roteiro de 20 dias e conhecer: Lisboa, Sintra, cascais, talvez Fátima, Algarve e Porto, se sobrar um tempinho, conhecer uma vinícola. Na Espanha quero muito Barcelona, Toledo, Sevilha e Valença. Creio q terá ainda alguma alteração, vou organizando de forma a aproveitar e conhecer o máximo possível. Pensei em começar pela Espanha e ir descendo (ou subindo rsrsrsrs, não sei o sentido certo dessas regiões) até chegar em Algarve e de Algarve subir para Lisboa e aí fazer os locais de Portugal. Se vc tiver alguma dica ou sugestão, fico grata.
  2. Polly Batista
    Oi, Edina. Tudo bem? O lugar para começar vai depender da passagem aérea.Talvez, seja mais simples começar por Portugal pq tem mais voos diretos. As paradas são excelentes, porém eu acho muitos lugares para pouco tempo. Quando você adicionar o tempo para os deslocamentos, vai restar talvez 1,5 dia para cada lugar. O que é muito pouco, além de cansativo! Esses destinos espanhois que você escolheu, por exemplo, são bem distantes entre si, não dá para viajar tanto e ficar 1 dia em cada cidade. Sugiro que você simule no Omio as melhores formas de deslocamento x tempo e consiga encaixar o seu roteiro. Boa sorte!
  3. Shirlei Tatsukawa
    Boa noite, Gostei muito do roteiro. Estou planejando uma viagem para o início de outubro, entre Portugal e Espanha, mas gostaria de saber como ficou a entrada e saída do país, se você entrou e saiu por Portugal ou entrou por Portugal e saiu pela Espanha e se isso compensou. Obrigada
  4. Polly Batista
    Olá, Shirlei. Seu local de entrada ou saída depende muito do tempo disponível que você tem pra viajar entre os países e de várias simulações que você tem que fazer para saber se compensa. Por exemplo, pensando se você tem pouco tempo: vale a pena chegar por Lisboa e sair por Madrid (por exemplo). Mas se a ideia é economizar, será muito mais barato chegar e sair de um lugar só e para circular entre as cidades, você usa os trens. Comprando com até 3 meses de antecedência fica bem mais barato. Boa sorte!
  5. Thais
    Olá, vou para Espanha e Portugal em Julho desse ano e quero visitar muitas cidades. Seria melhor já deixar todas as passagens de trem e ônibus compradas? Ou é possível comprar lá mesmo? No caso de Portugal, seria mais pratico estabelecer uma base em Lisboa para viajar 5 dias?
  6. Polly Batista
    Oi, Thais. Tudo bem?! Com certeza compre suas passagens antes, principalmente pelo mês de julho, que é férias e verão na Europa. Ou seja, cidades lotadas. Nas cidades, você consegue comprar nas estações e rodoviárias. Acho que não vale a pena montar base, melhor ir seguindo as cidades mais próximas e dedicar dias para uma delas, sem muitos passeios bate-volta. É mais econômico e menos cansativo. Boa viagem!!!
  7. Fernanda
    Boa noite Qual seria a melhor maneira para deslocamento entre as cidades e os países? Trem? Carro? Avião? Custo benefício para levar as malas... Obrigada!
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Fernanda, Não existe resposta certa, depende muito do tamanho do trecho. Trem costuma ser mais caro, mas é mais confortável e as estações de trem são bens centrais. De carro você vai parando, curtindo cada lugar, mas é cansativo. Avião é barato, rápido se a distância for mais longa. Resumindo: - Curtas distâncias: ônibus ou trem. - Médias distâncias: trem ou avião. - Longas distâncias: avião. Abraços
  9. Reijane
    Olá, Estamos planejando uma via vem a Portugal em outubro+/- uns 20 dias, poderia fazer um roteiro, inclusive indo uns 4 dias a Espanha. Obrigada
  10. Guilherme Tetamanti
    Oi Reijane, Não fazemos roteiro personalizado, mas indico a Ana do blog Seus Roteiros. Dizendo que a veio através do Quero Viajar Mais, você ganha 10% de desconto. Abraços
  11. Sergio
    Parabéns pelo site! =D Uma dúvida: como é feita a travessia (questões burocráticas de fronteira (via terrestre) e etc) entre Portugal e Espanha? saberia me responder também entre Espanha e Andorra? obrigado!
  12. Guilherme Tetamanti
    Oi Sergio, Entre Espanha e Portugal não existe nenhuma burocracia, pois ambos os países fazem parte do Tratado de Schengen. Já Andorra, não faz parte do tratado, mas não exige visto de entrada. Não sei dizer quanto à fronteira terrestre, mas imagino que deve ser super fácil. Abraços
  13. Nathalia
    Vou fazer um roteiro de 11 dias - ESPANHA E PORTUGAL ___4 dias em Barcelona 1 dia - Bairro Gótico 2 dia - Algumas obras de Gaudí PARQUE GUELL A SAGRADA FAMILIA LA PEDRERA CASA BATLLÓ CASA MUSEU GAUDÍ CASA MILLA CASA VICENS BELLESGUARD GAUDÍ 3 dia - Colina de Montjuic 4 dia - Livre ___2 dias em Madri 1 dia - Centro de Madri PORTA DO SOL PLAZA MAYOR MERCADO DE SÃO MIGUEL PLAZA DE ORIENTE TEMPLO DE DEBOD PALÁCIO REAL DE MADRID CATEDRAL DE SANTA MARIA MUSEU DO PRADO JARDINS DO RETIRO DE MADRID PUERTA DE ALCALÁ JARDIM BOTANICO REAL OBSERVATÓRIO 2 dia - livre ___3 Dias em Lisboa MIRADOURO DO MONTE AGUDO MIRADOURO DO MONTE AGUDO IGREJA SÃO VICENTE DE FORA CASTELO DE SÃO JORGE MIRADOURO DE SANTA LUZIA SÉ DE LISBOA IGREJA DE SANTO ANTONIO MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORANEA MAAT PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS MUSEU COLEÇÃO BERARDO TORRE DE BELÉM MOSTEIROS DOS JERONIMOS PASTÉIS DE BELÉM 12h Em Londres (Escala)
  14. Polly Batista
    Olá, Nathalia. Tudo bem?! Muito bom o seu roteiro. Agradeço por compartilhá-lo conosco. Boa viagem!
Quero Viajar Mais