10 pontos turísticos de Vilnius, capital da Lituânia

10 pontos turísticos de Vilnius, capital da Lituânia

Os pontos turísticos de Vilnius ficam próximos um do outro, de modo que conhecer a cidade é bem fácil – e muito interessante também.

A capital da Lituânia, com seu ar de interior, possui centenas de prédios históricos e deslumbrantes para você apreciar durante a sua viagem.

Por conta desse clima de cidade do interior e também da segurança local, é bem tranquilo caminhar por Vilnius, sobretudo na região central para conhecê-la.

Conheça quais são os principais pontos turísticos de Vilnius, como chegar a cada um deles e como aproveitar ao máximo a sua estadia nesse belo país, que é a Lituânia.

Planeja sua viagem => Onde ficar em Vilnius

Seguro viagem para Lituânia »

 

Pontos turísticos de Vilnius

Turismo na Lituânia
Vista de Vilnius, a capital da Lituânia.
  1. Torre Gediminas
  2. Torre do Sino e Cripta da Catedral
  3. Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade
  4. Museu Nacional da Lituânia
  5. Museu das Ilusões de Vilnius
  6. Torre de TV de Vilnius
  7. Colina das 3 Cruzes
  8. Muralha da Defesa de Vilnius
  9. Museu de Arte Moderna
  10. Užupis

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Vilnius »

 

O que fazer em Vilnius

1. Torre Gediminas

Passeios em Vilnius
Torre Gediminas, um dos pontos turísticos da capital.

A Torre Gediminas é considerada um dos símbolos e principais pontos turísticos de Vilnius e, por isso, um destino obrigatório para quem passa pela capital da Lituânia.

Além disso, ela é um local extremamente importante na história dos países bálticos da Europa, pois foi lá que se iniciou o “caminho báltico”.

A torre foi construída no século XIII e fazia parte de um castelo, reconstruído pelo Grão-Duque Vytautas após um incêndio ocorrido em 1419. No início dos anos 1.600, a torre utilizada como prisão para os membros das classes dominantes que desobedeciam às leis locais.

No século XVII, durante a ocupação russa, as torres e muralhas foram destruídas quase em sua totalidade. As restaurações se iniciaram a partir de 1930.

Dentro da torre há um pequeno museu, sendo que uma parte dele contém informações e modelos de como o castelo era na sua concepção original. Além de uma parte dedicada ao “caminho báltico”.

  • Horário de funcionamento: É possível visitar o museu todos os dias da semana. Entre abril e setembro, o funcionamento é das 10 às 21 horas, e de outubro a março é das 10 às 18 horas.
  • Preço: Adultos 5 euros – Estudantes 2 euros – Guia para grupo de 5 pessoas 10 euros e para grupo de 20 pessoas 15 euros.
  • Transporte público: A torre está localizada logo atrás da Catedral e, portanto, bem no Centro, onde o acesso por ônibus é bastante fácil. Para chegar ao local é possível acessar pelo lindo caminho de pedras ou através de um elevador, que custa 2 euros incluindo subida e descida e fica até meia hora antes do fechamento da torre.

Incrível => Tour guiado em Vilnius

 

2. Torre do Sino e Cripta da Catedral

O que ver na Lituania
Torre do Sino, a mais alta da Cidade Velha.

Um dos principais pontos turísticos de Vilnius, a Torre do Sino é uma das mais antigas e altas torres encontradas na Cidade Velha, com 52 metros de altura. Ela data do século XIII e fazia parte do muro de defesa da cidade.

Dentro da torre é possível se aventurar pelas escadas de madeiras bastante inclinadas. A vista no topo é extraordinária e renderá boas fotos. A visita às criptas é um passeio bastante interessante e você conhecerá mais da história local.

Descobrindo assim como a Lituânia se tornou o último país pagão da Europa, além de saber mais a respeito sobre os reis e rainhas que comandaram o país. Para entender melhor, veja o mapa da Lituânia, com as principais regiões turísticas.

  • Horário de funcionamento: O local não funciona aos domingos e feriados. Nos dias que antecedem os feriados o funcionamento se encerra uma hora mais cedo. Entre maio e setembro está aberto das 10 às 19 horas, de outubro a abril, das 10 às 18 horas. As visitas à cripta com guias em inglês ocorrem às terças, quintas e sábados às 16 horas.
  • Preço: Ingresso custa 4,50 euros e estudantes pagam 2,50 euros. Se optar por visitar as criptas da catedral, o valor é de 7,50 euros. As visitas às criptas podem ser feitas somente com guia.
  • Transporte público: A torre está localizada bem em frente à catedral. Para chegar ao museu, basta utilizar as linhas 10, 11 e 33 e descer na parada “Dailės akademija” ou então na parada “Arkikatedra”.

Inesquecível => Tour no pântano de Vilnius

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3. Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade

Museus em Vilnius
Museu da Ocupação, antiga prisão da KGB | Foto: Algirdas, via Wikimedia Commons.

Essa talvez seja a experiência mais forte que você viverá ao visitar um museu na Lituânia. O Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade fica em uma antiga prisão da KGB (polícia secreta da União Soviética).

Além da função administrativa, o local também funcionava como prisão e era onde as penas de mortes eram aplicadas. A exposição mostra como o país perdeu a sua independência durante o século XX, e ainda como a repressão soviética afetou a população.

De grande importância histórica para o país, o Museu da Ocupação é dos principais pontos turísticos de Vilnius. E sua visitação é imperdível durante viagem a Vilnius.

  • Horário de funcionamento: O Museu da Ocupação funciona das 10 às 18 horas de quarta-feira à sábado; e aos domingos das 10 às 17 horas.
  • Preço: Os ingressos saem por 4 euros e os estudantes pagam 1 euro.
  • Transporte público: O museu fica localizado em uma rua paralela à Avenida Gedimino, portanto, uma vez no centro da cidade, basta fazer uma pequena caminhada até o local.

Prático => Transfer do aeroporto de Vilnius

 

4. Vingio Parque

Parques na Lituânia
Parque é a maior área de lazer da cidade | Foto: FaceMePLS, via Wiimedia Commons.

O Vingio é o maior parque da cidade e palco de muitos eventos, especialmente durante o verão. Entre os pontos turísticos de Vilnius é nesse que acontecem concertos, shows pirotécnicos, passeios de balão e festivais de música.

O parque tem cerca de 160 hectares e data do século XVI. Acredita-se que Alexandre, o Grande, estava nesse local quando recebeu a notícia da invasão de Napoleão, em 1812. O parque tem ainda um jardim botânico. Para aproveitar melhor, confira as dicas de quando ir para a Lituânia.

   
  • Horário de funcionamento: O parque fica aberto de segunda a domingo, 24 horas por dia.
  • Preço: O acesso é gratuito.
  • Transporte público: Há diversas opções de transporte público para o local, algumas exigem apenas uma pequena caminhada. As paradas mais próximas são Vinco Pietario ou Vingio Parkas, ônibus24. Há também a parada Savanorų prospektas com os ônibus 21, 22, 23, 29, 54 e 2G e os trólebus 4, 6, 12, 14, 15 e 16. Se optar por descer na parada Vingis, os ônibus são 21, 22 e 23, os trólebus 4,6, 12 e 14, mas essa é a parada mais distante.

Programe-se => Passeio a pé por Vilnius

 

5. Quarto das Ilusões

Passeios com a família na Lituânia
Museu Quarto das Ilusões | Foto: Divulgação.

Esse é um excelente passeio para quem gosta de tirar fotos divertidas. O Museu Quarto das Ilusões oferece salas com diferentes temáticas como Espelho, Túnel do Diabo, Antigravidade, entre outras.

É realmente impressionante e divertido e uma das opções entre os pontos turísticos de Vilnius que agradam a qualquer idade, sendo recomendado para quem viaja com a família.

  • Horário de funcionamento: O local fica aberto de segunda a domingo, das 10 às 20 horas.
  • Preço: Ingressos para a exposição permanente custam 11 euros para adultos e 9 euros para estudantes, já o ingresso familiar  (2 adultos e 2 crianças até 18 anos) custa 36 euros. Para a exposição temporária custam 8 euros para adultos, 6 euros para crianças e o ingresso familiar custa 24 euros. Crianças menores de 6 anos entram de graça.
  • Transporte público: O museu fica localizado no início da Avenida Gedimino. Portanto, todos os ônibus que vão até o centro da cidade podem ser utilizados.

Imperdível => Voo de balão em Vilnius

6. Torre de TV de Vilnius

Cidades turísticas da Lituânia
Torre de TV de Vilnius | Foto:Marcin Białek, via Wikimedia Commons.

A Torre de Tv de Vilnius é a mais alta do país, com 326 metros de altura. Foi construída entre os anos de 1974 e 1980. Em 31 de Janeiro de 1991 ela foi palco de um fato histórico. Nessa época, a antiga União Soviética estava em declínio e o Kremlin tentou retomar o controle da mídia lituana.

Tanques de guerra cercaram a torre e mataram 14 civis. A torre é rodeada por monumentos e fotografias daqueles que morreram durante esse acontecimento e ainda itens como armas e o plano de ataque do exército soviético.

Se você quiser, ainda pode subir na torre e desfrutar de uma boa refeição com uma vista de tirar o fôlego. Aproveite para descobrir qual moeda levar para a Lituânia.

  • Horário de funcionamento: De domingo à quinta-feira, das 11 às 21 horas, sextas-feiras e sábados das 11 às 22 horas.
  • Preço: A exibição que fica no exterior do prédio é gratuita. O acesso à torre é pago. Adultos: finais de semana 9 euros e durante a semana 7 euros. Crianças a partir de 5 anos pagam 4 euros, estudantes pagam 6 euros. Crianças com menos de 5 anos não pagam.
  • Transporte público: A torre de TV fica afastada do Centro, mas há diversas opções de ônibus e Trólebus para chegar lá. Além dos expressos 2G e 4G, ainda existem os ônibus 7, 21, 22, 23, 25, 49, 54, 55, 59, 68 e 69 e ainda os trólebus 13, 16 e 18. A parada de ônibus chama Vaivorykštės.

Agende => Passeio para o Castelo de Trakai

 

7. Monumento das 3 Cruzes

Locais históricos na Lituânia
Monumento das Três Cruzes | Foto: Wojsyl, via Wikimedia Commons.

Segundo a lenda local, sete monges franciscanos foram crucificados no local e para homenageá-los as cruzes foram erguidas no século XVII. Durante o governo soviético, Stalin mandou remover e enterrar as cruzes.

Somente em 1989 é que as cruzes foram reconstruídas, se tornando símbolo de luta e esperança dos lituanos. Não deixe de conhecer outras curiosidades da Lituânia e os principais feriados na Lituânia.

Chegar até o local pode exigir um pouco de fôlego dos mais sedentários, mas a vista da Cidade Velha é simplesmente maravilhosa, fazendo desse um dos melhores pontos turísticos de Vilnius.

Além de ser um excelente ponto para observar o pôr do sol, principalmente durante o verão. Confira também as praias da Lituânia.

  • Horário de funcionamento: O local é uma espécie de parque e fica aberto 24 horas por dia.
  • Preço: A entrada é gratuita, basta apenas fôlego para subir a colina.
  • Transporte público: O local fica no centro da cidade, logo atrás da Catedral e da Torre Gediminas. O acesso é bastante fácil e há diversos ônibus que atendem a região.

Saiba mais => Como usar Whatsapp na Europa

 

8. Muralha de Defesa de Vilnius

Muralha de Vilnius
Muralha foi aberta como museu em 1987 | Foto: Alma Pater, via Wikimedia Commons.

A Muralha de defesa da Vilnius foi construída no século XVI e utilizada como orfanato, lixão, banheiro público e até mesmo para estocar vegetais durante a ocupação soviética. Se tornou museu em 1987.

  • Horário de funcionamento: A Muralha fecha às segundas-feiras. Nos demais dias, funciona das 10 às 18 horas.
  • Preço: Adultos 4 euros – Estudantes 2 euros – Guia para grupo de 20 pessoas 15 euros – Guia de Áudio 3 euros.
  • Transporte público: Está próxima ao bairro de Užupis. A melhor opção para chegar é de ônibus 10, 33 ou 89, descendo na Užupis, ou então ônibus 11, 13, 34 e 74, além de uma caminhada.

Reserve => Passeio ao Monte das Cruzes em Vilnius

   

 

9. Igreja de Sant’Anna

Igrejas em Vilnius
Um dos prédios históricos mais bonitos de Vilnius.

A igreja foi construída no século XIV, provavelmente entre os anos de 1495 e 1500, em homenagem a Ona (ou Ana) a esposa do Grão-Duque Vitautas. Ela foi planejada por Benedikt Rejt, o famoso arquiteto que planejou algumas partes do Castelo de Praga.

A beleza do prédio histórico encantou até mesmo Napoleão Bonaparte, que durante uma visita à cidade, em 1812, disse que queria levar a igreja para Paris.

  • Horário de funcionamento: É possível apreciar toda a beleza dessa peculiar igreja do lado de fora, todos os dias, em qualquer horário. A parte interna da igreja pode ser visitada de segunda a domingo. Entre maio e setembro, o local fica aberto das 11 às 18 horas e de outubro a abril, das 17 às 19 horas.
  • Preço: Entrada gratuita.
  • Transporte público: Uma vez na catedral, é possível chegar até a igreja fazendo uma caminhada de menos de 10 minutos. Basta seguir pela lateral da catedral, passar pela Rua Pilies, pelo Parque de São Bernardino e você já verá a igreja.

Aventura => Excursão de bike em Vilnius

 

10. Užupis

Cidades turísticas da Lituânia
República Užupis | Foto: Simonas stuopys, via Wikimedia Commons.

A autoproclamada “República” de Užupis é talvez o bairro boêmio e artístico mais famoso da capital. Por isso, um dos principais pontos turísticos de Vilnius. Ele possui o seu hino, constituição, presidente, bispo, igrejas e tudo o que mais uma república pode ter.

Tem até mesmo o seu Anjo Guardião, uma estátua de bronze localizada bem no centro do bairro. O local surgiu no século XVI, é um dos bairros mais antigos de Vilnius e antigamente era uma região bem pobre, conhecida como um distrito da luz vermelha.

Chegou a ser o mais violento de Vilnius. Quando a Lituânia recuperou a sua independência, em 1991, muitos artistas se mudaram para lá, já que os aluguéis eram baratos. Isso rendeu ao bairro muitas obras de arte, esculturas e grafites.

  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Preço: Entrada gratuita.
  • Transporte público: O local fica a cerca de 10 minutos de caminhada da Catedral, mas se preferir, pode pegar o ônibus 10 e descer na parada Užupis.

Chip => Quanto custa internet na Europa

 

Aproveite os pontos turísticos de Vilnius

Vilnius é uma cidade pequena, com ar de interior e cheia de surpresas nas suas ruas estreitas. A cada esquina um novo prédio histórico surge à sua frente. Caminhar pelo centro da cidade talvez seja a melhor forma de conhecer melhor essa magnífica capital.

Além dos pontos turísticos da cidade, veja também o artigo onde ficar em Vilnius, que tem dicas de bairros e sugestões de hotéis para todos os bolsos e estilos de viajantes. Veja ainda diversas dicas da Lituânia, essenciais para que está embarcando para o país.

Veja mais belezas do país nesse vídeo do site oficial de turismo da Lituânia:

Gostou dos principais pontos turísticos de Vilnius? Conte nos comentários qual é seu favorito ou o que mais quer conhecer.

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *