Mapa da Lituânia: 5 regiões turísticas do país

por Carolina Romeiro

Mapa da Lituânia: 5 regiões turísticas do país

O mapa da Lituânia é dividido em 5 regiões. Cada uma delas apresenta características bem específicas, além de diferenças culturais e folclóricas.

As conhecer as cidades de cada região é possível notar diferenças no relevo, na fauna e na flora. Fora essas características, cada uma ainda possui um dialeto específico.

É como se cada região fosse um país diferente. Por isso, saiba que há muito a ser descoberto em viagem pelo mapa da Lituânia e que seguir a tradição e costumes locais será sempre uma diversão e irá proporcionar momentos inesquecíveis.

Conheça quais são as principais regiões da Lituânia e o que fazer em cada uma delas para programar a sua próxima viagem ao país.

Planeja sua viagem => Hotéis na Lituânia

Seguro viagem para a Lituânia »

 

Mapa da Lituânia: regiões turísticas

  1. Dzūkija (Sudeste Lituano)
  2. Samogitia (Nordeste Lituano)
  3. Aukštaitija (Noroeste Lituano)
  4. Suvalkija (Sul Lituano)
  5. Lituânia Menor (Sudoeste Lituano)

Antes de conhecer cada uma das regiões, confira um vídeo sobre como vivenciar toda a cultura da capital da Lituânia, Vilnius. Vídeo do site oficial de turismo da Lituânia:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

O que fazer nas regiões da Lituânia

Dzūkija (Sudeste Lituano)

Mapa da Lituânia
Vilnius, a capital da Lituânia, fica em Dzūkija.

A Dzūkija é a parte da Lituânia que faz fronteira com outros países da Europa como Polônia e Bielorrúsia ao mesmo tempo, e fica às margens do rio Nemunas. É uma região conhecida por seu otimismo, músicas românticas e por ter preservado diversas tradições ancestrais.

Para conhecer as cidades da Lituânia mais interessantes neste post. O local é coberto por vastas florestas, sendo famoso pela qualidade de cogumelos e das berries (morango, framboesa e mirtilo).

E, o mais bacana é que eles são colhidos não apenas pela população local, mas por pessoas de todas as regiões que viajam para manter a tradição. Colher esses presentes na natureza é atividade totalmente legal no país.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas se você não tem conhecimento de qual fruta ou qual cogumelo pode ser venenoso, então é melhor não arriscar. Entretanto, uma coisa é certa, durante uma caminhada pela floresta você verá cogumelos nas mais variadas formas e cores.

É uma experiência bem legal e diferente, assim como a excursão para o Parque Nacional de Dzukija onde você conhecerá grutas e sítios naturais.

 

Mais sobre o sudeste da Lituânia

Regiões turísticas da Lituânia
Druskininkai | Foto: Hans Põldoja, via Wikimedia Commons.

Nessa região do mapa da Lituânia fica a cidade de Alytus, a sexta maior do país e conhecida como a capital de Dzūkija. Essa cidade foi muito atingida durante as guerras pelas quais a Lituânia passou e pode não ter muitos atrativos. Em geral, a florestas e os pântanos são as grandes atrações do lugar.

A linda e charmosa capital do país, Vilnius, também fica nessa região. Há muitos pontos turísticos de Vilnius interessantes para se conhecer, de forma independente ou fazendo um tour guiado com um anfitrião em Vilnius.

Outra grande atração é a cidade de Druskininkai, declarada como cidade spa em 1794. Não à toa ela é repleta de spas, com águas termais conhecidas por suas propriedades medicinais e conta também com um parque indoor de ski.

Não longe dali, está o Grūtas Park, um museu a céu aberto que abriga todas as estátuas soviéticas que haviam no país. A antiga União Soviética dominou a região até 1990, quando estão o país declarou a sua independência.

 

   

Samogitia ou Žemaitija (Nordeste Lituano)

Cidades da Lituânia
Varniai | Foto: Vilensija, via Wikimedia Commons.

Samogitia ou Žemaitija é provavelmente a região mais antiga da Lituânia, mencionada pela primeira vez nos registros históricos durante o século XIII. A principal cidade da região é Telšiai, considerada a capital. A segunda cidade mais importante é Varniai.

Telšiai é pequena e calma, e está localizada à beira do lago Mastis. A cidade abriga o Museu Alka que conta com registros sobre a história local e da fauna e da flora de Samogitia. O local conta ainda com uma impressionante coleção de arte não apenas da Lituânia, mas também da Europa Ocidental.

Se você gosta de conhecer a cultura local e mais sobre o folclore do país, então essa região é mais do que recomendada, pois há outros museus, que mostram também a vida dos lituanos e obras de escritores e artistas locais e nacionais.

 

Mais sobre o nordeste da Lituânia

Dicas da Lituânia
Colina de Cruzes | Foto: Dezidor, via Wikimedia Commons.

O grande lago Platelių fica no coração do Parque Nacional de Žemaitijos. Assim como todos os outros parques e lagos da Lituânia, ele é extremamente popular no verão, quando as pessoas aproveitam cada segundo de luz dos dias quentes e longos. O lago tem diversas ilhas que são conhecidas por terem mistérios e lendas. Saiba também quando ir para a Lituânia.

A região também é conhecida por produzir diversos produtos lácteos, como kastinis, que é uma mistura de sour cream, coalhada, manteiga, alho, sal e temperos; e pela raça de cavalos Žemaitukas, que possui baixa estatura e foi muito utilizado pelo povo lituano durante muitos séculos.

É em Žemaitija que está a famosa colina das Cruzes, e que com certeza vale a visita quando você estiver na Lituânia.

 

Aukštaitija (Noroeste Lituano)

Passeios na Lituânia
Lago em | Foto: Wojsyl, via Wikimedia Commons.

O nome dessa região vem de aukstai que significa alto em lituano, e é devido a um conjunto de terras mais altas no país. Aukštaitija é também a maior região do mapa da Lituânia e abrange a região Norte, Leste e central do país. O local possui lindas florestas e lagos.

Sendo muito recomendados para fazer um passeio com caminhada no Parque Nacional de Aukštaitija. É uma das regiões mais populares do país durante os meses de verão, mas sem perder suas características originais.

Lá fica a famosa floresta de carvalhos, chamada de Stelmužė, onde há uma árvore enorme e que se acredita que ela tenha mais de 1.500 anos de idade.

Na região ainda ficam os lagos Tauragnas, o mais profundo do país com 60,5 metros, e o Druksiai, o maior lago da Lituânia com 4.479 hectares. Percorrendo essa região você se irá se deparar com diversas pequenas fazendas, isso porque era costume dividir as terras com os seus filhos, criando pequenas vilas.

Aukštaitija abriga ainda uma grande variedade de museus destinados ao folclore e a agricultura local, com acervos sobre cavalos e manutenção de abelhas.

A cidade de Anyksciai, talvez o maior destaque da região, é terra de diversos escritos lituanos, além das tradicionais panquecas que são servidas no café da manhã e também pela cerveja.

 

   

Suvalkija (Sul Lituano)

Turismo na Lituânia
Kaunas | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Suvalkija é a menor região da Lituânia e tem esse nome por causa da cidade de Suvalkai, que hoje pertence à Polônia, mas que ainda abriga uma maioria lituana. Ela era conhecida antigamente como Uznemune ou o outro lado de Nemunas, onde dá para fazer um passeio de caiaque em Nemunas.

Essa é uma região bastante plana no mapa de Lituânia, com pequenas chácaras rodeadas por diversas árvores. Tem grande importância na agricultura do país e é onde estão localizadas as maiores fazendas. A população é conhecida pela sua eficiência, pragmatismo e por adorar ter as coisas em ordem.

E nessa parte da Lituânia que são produzidas as famosas salsichas (ou linguiças) defumadas, os skilandis, feitas com estômago de porco e recheadas de carne temperada. Ah, e por falar nisso, confira quais são as comidas típicas da Lituânia.

 

Lituânia Menor (Sudoeste Lituano)

Dicas de viagem na Lituânia
Klaipeda | Foto: Dmitrijs Kuzmins, via Wikimedia Commons.

Do século 16 até 1918 a região de Kaliningrado (que atualmente pertence à Federação Russa) também era conhecida como Lituânia menor.

Segundo historiadores, essa região representa as terras dos anciões bálticos, já que foi lá que a língua lituana surgiu com livros, gramática e até mesmo músicas tradicionais.

As primeiras escolas também foram fundadas na Lituânia menor. E, devido a história do local, e pela ocupação germânica durante muitos anos, alguns costumes locais são bastante ligados aos costumes Alemães.

É nesse pedaço da Lituânia que estão situadas as cidades litorâneas de Klaipeda, Palanga e Neringa. Sendo um dos grandes destinos durante o verão, quando as praias ficam cheias de Lituanos de todas as regiões do país e de turistas de diferentes partes da Europa.

 

Dicas do mapa da Lituânia

Agora que você já conhece melhor o mapa da Lituânia e quais são as regiões, você pode programar e aproveitar as suas férias ao máximo. E, se quiser mais informações para montar seu roteiro veja o artigo sobre qual moeda levar para a Lituânia para te ajudar na programação.

Você está com planos de viajar para a Lituânia? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *