10 pontos turísticos de Vilnius, capital da Lituânia

por Carolina Romeiro

10 pontos turísticos de Vilnius, capital da Lituânia

Os pontos turísticos de Vilnius ficam próximos um do outro, de modo que conhecer a cidade é bem fácil – e muito interessante também.

A capital da Lituânia, com seu ar de interior, possui centenas de prédios históricos e deslumbrantes para você apreciar durante a sua viagem.

Por conta desse clima de cidade do interior e também da segurança local, é bem tranquilo caminhar por Vilnius, sobretudo na região central para conhecê-la.

Conheça quais são os principais pontos turísticos de Vilnius, como chegar a cada um deles e como aproveitar ao máximo a sua estadia nesse belo país, que é a Lituânia.

Planeja sua viagem => Onde ficar em Vilnius

Seguro viagem para Lituânia »

 

Pontos turísticos de Vilnius

Turismo na Lituânia
Vista de Vilnius, a capital da Lituânia.
  1. Torre Gediminas
  2. Torre do Sino e Cripta da Catedral
  3. Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade
  4. Museu Nacional da Lituânia
  5. Museu das Ilusões de Vilnius
  6. Torre de TV de Vilnius
  7. Colina das 3 Cruzes
  8. Muralha da Defesa de Vilnius
  9. Museu de Arte Moderna
  10. Užupis

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Vilnius »

 

O que fazer em Vilnius

1. Torre Gediminas

Passeios em Vilnius
Torre Gediminas, um dos pontos turísticos da capital.

A Torre Gediminas é considerada um dos símbolos e principais pontos turísticos de Vilnius e, por isso, um destino obrigatório para quem passa pela capital da Lituânia.

Além disso, ela é um local extremamente importante na história dos países bálticos da Europa, pois foi lá que se iniciou o “caminho báltico”.

A torre foi construída no século XIII e fazia parte de um castelo, reconstruído pelo Grão-Duque Vytautas após um incêndio ocorrido em 1419. No início dos anos 1.600, a torre utilizada como prisão para os membros das classes dominantes que desobedeciam às leis locais.

No século XVII, durante a ocupação russa, as torres e muralhas foram destruídas quase em sua totalidade. As restaurações se iniciaram a partir de 1930.

Dentro da torre há um pequeno museu, sendo que uma parte dele contém informações e modelos de como o castelo era na sua concepção original. Além de uma parte dedicada ao “caminho báltico”.

  • Horário de funcionamento: É possível visitar o museu todos os dias da semana. Entre abril e setembro, o funcionamento é das 10 às 21 horas, e de outubro a março é das 10 às 18 horas.
  • Preço: Adultos 5 euros – Estudantes 2 euros – Guia para grupo de 5 pessoas 10 euros e para grupo de 20 pessoas 15 euros.
  • Transporte público: A torre está localizada logo atrás da Catedral e, portanto, bem no Centro, onde o acesso por ônibus é bastante fácil. Para chegar ao local é possível acessar pelo lindo caminho de pedras ou através de um elevador, que custa 2 euros incluindo subida e descida e fica até meia hora antes do fechamento da torre.

Incrível => Tour guiado em Vilnius

 

2. Torre do Sino e Cripta da Catedral

O que ver na Lituania
Torre do Sino, a mais alta da Cidade Velha.

Um dos principais pontos turísticos de Vilnius, a Torre do Sino é uma das mais antigas e altas torres encontradas na Cidade Velha, com 52 metros de altura. Ela data do século XIII e fazia parte do muro de defesa da cidade.

Dentro da torre é possível se aventurar pelas escadas de madeiras bastante inclinadas. A vista no topo é extraordinária e renderá boas fotos. A visita às criptas é um passeio bastante interessante e você conhecerá mais da história local.

Descobrindo assim como a Lituânia se tornou o último país pagão da Europa, além de saber mais a respeito sobre os reis e rainhas que comandaram o país. Para entender melhor, veja o mapa da Lituânia, com as principais regiões turísticas.

