Qual moeda levar para a Lituânia e dicas de câmbio

Qual moeda levar para a Lituânia e dicas de câmbio

A escolha de qual moeda levar para Lituânia é importante e pode deixar a sua viagem mais tranquila. Não importa por quanto tempo você ficará no país, decidir sobre a moeda certa pode requerer horas de pesquisa e ainda resultar em informações conflitantes.

Pensando nisso, é imprescindível levar em conta diferentes possibilidades e, quem sabe, talvez não seja possível fazer alguma economia na hora de trocar o dinheiro.

É importante destacar que este artigo abordará apenas dicas de como lidar com o dinheiro durante a viagem. A decisão final será sempre sua sobre qual será a melhor alternativa, baseado no seu padrão de vida, orçamento de viagem e escolha de economia.

Planeje sua viagem => Aluguel de carro na Lituânia

Melhor seguro viagem para Europa »

 

Qual moeda levar para a Lituânia?

Qual moeda levar para a Lituânia
Descubra qual moeda levar para a Lituânia.

A moeda vigente no país é o euro.

Apesar da Lituânia ter entrado para o bloco da União Europeia em 2004, a lita (antiga moeda do país) ficou vigente até 2014, quando então foi trocada pela moeda da Europa, que passou a ser a moeda local em janeiro de 2015.

CLIQUE AQUI para comprar euro online »

 

Fazer câmbio na Lituânia ou no Brasil?

O real não tem muito valor na Lituânia e talvez você não consiga uma boa cotação no aeroporto ou nas casas de câmbio. A maior casa de câmbio existente no país, a Top Exchange, não disponibiliza nem a cotação Real x Euro em seu site.

Então, é melhor já trazer alguns euros do Brasil, assim você não precisa se preocupar com isso quando chegar ao país. Se você optar por cartão de viagem, poderá efetuar os pagamentos em praticamente todos os lugares das grandes cidades da Lituânia.

Poderá inclusive sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico, mas vale a pena verificar quais são as taxas que o seu banco ou administradora cobra para oferecer esse serviço.

 

Dica para fazer câmbio seguro e barato para Lituânia

É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la.

De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.

Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa… O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.

Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Cambio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.

E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.

E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade? É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.

Saiba mais no post sobre comprar dólar e euro online.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como enviar dinheiro para a Lituânia

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil.

Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.

 

Quanto vou gastar por dia na Lituânia?

Quanto gasto por dia na Lituânia
Se você reservar 90 euros por dia vai conseguir aproveitar bem a viagem.

A Lituânia é um país relativamente barato, principalmente quando comparado com outros destinos bastante populares para os brasileiros, como França e Alemanha, e principalmente com os seus vizinhos escandinavos, como Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca.

Claro que os gastos diários vão depender do seu orçamento e do estilo de viagem que você quer fazer.

Se você reservar 90 euros por dia (incluindo hospedagem) vai conseguir aproveitar bem a viagem. Veja alguns detalhes sobre refeições e hospedagem.

 

Refeições

Os restaurantes servem as comidas típicas da Lituânia em porções com um bom tamanho e, no geral, você consegue fazer uma boa refeição por cerca de 8 euros.

Pratos com carne vermelha e peixe costumam ser mais caros, custam por volta dos 14 euros. Com relação às bebidas, as cervejas locais custam em média 2,90 euros e os refrigerantes 2,30.

   

A parte boa nisso é que os preços não variam muito entre os diferentes restaurantes da cidade e os menus estão à disposição do lado de fora do estabelecimento. Você consegue ver os preços e os pratos, se gostar, entra para conferir.

 

Hospedagem

Quanto custa hotel na Lituânia
Em geral, com 35 ou 40 euros você consegue se hospedar em um lugar bom e bem localizado.

As cidades maiores possuem diversas opções de hospedagem, desde hotel cinco estrelas caríssimo até hostels e diversas opções de Airbnb.

Então, precisa pesquisar para encontrar o lugar que seja do seu agrado e com a melhor localização. Em geral, com 35 ou 40 euros você consegue se hospedar em um lugar bom e bem localizado, sem grandes mordomias.

Planejamento => Onde se hospedar em Vilnius

 

Dicas práticas para lidar com dinheiro no país

Mas a dúvida de qual moeda levar para a Lituânia não é a única coisa que pode preocupar os viajantes quando visitam o país.

Alguns segredos não são facilmente revelados, ou às vezes a informação fica tão escondida que é quase impossível de encontrar. Veja a seguir algumas dicas de lidar com o dinheiro para te trazer alguma economia no final da viagem.

 

Cartão da cidade

Como se locomover na Lituânia
Em Vilnius, você pode utilizar o cartão Vilnius Pass. | Foto: Vilnius Pass.

Se a capital da Lituânia, Vilnius, for o seu destino, você pode utilizar o cartão Vilnius Pass.

Com ele, você tem descontos em diversos museus pela cidade e ainda pode escolher se quer ou não incluir o transporte público no valor do cartão.

Eles podem ser adquiridos nos centros turísticos distribuídos pela cidade. Os diferentes tipos de cartão são:

  • 24 horas sem transporte público – 19,99 euros
  • 48 horas sem transporte público – 26,99 euros
  • 72 horas sem transporte público – 34,99 euros
  • 72 horas com transporte público – 39,99 euros

Crianças até 14 anos tem 5% de desconto na aquisição do cartão. Caso você opte pelo cartão com transporte público, poderá utilizar os ônibus e trólebus durante as 72 horas de validade do cartão, sem limite de quantidade.

 

Transporte público

Quanto custa ônibus na Lituânia
Ônibus da Lituânia | Foto: Phillip Capper, via Wikimedia Commons

O transporte público em geral funciona muito bem. As cidades dispõem de diversas linhas de ônibus que podem te levar para qualquer lugar e com boa pontualidade. A maioria dos veículos é novo, com ar-condicionado para o verão e calefação durante o inverno.

É possível verificar os horários no ponto de ônibus ou utilizando o aplicativo Trafi. Nele é possível consultar rotas, horários e o melhor, tudo em português.

A passagem custa 1 euro, que pode ser pago para o motorista (com dinheiro trocado, por favor). Após comprar o bilhete, este deve ser validado.

Mas para todas as cidades é possível adquirir os cartões do transporte público. Com eles, você poderá colocar crédito através do site ou de lojas como Narvensen e Kiosks. Esses cartões custam 1,45 euro. Uma vez com o cartão em mãos, as recargas disponíveis são:

  • 30 minutos – 0,65 euro
  • 1 hora – 0,90 euro
  • 24 horas – 5,00 euros
  • 3 dias – 8,00 euros
  • 10 dias – 15,00 euros
  • 30 dias – 29,00 euros

Uma vez dentro da validade, não há limite para a quantidade de ônibus utilizados.

Apenas fique atento para validar o cartão após a recarga, pois a fiscalização é grande e você não vai querer ser parado por causa disso.

Adquirir o cartão é um ótimo negócio para quem vai ficar por mais tempo na cidade e quer rodar a cidade inteira.

 

   

Táxi ou Uber na Lituânia?

Preço do táxi na Lituânia
Táxi na Lituânia | Foto: Patrik Nylin, via Wikimedia Commons

Os carros de Uber existem, mas não são muito comuns na Lituânia. Os locais dão preferência para os táxis e aplicativos como o Taxify, Taksi e 99taxi são bem populares, baratos, com bons serviços e diversos caros à disposição.

Alguns dão descontos para as primeiras corridas e ainda por utilização do código de alguém. Se você precisar desses serviços durante a sua estadia, vale a pena conferir essas possibilidades.

E os táxis comuns estão distribuídos pela cidade, mas fique atento, pois alguns motoristas podem querer se aproveitar do fato de você ser um turista e queira cobrar mais caro por uma corrida.

 

Retorno de engradados

A Lituânia tem um sistema de retorno de engradados, que funciona assim: ao comprar água, refrigerante, suco ou cerveja, você paga 0,10 euro referente ao engradado.

Após o consumo e com o engradado bem conservado, é preciso se dirigir aos supermercados locais e procurar pela indicação Taromatas.

Nessas máquinas, você coloca os engradados e ela te dá um comprovante, com o qual você poderá resgatar todo o dinheiro gasto com os engradados.

O comprovante precisa ser resgatado no mesmo supermercado e pode ser em dinheiro ou desconto em mercadoria.

 

Economize com a internet

Como ficar conectado na Lituânia
Você encontrará internet de graça em praticamente todos os restaurantes.

A Lituânia é um dos países com melhor internet do mundo e você encontrará internet de graça em praticamente todos os restaurantes, alguns ônibus e até mesmo em algumas praças.

Mas se você é daqueles que não fica sem internet, pode comprar um chip por cerca de 6 euros que te dará o direito a 2GB de internet.

Essa compra pode ser feita em qualquer supermercado e basta trocar o chip do seu celular, fazer o cadastro e começar a usar a internet na Lituânia.

 

Saiba utilizar a moeda na Lituânia

Depois de descobrir qual moeda levar para a Lituânia, saiba que diversos museus oferecem entrada gratuita no último domingo do mês.

Então, dá para aproveitar bastante o que fazer em Vilnius sem gastar nada. Vale lembrar que é importante chegar cedo nesses dias, pois os locais e outros turistas também aproveitam para conhecer mais a respeito da história local.

É importante se planejar financeiramente e ter uma excelente viagem para a Lituânia. Se preferir, já compare preços e compre online na Confidence Cambio.

Ainda tem alguma dúvida sobre qual moeda levar para a Lituânia? Escreva nos comentários abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *