17 comidas típicas da Lituânia: tudo sobre a culinária

17 comidas típicas da Lituânia: tudo sobre a culinária

As comidas típicas da Lituânia vão fazer você querer voltar ao país somente para se deliciar com essas maravilhas. Apesar de poucos ingredientes, a criatividade predomina e as maravilhas que podem ser feitas com eles vão fazer você se apaixonar de vez pelo país.

A maioria dos pratos da culinária lituana tem como base batata, carne de porco, sour cream (creme azedo) e coalhada, e muito alho e endro como tempero. Já com relação aos doces, em geral eles não são muito doces e ingredientes como mel e semente de papoula são bem comuns.

Você pode achar que a gastronomia da Lituânia, por um lado, é bem pesada, mas ela também ajuda os lituanos a se  aquecer durante o gelado inverno. Por outro lado, se você está acostumado a comer feijoada, talvez não sinta tanta diferença assim. E uma coisa é certa, o que não falta é sabor.

Então, que tal embarcar nessa viagem gastronômica e conhecer um pouco mais a respeito dessa saborosa aventura de férias?

Internet => Onde se hospedar em Vilnius

Seguro viagem recomendado na Lituânia »

 

Pratos típicos da Lituânia

  1. Cepelinai ou Didžkukuliai
  2. Panqueca de batata (bulviniai blynai)
  3. Pudim de batata (Kugelis ou bulvių plokštainis)
  4. Linguiça de batata (Védarai)
  5. Kibinai
  6. Pão frito (Kepta Duona)
  7. Gira
  8. Krupnikas
  9. Sopa fria de beterraba (Šaltibarščiai)
  10. Sopa de cogumelos
  11. Bolinhos fritos de coalhada (Varškėčiai)
  12. Šakotis ou Raguolis
  13. Tinginys
  14. Kūčiukai
  15. Leite de papoula (Aguonų pienas)
  16. Šimtalapis
  17. Cookies de cogumelo (Grybukai)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

O que comer na Lituânia

Veja a seguir quais são as delícias que te esperam nas próximas férias na Lituânia. Aproveite para explorar mais sobre a gastronomia, com um tour para explorar os sabores de Vilnius, percorrendo estabelecimentos característicos da Cidade Velha.

 

1. Cepelinai ou Didžkukuliai

Gastronomia da Lituania
Cepelinai | Foto: Diliff, via Wikimedia Commons.

Com certeza, esse é o mais típico dos pratos da culinária lituana. Os cepelinai ou didžkukuliai são grandes bolinhos de massa de batata. Eles são cozidos e costumam ser recheados com carne de porco, mas há versões com coalhada também.

Os cepelinai São sempre acompanhados de sour cream e endro (tempero também chamado de dill). Se você preferir, ainda tem uma variação em que eles vêm cortados ao meio, e ligeiramente fritos na superfície.

 

2. Panqueca de batata (bulviniai blynai)

Comidas típicas da Lituânia
Bulviniai Blynai| Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

Outra delícia típica da Lituânia são as panquecas de batata ou bulviniai blynai, em lituano. Elas são uma massa de batatas, cremosas por dentro e crocantes por fora. Em alguns restaurantes é possível encontrar a versão recheada dessas panquecas. E são servidas acompanhadas de sour cream.

Passeio => Tour no centro histórico de Vilnius

 

3. Bolo de batata (Kugelis ou bulvių plokštainis)

Roteiro gastronomico na Lituânia
Kugelis | Foto: Eden, Janine and Jim, via Wikimedia Commons.

O kugelis ou bulvių plokštainis é feito de uma massa assada de batatas, leite, cebolas e ovos, e que pode levar carne, mas não é obrigatório.

E como lembrou a leitora Joyce, que é neta de lituanos, ele “é mais parecido com um bolo salgado de batatas, que tem uma casquinha dourada e crocante por fora, macio por dentro”.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Essa casca crocante é um convite à próxima garfada. E como não poderia deixar de ser, ele vem acompanhado de sour cream e endro.

 

4. Linguiça de batata (Védarai)

Dicas de pratos típicos da Lituânia
Védarai | Foto: Salimfadhley, via Wikimedia Commons.

A criatividade na hora de preparar batata pode ir bem longe na Lituânia. Esse é um prato muito saboroso da culinária típica lituana e que leva batata de uma maneira que você não deve ter visto: linguiça de batata.

As linguiças são preparadas a partir das tripas de porco, que após de limpas são curtidas em alho durante algum tempo. O recheio consiste em uma mistura de cebola, toucinho, massa de batata, manjerona e sal.

 

5. Kibinai

Dicas de viagem para a Lituânia
Kibinai | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

Os kibinai são bem parecidos com as empanadas argentinas. São tradicionais do povo Karaim, que vive em Trakai, uma das cidades turísticas da Lituânia. Eles podem ser servidos com diversos recheios como cogumelo, espinafre, coalhada e o mais tradicional deles que é carne de porco com cebola.

 

6. Pão frito (Kepta Duona)

Tudo sobre a Lituânia
Kepta Duona | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

O pão típico lituano é escuro e de sabor bastante peculiar, mas muito gostoso. É possível comprar deliciosos pães em todos os mercados e em feiras que ocorrem ao longo do ano.

O pão é utilizado para fazer um petisco bastante procurado em todos os bares e restaurantes, sobretudo o kepta duona que é a versão frita dele, servido com molho de alho, sendo uma das principais comidas típicas da Lituânia. É excelente para comer junto com uma cerveja bem gelada.

   

 

7. Gira

O que beber nas cidades da Lituânia
Gira | Foto: Mr.Icon, via Wikimedia Commons.

Gira é uma bebida muito procurada pelos locais, e excelente para acompanhar qualquer prato típico. A gira é feita a partir da fermentação do centeio, possui um sabor ligeiramente adocicado e de teor alcoólico bem baixo, em geral de 0,05%.

 

8. Krupnikas

O que beber na Lituânia
Krupnikas | Foto: The Brothers Vilgalys/Divulgação.

Ainda dentre as bebidas comuns na Lituânia, destaco uma opção para quem gosta de bebidas mais fortes já que a krupnikas pode ter até 20% de teor alcoólico. A krupnikas é uma espécie de licor preparado a base de cereais, mel, baunilha, anis estrelado, canela, cravo, casca de laranja e limão.

 

9. Sopa fria de beterraba (Šaltibarščiai)

Pratos típicos de verão na Lituânia
Šaltibarščiai| Foto: Ralf Roletschek, via Wikimedia Commons.

Viajar não é apenas conhecer lugares novos e explorar tudo o que tem pra fazer em Vilnius, mas se aventurar na cultura e culinária local. E a sopa fria de beterraba é um dos pratos ideais para isso. O nome pode não ser muito atraente, mas a cor dessa sopa vai fazer você querer experimentar essa iguaria.

Esse é um prato bem refrescante e ideal para o verão, que consiste em uma mistura de beterraba ralada marinada, kefir, ovo cozido e endro. Ela vem acompanhada de batata cozida e, em alguns casos ainda é servida com pequenos pedaços de pepino.

 

10. Sopa de cogumelos

O que comer na Lituânia no frio
Sopa de cogumelo | Foto: MichalPL, via Wikimedia Commons.

Os cogumelos não fazem parte apenas da culinária local, eles são também uma tradição. No início do outono (saiba mais sobre o clima na Lituânia) é muito comum as pessoas irem para as florestas para colher cogumelos (mas para isso precisa conhecer bem qual cogumelo é comestível, pois muitos são venenosos).

A sopa de cogumelos é bem popular nos restaurantes típicos, e alguns servem essa sopa dentro de um pão. Além de bonita, é deliciosa.

 

11. Bolinhos fritos de coalhada (Varškėčiai)

Culinária da lituânia
Bolinho de coalhada | Foto: Tatyana Morozyuk, via Wikimedia Commons.

A coalhada é bastante utilizada nas comidas típicas da Lituânia, mas um dos preparos merece destaque, são os bolinhos fritos. É feita uma massa com a coalhada, farinha de trigo, ovos e um pouco de açúcar, em seguida eles são fritos em óleo.

Esse prato é na Lituânia servido com geleia de morango, framboesa ou cereja, ou mesmo com sour cream e açúcar. Fica uma delícia!

 

12. Šakotis ou Raguolis

Doces da Lituânia
Šakotis | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

Já entrando na categoria de sobremesas, o Šakotis ou Raguolis é uma das mais tradicionais e bonitas do país, daquelas que vale a pena postar nas redes sociais. Para não perder a chance, não deixe de ter internet durante a viagem na Lituânia.

A base é de manteiga, ovos, farinha de trigo e açúcar. Essa massa é despejada aos poucos em uma espécie de espeto que fica sobre uma brasa, e à medida que a massa é derramada e vai cozinhando o bolo fica repleto de pontas. Ele é servido em ocasiões especiais como casamentos, aniversários, páscoa e Natal.

 

13. Tinginys

Sobremesas na Lituânia
Tinginys | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

O tinginys também é uma sobremesa tradicional por lá. Ele é parecido com a palha italiana, mas menos doce. O preparo leva biscoitos (ou bolachas), cacau em pó, manteiga, açúcar e leite em pó. É bastante fácil de fazer, e melhor ainda de comer.

 

   

14. Kūčiukai

O que comer na Lituânia no Natal
Kūčiukai | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

A véspera do Natal é repleta de tradições e de comidas típicas da Lituânia. O kūčiukai é um prato que faz parte dessa tradição. É um bolinho feito a partir de massa de pão fermentada e levemente adocicada e conta ainda com sementes de papoula. Ele é consumido acompanhado do leite de papoula, outra iguaria natalina e o próximo item desta lista.

 

15. Leite de papoula (Aguonų pienas)

Leite vegetal típico da Lituânia
Para preparar o leite, as sementes são retiradas da vagem da papoula.

O leite de papoula é preparado para ser consumido na véspera de Natal. Para preparar a bebida é necessário deixar as sementes de papoula de molho em água quente por um dia, trocando a água de tempos em tempos, até que as sementes fiquem moles.

Em seguida, as sementes são colocadas em um processador de alimentos ou prensadas, até extrair totalmente o líquido delas. Ao final do processo um pouco de água fria, mel ou açúcar podem ser adicionados. A partir daí é só mergulhar os kūčiukai e se deliciar!

 

16. Šimtalapis

Sobremesa com papoula na Lituânia
Šimtalapis | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

O Šimtalapis é um delicioso bolo (ou torta) criado há cerca de 600 anos quando o Grã-Duque da Lituânia convidou o povo Tartar para as suas terras. Esse bolo é uma espécie de mil folhas, recheado com semente de papoula e mel. Ideal para comer acompanhado um café.

 

17. Cookies de cogumelo (Grybukai)

Gastronomia típica da Lituânia
Cookies de cogumelo | Foto: Bearas, via Wikimedia Commons.

Esses biscoitos nada mais são do que uma ilusão de ótica! Apesar dos cogumelos serem muito apreciados pelos lituanos, esses são apenas moldados nesse formato. A massa é saborizada com canela, cravo, cardamomo e noz-moscada. Eles ainda são glaceados para criar o talo do cogumelo e passados no chocolate para formar o gorro do cogumelo.

 

Tudo sobre as comidas típicas da Lituânia

Como citei lá no início do artigo, a culinária típica da Lituânia é deliciosa e, com certeza, estará entre os itens que você mais irá gostar no país. E um bom motivo para sempre querer voltar para o país. Separei um pouco do que tem de melhor e mais tradicional em relação à gastronomia.

Agora é só você fazer uma lista das comidas típicas lituanas que você quer experimentar na sua viagem a esse país maravilhoso! E, pronto, mais uma etapa do seu roteiro de viagem para a Lituânia já está ok. Antes de finalizar com as dicas da Lituânia, assista a esse vídeo feito site oficial de turismo da Lituânia com imagens lindas das comidas típicas do país:

Ficou com alguma dúvida a respeito das delícias lituanas, deixe seu comentário.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Joyce

    Olá Carolina! Muito interessante seu post. Faria uma pequena alteração... o Kugelis não é exatamente um pudim, é mais parecido com um bolo salgado de batatas. Casquinha dourada e crocante por fora, macio por dentro. Minha receitas tipica favorita!! Sou neta de lituanos.

  2. Carolina Romeiro

    Muito obrigada pelo comentário Joyce! Apesar de grande fã da culinária lituana, eu nunca tive a oportunidade de experimentar o Kugelis. Vou ver se encontro em algum lugar aqui por Vilnius para experimentar!

  3. Polly Batista

    Oi, Joyce! Que incrível! Então, você entende bem do tema! Vou colocar sua observação no artigo! Muito obrigada pelo comentário!