10 dicas da Lituânia: tudo para você que vai viajar no país

por Carolina Romeiro
5/5 - (3 votos)

10 dicas da Lituânia: tudo para você que vai viajar no país

Para quem já está pronto para embarcar e quer as últimas dicas da Lituânia, como qual moeda levar, qual a melhor época do ano, se o país é seguro ou se a internet funciona bem, este artigo é para você! Aqui você vai encontrar todas as dicas da Lituânia de última hora e aquelas que são boas para levar com você durante a viagem.

Isso porque eu moro na Lituânia e tenho informações incríveis sobre o país. E, apesar de preterido na Europa, ele ganha cada dia mais adeptos ávidos para explorar ao máximo o que a Lituânia tem a oferecer: belas paisagens e um custo que cabe até nos bolsos mais apertados. Confira comigo tudo o que você precisa saber antes de embarcar.

Internet => Melhores hotéis na Lituânia

Seguro viagem mais barato para a Lituânia »

 

Dicas da Lituânia para você se dar bem

Dicas da Lituânia
Veja as melhores dicas da Lituânia.

Veja as principais dicas da Lituânia, para aproveitar ao máximo a sua viagem e conhecer esse fascinante país.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 22% de desconto usando o cupom CONSUMIDOR, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

Melhor época do ano para visitar a Lituânia

A Lituânia é conhecida por ser um país bem gelado, de longos invernos, dias curtos e muita neve. E é exatamente isso que você vai encontrar se decidir viajar para o país entre os meses de novembro a fevereiro. Nessa época, o frio pode ser bem intenso, portanto, se prepare e não esqueça a toca, as luvas, as blusas de lã, roupas térmicas, botas impermeáveis e de solado emborrachado.

Por outro lado, se você optar por visitar o país durante o verão, com certeza vai aproveitar ao máximo. As atividades ao ar livre são numerosas, o tempo de claridade pode chegar a durar mais de 15 horas e as temperaturas são bastante agradáveis, ficando em torno dos 26°C. Ah, e vale a pena também conferir o artigo sobre os feriados na Lituânia.

A primavera e o outono são as estações mais coloridas e que rendem fotos maravilhosas. As temperaturas não são tão extremas, mas é melhor trazer algum casaco mais quente, pois durante alguns dias ainda pode fazer frio, principalmente no início da primavera e no fim do outono. Saiba mais no post sobre quando é melhor viajar para a Lituânia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Qual moeda devo levar para Lituânia?

Moeda da Lituânia
Dicas da Lituânia

A moeda utilizada na Lituânia é o euro e a melhor opção é já chegar lá com alguns trocados em mãos. Se você preferir utilizar cartões (débito ou crédito), praticamente todos os lugares aceitam. Principalmente nas principais cidades da Lituânia, como Vilnius, Kaunas e Klaipeda.

Então, você não terá problemas para efetuar pagamentos. Confira mais detalhes no post sobre como levar dinheiro para a Lituânia.

 

Preciso do visto para Lituânia

A Lituânia faz parte do Tratado de Schengen e brasileiros podem visitar os países que fazem parte desse tratado por um período de até 90 dias sem visto. Mas é bom ficar atento, porque haverá controle de fronteira no país que você entrar na Europa.

Então, é bom ter a documentação em dia, seguro viagem contratado, informações sobre hospedagem e roteiros de viagem, passagem de volta e quantia em dinheiro que está levando.

 

O que não deixar de experimentar na Lituânia

O que comer na Lituânia
Dicas da Lituânia: Cepelinai | Foto: Jesús Corrius, via Wikimedia Commons.

A comida Lituânia é uma delícia e provar alguns pratos é essencial durante a viagem. Existem restaurantes típicos por todo o país, mas talvez a principal dela seja Etno Dvaras. As principais delícias a serem provadas são:

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   
  • Cepelinai: grandes bolinhos cozidos de massa de batata, alguns podem ter recheio de carne de porco e são acompanhados com sour cream.
  • Panqueca de batata (bulviniai blynai): vem acompanhadas de sour cream.
  • Gira: é uma bebida feita a partir do pão escuro fermentado. Ela contém menos de 1,0% de teor alcoólico.
  • Sopa fria de beterraba (šaltibarščiai): esse prato é feito com beterraba marinada, kefir, endro, pepino, ovos cozidos e batata. Ela é uma delícia e muito refrescante nos dias mais quentes. Na verdade, mais parece uma salada do que uma sopa. Sem falar na aparência, que é de dar água na boca.
  • Kibinai: são assados semelhantes a empanadas, servidos com recheio de carne de porco, cogumelo, espinafre, coalhada. É uma delícia e são um snack perfeito.
  • Pão frito (Kepta Duona): o pão lituano é escuro e nessa versão ele é frito e pode vir acompanhado de molho de alho e queijo. Petisco ideal e muito apreciado nos bares.
  • Šakotis ou Raguolis: é uma torre feita com manteiga, ovos, farinha e açúcar. A massa é derramada em um espeto e, à medida que vai cozinhando, o bolo fica repleto de pontas. É servido em ocasiões especiais como casamentos, aniversários, páscoa e Natal.

Mais detalhes no post sobre a culinária típica da Lituânia. Imperdível!

 

A Lituânia é segura?

Segurança na Lituânia
Dicas da Lituânia: Polícia da Lituânia | Foto: jo.sau, via Wikimedia Commons.

A Lituânia é um país bastante segura. É possível andar na rua tranquilamente, sem grandes chances de ser assaltado. Com certeza, há alguns bairros mais perigosos, mas os cuidados a serem tomados são os mesmo que você teria em qualquer lugar do mundo. Ficar sempre de olho nos seus pertences, evitar bairros mais escuros e desconhecidos durante à noite.

 

Qual é o padrão de tomada da Lituânia?

O padrão de tomada é o europeu. O recomendado é que você traga um adaptador universal. É possível encontrá-los na Lituânia, mas, além de não serem facilmente encontrados, eles ainda serão mais caros (custam em média 10 euros) e podem fazer com que você perca algumas horas da sua viagem procurando por eles.

 

Uma das melhores internets do mundo

O país possui uma das melhores internets do mundo. Além de extremamente rápida, em comparação com a brasileira, praticamente todos os restaurantes, shoppings e até mesmo ônibus e praças possuem wifi. Se você for viajar de ônibus ou trem pelo país, provavelmente terá acesso ao wifi do veículo.

Mas se não quiser depender dele, é possível adquirir um chip pré-pago por cerca de 6 euros, com direito a ligações, SMS e 1GB de internet. Os cartões podem ser adquiridos nos supermercados e são bem simples de usar.

 

Sistema de reciclagem de engradados

Curiosidades da Lituânia
Dicas da Lituânia: Taromatas | Foto: VšĮ, via Wikimedia Commons

Essa dica da Lituânia serve para você ficar atento às compras e não perder dinheiro. No país, ao comprar bebidas em latas, garradas plásticas ou vidro, que contenham o selo específico, é cobrado 0,10 euros. Após consumir o conteúdo, esses vasilhames podem ser devolvidos em máquinas localizadas próximas ou dentro de diversos supermercados, são as supirkimas ou taromatas.

Para utilizá-las, basta colocar os vasilhames no equipamento, um a um, e ao final imprimir o ticket. Em seguida, é só se dirigir à loja em que o equipamento está localizado e pode pegar o dinheiro de volta no caixa ou utilizar como desconto na próxima compra. É importante ressaltar que os vasilhames não podem estar danificados, precisam estar tampados (quando for o caso) e devem conter o rótulo completo.

 

O que não é permitido na Lituânia?

No país, há restrições para a compra de bebidas alcoólicas. Elas são vendidas nos supermercados somente entre às 10h e 20h, de segunda a sábado, e entre às 10h e 15h, aos domingos.

   

O dia 1º de setembro é o dia sem álcool, então, não é possível comprar absolutamente nada. Fora desses horários, não adianta nem tentar que você não vai conseguir. Em restaurantes e bares é vendido normalmente. O consumo de bebida alcoólica na rua também não é permitido. Se você for pego será multado. Saiba mais curiosidades sobre a Lituânia.

 

Como funciona o transporte público na Lituânia?

Transporte na Lituânia
Dicas da Lituânia: Trólebus | Foto: calflier001, via Wikimedia Commons

A Lituânia não possui nenhum sistema de metrô ou tram (que são bastante comuns em muitas cidades europeias), mas, apesar disso, é bem fácil e tranquilo circular pela cidade utilizando os ônibus ou trólebus.

As informações sobre horários e linhas estão disponíveis em todos os pontos de ônibus e, se você quiser se programar ainda mais, é possível utilizar o aplicativo Trafi. Com ele, além de consultar pontos e horários, ainda é possível verificar as rotas para andar pela cidade. Ele está disponível para as maiores cidades: Vilnius, Kaunas e Klaipeda.

A passagem custa 1,00 euro e o pagamento é feito para o motorista, que lhe dará um ticket de papel que deve ser validado. A validação é a garantia de que você pagou pelo transporte, caso contrário, pode ter algum problema com a fiscalização.

Mas se você for passar mais tempo na Lituânia, a dica é adquirir os cartões de ônibus. Eles custam 1,50 euro e são adquiridos nas lojas Narvensen e Kiosks com a vantagem de disponibilizarem cargas de tickets com diferentes valores e validades: 30 minutos (0,65 euro), 1 hora (0,90 euro), 1 dia (5,00 euros), 3 dias (8,00 euros) e 10 dias (15,00 euros).

 

Como aproveitar as dicas da Lituânia

Agora que você já conhece bem o seu próximo destino de férias e tem todas as dicas da Lituânia, tenho certeza de que irá aproveitar ao máximo e voltar com muitas histórias e fotos maravilhosas. Compartilhe este artigo com os seus familiares e amigos que dividirão esses momentos inesquecíveis com você.

Quer complementar as dicas da Lituânia? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.