  • Horário de funcionamento: O local não funciona aos domingos e feriados. Nos dias que antecedem os feriados o funcionamento se encerra uma hora mais cedo. Entre maio e setembro está aberto das 10 às 19 horas, de outubro a abril, das 10 às 18 horas. As visitas à cripta com guias em inglês ocorrem às terças, quintas e sábados às 16 horas.
  • Preço: Ingresso custa 4,50 euros e estudantes pagam 2,50 euros. Se optar por visitar as criptas da catedral, o valor é de 7,50 euros. As visitas às criptas podem ser feitas somente com guia.
  • Transporte público: A torre está localizada bem em frente à catedral. Para chegar ao museu, basta utilizar as linhas 10, 11 e 33 e descer na parada “Dailės akademija” ou então na parada “Arkikatedra”.

Inesquecível => Tour no pântano de Vilnius

 

3. Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade

Museus em Vilnius
Museu da Ocupação, antiga prisão da KGB | Foto: Algirdas, via Wikimedia Commons.

Essa talvez seja a experiência mais forte que você viverá ao visitar um museu na Lituânia. O Museu da Ocupação e Luta pela Liberdade fica em uma antiga prisão da KGB (polícia secreta da União Soviética).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além da função administrativa, o local também funcionava como prisão e era onde as penas de mortes eram aplicadas. A exposição mostra como o país perdeu a sua independência durante o século XX, e ainda como a repressão soviética afetou a população.

De grande importância histórica para o país, o Museu da Ocupação é dos principais pontos turísticos de Vilnius. E sua visitação é imperdível durante viagem a Vilnius.

  • Horário de funcionamento: O Museu da Ocupação funciona das 10 às 18 horas de quarta-feira à sábado; e aos domingos das 10 às 17 horas.
  • Preço: Os ingressos saem por 4 euros e os estudantes pagam 1 euro.
  • Transporte público: O museu fica localizado em uma rua paralela à Avenida Gedimino, portanto, uma vez no centro da cidade, basta fazer uma pequena caminhada até o local.

Prático => Transfer do aeroporto de Vilnius

 

4. Vingio Parque

Parques na Lituânia
Parque é a maior área de lazer da cidade | Foto: FaceMePLS, via Wiimedia Commons.

O Vingio é o maior parque da cidade e palco de muitos eventos, especialmente durante o verão. Entre os pontos turísticos de Vilnius é nesse que acontecem concertos, shows pirotécnicos, passeios de balão e festivais de música.

O parque tem cerca de 160 hectares e data do século XVI. Acredita-se que Alexandre, o Grande, estava nesse local quando recebeu a notícia da invasão de Napoleão, em 1812. O parque tem ainda um jardim botânico. Para aproveitar melhor, confira as dicas de quando ir para a Lituânia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  • Horário de funcionamento: O parque fica aberto de segunda a domingo, 24 horas por dia.
  • Preço: O acesso é gratuito.
  • Transporte público: Há diversas opções de transporte público para o local, algumas exigem apenas uma pequena caminhada. As paradas mais próximas são Vinco Pietario ou Vingio Parkas, ônibus24. Há também a parada Savanorų prospektas com os ônibus 21, 22, 23, 29, 54 e 2G e os trólebus 4, 6, 12, 14, 15 e 16. Se optar por descer na parada Vingis, os ônibus são 21, 22 e 23, os trólebus 4,6, 12 e 14, mas essa é a parada mais distante.

Programe-se => Passeio a pé por Vilnius

 

5. Quarto das Ilusões

Passeios com a família na Lituânia
Museu Quarto das Ilusões | Foto: Divulgação.

Esse é um excelente passeio para quem gosta de tirar fotos divertidas. O Museu Quarto das Ilusões oferece salas com diferentes temáticas como Espelho, Túnel do Diabo, Antigravidade, entre outras.

É realmente impressionante e divertido e uma das opções entre os pontos turísticos de Vilnius que agradam a qualquer idade, sendo recomendado para quem viaja com a família.

  • Horário de funcionamento: O local fica aberto de segunda a domingo, das 10 às 20 horas.
  • Preço: Ingressos para a exposição permanente custam 11 euros para adultos e 9 euros para estudantes, já o ingresso familiar  (2 adultos e 2 crianças até 18 anos) custa 36 euros. Para a exposição temporária custam 8 euros para adultos, 6 euros para crianças e o ingresso familiar custa 24 euros. Crianças menores de 6 anos entram de graça.
  • Transporte público: O museu fica localizado no início da Avenida Gedimino. Portanto, todos os ônibus que vão até o centro da cidade podem ser utilizados.

Imperdível => Voo de balão em Vilnius

6. Torre de TV de Vilnius

Cidades turísticas da Lituânia
Torre de TV de Vilnius | Foto:Marcin Białek, via Wikimedia Commons.

A Torre de Tv de Vilnius é a mais alta do país, com 326 metros de altura. Foi construída entre os anos de 1974 e 1980. Em 31 de Janeiro de 1991 ela foi palco de um fato histórico. Nessa época, a antiga União Soviética estava em declínio e o Kremlin tentou retomar o controle da mídia lituana.

Tanques de guerra cercaram a torre e mataram 14 civis. A torre é rodeada por monumentos e fotografias daqueles que morreram durante esse acontecimento e ainda itens como armas e o plano de ataque do exército soviético.

Se você quiser, ainda pode subir na torre e desfrutar de uma boa refeição com uma vista de tirar o fôlego. Aproveite para descobrir qual moeda levar para a Lituânia.

  • Horário de funcionamento: De domingo à quinta-feira, das 11 às 21 horas, sextas-feiras e sábados das 11 às 22 horas.
  • Preço: A exibição que fica no exterior do prédio é gratuita. O acesso à torre é pago. Adultos: finais de semana 9 euros e durante a semana 7 euros. Crianças a partir de 5 anos pagam 4 euros, estudantes pagam 6 euros. Crianças com menos de 5 anos não pagam.
  • Transporte público: A torre de TV fica afastada do Centro, mas há diversas opções de ônibus e Trólebus para chegar lá. Além dos expressos 2G e 4G, ainda existem os ônibus 7, 21, 22, 23, 25, 49, 54, 55, 59, 68 e 69 e ainda os trólebus 13, 16 e 18. A parada de ônibus chama Vaivorykštės.

Agende => Passeio para o Castelo de Trakai

 

7. Monumento das 3 Cruzes

Locais históricos na Lituânia
Monumento das Três Cruzes | Foto: Wojsyl, via Wikimedia Commons.

Segundo a lenda local, sete monges franciscanos foram crucificados no local e para homenageá-los as cruzes foram erguidas no século XVII. Durante o governo soviético, Stalin mandou remover e enterrar as cruzes.

Somente em 1989 é que as cruzes foram reconstruídas, se tornando símbolo de luta e esperança dos lituanos. Não deixe de conhecer outras curiosidades da Lituânia e os principais feriados na Lituânia.

Chegar até o local pode exigir um pouco de fôlego dos mais sedentários, mas a vista da Cidade Velha é simplesmente maravilhosa, fazendo desse um dos melhores pontos turísticos de Vilnius.

Além de ser um excelente ponto para observar o pôr do sol, principalmente durante o verão. Confira também as praias da Lituânia.

  • Horário de funcionamento: O local é uma espécie de parque e fica aberto 24 horas por dia.
  • Preço: A entrada é gratuita, basta apenas fôlego para subir a colina.
  • Transporte público: O local fica no centro da cidade, logo atrás da Catedral e da Torre Gediminas. O acesso é bastante fácil e há diversos ônibus que atendem a região.

Saiba mais => Como usar Whatsapp na Europa

 

8. Muralha de Defesa de Vilnius

Muralha de Vilnius
Muralha foi aberta como museu em 1987 | Foto: Alma Pater, via Wikimedia Commons.

A Muralha de defesa da Vilnius foi construída no século XVI e utilizada como orfanato, lixão, banheiro público e até mesmo para estocar vegetais durante a ocupação soviética. Se tornou museu em 1987.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
  • Horário de funcionamento: A Muralha fecha às segundas-feiras. Nos demais dias, funciona das 10 às 18 horas.
  • Preço: Adultos 4 euros – Estudantes 2 euros – Guia para grupo de 20 pessoas 15 euros – Guia de Áudio 3 euros.
  • Transporte público: Está próxima ao bairro de Užupis. A melhor opção para chegar é de ônibus 10, 33 ou 89, descendo na Užupis, ou então ônibus 11, 13, 34 e 74, além de uma caminhada.

Reserve => Passeio ao Monte das Cruzes em Vilnius

 

9. Igreja de Sant’Anna

Igrejas em Vilnius
Um dos prédios históricos mais bonitos de Vilnius.

A igreja foi construída no século XIV, provavelmente entre os anos de 1495 e 1500, em homenagem a Ona (ou Ana) a esposa do Grão-Duque Vitautas. Ela foi planejada por Benedikt Rejt, o famoso arquiteto que planejou algumas partes do Castelo de Praga.

A beleza do prédio histórico encantou até mesmo Napoleão Bonaparte, que durante uma visita à cidade, em 1812, disse que queria levar a igreja para Paris.

  • Horário de funcionamento: É possível apreciar toda a beleza dessa peculiar igreja do lado de fora, todos os dias, em qualquer horário. A parte interna da igreja pode ser visitada de segunda a domingo. Entre maio e setembro, o local fica aberto das 11 às 18 horas e de outubro a abril, das 17 às 19 horas.
  • Preço: Entrada gratuita.
  • Transporte público: Uma vez na catedral, é possível chegar até a igreja fazendo uma caminhada de menos de 10 minutos. Basta seguir pela lateral da catedral, passar pela Rua Pilies, pelo Parque de São Bernardino e você já verá a igreja.

Aventura => Excursão de bike em Vilnius

 

10. Užupis

Cidades turísticas da Lituânia
República Užupis | Foto: Simonas stuopys, via Wikimedia Commons.

A autoproclamada “República” de Užupis é talvez o bairro boêmio e artístico mais famoso da capital. Por isso, um dos principais pontos turísticos de Vilnius. Ele possui o seu hino, constituição, presidente, bispo, igrejas e tudo o que mais uma república pode ter.

Tem até mesmo o seu Anjo Guardião, uma estátua de bronze localizada bem no centro do bairro. O local surgiu no século XVI, é um dos bairros mais antigos de Vilnius e antigamente era uma região bem pobre, conhecida como um distrito da luz vermelha.

Chegou a ser o mais violento de Vilnius. Quando a Lituânia recuperou a sua independência, em 1991, muitos artistas se mudaram para lá, já que os aluguéis eram baratos. Isso rendeu ao bairro muitas obras de arte, esculturas e grafites.

  • Horário de funcionamento: Aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Preço: Entrada gratuita.
  • Transporte público: O local fica a cerca de 10 minutos de caminhada da Catedral, mas se preferir, pode pegar o ônibus 10 e descer na parada Užupis.

Chip => Quanto custa internet na Europa

 

Aproveite os pontos turísticos de Vilnius

Vilnius é uma cidade pequena, com ar de interior e cheia de surpresas nas suas ruas estreitas. A cada esquina um novo prédio histórico surge à sua frente. Caminhar pelo centro da cidade talvez seja a melhor forma de conhecer melhor essa magnífica capital.

Além dos pontos turísticos da cidade, veja também o artigo onde ficar em Vilnius, que tem dicas de bairros e sugestões de hotéis para todos os bolsos e estilos de viajantes. Veja ainda diversas dicas da Lituânia, essenciais para que está embarcando para o país.

Veja mais belezas do país nesse vídeo do site oficial de turismo da Lituânia:

Gostou dos principais pontos turísticos de Vilnius? Conte nos comentários qual é seu favorito ou o que mais quer conhecer.

 

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *