Europa Setentrional: história, formação, cultura e curiosidades

por Rain Brinati

Europa Setentrional: história, formação, cultura e curiosidades

A Europa Setentrional é uma região rica em cultura, história, belezas naturais e atrações para o viajante.

Mesmo que esse nome pomposo pareça novidade para você, tenho certeza que já ouviu falar dos países que a compõe.

A maioria deles, inclusive, são destinos bastante procurados por brasileiros que pretendem passear e admirar as lindas paisagens do norte da Europa.

Essa região da Europa abriga alguns dos países com maior IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do mundo. Isso quer dizer que quem mora ali vive bem para caramba.

E quem vai visitar encontra lugares bonitos, bem organizados e com excelente estrutura! Continue lendo para conhecer tudo sobre a Europa Setentrional e os países que fazem parte dessa região.

Tenho certeza que, no final, você estará pronto para escolher seu destino e fazer as malas!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Europa Setentrional

A Europa Setentrional é a porção norte do Velho Continente. Geograficamente, são 19 localidades que pertencem à região Setentrional do continente europeu, entre países, partes de alguns deles e territórios.

No entanto, de acordo com a divisão estatística das Nações Unidas, essa denominação engloba apenas 13 países, como seguirei explicando ao longo deste texto.

São eles: Noruega, Suécia, Islândia, Finlândia, Dinamarca, Lituânia, Letônia, Estônia, Irlanda e Reino Unido (que abrange InglaterraEscóciaPaís de Gales e Irlanda do Norte).

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

 

Países da Europa Setentrional

Noruega

Roteiro na Europa
População total do país é de mais ou menos 5 milhões de pessoas.

Localizado na parte ocidental da Península Escandinava, este encantador país da Europa Setentrional não tem nada a ver com Carmem Miranda, mas é, como ela, é pequeno e notável.

Habitada por um povo simpático, educado, acostumado a enfrentar condições climáticas extremas e muito orgulhoso de seu passado viking.

A Noruega guarda um relacionamento estreito com os mares que banham sua costa: o Atlântico e o mar de Barents. Além disso, na Noruega você pode conhecer a magia da Aurora Boreal, um espetáculo surreal de tão maravilhoso.

A população total do país é de aproximadamente 5 milhões de pessoas. Não é um número muito grande. Para se ter uma ideia, só a cidade do Rio de Janeiro tem mais de 6 milhões de habitantes!

A maior cidade do país, e também a mais populosa, é Oslo – a capital. Pouco mais de 830 mil pessoas vivem lá.

Capital da Noruega
País é mesmo muito lindo e há bastante o que ver.

Gosto mais de visitar os países da Europa Setentrional do meio da primavera até o final do verão. Não sou grande fã de neve, prefiro as temperaturas mais agradáveis. Mas ir para lá no inverno é uma ótima pedida, especialmente se você curte esportes de gelo! Veja os hotéis na Noruega.

O maior aeroporto do país, e porta de entrada mais comum para os brasileiros, é o Gardermoen. Ele se localiza a uns 50 km de distância de Oslo, mas é muito bem comunicado com as cidades ao redor. De lá para a capital é bem fácil chegar de trem, numa viagem curta, de 20 minutinhos em média.

Além de visitar a capital e aproveitar para fazer diversos passeios em Oslo, o viajante não pode perder algumas cidades muito charmosas do país, como Bergen, Alesund e Trondheim.

O país é mesmo muito lindo e há bastante o que ver, entre os inúmeros museus, parques naturais impressionantes, os famosos fiordes e a esplendorosa aurora boreal.

Dúvida => Quanto custa usar internet na Europa

 

Suécia

Mapa da Europa Suécia
Gamla Stan, cidade velha de Estocolmo.

A Suécia é um país cheio de lagos e rios. Assim como a Noruega e a Dinamarca tem um relacionamento muito estreito com águas e navegação e um passado viking do qual os suecos são muito orgulhosos. Vivem ali 10 milhões de pessoas e você pode aproveitá-la em um dos passeios guiados na Suécia.

A maior cidade é a capital, Estocolmo, com mais de 800 mil habitantes. O idioma local é o sueco – Svenska – e, outra vez, todo mundo fala inglês no país. Conheça os principais pontos turísticos de Estocolmo, além de dicas de onde ficar em Estocolmo.

A melhor época para ir a Suécia este país da Europa Setentrional é o duo de ouro: primavera e verão.

A menos que você procure uma experiência de Natal cheia de neve, velas e decoração, que também é muito legal. Mas o inverno é prolongado e frio, com dias bem curtos e gelados.

Dicas da Suécia
Estocolmo.

Viajar nos meses mais quentes tem um outro atrativo: o Midsommar. É uma imensa festa de solstício de verão que anima o país todo no final do mês de junho.

Todo mundo vai para os parques, dança, canta e até rolam umas simpatias para arranjar namorado, como as que se faz aqui para o Santo Antônio casamenteiro.

Os aeroportos mais utilizados são o Arlanda, que fica a 20 minutos em trem de Estocolmo, e o Landvetter, a meia horinha de ônibus de Goteborg.

Ambos estão muito bem comunicados com o excelente sistema de transporte público e não é nada difícil se mover por ali. Essas duas cidades são as maiores do país e merecem uma visita.

Ficam a mais ou menos 5 horas de distância uma da outra. Além delas, recomendo a visita a Malmo, Uppsala, Rattvik, e Vasteras. Veja tours para Malmo e outras cidades importantes.

Há bastante o que ver em todas elas. Museus, parques naturais, com trilhas magníficas e lagos de água cristalina, a aurora boreal, cidades vikings muito bem conservadas, e muito mais.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Islândia

Mapa da Europa Islândia
Na Islândia você poderá conhecer as belíssimas auroras boreais.

Não encontro outra palavra para descrever a Islândia, senão incrível. Com seus vulcões, águas termais, cascatas surpreendentes, campos forrados de lava fumegante e imensas cavernas de gelo, esse pequeno país da Europa Setentrional surpreende, encanta e apaixona.

A sua história remete ao século 9, quando os navegadores escandinavos começaram a povoá-lo. A capital, Reykjavík, foi fundada por eles no ano 874.

Também pertence à ilha o mais antigo parlamento do mundo, o Althing, estabelecido em 930. Confira as atrações guiadas em Reykjavík.

A ilha – a segunda maior da Europa – serviu como base viking para a exploração das terras mais a oeste da Escandinávia.

Quem procura aventura e ama a natureza vai desfrutar muito a visita. Não que o país não tenha uma excelente oferta cultural e até de vida noturna, mas o forte de lá são mesmo as paisagens naturais.

Ente maio e setembro, consegue-se visitar todas as atrações da ilha. Só não dá para curtir as cavernas de gelo, a aurora boreal.

Para isso, o inverno é melhor, claro. Os dias, porém, são curtíssimos durante a temporada. Em alguns lugares só há 4 horas de luz.

Europa Islândia
Islândia é conhecida como a Terra do Fogo e Gelo.

Tem bastante o que ver por lá: no norte do país, não perca o Lago Myvatn, Krafla e seus campos fumegantes, o Parque Nacional de Ásbyrgi e a pequenina cidade de Husavik, de onde partem os barcos que levam os viajantes para a observação de baleias.

Ao sul, as cachoeiras de Seljalandsfoss, Gljufrabui e Skógafoss ganham destaque. E a praia vulcânica do vilarejo de Vik, de areias negríssimas, também merece uma paradazinha.

Reikjavik, a capital e terra natal da cantora Bjork, é o ponto de chegada para os aventureiros que vão conhecer a Terra do Fogo e Gelo, como é chamada a Islândia.

O aeroporto de Keflavik recebe os voos internacionais. Fica a quase 50 km do centro da capital e conta com ônibus direto para a cidade, durante o dia todo. Recomendo que você faça a reserva de um transfer do aeroporto de Keflavik.

A outra opção é ir em táxi. A capital islandesa oferece muito ao visitante. Uma das atrações é a extraordinária Hallgrímskirkja, uma igreja de arquitetura muito peculiar.

Além do Porto Antigo, com seus museus dedicados à história das navegações vikings e excelentes restaurantes especializados em frutos do mar.

Também é por lá onde se encontra o Kolaportid Market, um mercado onde você encontra alguns produtos locais e comidinhas exóticas, como o Hákarl, a carne podre de tubarão.

Veja os hotéis em oferta na Islândia e ainda os melhores passeios guiados na Islândia e nas cidades mais importantes do país.

Saiba também => Como usar WhatsApp na Europa

 

Finlândia

Mapa da Europa Finlândia
Este, apesar de não parecer, é o oitavo maior país do mapa da Europa.

Quem decide visitar este país da Europa Setentrional pode se preparar para curtir uma vibe natural muito gostosa.

Aproximadamente 70% do território da Finlândia é coberto por lindas florestas e há tantos lagos bonitos que até os finlandeses perderam as contas.

No gelado inverno, o sol oferece luz por apenas umas poucas horas do dia, enquanto no verão, o Sol da Meia Noite brilha por mais de um mês.

Escolher a melhor época do ano para viajar é tarefa complicada. Em todas elas há coisas incríveis para se ver, sentir e fazer. Vai de gosto, mesmo.

É interessante como os finlandeses levam a sério a questão do Jokamiehen Oikeus, que pode ser traduzido como o nosso “Direito de ir e vir”.

Ele garante que você pode caminhar livremente por todas as paisagens naturais, por onde desejar, sem jamais ser incomodado. De quebra, você pode colher frutas para seu consumo.

A capital do país é Helsinque. Sua zona metropolitana, que se une as cidades de Espoo e Vantaa, concentra ao redor de um milhão de habitantes, dos cinco que vivem no país.

O principal aeroporto fica próximo à capital. De lá até o centro da cidade, se vai melhor em trem, em uma viagem de meia hora.

Não compre passe de trem de 24 horas: conhecer Helsinque a pé é fácil, bem mais legal e ajuda a economizar. As coisas são caras por lá. De qualquer forma, saiba como se locomover em Helsinque e também onde ficar em Helsinque.

Finlândia características
Aproximadamente 70% de seu território é coberto por lindas florestas.

Tem bastante o que fazer. A oferta de pontos turísticos de Helsinque, como igrejas, parques e museus é bem ampla. E há muitos passeios em Helsinque para fazer. Apesar de ser uma cidade bem calma, tem vários bares e restaurantes em Helsinque legais!

Entre os pontos mais cool estão a Fortaleza Sveaborg, que fica no porto e oferece vistas lindas a partir do estaleiro, museu e uma cervejaria bem legal, e o Vanha Kauppahali, o mercado. Quem gosta de provar sabores diferentes vai amar as sopas de salmão!

Além de Helsinque, explorar cidades como Turku, Raseborg e Savonlinna será um grande prazer. Mas uma das coisas mais legais de se fazer na Finlândia é dar uma chegadinha na região da Lapland (que nós chamamos de Lapônia) e visitar a verdadeira aldeia do Papai Noel.

O parque temático fica meio distante da capital, são uns 830 km de viagem para quem sai de Helsinque. Dá para ir em trem ou de avião.

Tem um aeroporto bem próximo, na cidade de Rovaniemi. Gente grande volta a ser criança e se enche de espírito natalino quando a visita, vale mesmo a pena. Inclusive, confira que incrível esse passeio e almoço em restaurante de gelo.

Descubra​ => Roteiro de viagem pela Europa

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Dinamarca

Mapa da Europa Dinamarca
Dinamarca é um país nórdico, localizado a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega.

Banhado pelos mares Báltico e do Norte, este é mais um dos países que pertence à Europa Setentrional. Sempre curto muito falar sobre ele porque eu mesma tenho um relacionamento de amor eterno com o país, seu povo e sua cultura. Ganhei lá uma alma viking. Com tempero brasileiro, claro.

Há diversas cidades da Dinamarca interessantes como Copenhague, a capital, que tem uns 2 milhões de habitantes e é das cidades mais antigas de todo o Velho Continente.

Entre os passeios em Copenhague estão os museus, onde aprendi que foram encontrados indícios de vida humana na região 4 mil anos antes da era comum.

Se chega ao país através do aeroporto de Kastrup, bem pertinho do centro de Copenhagen. Para se mover pelo país, há uma ótima oferta de trens, ônibus e voos, para chegar até as cidades mais distantes da capital. Entre as cidades mais legais para se visitar estão a juvenil Aarhus, cheia de vida noturna e animação.

Roteiro Dinamarca
Skagen.

Além de Skagen, onde os mares de Kattegat e Skagerrak se encontram e produzem um espetáculo incrível, e Ribe, visita obrigatória para quem quer conhecer mais sobre os vikings.

Em Ribe, aliás, é onde se encontra o Ribe Viking Center. Trata-se de uma mistura de parque, museu e vilarejo, onde você vai mergulhar em uma experiência real.

Visitar a Dinamarca entre o meio da primavera e o final do verão é muito mais gostoso e produtivo. Faz um calorzinho bom, acontecem muitos shows e eventos e você pode aproveitar melhor os parques e a vida natural. O inverno é frio, mas não tanto como em seus vizinhos mais ao norte.

Pode ser bem legal, também. Vá para lá preparado para comer bem. A gastronomia local é tão boa que dá vontade de se empanturrar o dia todo. Dá até para marcar um food tour em Copenhague.

E não se preocupe muito com o idioma: como nos outros países escandinavos, todo mundo é muito educado, prestativo e fala inglês.

Dica => Hotéis em Copenhague

 

Lituânia

Mapa da Europa Lituânia
Lituânia é uma das 3 repúblicas bálticas.

A Lituânia é uma das três Repúblicas Bálticas, que inclui também a Letônia e a Estônia. Os três países são parte da Europa Setentrional e fazer um roteiro na Lituânia é uma ótima opção!

O ano de 1009 marcou o início da história do país. Os registros históricos apontam esse ano como o do estabelecimento do Grão-Ducado da Lituânia.

De lá para cá, muita coisa aconteceu com esse belo país: se uniu com a dinastia da Polônia em 1569, desapareceu do mapa em 1795 e se tornou parte do Império Russo, ressurgiu como estado democrático em 1918 e virou parte da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial.

Povo de natureza liberta, os lituanos foram os primeiros a romper com o pacto soviético, em 1990. Tentativas de reprimir a revolta independentista aconteceram, mas não teve jeito: em 1991, o país restaurou sua soberania. A principal porta de entrada ao país é Vilnius, a capital.

Seu aeroporto internacional fica bem próximo ao centro da cidade – uns 5 km, mais ou menos. As opções de transporte de lá para o Centro são o ônibus e os serviços de táxi.

Além dos pontos turísticos de Vilnius, o país oferece outras localidades incríveis, como Birzai, Trakai e Palanga. Há ainda muito o que fazer em Kaunas.

A melhor época para a viagem é do final de junho até o meio de agosto, quando os dias são mais longos e a temperatura é agradável. Juro que até tento fugir desse assunto, mas não há como não falar nadinha sobre a culinária lituana. A comida é boa para caramba! Duvida? Agende um food tour em Vilnius!

Viagem saudável => Vacinas necessárias para viajar

 

Letônia

Mapa da Europa Letônia
Capital do país, Riga é banhada pelo Mar Báltico.

A Letônia é um país banhado pelas águas frias do Mar Báltico e tem importantes portos de pesca, muita história para contar e coisas bonitas para se ver. Quase metade de seu território é tomado por florestas. Vale a pena fazer um tour pelas paisagens do Mar Báltico.

Quem se interessa por mobiliário e construção pode já ter ouvido falar de um dos principais materiais que é extraído da região: o Pinho de Riga.

Nominado em homenagem à capital do país, Riga, essa madeira é nobilíssima e bastante conhecida aqui no Brasil.

A capital é a maior da região báltica e também a mais animada! O Centro Histórico é bem conservado, cheio de construções medievais para se admirar, museus para visitar e atrações para divertir. Riga é bem conectada com o resto da Europa Setentrional.

Seu aeroporto fica a uns 10 km do Centro e há táxis, ônibus e shuttle como meio de transporte. E há muito hotéis em Riga. Além de diversos passeios guiados na Letônia já que Riga não é a única cidade bonita da Letônia, claro.

Liepaja é um destino de praia muito gostoso, Sigulda brinda o visitante com paisagens lindas e uma caverna legal para explorar e Cape Kolka, no extremo norte, tem praias praticamente intocadas e um parque natural maravilhoso, o Slitere National Park. E isso só para citar algumas. Veja as opções de passeios de um dia para Sigulda, por exemplo.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Estônia

Mapa da Europa Estônia
Estônia fica na Europa Setentrional.

Etnicamente super conectados aos finlandeses, os estonianos se orgulham de ter uma ligação forte – tanto histórica como cultural – com seus vizinhos nórdicos.

Em especial com a Finlândia, mas também com a Suécia e a Dinamarca. Durante muito tempo, as terras desse país permaneceram ocupadas por outros povos.

Russos, alemães e conquistadores dos já citados países escandinavos deixaram suas marcas por ali. A cultura local é uma fusão charmosa de todas essas ocupações.

A arquitetura do país é admirável. O estilo gótico estoniano é considerado único entre seus pares da Europa Setentrional.

Mas, ele também se mescla com igrejas medievais, castelos barrocos, vilas em Art Noveau e muitos detalhes renascentistas. Com dias de até 19 horas de luz, é bom ir para lá no verão.

Chove um pouco mais em julho e agosto, mas a média dos últimos anos não passa dos 10 dias chuvosos nesses meses. E, mesmo chovendo, dá para curtir.

Dicas da Estonia
Haapsalu.

Entre as cidades mais interessantes para se visitar, destaca-se a medieval Tallinn, capital do país. Cidade surgida em meados do século XIII e cercada ainda hoje por imponentes muralhas e torres de vigia, seu centro histórico é considerado pela Unesco um dos Patrimônios da Humanidade.

Vale muito uma visita e para te ajudar consulte um passeio no ônibus turístico em Tallinn que passa pelos principais pontos e interesse.

É ali a porta de entrada do viajante, pelo aeroporto de Tallinn, que é pequeno e muito bem estruturado. Foi até eleito como um dos 10 melhores aeroportos da Europa, pelo site Sleeping in Airports. Em várias edições da pesquisa! Ele fica bem pertinho do Centro (são só 4 km) e está super bem comunicado com o sistema de transporte.

Outras cidades top para passear e conhecer mais sobre a cultura estoniana são Haapsalu, uma cidade costeira e bem bonita, Parnu, com seus lindos bosques e spas de todo tipo e para todo gosto e Rakvere, onde fica o Parque Nacional Lahemaa, que encantará quem procura contato com a natureza.

Tenho uma sugestão e passeio a pé e canoagem em Parnu. e um bate-vota no Parque Nacional Lahemaa saindo de Tallinn.

 ficou curioso para conhecer o país, já pesquise os hotéis em oferta na Estônia e os melhores passeios guiados na Estônia.

Economia => Tax free na Europa

 

Irlanda

Mapa da Europa Irlanda
Dublin, capital do país, é uma das cidades mais famosas do país.

Os dois últimos países que compõe a região da Europa Setentrional são destinos turísticos que podem ser considerados tradicionais: a Irlanda, e o Reino Unido, do qual falarei a seguir. Antes, veja os melhores hotéis da Irlanda.

A Ilha Esmeralda é terra natal de escritores maravilhosos, como Oscar Wilde, James Joyce e Samuel Beckett e de músicos mundialmente conhecidos, como Sinéad O’Connor, as bandas U2 e The Cranberries e os meninos fofos do Westlife. Eu era adolescente nos anos 2000, não me julgue!

Também é o país dos leprechauns e de St. Patrick, onde se fala inglês com sotaque gostoso e se conversa bastante enquanto saboreia uma boa bebida.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A chuva marca presença durante o ano todo, gerando muitas piadas nacionais, mas provavelmente é por ela que o país fica tão lindo.

Dicas da Irlanda
Cork.

Dublin, a capital, é um dos destinos favoritos dos turistas. O aeroporto da cidade fica a uns 10 km do Centro e oferece ônibus e táxi como melhores maneiras de sair dele. Mas também há como chegar por outras cidades, segundo o lugar de onde se parte.

Por isso, a cidade está na lista das 10 cidades mais lindas do mundo. Veja este mapa com os pontos turísticos de Dublin.

E, se for para lá, visite o Castelo de Dublin, o Phoenix Park e a Catedral de St. Patrick, entre os vários pontos de interesse. Ele é uma das paradas do ônibus turísticos de Dublin.

Além disso,  se quer algumas experiências regadas à álcool, a destilaria de Old Jameson é muito legal, e uma paradinha na Guinness Storehouse vai ser muito produtiva. Só não vale dirigir, hein?

Claro, que as belezas desse incrível país não se resumem a Dublin: Cork, Westpoint, Galway e Killkenny são cidades incríveis. Já veja o que fazer em Cork.

Imperdível =>  Excursão para as montanhas da Irlanda

 

Reino Unido

Mapa da Europa Reino Unido
Capital do Reino Unido, assim como da Inglaterra, é Londres.

O Reino Unido é constituído por 4 países: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Deixei tudo junto neste artigo porque é assim que a divisão estatística das Nações Unidas classifica, como um só. E a intenção aqui é te dar uma boa ideia da Europa Setentrional como manda o figurino!

Não importa se você ama ou não liga muito para a história, ao viajar pelo Reino Unido, você terminará entrando no clima e curtindo muito a matéria, não há como evitar. Todas as cidades têm muito o que contar, de um passado de batalhas, conquistas e grandes heróis.

Alguns livros, filmes e séries mais legais de todos os tempos falam sobre fatos ocorridos no Reino Unido. Quem já assistiu ao filme Coração Valente e a série Outlander, vai amar a Escócia.

Se você já leu as aventuras de Miss Marple, vai curtir as pequenas cidadezinhas inglesas, enquanto os fãs da série The Crown vão amar Londres e Windsor.

Para chegar a Inglaterra, há voos diretos do Brasil, aterrissando no aeroporto de Heathrow. De lá ao Centro de Londres são aproximadamente 24 km, cobertos rápida e eficientemente pelo metrô.

E há várias cidades da Inglaterra interessantes para conhecer, além dos pontos turísticos de Londres.

Para a Escócia, Irlanda e País de Gales só voos com conexão. Se você quer curtir o Reino Unido todo, quem sabe seja mais interessante ir para Londres mesmo e de lá ir pegar um trem ou em voos low cost para as demais localidades.

Uma delas é Edimburgo. Veja os pontos turísticos de Edimburgo e ainda como visitar os castelos na Escócia.

Fazer ou não? => Dúvidas sobre seguro viagem

 

Europa Setentrional: Economia

 União Europeia
Países membros adotaram o euro para livre circulação.

Como um todo, a economia da Europa Setentrional é baseada na indústria. A pesca é bastante desenvolvida, especialmente na Noruega, na Suécia, Finlândia e Islândia, países que investem muito em equipamentos modernos para otimizar a produção da área.

Os recursos minerais são explorados em grande parte dos territórios. A pecuária merece um certo destaque na Dinamarca e o turismo é uma fonte de renda – mais ou menos importante – em toda a região. Para quem vai de viagem para lá, o que interessa de verdade são os preços.

Os países escandinavos têm um custo de vida mais alto, especialmente a Noruega. Oslo, sua capital, é atualmente a terceira cidade mais cara para se viver do mundo, segundo estudo da UBS.

Copenhague não fica atrás: é a quarta cidade do ranking. Londres, Helsinki e Estocolmo também estão entre as 20 mais caras. Para economizar, pesquise por viagem barata para Londres.

Isso não quer dizer que você precisará penhorar um rim para conhecer esses países. Em todos eles existem opções que se encaixam em diferentes orçamentos, tanto em hospedagem como em alimentação e transportes.

E sempre existem atrações gratuitas, para dar aquela equilibrada com os gastos gerados pelas visitas aos pontos turísticos pagos.

Dica => Aplicativos úteis para viagem a Europa

 

Europa Setentrional: dicas extras

Europa Setentrional Regras
Respeite as regras para que tudo corra bem.

Para que você possa se divertir em um ou vários países da Europa Setentrional, vale a pena conhecer regras e costumes locais. E, claro, respeitá-los muito bem. Veja algumas orientações e regras importantes:

Idioma: Em locais de forte fluxo turístico sempre tem gente que fala inglês. E, em muitos casos, espanhol também. Agora, se você quiser ser mais que bem recebido por onde passar, dedique um tempinho antes da viagem para aprender uma meia dúzia de palavras e expressões no idioma local.

Moeda: Dos países da Europa Setentrional, apenas a Letônia, a Estônia e a Irlanda fazem uso do Euro. Os demais têm moeda própria. Embora seja possível pagar com a moeda da União Europeia em vários lugares, não costuma ser vantajoso. Prefira sempre ter um pouco de moeda local à mão.

Respeite regras e costumes: Nem preciso dizer que você deve sempre seguir a lei e os costumes de cada país. Há lugares onde você não deve tirar fotos, onde não deve tocar em nada e outros onde pode fazer praticamente o que quiser. Até ficar pelado, como nas saunas finlandesas. Mas o caso é que você deve respeitar as regras para que tudo corra bem.

Na dúvida, pergunte. As pessoas não se incomodarão em ajudá-lo a entender como as coisas funcionam, desde você seja educado e disposto a aprender. Melhor sair perguntando que fazer o que não deve e levar uma bronca e multa. Quanto aos costumes, torne-se um imitador profissional. Perceba o que os habitantes locais fazem e imite. Ajuda muito a não cometer gafes!

Não seja “o toqueteador”: Sabe o costume de cumprimentar as pessoas com beijo, abraço, coisa e tal? Não o siga. Um aperto de mão é mais que suficiente no primeiro contato. Passar disso pode ser considerado invasivo. Não é que as pessoas que vivem na Europa Setentrional sejam frias, elas apenas são muito zelosas de seu espaço pessoal.

Descubra =>  Praias mais bonitas da Europa

 

Como aproveitar a Europa Setentrional

Já deu para notar que vale muito a pena fazer turismo pela Europa Setentrional, não é mesmo? Alguns dos destinos mais incríveis do Velho Continente se localizam na região!

Todos os países que compõe a porção setentrional europeia têm belezas únicas. Estude os destinos que mais lhe interessam, procure se informar sobre rotas e itinerários e continue lendo o blog para garantir que sua viagem pela região norte da Europa seja memorável e renda excelentes lembranças!

E, para finalizar, um vídeo lindo do site oficial de turismo na Europa sobre algumas das regiões citadas neste artigo:

Pretende incluir a Europa Setentrional no seu roteiro? Quais países você quer visitar? Conte mais sobre os seus planos nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Rain Brinati

ESCRITO POR

Rain Brinati

Rain Brinati, 36 anos, é professora de idiomas e está engatinhando na realização de um de seus sonhos: se tornar escritora. É uma pessoa muito curiosa, que quer aprender sobre todas as coisas e curte muito papear longamente sobre qualquer assunto. Se interessa por tudo, de livros, arte e música a futebol, games e cerveja. She's into everything. Morou na Europa por mais de 10 anos. É apaixonada por viagens e dizem por aí que já rodou bastante. Ela não concorda e segue embarcando em novas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *