17 comidas típicas da Lituânia: tudo sobre a culinária

17 comidas típicas da Lituânia: tudo sobre a culinária

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.3/5 - (7 votos)
Publicado em:
COMPARTILHE

As comidas típicas da Lituânia vão fazer você querer voltar ao país somente para se deliciar com essas maravilhas. Apesar de poucos ingredientes, a criatividade predomina e as maravilhas que podem ser feitas com eles vão fazer você se apaixonar de vez pelo país.

A maioria dos pratos da culinária lituana tem como base batata, carne de porco, sour cream (creme azedo) e coalhada, e muito alho e endro como tempero. Já com relação aos doces, em geral eles não são muito doces e ingredientes como mel e semente de papoula são bem comuns.

Você pode achar que a gastronomia da Lituânia, por um lado, é bem pesada, mas ela também ajuda os lituanos a se  aquecer durante o gelado inverno. Por outro lado, se você está acostumado a comer feijoada, talvez não sinta tanta diferença assim. E uma coisa é certa, o que não falta é sabor.

Então, que tal embarcar nessa viagem gastronômica e conhecer um pouco mais a respeito dessa saborosa aventura de férias?

Internet => Onde se hospedar em Vilnius

Seguro viagem recomendado na Lituânia »

Pratos típicos da Lituânia

  1. Cepelinai ou Didžkukuliai
  2. Panqueca de batata (bulviniai blynai)
  3. Pudim de batata (Kugelis ou bulvių plokštainis)
  4. Linguiça de batata (Védarai)
  5. Kibinai
  6. Pão frito (Kepta Duona)
  7. Gira
  8. Krupnikas
  9. Sopa fria de beterraba (Šaltibarščiai)
  10. Sopa de cogumelos
  11. Bolinhos fritos de coalhada (Varškėčiai)
  12. Šakotis ou Raguolis
  13. Tinginys
  14. Kūčiukai
  15. Leite de papoula (Aguonų pienas)
  16. Šimtalapis
  17. Cookies de cogumelo (Grybukai)

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

*Vídeo oficial do site de turismo da Lituânia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

O que comer na Lituânia

Veja a seguir quais são as delícias que te esperam nas próximas férias na Lituânia. Aproveite para explorar mais sobre a gastronomia, com um tour para explorar os sabores de Vilnius, percorrendo estabelecimentos característicos da Cidade Velha.

Cepelinai ou Didžkukuliai

Gastronomia da Lituania
Cepelinai | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Com certeza, esse é o mais típico dos pratos da culinária lituana. Os cepelinai ou didžkukuliai são grandes bolinhos de massa de batata. Eles são cozidos e costumam ser recheados com carne de porco, mas há versões com coalhada também.

Os cepelinai São sempre acompanhados de sour cream e endro (tempero também chamado de dill). Se você preferir, ainda tem uma variação em que eles vêm cortados ao meio, e ligeiramente fritos na superfície.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Panqueca de batata (bulviniai blynai)

Comidas típicas da Lituânia
Bulviniai Blynai| Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

Outra delícia típica da Lituânia são as panquecas de batata ou bulviniai blynai, em lituano. Elas são uma massa de batatas, cremosas por dentro e crocantes por fora. Em alguns restaurantes é possível encontrar a versão recheada dessas panquecas. E são servidas acompanhadas de sour cream.

Passeio => Tour no centro histórico de Vilnius

Bolo de batata (Kugelis ou bulvių plokštainis)

Roteiro gastronomico na Lituânia
Kugelis | Foto: Eden, Janine and Jim, via Wikimedia Commons.

O kugelis ou bulvių plokštainis é feito de uma massa assada de batatas, leite, cebolas e ovos, e que pode levar carne, mas não é obrigatório.

E como lembrou a leitora Joyce, que é neta de lituanos, ele “é mais parecido com um bolo salgado de batatas, que tem uma casquinha dourada e crocante por fora, macio por dentro”.

Essa casca crocante é um convite à próxima garfada. E como não poderia deixar de ser, ele vem acompanhado de sour cream e endro.

Linguiça de batata (Védarai)

Dicas de pratos típicos da Lituânia
Védarai | Foto: Salimfadhley, via Wikimedia Commons.

A criatividade na hora de preparar batata pode ir bem longe na Lituânia. Esse é um prato muito saboroso da culinária típica lituana e que leva batata de uma maneira que você não deve ter visto: linguiça de batata.

As linguiças são preparadas a partir das tripas de porco, que após de limpas são curtidas em alho durante algum tempo. O recheio consiste em uma mistura de cebola, toucinho, massa de batata, manjerona e sal.

Kibinai

Dicas de viagem para a Lituânia
Kibinai | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

Os kibinai são bem parecidos com as empanadas argentinas. São tradicionais do povo Karaim, que vive em Trakai, uma das cidades turísticas da Lituânia. Eles podem ser servidos com diversos recheios como cogumelo, espinafre, coalhada e o mais tradicional deles que é carne de porco com cebola.

Pão frito (Kepta Duona)

Tudo sobre a Lituânia
Kepta Duona | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

O pão típico lituano é escuro e de sabor bastante peculiar, mas muito gostoso. É possível comprar deliciosos pães em todos os mercados e em feiras que ocorrem ao longo do ano.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

O pão é utilizado para fazer um petisco bastante procurado em todos os bares e restaurantes, sobretudo o kepta duona que é a versão frita dele, servido com molho de alho, sendo uma das principais comidas típicas da Lituânia. É excelente para comer junto com uma cerveja bem gelada.

Gira

O que beber nas cidades da Lituânia
Gira | Foto: Mr.Icon, via Wikimedia Commons.

Gira é uma bebida muito procurada pelos locais, e excelente para acompanhar qualquer prato típico. A gira é feita a partir da fermentação do centeio, possui um sabor ligeiramente adocicado e de teor alcoólico bem baixo, em geral de 0,05%.

Krupnikas

O que beber na Lituânia
Krupnikas | Foto: The Brothers Vilgalys/Divulgação.

Ainda dentre as bebidas comuns na Lituânia, destaco uma opção para quem gosta de bebidas mais fortes já que a krupnikas pode ter até 20% de teor alcoólico. A krupnikas é uma espécie de licor preparado a base de cereais, mel, baunilha, anis estrelado, canela, cravo, casca de laranja e limão.

Sopa fria de beterraba (Šaltibarščiai)

Pratos típicos de verão na Lituânia
Šaltibarščiai| Foto: Ralf Roletschek, via Wikimedia Commons.

Viajar não é apenas conhecer lugares novos e explorar tudo o que tem pra fazer em Vilnius, mas se aventurar na cultura e culinária local.

E a sopa fria de beterraba é um dos pratos ideais para isso. O nome pode não ser muito atraente, mas a cor dessa sopa vai fazer você querer experimentar essa iguaria.

Esse é um prato bem refrescante e ideal para o verão, que consiste em uma mistura de beterraba ralada marinada, kefir, ovo cozido e endro. Ela vem acompanhada de batata cozida e, em alguns casos ainda é servida com pequenos pedaços de pepino.

Sopa de cogumelos

O que comer na Lituânia no frio
Sopa de cogumelo | Foto: MichalPL, via Wikimedia Commons.

Os cogumelos não fazem parte apenas da culinária local, eles são também uma tradição. No início do outono é muito comum as pessoas irem para as florestas para colher cogumelos (mas para isso precisa conhecer bem qual cogumelo é comestível, pois muitos são venenosos).

A sopa de cogumelos é bem popular nos restaurantes típicos, e alguns servem essa sopa dentro de um pão. Além de bonita, é deliciosa.

Bolinhos fritos de coalhada (Varškėčiai)

Culinária da lituânia
Bolinho de coalhada | Foto: Tatyana Morozyuk, via Wikimedia Commons.

A coalhada é bastante utilizada nas comidas típicas da Lituânia, mas um dos preparos merece destaque, são os bolinhos fritos. É feita uma massa com a coalhada, farinha de trigo, ovos e um pouco de açúcar, em seguida eles são fritos em óleo.

Esse prato é na Lituânia servido com geleia de morango, framboesa ou cereja, ou mesmo com sour cream e açúcar. Fica uma delícia!

Šakotis ou Raguolis

Doces da Lituânia
Šakotis | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

Já entrando na categoria de sobremesas, o Šakotis ou Raguolis é uma das mais tradicionais e bonitas do país, daquelas que vale a pena postar nas redes sociais. Para não perder a chance, não deixe de ter internet durante a viagem na Lituânia.

A base é de manteiga, ovos, farinha de trigo e açúcar. Essa massa é despejada aos poucos em uma espécie de espeto que fica sobre uma brasa, e à medida que a massa é derramada e vai cozinhando o bolo fica repleto de pontas. Ele é servido em ocasiões especiais como casamentos, aniversários, páscoa e Natal.

Tinginys

Sobremesas na Lituânia
Tinginys | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

O tinginys também é uma sobremesa tradicional por lá. Ele é parecido com a palha italiana, mas menos doce. O preparo leva biscoitos (ou bolachas), cacau em pó, manteiga, açúcar e leite em pó. É bastante fácil de fazer, e melhor ainda de comer.

Kūčiukai

O que comer na Lituânia no Natal
Kūčiukai | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

A véspera do Natal é repleta de tradições e de comidas típicas da Lituânia. O kūčiukai é um prato que faz parte dessa tradição. É um bolinho feito a partir de massa de pão fermentada e levemente adocicada e conta ainda com sementes de papoula.

Ele é consumido acompanhado do leite de papoula, outra iguaria natalina e o próximo item desta lista.

Leite de papoula (Aguonų pienas)

O leite de papoula é preparado para ser consumido na véspera de Natal. Para preparar a bebida é necessário deixar as sementes de papoula de molho em água quente por um dia, trocando a água de tempos em tempos, até que as sementes fiquem moles.

Em seguida, as sementes são colocadas em um processador de alimentos ou prensadas, até extrair totalmente o líquido delas. Ao final do processo um pouco de água fria, mel ou açúcar podem ser adicionados. A partir daí é só mergulhar os kūčiukai e se deliciar!

Šimtalapis

Sobremesa com papoula na Lituânia
Šimtalapis | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

O Šimtalapis é um delicioso bolo (ou torta) criado há cerca de 600 anos quando o Grã-Duque da Lituânia convidou o povo Tartar para as suas terras. Esse bolo é uma espécie de mil folhas, recheado com semente de papoula e mel. Ideal para comer acompanhado um café.

Cookies de cogumelo (Grybukai)

Gastronomia típica da Lituânia
Cookies de cogumelo | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

Esses biscoitos nada mais são do que uma ilusão de ótica! Apesar dos cogumelos serem muito apreciados pelos lituanos, esses são apenas moldados nesse formato.

A massa é saborizada com canela, cravo, cardamomo e noz-moscada. Eles ainda são glaceados para criar o talo do cogumelo e passados no chocolate para formar o gorro do cogumelo.

Tudo sobre as comidas típicas da Lituânia

Como citei lá no início do artigo, a culinária típica da Lituânia é deliciosa e, com certeza, estará entre os itens que você mais irá gostar no país. E um bom motivo para sempre querer voltar para o país. Separei um pouco do que tem de melhor e mais tradicional em relação à gastronomia.

Agora é só você fazer uma lista das comidas típicas lituanas que você quer experimentar na sua viagem a esse país maravilhoso! E, pronto, mais uma etapa do seu roteiro de viagem para a Lituânia já está ok.

Ficou com alguma dúvida a respeito das delícias lituanas, deixe seu comentário.

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Lituânia

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Lituânia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Lituânia para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Lituânia. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Lituânia, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Lituânia. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Lituânia, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Lituânia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Lituânia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Lituânia

Ter um chip de celular na Lituânia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Lituânia.

Seguro viagem na Lituânia

Contratar um seguro viagem para a Lituânia é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Selma
    Se interessar, essa feira acontece na Rua Aracati Mirim, e a próxima será no dia 02/04/2023.
  2. Selma
    Na vila Zelina, em São Paulo, tem uma feira que acontece uma vez por mês, a feira do leste europeu, e dá pra provar várias iguarias da Rússia, Hungria, Lituânia... Muito bom, adoro o kugelis que vendem lá. É difícil achar o blynai, mas tem várias coisas gostosas.
  3. Polly Batista
    Olá, Selma. Tudo bem? Que interessante! Muito obrigada pela dica!
  4. Joyce
    Olá Carolina! Muito interessante seu post. Faria uma pequena alteração... o Kugelis não é exatamente um pudim, é mais parecido com um bolo salgado de batatas. Casquinha dourada e crocante por fora, macio por dentro. Minha receitas tipica favorita!! Sou neta de lituanos.
  5. Carolina Romeiro
    Muito obrigada pelo comentário Joyce! Apesar de grande fã da culinária lituana, eu nunca tive a oportunidade de experimentar o Kugelis. Vou ver se encontro em algum lugar aqui por Vilnius para experimentar!
  6. Polly Batista
    Oi, Joyce! Que incrível! Então, você entende bem do tema! Vou colocar sua observação no artigo! Muito obrigada pelo comentário!
Quero Viajar Mais