Praias da Lituânia: visitar Klaipėda, Nida e Palanga

por Carolina Romeiro

Praias da Lituânia: visitar Klaipėda, Nida e Palanga

As praias da Lituânia, com certeza, não são a primeira opção de destino que vem na mente quando falamos do país – pode ser culpa do frio intenso que faz no inverno e da pequena costa litorânea.

Apesar disto, nos cerca de 91 quilômetros de costa litorânea da Lituânia é possível aproveitar muito a praia durante os meses de verão.

Para você conhecer e, claro, ficar com vontade de incluir as praias da Lituânia no seu próximo roteiro de viagem, selecionei três lugares, conhecidos por serem as melhores praias do país: Klaipėda, Nida e Palanga.

Fique de olho que neste artigo há dicas e algumas informações sobre as praias da Lituânia, na Europa. Assim, você consegue planejar melhor o que fazer nas praias da Lituânia, quando visitar o país,  como chegar nas praias da Lituânia e mais. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis recomendados na Lituânia

Seguro viagem com assistência na Lituânia »

 

Melhores praias da Lituânia

  1. Klaipėda
  2. Nida
  3. Palanga

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Lituânia »

 

1. Praia de Klaipėda

Praias da Lituânia
Klaipeda | Foto: Tomas Laurinavicius, via Wikimedia Commons.

Klaipėda é a terceira maior entre as cidades da Lituânia e a primeira dentre as praias que vou recomendar. Ela está localizada a cerca de 300 km de Vilnius. É uma cidade pequena, por isso, 2 ou 3 dias são suficientes para conhecer os principais pontos.

Mas se a intenção for aproveitar a praia neste país da Europa, então é melhor ficar mais alguns dias. Além disto, esta é a cidade litorânea mais em conta para se viajar dentro da Lituânia. Assim, você encontra diversas ofertas de hotéis em Klaipeda.

Vale ressaltar que a praia em é dividida em duas partes: uma apenas para mulheres, muitas delas adeptas do naturismo; outra parte da praia é para família. Portanto, se decidir fazer uma caminhada à beira mar fique atento a divisão.

Na praia há ainda a facilidade de alugar cadeiras, guarda-sóis e os locais para você se trocar. Então não precisa se preocupar em ficar com roupa molhada ou mesmo andar de biquíni na cidade (o que, alerto, ninguém faz nas praias da Lituânia).

 

Como chegar em Klaipėda
Foto: Scotch Mist, via Wikimedia Commons.

Para chegar em Klaipėda você pode optar por utilizar o trem, o ônibus ou mesmo atravessar uma lagoa de balsa. Os trens, na sua maioria, são novos e modernos.

Há opções de primeira classe, em que você terá direito a uma refeição, assentos mais espaçosos e confortáveis e wi-fi, e tudo isto por cerca de 25 euros.

Os assentos na segunda classe também são confortáveis, mas não há refeição e nem wi-fi e a passagem custa cerca de 18 euros. Outras informações, horários e preços estão disponíveis no site da companhia de trem, a Lietuvos geležinkeliai.

Turismo na Lituânia
Trem é uma das opções para chegar em Klaipeda | Foto: Divulgação.

Já de ônibus, o tempo de viagem é o mesmo do trem, e os preços se assemelham com os valores da segunda classe. Há ainda a possibilidade de ir com micro-ônibus.

A estação de ônibus é próxima à de trem, mas os micro-ônibus param em outros pontos. Para ter mais informações sobre os horários e os valores, veja o site da companha de ônibus, Autobus Ubilietai.

Para chegar até a praia é preciso pegar uma balsa para cruzar a Lagoa Curonian, com saída do porto de Klaipėda.

A travessia dura menos de 10 minutos e custa cerca de 1 euro, incluindo ida e volta. Os intervalos entre as balsas podem ser de 15 ou 30 minutos, ou até mesmo 1 hora. Portanto vale ficar atento para não a perder.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Lituânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Após a travessia, você cruza um pequeno parque (10 a 15 minutos de caminhada). Há diversas placas indicando o caminho que deve ser seguido para chegar à praia. Dentro deste parque há diversas trilhas para quem gosta desta atividade.

 

O que fazer em Klaipeda

Trem na europa
Escultura em Klaipeda | Foto: Andrzej Otrębski, via Wikimedia Commons.

Além de curtir a praia em si, há diversos outros atrativos para você aproveitar esta, entre as praias da Lituânia. Um dos mais bacanas é o passeio de canoa artesanal em Klaipeda. Há outras opções como o Museu Marítimo, que é o único museu marítimo nos países Bálticos.

Muito bem preservado, tem informações sobre a vida marinha e de tipos de navegações. Você pode andar de pedalinho no Rio Dane, que é um passeio disponível no verão e que custa cerca de 7 euros. Outro atrativo bem famoso de Klaipėda e que vale a visita é o Parque de Esculturas, criado em 1977, durante o período do governo soviético.

Algumas dessas esculturas são históricas, mas outras possuem significados específicos. Esse é um parque no qual vale a pena curtir uma tarde preguiçosa e descansar um pouco sob o sol ou na sombra de uma árvore.

Além do parque, a cidade está repleta de esculturas, desde pequenos ratos, gatos, crianças acenando para os navios e um fantasma que sai das águas do rio Dane, dentre outras. Fazer uma caçada às esculturas é divertido e faz com que você conheça muito bem a cidade, e ainda se divirta.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

2. Praia de Nida

Pontos turísticos de Nida
Nida | Foto: LinasD, via Wikimedia Commons.

Nida é um pequeno balneário de férias para os lituanos e alemães. Por ser bem turística e depender do faturamento do verão, a cidade é mais cara que as demais lituanas. A cidade faz fronteira com Kaliningrado, que pertence à Rússia.

O local, por ter uma grande beleza natural, vem inspirando diversas gerações de artistas lituanos. Embora seja perto de Klaipėda você pode optar por ficar na cidade. Assim, já veja as opções de hotéis em Nida.

 

Como chegar em Nida

Como chegar em Nida
Foto: Andrzej Otrębski, via Wikimedia Commons.

Para chegar até Nida, uma das belas praias da Lituânia, será preciso pegar um ônibus em Klaipėda. Apenas 50 km separam as duas cidades.

Outra opção é fazer a viagem de balsa, que leva os veículos pela lagoa Curonian, e depois segue viagem pela Curonian Spit.

A viagem dura, em média, 1h30 a 2 horas. As passagens custam a partir de 4,20 euros. Para mais informações de preços, horários e compra online de passagens basta consultar site da empresa de ônibus local.

 

O que fazer em Nida

Dicas de viagem pela europa
Museu Curonian Spit | Foto: Divulgação.

Nida é um local único, com uma natureza exuberante e um pouco diferente do restante do país. Na cidade há dunas lindas e que conferem ao local um pôr do sol exuberante. Dentre as dunas, a Parnidis merece destaque, com seus 52 metros de altura.

Do topo é possível ver toda a cidade, a lagoa, o mar e a floresta. Ou seja, 360° de uma vista exuberante. E ainda vale destacar, o pôr-do-sol de lá é simplesmente maravilhoso. Portanto vale a pena subir pra observar este presente da natureza.

Outro atrativo da cidade é o Museu de História da Curonian Spit, localizado no Centro. Dentre os itens expostos neste museu estão réplicas de figuras em âmbar que datam da idade da pedra, encontradas ao Sul de Nida durante escavações arqueológicas.

Além disto, o local também exibe peças relacionadas com a comunidade local. É uma ótima oportunidade de conhecer mais da cultura e curiosidades sobre a Lituânia.

 

3. Praia de Palanga

Litoral da Europa
Palanga | Foto: Andrzej Otrębski, via Wikimedia Commons.

Palanga é a terceira das praias da Lituânia que vou mostrar neste artigo. Esta é a parte continental de praia, já que tanto Klaipėda quanto Nida ficam na Curonian Spit e separadas do continente por uma lagoa.

Localizada ao norte de Klaipeda, cerca de 332 km de Vilnius, Palanga é um dos lugares mais badalados do litoral do país durante o verão – assim Palanga também é uma das mais caras praias da Lituânia para visitar.

Portanto é bom considerar isto ao programar a sua viagem e, se possível, pesquisar os hotéis em Palanga, os passeios e fazer as reservas antecipadamente.

 

Como chegar em Palanga

Como chegar em Palanga na Lituânia
Foto: Dmitrij M, via Wikimedia Commons.

Para chegar em Palanga, o melhor caminho, sem dúvida, é por Klaipėda, já que somente 29 km separam as duas cidades.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A estação de ônibus, que é relativamente nova, fica fora do Centro e, para chegar até a região central dá para caminhar por uns 15 minutos, ou ainda pegar um táxi.

   

Se o táxi for a opção escolhida, aqui vai uma dica: fique atento se o taxímetro está mesmo rodando, assim você pagará o preço justo da viagem. Se preferir pode utilizar um dos vários aplicativos de táxi disponíveis na Lituânia.

 

O que fazer em Palanga

Museu de Palanga
Museu do Âmbar | Foto: Kévin Veau, via Wikimedia Commons.

O atrativo mais famoso de Palanga é o Museu do Âmbar, que fica dentro de uma luxuosa mansão do século 19 no Jardim Botânico de Palanga. O museu possui mais de 25 mil peças de âmbar, sendo que pelo menos metade delas possuem insetos e plantas dentro.

Na visita você conhece todas as etapas de produção do âmbar, desde a coleta na praia até as peças finais. Além de conhecer mais a respeito deste produto tradicional da Lituânia, você ainda poderá conhecer outros cômodos da mansão.

O Jardim Botânico, além do museu, possui mais de 500 plantas nativas e estrangeiras. O lugar foi construído no final do século XIX por Edouard André.

Além desses passeios, recomendo ir na Avenida Jonas Basanavičius, um local histórico na cidade, com uma grande quantidade de prédio antigos e tradicionais – que hoje são cafés, restaurantes, locais de recreação.

Andando pela Avenida Jonas Basanavičius você chegará até o famoso píer de Palanga. Ele foi construído nos anos de 1980 como um deque comercial, sendo logo convertido em um lugar para lazer.

Ele tem mais de 400 metros de comprimento e um formato de L. Passear pelo deque durante o pôr do sol é sem dúvida uma grande experiência.

 

Aproveite as praias da Lituânia

A Lituânia sem dúvida alguma possui praias muito bonitas. Talvez algumas exijam um orçamento um pouco maior do que do outras para conhecê-las. Entretanto, se você é fã de mar deve se programar para conhecer as praias da Lituânia na hora de organizar seu roteiro na Lituânia.

Certifique-se de viajar entre os meses de julho e agosto, assim você consegue aproveitar bem os dias longos de verão e as temperaturas mais agradáveis. E aproveite o pôr do sol em todas elas, porque ele é um grande espetáculo da natureza.

Lembre-se que para conhecer as praias da Lituânia você deve se organizar e planejar com antecedência lendo as dicas de turismo na Lituânia, como chegar às praias, o que fazer em Klaipeda, Nida e Palanga e mais. Veja ainda organizar seu internet ilimitada na Lituânia.

Gostou das dicas? Já viveu alguma experiência nas praias da Lituânia? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Romeiro

ESCRITO POR

Carolina Romeiro

Carolina Romeiro, 34 anos, é bióloga e redatora. Fez Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de São Paulo e atualmente faz Pós-Doutorado com parasitas de aves. Mora na Lituânia há mais de 1 ano e é apaixonada pelo país. Gosta de música, viajar, compartilhar experiência de vida e histórias de viagens.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *